O fim dos tempos sempre foi um assunto polêmico, mas todo mundo já falou sobre ele pelo menos uma vez na vida. Existem diversas suposições sobre como o mundo acabaria ou se acabaria mesmo. Com o passar dos anos as teorias apocalípticas dos povos antigos voltam para visitar a sociedade moderna, deixando muita gente apavorada.
Afinal, quantas vezes você pensou que o mundo iria acabar? Bom, pelo menos os presságios, as teorias religiosas sobre o apocalipse ou até mesmo as conspirações científicas já chamaram a atenção do público. Algumas dessas crenças sobre o fim dos tempos são simplesmente bizarras. Conheça 7 teorias chocantes capazes de deixar qualquer um de cabelo em pé.
7. Teoria da galinha da salvação
É comum se deparar com notícias sobre o fim dos tempos, até mesmo na rua. Tanto dentro como fora do país é normal ver pessoas anunciando a era apocalíptica com cartazes ou através de pregações em megafones. Agora, já pensou em conhecer a galinha que põe ovos anunciando o juízo final? Ela existiu e podemos provar isso.
Em 1806, na cidade de Leeds, localizada no norte da Inglaterra, um morador afirmou ter uma galinha profética que botava ovos com a mensagem “Cristo está chegando”. Não é nenhuma surpresa que a notícia começou a se espalhar pela cidade e, logo, todos começaram a pensar que o fim realmente estava próximo.
Depois de aterrorizar a população de Leeds, investigadores descobriram que a mensagem nos ovos escrita pelo dono da galinha. Na verdade, ele escrevia nos ovos assim que saía da galinha e depois ele os colocava na cloaca do animal. Dá para acreditar nisso? Por sorte, essa tinha sido mais uma previsão falsa.
6. Teoria apocalíptica de William Miller
Entre 1831 e 1844, o fazendeiro e pregador norte-americano William Miller criou uma teoria sobre a volta de Jesus, baseada no livro da Bíblia chamado Apocalipse. De acordo com a interpretação de Miller, Cristo retornaria ao mundo entre a primavera dos anos de 1843 e 1844.A teoria se espalhou para outros cristãos dos Estados Unidos, ganhando ainda mais repercussão.
Para quem não sabe, o livro de Apocalipse descreve muitas profecias sobre o dia do juízo final. Além de afirmar que muitas catástrofes aconteceriam perto do fim do mundo. Ao estudar essas e outras referências, Miller também pregava sobre a crença popular da época que dizia que a terra se tratava do santuário de Deus.
Ainda, o fazendeiro interpretou que a purificação do santuário relatada pelo profeta Daniel era a purificação da terra. Após fazer alguns cálculos, ele chegou à conclusão de que o mundo acabaria no dia 22 de outubro de 1844, data em que muitos cristãos esperaram pela volta de Jesus. Porém não aconteceu e a data ficou conhecida como o Dia do Grande Desapontamento.
5. Teoria do cometa Hale-Bopp
O Hale-Bopp foi um dos maiores cometas identificados no século XX e um dos mais brilhantes também. Assim como outros sinais encontrados no espaço, o cometa foi alvo de teorias da conspiração sobre o fim dos tempos. Uma das especulações mais famosas da época foi a de que um OVNI estaria perseguindo o Hale-Bopp com o objetivo de guiá-lo até o planeta Terra.
Assim, o OVNI teria a missão de direcionar o cometa para causar devastação por aqui. A fama dessa teoria foi tamanha que criaram uma seita nos EUA chamada de Heaven’s Gate. Os participantes deste grupo acreditavam veemente que o cometa iria destruir o planeta. Para evitar a suposta ameaça, a seita com pouco mais de 30 pessoas cometeu suicídio coletivo.
Outras conspirações também foram criadas considerando o Hale-Bopp como um mensageiro de maus presságios. Os astrônomos David J. Tholen e Olivier Hainaut afirmaram que a foto que tiraram do cometa teria sido editada e que não tinha qualquer OVNI guiando o fenômeno. Consequentemente, a teoria maluca foi descartada completamente.
4. Teoria de Nostradamus
Michel de Nostradame, conhecido como Nostradamus, era um médico, vidente e astrólogo francês que criou diversas profecias sobre o fim do mundo. A profecia de Nostradamus mais famosa é que em 1999, no sétimo mês, viria um rei do terror que surgiria dos céus. Esse cenário marcaria o que os cristãos chamam de apocalipse.
Outras teorias de Nostradamus são muito conhecidas. Alguns simpatizantes acreditam que o vidente chegou a prever a perseguição da igreja em 1792. Acredite ou não, mas naquele ano a igreja foi perseguida na França, enquanto era criado um novo calendário. Ah, isso também foi previsto pelo francês.
