Os jogos de tabuleiro são aqueles que usam as superfícies planas para acontecerem. Geralmente, as áreas são marcadas por linhas ou símbolos ou geometria. Tudo vai depender da regra de cada jogo. Podem ser jogos de sorte, de estratégia ou uma mistura deles.
Historiadores acreditam que os primeiros jogos de tabuleiro que foram criados representassem uma batalha entre exércitos e servia para estudar as guerras. Atualmente, os jogos de tabuleiro mais modernos possuem cartas e representações da vida real.
Os jogos de tabuleiro mais populares
Falar sobre quais os jogos de tabuleiros mais populares do mundo não é uma tarefa muito simples porque não existem dados totalmente corretos sobre o número de jogadores de cada um deles, obviamente. Por isso, vale a pena considerar a divisão entre as gerações.
Assim, os jogos de tabuleiros da primeira geração são aqueles que são mais antigos. É como que eles sejam separados por modalidades como os jogos de estratégias abstratos (damas), os de alinhamento (jogo da velha), os de cruz e círculo (ludo), os de simulação (monopoly), etc.
Depois, vem os jogos de tabuleiro que entram na segunda geração, que são os mais modernos. É comum que eles tenham sido lançados a partir das décadas de 2010. Possuem partidas mais rápidas e de forma mais tecnológica, como eurogames, jogos de guerra e jogos de cartas.
1 - Damas
Ainda que não se tenha a melhor precisão de quando surgiu o jogo de damas, sem dúvidas, ele está entre os mais jogados no mundo todo. A versão mais conhecida do mundo é a que tem 100 casas, sendo que acontece em uma plataforma de 10 por 10.
O jogo permite que dois jogadores se enfrentem e ele tem um nível de complexidade média. Por isso, é recomendado para pessoas com mais de 6 anos. Nesse tipo de jogo, a sorte pode até acontecer, mas ela não é vista como estratégia de jogo.
Sobre a história da Damas, saiba que o que se tem de informação é que ela existe há milhares de anos, já que um tabuleiro muito semelhante ao jogo foi encontrado em Ur e data 3000 a.C. Em museus, há exemplares egípcios, gregos e romanos.
2 - Xadrez
Outro clássico é o xadrez. E se você assistiu “O Gambito da Rainha” deve ter visto que o game é muito interessante e tem até campeonato mundial dele, né? Bom, o curioso é que é um dos poucos jogos de tabuleiro que é considerado um esporte hoje em dia.
Para muitos, está mais para arte e ciência. O que importante é considerar que ele deve ter surgido, ao menos no âmbito moderno, na Europa a partir do século 15. Mas, historiadores acreditam que ele foi criado inicialmente, de forma mais grotesca, pelos persas e indianos.
Uma curiosidade do xadrez é que ele tem um monte de história que é contada a partir de mitologias. Uma das mais famosas é a que fala sobre um homem que perdeu o filho na batalha. Assim, ele recebeu o jogo como forma de se curar da depressão.
3 - Gamão
Se você é brasileiro pode até ser que não tenha tanta ligação com o gamão. Mas, calma que você já deve ter visto ele alguma vez. Inclusive, ele é um dos jogos de tabuleiros mais famosos no mundo e não apenas no nosso país. Veja só.
Assim como Damas e Xadrez, ele é jogado por duas pessoas. Porém, elas devem fazer um caminho unidimensional movendo as peças. Quem retirar todas as peças do adversário, ganha. Por isso, ao invés de falar em jogo de tabuleiro, muita gente menciona sobre jogo de corrida.
Ele é um tipo de passatempo que tem proveito prático, isto é, que vale a pena para exercitar a capacidade de elaborar pensamentos estratégicos. Em algum momento da história, ele ficou conhecido como “o rei dos jogos de tabuleiro e o jogo dos reis”.
4 - Trilha
Mais um jogo de tabuleiro antigo, que vem da primeira geração. O curioso é que muitos fabricantes brasileiros criaram plataformas que permite jogar Damas, Gamão, Trilha, Xadrez e até o Ludo. Assim, a pessoa pode comprar um tipo de “kit de jogos de tabuleiro”.
Bom, Trilha possui três quadrados conectados entre si. Eles possuem pontos médios e nos cantos. Ao todo, são 18 pinos, sendo 9 de cada cor. Essas peças podem ter formatos variados e não serem propriamente pinos, ok? Na maioria das vezes, são discos brancos e pretos.
Pouco se sabe sobre a origem da Trilha enquanto jogo de tabuleiro. Por outro lado, ele é bem fácil de ser jogado, ao passo que o objetivo é remover as peças inimigas até que restem apenas duas. Atualmente, é possível encontrar uma versão online da Trilha em vários sites.
5 - Ludo
E para fechar a nossa lista daquele kit de jogos de tabuleiro antigo, vem o ludo. Conhece? O que você pode não saber ainda é que ele também é chamado de “Torrinha” ou de “Furbica”. Já a origem é indiana e tem o nome de Pachisi.
