Conheça as praias mais perigosas do mundo

Ir à praia é bom e pelo menos a maioria das pessoas gostam, não é verdade? Inclusive, é o destino favorito de muitos brasileiros durante as férias e os feriados. Ao mesmo tempo, são ambientes propícios para acontecer acidentes, desde afogamentos e ataques de tubarões. Embora existam litorais belíssimos, dentro e fora do Brasil, alguns são perigosos. 

Por isso, antes de viajar para destinos como esses, é válido dar uma pesquisada antes e se informar sobre prós e contras do lugar. Falando do lado negativo, separamos uma lista das praias mais perigosas do mundo. Se desejar visitar uma delas, é válido montar um esquema de segurança, viu? Confira. 

ANÚNCIO
Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Praia de Copacabana, Brasil

A praia de Cobacabana, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, é considerada uma das praias mais perigosas do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo World’s Most Dangerous Beaches, a região, localizada no litoral carioca da Zona Sul, os turistas não podem contar com muita segurança devido aos assaltos. 

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ainda, dados levantados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2012, apontaram que foram registrados mais de 4 mil casos de furto em Copacabana. Isso só no primeiro bimestre. Também foram registrados casos de homicídio de civis e de estupro. O chamado arrastão é algo recorrente no bairro. 

Quem já conhece o Brasil, sabe os riscos de ir às praias cariocas. Mas estrangeiros podem não ter ideia de que os arrastões acontecem com frequência no local. O arrastão é o roubo coletivo que acontece em centros urbanos, sendo comum em Copacabana e em Ipanema. 

ANÚNCIO

Ilha Reunião, França 

A Ilha Reunião fica próxima da costa leste de Madagascar e pertence ao território francês. A praia atrai diversos surfistas e turistas, principalmente da Europa. Apesar da beleza, a frequência de visitantes em altas temporadas diminuiu em razão dos ataques de tubarão. Por isso, o turismo na ilha caiu significativamente desde 2011.

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Entre 2011 e 2019 foram relatados mais de 20 ataques de tubarão. O último foi fatal para um surfista que estava explorando o mar de Reunião. Os ataques têm sido atrelados à poluição das águas, ao aumento da quantidade de comida desde a criação de uma reserva natural no local e à falta de atenção dos surfistas. 

O que se sabe, é que a presença de peixes seláceos aumentou, passando a atrair ainda mais os tubarões do Oceano Índico. Os acidentes têm se tornando tão recorrentes que vem prejudicando atletas de alto nível, funcionários do ramo turístico, pescadores e até mesmo serviços do Estado. A briga tem sido pela redução de peixes seláceos da reserva no local.

ANÚNCIO

Praia Gansbaai, África do Sul 

Outro lugar com beleza ímpar, porém muito perigoso, é a praia Gansbaai. Ela está situada no sul da Cidadde do Cabo, na África do Sul, próximo da Shark Alley, a Ilha dos Tubarões. O problema é que existe um canal entre as duas ilhas. É exatamente nesse espaço entre uma e outra que ficam diversos tubarões-brancos.

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para ter ideia, turistas costumam ir à Gansbaai para ver os animais. As pessoas mais radicais têm a opção de mergulhar dentro de gaiolas no habitat dos tubarões. O mergulho sem esse equipamento não é recomendado, certo?

Praia da Boa Viagem, Brasil

Novamente, uma praia brasileira aparece na lista das mais perigosas do mundo. A praia da Boa Viagem fica em Recife, Pernambuco, e costuma assustar banhistas devido à presença de muitos tubarões. A região já foi considerada como a que mais tem ataques deste animal. Até então, 53 pessoas já morreram, vítimas dos tubarões. 

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Não é só em Boa Viagem que os tubarões tiram os sossegos dos turistas. Em praias do Maranhão e de São Paulo, os ataques também são comuns. Segundo pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), das 17 unidades da federação brasileira 11 têm registro de incidentes. 

No total, chegam a mais de 100 históricos no litoral do país. Ainda assim, é em Pernambuco que está a maioria dos casos. Em Boa Viagem, guias turísticos recomendam os visitantes a não mergulharem no mar quando a maré estiver alta. Além disso, indicam evitar mergulhar se estiver com algum machucado que esteja sangrando e não usar acessórios brilhantes na água.

Praia Fraser Island, Austrália

A Austrália é conhecida por ser um país com paisagens belíssimas, principalmente na região litoral. A praia Fraser Island, situada próximo à costa Queensland, é um desses locais de tirar o fôlego, porém costuma deixar os visitantes atentos. Diversos banhistas já presenciaram aparições de águas-vivas e tubarões que frequentemente têm ameaçado o lazer dos turistas.