No decorrer dos anos, pessoas que acreditavam nas profecias de Nostradamus declararam que ele previu grandes marcos da história. Como por exemplo, a Revolução Francesa, a ascensão de Adolf Hitler, os bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki e até mesmo o ataque ás Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.
3. Teoria do ano 2000
Outra teoria bizarra foi a conspiração sobre o ano 2000, como o presságio da virada do ano. A teoria foi apelidado como Bug do Milênio. O período ficou conhecido por esse nome pois os sistemas dos computadores tiveram o bug com o nome Y2K e não conseguiam mudar o ano de 1999 para 2000. Foi o suficiente para as pessoas acharem que se tratava do fim do mundo.
Na verdade, o que aconteceu foi que a linguagem de programação COBOL não reconheceu o novo milênio e fazia referência ao último milênio que aconteceu. Ou seja, a 100 anos atrás. O evento foi um pesadelo para engenheiros de computador, bancários e programadores. O atraso nas datas geraram juros altíssimos e boletos atrasados.
A população ficou em pânico, levando autoridades a afirmarem que à meia-noite, de 1º de janeiro de 2000, usinas de energia não iriam funcionar, aviões iriam cair e mísseis iriam explodir. Isto é, todos os serviços que dependessem de um sistema de computador não iria funcionar por conta do Bug do Milênio. Mas o cenário caótico nunca aconteceu.
2. Teoria do Ultimate Disaster
Em 1977, antes mesmo do Bug do Milênio, o escritor Richard W. Noone publicou um livro chamado ICE: The Ultimate Disaster. A obra descreve que o mundo acabaria com catástrofes ambientais como o deslocamento do gelo da Antártida. O acontecimento seria provocado por tempestades solares e pelo alinhamento planetário.
Segundo Richard, essa movimentação levaria a um degelo global que estaria marcado para acontecer em 5 de maio de 2000. Além da teoria do Ultimate Disaster, outros físicos estudam o resfriamento da Terra. O Dr. Michio Kaku, professor da Universidade de Nova York, já revelou que acredita que o universo está em rápida expansão.
A teoria de Michio tem relação com o Big Bang. Para ele, a explosão que criou o universo diminuiu, mas não cessou. Por isso o universo não teria deixado de expandir, provocando um distanciamento entre a Terra e o Sol. Para ele, o planeta ficará tão longe do Sol que não receberá mais luz e, assim, sofrerá o resfriamento.
1. Teoria do Planeta X
Uma das mais atuais teorias sobre o fim do mundo é a do Planeta X ou profecia de Nibiru. De acordo com a conspiração, o Planeta X iria colidir com a Terra em 23 de setembro de 2017. No entanto, como podem ver não aconteceu né? Apesar de ter sido popularmente conhecida em 2017, a teoria já circulava há mais de 20 anos.
A teoria mistura passagens bíblicas, pesquisa científica e astronomia em um só estudo. No começo da sua criação, a profecia apontava que o choque entre a Terra e o corpo celeste desconhecido aconteceria em 2003. Porém nada aconteceu e uma nova data foi determinada pelos seguidores da tese. O fim do mundo foi marcado para 2012.
Novamente, nada aconteceu. A última previsão foi baseada em uma conspiração do escritor do livro “Planet X - The 2017 Arrival”, David Meaded. Segundo o autor, a estimativa para o acidente teria sido baseada na Bíblia e no intervalo entre o eclipse solar, que seria um presságio, e a data da colisão eram de 33 dias. Para ele, existe todo um contexto bíblico por trás do número 33.
Teorias científicas mais famosas
Além das teorias esquisitas sobre o fim do mundo, existem estudos científicos que especulam sobre a devastação da Terra. Além do resfriamento que citamos anteriormente, tem a teoria de que o mundo pode acabar com uma explosão solar. Conforme alguns cientistas, pelo fato do Sol ser uma estrela ele cresce de forma constante, de modo que prejudicaria a vida no planeta.
Para os adeptos a essa teoria, a radiação do Sol seria tão grande que causaria a vaporização de toda a água da Terra. Além disso, os cientistas que defendem essa teoria acreditam que o fenômeno pode levar 7 bilhões de anos para de fato acontecer. Outra especulação é o fim do mundo por um vírus letal que se alastra por vias orais.
A mutação de determinados vírus podem ser ainda mais perigosos do que tudo que já foi presenciado pela humanidade. Em 2002, alguns profissionais recriaram o vírus da poliomielite com o intuito de estudar a ação desses agentes. De qualquer forma, a recriação desses corpos para estudo pode sair do controle e oferecer risco à vida humana.