As 10 guerras mais bizarras que já existiram

Existem guerras que foram causadas por emus, por um porco, por um barril e até mesmo por um cachorro. E elas envolvem vários países, como Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e até mesmo na América do Sul. Continue lendo para saber tudo sobre esses eventos épicos.

Como a ideia é citar guerras que aconteceram por motivos bizarros ou por situações engraçadas, a gente optou por listar elas a partir de anos. Ou seja, a ordem é cronológica e não por importância ou riso que você vai dar, está bem?

ANÚNCIO
As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

10 - A Guerra da Barba (1152)

A primeira é uma daquelas histórias que você vai dizer “não é possível”. Mas, sim, a história conta que é possível. A Guerra da Barba, que tem esse nome mesmo, aconteceu entre França e Inglaterra entre 1152 e 1153.

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Isso foi quando o rei Luis VII, da França, se casou com Eleanor, filha de um duque francês. Ao voltar das Cruzadas, o rei raspou a barba e Eleanor não gostou (alguns historiadores dizem que foi o oposto, ela pediu para ele raspar a barba e o monarca não quis).

O fato é que Eleanor se divorciou e se casou com o rei Henrique II, da Inglaterra. E além disso, pediu ao rei Luis as suas terras, que foram dadas a ele durante o casamento. O rei recusou e a guerra começou. A história ainda conta que a guerra durou mais de 300 anos.

ANÚNCIO

9 - A Guerra do Barril (1325)

Essa é a guerra que vamos citar aqui que é a mais complicada porque é a que menos tem informação na internet. No entanto, pesquisas confiáveis confirmam os fatos através de relatos. O fato é que 2 mil pessoas morreram por causa de um barril. Como assim? O confronto se iniciou em 1325 quando os soldados de Modena, na Itália, invadiram Bologna, no mesmo país.

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Depois roubaram um barril de carvalho. Com o roubo, Bologna declarou guerra e enviou o exército para recuperar o artigo. O resultado foram 2 mil mortes, sendo que o povo de Modena venceu o conflito e ficou com o objeto tão “valioso”, que hoje fica exposto na Torre do Sino.

8 - A Guerra de Aroostook (1812)

Em tempos antigos, a gente não tinha os mesmos meios de comunicação que se tem hoje. Logo, isso causava um sério problema e causou muitas mortes também. Em 1812, por exemplo, isso aconteceu. 

ANÚNCIO
As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Nesse ano, o Reino Unido revogou leis de ataque às embarcações. No entanto, os Estados Unidos não ficaram cientes da informação e declararam guerra ao país. Assim, as batalhas duraram por mais de 2 anos e gerou 3,8 mil soldados baleados.

Curiosamente, o confronto vinha desde 1808, quando teve o Ato do Embargo, o comércio na costa americana e o ataque a embarcações pelos britânicos. O curioso é que as tropas ficaram a postos por quase 1 ano sem que atitudes fossem tomada.

7 - A Guerra dos Pastéis (1838)

A Pastry War ou Guerra de los pasteles aconteceu a partir de uma invasão da França no México. Por isso, também ficou chamada de “Primeira Intervenção Francesa no México”. O fato é que tudo começou quando um cozinheiro de pastelaria da Cidade do México alegou que havia uma perturbação civil, que foi em 1828, quando sua padaria foi vandalizada

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Sem ser ouvido pelo governo mexicano, ele recorreu ao rei francês Louis-Phillippe. Aí, a França exigiu que o governo mexicano pagasse os 600 mil pesos ao Remontel, o pasteleiro. E foi assim que em 1838 o exército francês chegou a costa mexicana. No fim, em 1839 foi assinada a paz, com o México pagando 600 mil pesos e a França voltando para a casa.

6 - A Guerra do Porco (1859)

Esse foi um confronto que aconteceu entre Estados Unidos e o Império Britânico, como já falamos acima. Porém, apesar de também ser bizarra, ela foi diferente. As batalhas aconteceram ao longo da fronteira estadunidense.

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

O território em disputa eram as ilhas San Juan, que é onde tem a ilha de Vancouver, por exemplo. Logo, a Guerra do Porco tem esse nome porque foi provocada por um disparo a um porco. Curiosamente, a guerra não teve vítimas humanas e foi uma “luta” sem sangue. 

Para mais detalhes, tudo aconteceu quando um membro da infantaria britânica atirou em um porco que andava no território americano. A resposta foi uma concentração da milícia na fronteira aguardando os movimentos ingleses. A Inglaterra pediu desculpas e a guerra acabou.

5 - A Guerra do Pacífico (1879)

Considere que essa guerra também foi chamada de “A Grande Guerra Guano”. Aqui já começa a bizarrice. Isso porque em espanhol, guano é algo como "excrementos de pássaros”. E esse tipo de excremento era valioso porque tinha alto nível de fósforo e nitrogênio.

