Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar

O fundo do mar não é um tema apenas das crianças. Ele é tão interessante que até hoje em dia traz muitas curiosidades que impressionam os adultos. É um dos lugares mais desconhecidos do mundo e, por isso, acaba gerando tanto interesse por parte das pessoas.

Se uma criança gosta da ideia de fundo de mar, saiba que muitos adultos estão em busca de respostas há longas datas. A boa notícia é que já temos algumas delas, apesar de que outras perguntas ainda não foram respondidas. Veja essa lista de curiosidades sobre o fundo do mar.

ANÚNCIO
Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

O que não se conhece do fundo do mar

Aqui já vamos começar com um ponto polêmico. Todo mundo tem certeza que muito pouco se conhece sobre a vida marítima. Tanto é que a cada ano ou mês uma nova descoberta é feita. A discordância está no número de espécies conhecidas e desconhecidas.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

Mas, vamos aos dados mais atuais. Acredita-se que 220 mil espécies marinhas já foram catalogadas pela ciência do homem. Enquanto isso, acredita-se que 1 milhão de espécies ainda são desconhecidas. Ou seja, não conhecemos 2/3 de toda a vida marinha até aqui.

Nesse ritmo, a gente tem uma descoberta de mais de 2 mil espécies por ano, o que prova que a ciência caminha, mas de forma lenta, para entender tudo sobre o mundo subaquático. E esse é só o começo do que você vai ler abaixo, continue. 

ANÚNCIO

Os animais mais exóticos do mundo

Todas as vezes que a gente for mencionar uma lista de animais exóticos ou estranhos, com certeza você vai ouvir falar de algum que vive no fundo do mar. E não estamos falando apenas de tubarões, ok? Veja alguns exemplos e entenda isso na prática.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

O Lula Vampiro do Inferno é uma criatura das mais bizarras que pode dar inspiração para qualquer autor de filme de terror. É um tipo de polvo que produz a própria luz através dos tentáculos, que ficam brilhantes e possuem manchas nas laterais. Ele ejeta tinta que brilha.

Já a magnapinna atlântica parece mais com um leme de um barco e foi vista pela primeira vez nos anos 2000. Hoje, também inspira filmes de terror. Os tentáculos podem chegar a 5 metros de comprimento e também é um tipo de lula, onde só se tem conhecimento de 2 espécimes.

ANÚNCIO

O que está submerso no fundo do mar

Outro ponto muito interessante é saber que é possível que a gente tenha mais artefatos submersos no fundo do mar do que em todos os museus que existem no Planeta. Ou seja, ainda há muito o que se encontrar nas profundezas marítimas. 

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

A verdade é que não se sabe ao certo em volume ou quantidade essa resposta. Mas, considerando todos os navios que já naufragaram em todos os mares do mundo, então, a resposta parece assertiva, mesmo sem dados exatos.

Isso sem contar que já foram descobertas cidades marítimas inteiras submersas devido a terremotos ou deslizamentos de terra, o que aumentaria ainda mais essa quantidade. Logo, não há limite para a riqueza do fundo do mar em vários sentidos.

A cidade de Alexandria no fundo do mar

Para complementar o que acabamos de falar, sobre o que está submerso no mar, saiba que em 1998 uma grande descoberta foi feita no Mar Mediterrâneo. Alguns exploradores encontraram a antiga cidade egípcia de Alexandria embaixo da água, literalmente falando.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

O lugar estava todo preservado e deve ter sido submerso por cerca de 1.600 anos. Historiadores acreditam que isso aconteceu devido a vários eventos e desastres naturais, como a subida do nível do mar e dos frequentes terremotos da época. 

Entre os detalhes da descoberta, saiba que os mergulhadores encontraram o palácio real de Cleópatra. Fora isso, também viram pisos de mármore, colunas, fornos, bacias, blocos de calcário, estátuas, entre outras coisas. Ou seja, uma cidade inteira, só que embaixo da água.

O lugar mais profundo do mar

Esse lugar existe e ele está na Fossa das Marianas. Atualmente, cientistas concordam em dizer que o ponto mais profundo dos Oceanos e do mundo fica no Oceano Pacífico, próximo ao Mar das Filipinas. O lugar recebeu o nome de Fossa das Marianas.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

A profundidade é de 11 quilômetros. Para se ter uma ideia dessa distância, pense em algo que vai entre os aviões que estão no céu com o solo. E a próxima pergunta é: como se sabe que esse é o ponto mais profundo do oceano?

