Conheça os 10 animais mais raros do planeta

Sabe aquela coisa toda de falar sobre os efeitos das ações humanas para o fim do mundo? Talvez, se a gente avaliar a extinção de várias espécies, a gente pode chegar nesse mesmo ponto. Você vai ver que tem vários animais que são raros por conta de fatores humanos.

A extinção é causada seja pela caça predatória, pela venda de peles e chifres, pelo consumo de carnes e ovos ou até mesmo por invadir o território dos bichos. O fato é que tem alguns deles que estão bem perto do fim, com pouquíssimos representantes. Veja uma lista com 10 espécies raríssimas

ANÚNCIO
Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

10 - Rato-pigmeu de montanha

O nome é curioso e a imagem mais ainda. É um rato. Sim, um rato na lista dos mais raros do mundo. Para muitos, ele está mais para gambá. O que nos importa aqui é dizer que ele tem 45 gramas e vivem durante a noite, sendo onívoros de néctar e pólen. 

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Vivem em ambientes frios e montanhosos da Austrália. Aliás, o motivo do sumiço deles é que a construção de resorts por lá, especialmente em regiões alpinas, fez com que eles fossem se dizimando. Está na Lista Vermelha da União Internacional e tem somente 2 mil indivíduos. 

O microcebus myoxinus é uma espécie de lêmures. Na média, eles possuem 10 centímetros de comprimento. Agora, o mais curioso de tudo é que ele é considerado o único marsupial da Austrália que hiberna. E também é chamado de animal selvagem, obviamente. 

ANÚNCIO

9 - Hirola

Os hirolas São antílopes, mas não quaisquer um. Eles são específicos da Quênia e da Somália. Atualmente, não deve ter mais do que 1 mil da espécie. Aliás, o hirola tem sido um desenho artístico muito visto pelos tatuadores e isso pode ter vários significados.  

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

O nome hirola é um pouco mais conhecido. Porém, você também pode ouvir falar sobre beatragus hunteri. Esse antílope, que é o primeiro de outro que vai ser citado aqui, é bem pouco conhecido. Em 2014, foi criado um santuário para eles se reproduzirem. 

Eles foram descobertos em 1888 por HCV Hunter, que era um caçador e zoólogo. E estudiosos já estão falando que a perda da hirola seria a primeira extinção de um gênero mamífero na África Continental na história humana moderna. 

ANÚNCIO

8 - Gorila da planície ocidental

É um dos mais animais mais raros do mundo porque a sua população não passa de 500 indivíduos. E hoje ele fica em um lugar dos Estados Unidos, que recebe acompanhamento de biólogos e pesquisadores. 

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Antes, eles podiam viver em várias regiões, especialmente pântanos. Isso na África Central, na Angola, em Camarões, na República do Congo, na Guiné Equatorial, em Gabão. Porém, a caça comercial e o vírus do Ebola estão por trás da extinção da espécie africana.

Os indivíduos que são estudados ficam em Cincinnati, em uma unidade de conservação. Lá é possível fazer o acompanhamento do nascimento deles em cativeiro. Ainda assim, essas unidades estão com dificuldades de manter os trabalhos, como por motivos financeiros. 

7 - Tartaruga Angonoka

Estudiosos dizem que não há mais do que 4 centenas delas no mundo. Especialmente, no Noroeste de Madagascar, que é onde elas são encontradas. O fato é que essa espécie entrou em extinção por um motivo bem curioso e triste, obviamente.

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

As carnes e os ovos delas são servidos em refeições de luxo, o que torna a procura grande e acaba prejudicando a procriação da espécie. Esse réptil já foi encontrado em florestas secas da Baía Baly, perto da cidade de Soalala. 

Infelizmente, sempre está na lista dos “animais que não existirão mais em 50 anos”. Por isso, também acaba sendo “acolhido” por projetos que visam uma vida mais longa, como a Aliança pela Sobrevivência das Tartarugas. 

6 - Rinoceronte-de-sumatra

O nome não nos deixa negar. Ele é comum na ilha de Sumatra. Porém, não tão comum assim. Sumatra é uma ilha da Indonésia que chama a atenção por sua excentricidade. Agora, esse rinoceronte tem uma história a parte.

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Ele é considerado a menor espécie de rinocerontes do mundo. O problema é que se tornou alvo de caçadores, devido aos valiosos chifres. Existem menos do que 300 exemplares dele. Uma pena, não é mesmo?