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Assim, era usado na fabricação de fertilizantes e até mesmo pólvora. E isso gerou batalhas por longos anos entre Peru, Bolívia, Chile e as empresas de mineração. No final da guerra, o Chile ficou com as áreas ricas em recursos naturais de ambos os países derrotados.

Entre militares e civis, acredita-se que essa guerra tenha causado mais de 30 mil mortos. Uma próxima curiosidade é que o Imperador D. Pedro II negou qualquer tipo de aliança e preferiu ficar neutro. Afinal, o Brasil tinha acabado de sair de uma guerra sangrenta com o Paraguai.

4 - A Guerra do Cachorro Fugitivo (1925)

Parece piada mesmo, só que não é. Você vai entender isso. Havia um tempo em que a relação entre a Grécia e a Bulgária não era amigável devido ao histórico de guerras entre eles. Como consequência, havia grupos radicais dos dois lados. 

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Na Bulgária, a cidade de Petrich era controlada por um desses grupos. O curioso começa agora: essa cidade era fronteira com a Grécia. Ou seja, era a divisa entre os países. O problema é que em 1925 um grego foi baleado na fronteira ao tentar pegar o seu cachorro fugitivo. 

A Bulgária viu que isso era desnecessário e tentou se desculpar, mas a Grécia não aceitou e invadiu Petrich. A Bulgária pediu ajuda para a Sociedade das Nações. Mas, no final, a batalha matou 100 soldados e rendeu uma multa de 45 mil libras aos gregos.

3 - A Guerra dos Emus (1932)

Emus aqui é no sentido do animal, mesmo. O animal típico da Austrália (o território australiano não tem só canguru e coala não viu). Bom, o fato é que faz bastante tempo que esse país sofre com a multiplicação de vários animais e isso aconteceu com os emus em 1932.

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Na época, foram anunciados mais de 20 mil deles. Os emus são considerados os “primos” dos avestruzes. E essa avalanche deles surgiu depois de uma temporada de reprodução, sendo que eles foram do interior à costa e começaram a invadir territórios particulares.

Com a destruição de plantações, o exército australiano declarou guerra. Para isso, enviaram um grande contingente de soldados armados com metralhadoras Lewis e mais milhares de cartuchos para matar os bichos. No entanto, após semanas de combate, as aves venceram. 

2 - A Guerra do Futebol (1969)

Desde a década de 1950, a relação entre El Salvador e Honduras, na América do Sul, não era boa. Os países tinham questões migratórias e de fronteiras, como nas ilhas do Golfo de Fonseca. Porém, o estopim veio em 1969 durante uma partida de futebol.

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

O jogo valia uma vaga para a Copa do Mundo do ano seguinte. E a seleção de El Salvador venceu por 3 a 2. A partir disso, a relação com a diplomacia de Honduras foi terminada ali e 15 dias depois os combates armados começaram entre as forças militares. 

Na ocasião, até armas pesadas da Segunda Guerra Mundial foram usadas. O cessar-fogo aconteceu com a intervenção da Organização dos Estados Americanos. Porém, o estrago foi de 6 mil mortos, a maioria de Honduras. 

1 - A Guerra da Transnístria (1990)

Essa talvez seja uma das guerras mais novas que vai ler aqui. Ela foi uma guerra civil que é resultante de vários pequenos conflitos armados entre a Guarda da República da Transnístria, a milícia e as unidades de cossacos (apoio do exército russo) e militares da Moldávia. 

As 10 guerras mais bizarras que já existiram
Foto: (reprodução/internet)

Com o fim da União Soviética, a Moldávia tinha uma parte do país interessada em uma relação maior com a Romênia e outra parte queria o contato com a Rússia. O resultado foi a guerra. E qual é a graça dessa guerra?

O que impressiona é que os soldados que lutavam em guerra se encontravam em território neutro para beber e conversar. Isso acontecia todas as noites. E um deles escreveu em um diário: “durante o dia nós matamos o inimigo e a noite bebemos com ele”. 

Outras guerras a serem lembradas

Também existem outras guerras que aconteceram por questões políticas e econômicas, no entanto, acabaram ficando com nomes engraçados. A Guerra do Bacalhau, por exemplo, foi em 1958 e aconteceu entre Islândia e Grã-Bretanha.

 O resultado foi a vitória islandesa, com aumento da fronteira de 50 para 200 milhas. Já a Guerra do Mel foi em 1830 e entre Lowa e Missouri. O nome vem de árvores contendo mel que foram cortadas, mas a briga mesmo era pelos impostos. 

Não há posts para exibir