Illuminati é o nome de uma sociedade secreta real que foi criada há mais de 245 anos. Aliás, não se sabe muito bem se é uma sociedade real ou fictícia até hoje. O que se sabe é que há versões fictícias que se alimentam das teorias da conspiração.
E há quem diga que os “illuminatis” estariam por trás de grandes revoluções e assassinatos da história. Agora, quem eram essas pessoas, o que elas faziam, queria realmente controlar o planeta? É para falar de tudo isso que esse texto foi criado. E está incrível.

1 - Quem eram os Illuminati
Originalmente falando, a Ordem dos Iluminados (illuminati) foi uma sociedade secreta que viveu na Baviera, que é parte da Alemanha. Eles existiram entre 1776 e 1785, sendo que os membros se auto denominavam como “perfectibilistas”.

O grupo nasceu a partir de ideais do iluminismo e foi fundado pelo professor de direito canônico Adam Weishaupt, que queria promover a educação e a filantropia. Ele se opunha a superstição e a influência religiosa.
2 – No que acreditavam os Illuminati
Conforme o que mencionamos acima, Adam queria mudar a forma com que os Estados eram governados na Europa. Ou seja, queria tirar a religião do governo e dar ao povo uma nova fonte de “iluminação”.

Assim, aconteceu a primeira reunião em Ingolstadt, em meio de 1776. Lá, cinco homens criaram regras que dariam orientação a ordem secreta. Essas normas estariam regendo até hoje a sociedade e seus membros.
3 – A influência política dos Illuminati
É importante reconhecer que com o tempo, essa ordem passou a ter influência em decisões políticas. Assim, mudaram instituições como a monarquia e a igreja moderna da época. Curiosamente, alguns membros dos Illuminati se juntaram a maçons para recrutar novos membros.

Isso porque os maçons formavam a ordem que vinha das agremiações de construtores de catedrais da Idade Média. Como pode ver, essas organizações não eram associadas à algo satânico, como nos dias de hoje.
4 – O símbolo dos Illuminati
Outra curiosidade sobre os Illuminati é que eles “adotaram” a coruja de Minerva como símbolo principal. A Minerva é o nome dado a deus antiga de Roma, que era símbolo da sabedoria. Hoje, ela é conhecida como Coruja de Atena.

Hoje, ela é conhecida como Coruja de Atena. Ela estampa também a moeda de prata tetradracma, que está no Museu de Belas Artes de Lião. O símbolo pode ser interpretado como algo negativo, a depender de cada crença.
5 – Quem podia ser um Illuminati
Para se tornar um deles, você precisava ter o consentimento total dos outros membros. Além disso, era preciso ter riqueza e uma boa reputação dentro de uma família adequada. Se tratava de um procedimento um tanto quanto burocrático.

Havia ainda uma espécie de sistema hierárquico. Assim, quem entrava era o “novato”. Depois, a pessoa se tornaria “minerval” até ser um “iluminado”. Mais tarde, a estrutura passou a ter 13 etapas desde a iniciação.
6 – As cerimônias dos Illuminati
Por se tratar de uma sociedade secreta, muito pouco se sabe sobre os rituais ou as cerimônias deles. Isso porque usavam pseudônimos para manter as identidades dos membros em segredo.

Mais tarde, com documentos secretos apreendidos, foi descoberta uma espécie de “entrada” de novos membros. Havia a criação de relatório individual sobre ele, com os pontos fracos e o nome dos inimigos.
7 – O olho que tudo vê
Outro símbolo dos Illuminati é o “Olho da Providência”, que é chamado de olho que tudo vê. O símbolo é de um olho dentro de um triângulo, que é comum em templos maçons e na nota de um dólar americano.

Para os Illuminati é um símbolo de controle e vigilância. Há quem diga que é um símbolo cristão. Então, não há uma explicação que liga o símbolo com os illuminati, exceto se for para indicar algo como o símbolo de Deus.
8 – Os Illuminati como controladores do mundo
Há quem diga que são eles quem controlam o mundo hoje. Nessa tese, eles seriam bem discretos. Ainda, existem pessoas que acreditam em teorias da conspiração envolvendo líderes políticos, artistas e pessoas extremamente influentes. Todas estariam envolvidas com a sociedade secreta. Será?

Há ainda quem fale que eles se misturaram com os maçons justamente para dar esse sentido de discrição. Porém, a maioria dos historiadores acreditam que o grupo original só teve influência na época.
9 – Os membros famosos dos Illuminati
Ainda falando do grupo histórico, considere que em 1782 ele era composto por 600 membros, inclusive, nobres alemães. Entre eles, o barão Adolph von Knigge, que ajudou a montar a organização.

Já em 1784, acredita-se que eram mais de 3 mil membros, como o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Porém, essa última informação não é oficial. Na verdade, dificilmente será divulgado qualquer nome. Então, curiosos podem desistir.
10 – A proibição dos grupos secretos
Em 1784, Karl Theodor, que era o duque de Baviera, proibiu a criação de grupos secretos. Depois, ele ainda criou nova regra: proibindo a existência dos Illuminati. Assim, acabou prendendo vários membros suspeitos, com documentos comprometedores (falando sobre ateísmo e suicídio e abortos).