A descoberta veio da sonda dos navios Challenger e Challenger II, que é da Marinha Real. Foi atingido em 1960 também pela Marinha Americana, através de Don Walsh e do cientista Jacques Piccard. Eles passaram 20 minutos lá em uma expedição de 9 horas. 

As trincheiras oceânicas

Agora um ponto que ainda está sendo estudado, ok? Recentemente se descobriu sobre as trincheiras oceânicas, sabe o que é isso? É um lugar com mais de 8 quilômetros de profundidade, que é considerado o ponto mais profundo do Oceano Atlântico.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

A princípio acreditava-se que era uma região estéril e sem vida. Só que os estudos têm mostrado um rico ecossistema que existe lá. E aqui entra a curiosidade: há vida que se adaptou a isso, como as várias espécies de tubarão.

Assim, é possível que eles vivem em condições que seriam inapropriadas para a maioria dos outros animais, como extrema escuridão, baixa temperatura e grande pressão. Um exemplo é o tubarão tigre e outro é o tubarão fantasma, que não tem esse nome à toa, né. 

O relevo do fundo do mar

Esse é um dos pontos mais curiosos do artigo. Assim como na parte terrestre do planeta, considere que há uma complexidade enorme mar afundo. Estamos falando de geografia, o que inclui ilhas, vulcões, montanhas, fossas e planícies.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

Resultado: se a gente considerar todo o relevo do mar, a gente pode notar que a profundidade média é de 3,8 quilômetros. Que temos no fundo do mar o maior bioma do planeta, porém, ainda pouco explorado.

Outra coisa é que o fundo do mar guarda regiões com fontes hidrotermais, que foram formadas quando a água do mar encontrou com o magna, através das fissuras. Assim, são águas aquecidas e que trazem substâncias como sulfeto de hidrogênio. 

O sal da água do mar

Mais um assunto que traz curiosidade em todo mundo: a água salgada do mar. Para você ficar espantado logo de início saiba que estudiosos dizem que existe mais do que 5,5 trilhão de toneladas de sal na água do mar em todo o planeta.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

É tanto sal que se a água secasse isso formaria uma camada espessa de 45 metros de altura apenas de sal. No entanto, vale dizer que é um sal diferente do que sal de cozinha. Temos: 85% de cloreto de sódio (sal de cozinha) e mais 14 de outros sais, além de outros elementos.

A próxima pergunta é: da onde vem tanto sal? Essa também é uma das perguntas que permitem várias teorias. A mais aceita é a de que diz que o sal vem do processo de erosão e dissolução das rochas terrestres ao longo dos milhões de anos.

Os responsáveis pelas ondas e pelas marés

Apesar de estar na parte debaixo do texto, é possível que você já saiba dessa curiosidade, o que não a torna tão curiosa assim, entende? Hoje, cientistas também concordam nesse ponto: a lua e o sol são os grandes responsáveis pelas ondas e pelas marés dos oceanos.

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

O que se sabe é que a combinação da gravidade da Lua e do Sol, que agem junto com a gravidade da própria Terra, é o que faz tudo isso acontecer. Logo, há um processo bastante complexo por trás, mas que foi comprovado por astronautas que viram tudo lá de cima.

Ah, só para contextualizar o tópico, saiba que as ondas são formadas pela influência dos ventos também. E o Havaí é o lugar que mais tem ondas elevadas, acima dos 10 metros. Já as marés são diárias e mais próximas dos litorais, sendo que tem a ver com a força de atração.

Os filmes sobre o fundo do mar

E com tanta história boa para contar, não é difícil entender porque diretores e autores buscam sempre o cenário do fundo de mar para seus roteiros, não é mesmo? Há uma lista de grandes filmes que contam sobre esses mistérios do fundo do mar

Conheça coisas impressionantes sobre o fundo do mar
Foto: (reprodução/internet)

Anote aí essa lista para ver nas férias e conhecer mais do fundo do mar: 20 mil Léguas Submarinas, Procurando Nemo, Waterwold – O Segredo das Águas, As Aventuras de Sammy, A Vida marinha de Steve Zissou e o Segredo do Abismo. Todos valem a pena ver!

A extinção da vida marinha

E a gente não poderia terminar o texto se não fosse para falar sobre a importância de conhecer e preservar a vida marinha. Afinal, somos os responsáveis pela enorme quantidade de lixo que é lançada ao mar todos os dias, todos os segundos.

Isso tem acabado com recifes de corais, por exemplo. Como vimos até aqui, há um mundo embaixo da água e que precisa da nossa proteção e não o contrário. Que tenhamos cada vez mais conhecimento para notar a importância de preservar a vida e o fundo do mar. 

Não há posts para exibir