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Como se não bastasse, a praia é conhecida por ter fortes correntes e ondas selvagens. Se ainda não foi o suficiente para evitar o lugar, na areia as pessoas também não estão seguras. A praia Fraser Island é igualmente conhecida por ser habitat de cães selvagens chamados de dingos. 

Por todos esses motivos, a praia é considerada como a mais perigosa do mundo, já que as pessoas não estão seguras nem dentro e nem fora do mar. Sem contar, que não tem qualquer posto de saúde para dar apoio em casos de emergência. Fraser Island também recebe outro título como sendo a maior ilha de areia do mundo. 

Praia Hanakapiai, EUA

O Havaí é um dos lugares mais procurados pelos surfistas, as ondas do mar havaiano são únicas, além das praias lindas e paradisíacas. Diferente das outras praias citadas no artigo, a praia Hanakapiaia é conhecida por ser perigosa devido às fortes correntes do mar, e não pelos tubarões. 

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Diversos relatos são registrados de pessoas que desapareceram e foram dadas como mortas. Se quiser visitar o lugar, é recomendado que opte pelas trilhas e não necessariamente pelo banho no mar. O percurso da trilha Kalalau é muito conhecida na região e fica localizada em Ke’e Beach. 

A costa onde fica localizada a Hanakapiai é perigosa, pois não existem grandes recifes que impeçam as fortes correntes oceânicas. Só para ter noção da gravidade, a área mais segura do local fica a seis milhas de distância. No total, 15 vítimas de afogamento não tiveram seus corpos encontrados e entre 1970 e 2010 foram mais de 30 pessoas afogadas. 

Praia Zipolite, México

A praia dos mortos também faz parte do ranking das mais perigosas do planeta. Não é exatamente esse o nome da praia mexicana que se chama Zipolite, mas no idioma indígena esse termo quer dizer “praia dos mortos”. O mar dessa região é famoso por possuir ondas gigantescas, as quais já afogaram diversos banhistas. 

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mesmo assim, o local recebe muitos turistas, por outro lado pessoas da região evitam ir à praia Zipolite. O aconselhado é realmente não entrar na água, que é ainda menos recomendada para mergulhos. A região é considerada uma das mais belas de Cancún, então nada impede de conhecer.

Praia Kilauea, EUA

Já pensou em ir a uma praia e se deparar com um vulcão em erupção? Bom, pelo menos é isso que acontece na praia Kilauea, no Havaí, Estados Unidos. A areia da praia é cinza em razão da poeira vulcânica. Embora em alguns momentos o vulcão esteja “dormindo”, os visitantes podem ser surpreendidos com o acordar do vulcão. 

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Até hoje os cientistas estudam o porquê o vulcão Kilauea continua em erupção. Além disso, não sabem quando o fenômeno irá acabar, pois depende da quantidade de magma que está abaixo da superfície. As fotos registradas do local mostram uma beleza natural impressionante, mesmo com as lavas sobre as rochas, beirando o mar da praia. 

A lava do vulcão costuma escorrer e parar diretamente nas águas do mar. A temperatura chega a mais de 40 ºC. Já pensou a larva cair em algum banhista? Em 2012 foi analisado que as lavas são lançadas a 11 quilômetros mar adentro, ou seja, a capacidade de alcance é considerável. Para sua segurança, contemple essa paisagem bem de longe. 

Praia Chowpatty, Índia 

Para fechar o ranking, temos a praia Chowpatty localizada em Mumbai, na Índia. O que choca qualquer pessoa é que a região é perigosa não pelo mar, mas sim pela poluição do local. Os riscos à saúde são imensuráveis, devido a presença de fezes e xixi tanto na água como na areia. 

Conheça as praias mais perigosas do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

A população da cidade tem o hábito de mergulhar no mar por considerar as águas sagradas. Assim, é comum ver habitantes com verminose e hepatite A. O local costuma ficar ainda mais cheio durante os finais de semana. Como se dejetos humanos já não fossem o suficiente, é possível encontrar muito estrume de vaca, animal reverenciado pelo povo indiano. 

Junto com a praia Chowpatty, as praias Fujiazhuan, na China, Marunda, na Indonésia, e Repulse Bay, em Hong Kong, são as mais poluídas do mundo. Embora sejam lugares bonitos para serem conhecidos, é impossível entrar no mar de qualquer uma delas. No Brasil também temos praias impróprias para banho como Barra da Tijuca, no Rio, e Ilhabela, em São Paulo.

Não há posts para exibir