Diferente dos outros jogos, esse aqui pode ser jogado por até 4 pessoas ou 2 duplas. É um tipo de jogo de tabuleiro de corrida, onde vence quem chegar primeiro à casa final com os seus quatro peões. Para isso, é preciso dar a volta toda no tabuleiro a partir de um dado.
Se você gosta de saber a origem dos jogos, saiba que o ludo tem início lá em 1896, conforme contam os estudiosos. Assim, era muito jogado nas grutas de Ajanta, na Índia, onde o chão era usado como tabuleiro. Sem dúvidas, é um dos melhores jogos de números e sorte.
6 - Jogo da Velha
Jogo da Velha, Jogo do Galo ou Três em Linhas. Não importa o nome que você usar. O fato é que todo mundo já jogou alguma vez o jogo da velha, né. Ele é um dos passatempos mais conhecidos do mundo devido a sua simplicidade.
O curioso é que tem origem desconhecida, mas há lendas urbanas que contam que ele pode ter nascido em Portugal, na cidade de Almada, por volta de 545. O que se sabe é que de fato foi um português que o popularizou, o Pedro Álvares Cabral.
O curioso desse game, que usa muito da estratégia, é que se dois jogadores sempre jogarem da melhor forma possível, então, o jogo sempre vai terminar empatado. Isso porque a lógica por trás é sobre entender a simetria do tabuleiro e seguir as regras, que são simples.
7 - Monopoly
Aqui temos um jogo de tabuleiro que é um pouco mais moderno, mas já pode ser considerado um dos mais populares do mundo. O Monopólio, como é chamado no Brasil, é um tipo de espaço onde há construções, bairros, casas, empresas, etc.
Qual é a ideia? É ser alguém que sabe negociar, vender, comprar e construir um verdadeiro império. O ponto mais curioso do Monopoly é que ele foi criado como estratégia para ensinar a teoria economista Henry George sobre taxa simples.
Charles Darrow é o nome, sendo que venceu para Parker Brothers. Mas, hoje, a Hasbro é que mantém os direitos. Já a versão inicial foi baseada no The Landlord’s de Elizabeth J. Magie Phillips. No Brasil, ele tem a versão conhecida como Banco Imobiliário.
8 - War
War! Quem é não conhece esse jogo, hein? É um jogo de tabuleiro de guerra e de estratégia. No Brasil, teve lançamento feito pela Grow, só que ele vem do jogo americano chamado “Risco”, de Albert Lamorisse. Continue lendo para saber tudo.
Ainda assim, a origem de War é bem mais antiga, já que ele vem do jogo “La Conquéte du Monde”, isto é, a Conquista do Mundo. Ou seja, é um jogo francês de 1957 e popularizado pela Parker Brothers mais tarde, com o nome de Risk, isto é, Risco.
O jogo permite entre 3 e 6 jogadores com mais de 10 anos. Tem um nível estratégico médio e vale muito a pena para testar e treinar as habilidades de sorte, de táticas e de estratégias. É um jogo de tabuleiro baseado em missões.
9 - Jogo da Vida
Outro jogo de tabuleiro que todo mundo deve conhecer é o Jogo da Vida. Ele ficou conhecido por ter sido comercializado no Brasil pela Estrela na década de 1970. O curioso é que a cada nova edição, há novos designs para os tabuleiros e peças que se alteram.
No entanto, as regras e a disposição das casas se mantém praticamente as mesmas. A história por trás do Jogo da Vida vem de meados de 1860. Ou seja, foram quase 100 anos para que ele se popularizasse. E isso é bem incrível.
Por isso, ele é considerado um dos jogos de salão mais populares dos Estados Unidos. Por lá, aliás, o nome dele é Xadrez da Vida. Para jogar, é preciso deslocar pinos e girar a roleta para saber o que vai receber. É assim que o jogo avança.
10 - Batalha Naval
Seria um grande erro terminar o texto sem mencionar a Batalha Naval, né. Ele foi comercializado por Milton Bradley Company em 1931. Porém, a origem dele vem de quando era jogado com lápis e papel, por isso, fica quase impossível datar o nascimento do jogo.
É um jogo que permite a presença de dois adversários com mais de 10 anos. Ele pode durar entre 2 minutos e 10 minutos, sendo que é pouco complexo, só que exige um nível estratégico mais alto. Antes de começar, é preciso posicionar navios na plataforma.
Ainda existem os jogos de tabuleiros clássicos?
A verdade é que a partir da década de 1980, esses jogos de estratégia e sorte perderam campo para as novas tecnologias. Especialmente, devido aos jogos eletrônicos. No entanto, a boa notícia é que eles estão voltando por serem ótimas referências na educação.
O que tem acontecido é que os jogos de tabuleiros mais famosos e mais clássicos estão ganhando adaptações digitais. Ou seja, hoje em dia é possível praticar o jogo da velha e xadrez pelo computador ou pelo celular. Mas, boa parte do objetivo continua o mesmo.
Versión en Español: Conoce los 10 juegos de mesa más populares de todos los tiempos