Assim, concluíram que o grupo era uma ameaça ao Estado e à Igreja. Mas de acordo com as teorias da conspiração, a sociedade secreta existe até hoje e está muito mais presente do que a população imagina. Falando assim, dá até medo não é verdade?
11 – Que fim levou Adam Weishaupt
Se você entendeu esse pequeno histórico do grupo pode estar se perguntando sobre o Adam, que é o principal nome por trás do grupo. Ele foi destituído do seu posto na Universidade de Ingolstadt.

Assim, foi exilado da Baviera e passou o resto da vida em Gotha, na Turíngia, que é outra parte da Alemanha. Mesmo exilado seguiu escrevendo sobre os Illuminati e sobre o Iluminismo. Ele morreu em 1830.
12 – O mito dos Illuminati
A partir disso, se criou o mito dos Illuminati. Ou seja, várias teorias conspiratórias começaram a aparecer sobre eles. Em 1797, o padre jesuíta Augustin Barruel chegou a dizer que a Ordem foi quem esteve por trás da Revolução Francesa.

Já o presidente dos Estados Unidos, George Washington, escreveu uma carta falando sobre o fato de que a ameaça dos Illuminati foi evitada. Conforme vai ver nas próximas curiosidades, existem teses que rejeitam essa afirmação.
13 – Os Illuminati hoje em dia
Hoje em dia, o grupo não existe mais? De novo, esse é um ponto sem resposta. Ao menos na cultura popular, a Ordem ainda existe. Em 1963 teve até um texto que promoveu um sistema de crenças e apontou os Illuminati como responsáveis pela morte de John F. Kennedy.

Depois, até mesmo obras e filmes foram criados com base em um novo gênero de ficção de conspiração, como é o caso de Anjos e Demônios, de Dan Brown. Eles indicam os Illuminati como membros ligados ao satanismo.
14 – A Nova Ordem Mundial
E para quem acha que acabou, ainda não. Considere que há quem acredite em uma Nova Ordem Mundial, que é um grupo de elite global que quer governar o mundo. Não deixa de te relação com os Illuminatis e com a maçonaria, claro, de acordo com a teoria da conspiração.

E adivinhe só: para muitos historiadores, esse seria uma espécie de grupo com base nos Illuminati. E quer saber mais? Há quem diga que fazem parte do novo grupo Beyoncé, Jay Z e até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
15 – As celebridades Illuminati
E para quem se interessou por esses mitos ou não sobre os Illuminati, saiba que devido a alguns símbolos ou até mesmo citações, há várias outras pessoas famosas que podem estar ligadas à Ordem, além dos já citados aqui.

Entre eles, nós temos Kanye West, Rihanna, Jim Carrey, Miley Cyrus, Justin Timberlake e até mesmo a cantora Madona. E aí, o que você acha disso? Para algumas pessoas, todos os artistas de grandes sucesso passaram por uma fase de iniciação. A cantora que mais foi alvo dessa tese foi a norte-americana Lady Gaga, com seus videoclipes de cunho religioso.
A maçonaria
Como a gente mencionou a maçonaria, vale a pena a gente falar um pouco mais sobre ela e você vai entender porque ela é tão confundida com os Illuminati. É uma Ordem que vem desde o século XIV, porém, ainda existe até os dias atuais, diferente dos Illuminati.

Atualmente, fala-se em maçonaria moderna. Eles possuem documentos. Teve influência na sociedade e em grandes acontecimentos mundiais, como na Revolução Francesa e na Independência dos Estados Unidos. No Brasil, na “Revolução Farroupilha”.
O grupo busca uma sociedade que aceite os termos de “livres e de bons costumes”, independente da raça, nacionalidade, credo, tendência política ou filosofia. Desse modo, acaba tendo muitas características parecidas com a dos Illuminati. Inclusive, o iluminismo.
Outras sociedades secretas
Agora, para quem acha que o mundo só viu e viveu sobre os Illuminati e os maçons está muito enganado, viu. Há diversas sociedades secretas que existiram e outras que, ao que tudo indicam, permanecem até os dias atuais.

Por exemplo, Filhos da Liberdade foi uma organização dessas, que era formada por patriotas americanos. Já a Liga Africâner é mais recente, de 1994 e deixou de ser secreta, sendo focada em patriotas da África do Sul. Já ouviu falar dos Aquisitores? Eles são brasileiros.
Aliás, supostamente é um grupo secreto de brasileiros, né. Eles participaram da renúncia do presidente da República, Jânio Quadros, em 1961. Não há comprovação sobre eles. Já o Mão Branca foi uma organização militar formada por sérvios, croatas e eslovenos. É semelhante a Mão Negra, que foi uma organização nacionalista da Sérvia que recorreu ao terrorismo.
Para conhecer mais das sociedades secretas
Para quem quiser conhecer mais do assunto, saiba que há várias referências em livros e filmes, como Anjos e Demônios, de 2009, já mencionado aqui no texto. Inferno, de 2016, também é outra história que conta das sociedades. Assim como O Código da Vinci (2006).
Para quem gosta de filmes mais antigos, talvez você deva assistir De Olhos Bem Fechados, que é de 1999 e fala sobre membros de um casarão. Ou ainda O Homem de Palha, que é ainda mais antigo, de 1973 e mostra rituais de uma sociedade secreta em uma ilha da Escócia.