E por mais triste que seja, considere que praticamente todos os rinocerontes que existem no mundo estão listados em algum tipo ou risco de extinção. Há, no mundo, somente 12 mil deles, contando com todas as espécies. Por isso, eles são protegidos por leis locais. 

5 - Antílope branco

Com o mesmo número dos rinocerontes citados acima, acredita-se que só se tenha 300 desses antílopes. Eles são chamados de Adax e é um mamífero que vive (ou vivia) espalhado pelas regiões mais desérticas do norte da África, lá no Oceano Atlântico.

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Hoje, há alguns na região da Nigéria, no deserto do Saara. Como são do deserto, eles também podem viver sem água por longos dias. No Brasil, o zoológico de Brasília tem um banco genético com vários mamíferos, inclusive, sêmen e embriões desses antílopes. 

Apesar desse número de 300, considere que já saiu diversas matérias falando que há somente uma dezena deles na natureza selvagem. O que se sabe, de fato, é que em 2002 ele foi classificado como CR – Em Perigo Crítico. O Zoológico de São Paulo tem alguns deles.

4 - Crocodilo-filipino

Até pode ser que você ache que crocodilos são todos iguais. Porém, isso não é verdade, né. Esse é um das Filipinas, que tem uma quantidade bem reduzida devido a caça predatória e a ocupação do seu habitat natural que foi trocada pela agricultura, como as plantações de arroz. 

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Aqui vale mencionar um fato curioso e nada feliz sobre ele. O animal acabou sendo reconhecido pelo público em um incidente no Jardim Zoológico de Zurique, na Suíça. Ao cuidar do bicho, uma cuidadora acabou sendo atacada e somente a morte dele salvou a mulher. 

Já com foco nas Filipinas, saiba que lá é o lugar de 334 espécies de répteis, sendo 182 espécies de lagartos, 137 de cobras, 13 de tartarugas e 2 de crocodilos. O crocodilo filipino é um dos mais ameaçados de todos, sendo que há apenas algumas centenas dele.

3 - Macaco-sem-nariz

Sim, é uma espécie de macaco, é verdade. Porém, ele é bem diferente dos outros que você conhece, entre gorilas, orangotangos, micos, etc. Esse macaco tem cauda longa, barba e orelhas de ponta branca. Ou seja, se você encontrar um já vai saber que é ele.

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é bem raro achar um desses. Acredita-se que existam 100 exemplares vivos. Eles estão ameaçados de extinção porque estradas foram feitas no habitat natural dele. E vale lembrar que esse “novo” macaco-sem-nariz foi encontrado em Mianmar em 2010. 

O curioso dele é que ele passa os dias chuvosos com a cabeça entre os joelhos, isso para evitar que a chuva entre nas narinas e lhe causem espirros. Isso porque ele espirra todas as vezes que chove. Acredita nisso? Tanto é que ficou sendo chamado de “macaco que espirra”. 

2 - Leopardo-de-amur

Ele fica em um lugar de difícil acesso, entre a Rússia e a China. O animal também é chamado de Leopardo Siberiano. No mundo, só há 50 deles. Com a caça clandestina, devido ao valor da pele, ele se encontra cada vez mais extinto.

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Agora, você pode estar querendo saber a diferença dele para outros leopardos, não é mesmo? Saiba que essa espécie tem a pele e as pernas mais grossas, sendo melhor adaptado para o clima frio, por exemplo. 

Desde 1996 muito se fala sobre a reintrodução dele na região de Sikhote-Alin, na Rússia. Em 2009, por exemplo, Putin assegurou que iria “importar” o animal para levar até essas áreas mais seguras para eles. 

1 - Musaranho-Elefante

Esse é um dos animais mais raros do planeta porque acredita-se que só existem 15 unidades da espécie. Curiosamente, o nome dele vem devido a “trompa” que ele possui. Porém, ele é bem pequeno, pegando menos de 1 quilo. Eles são exclusivos da África. 

Conheça os 10 animais mais raros do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, sobre o tamanho, ele é considerado um dos menores mamíferos do mundo, sendo que o adulto não tem mais do que 10 centímetros. Porém, ele é bem rápido, podendo correr mais rápido do que um Guepardo, de forma proporcional. 

O nosso primeiro lugar da lista, dos animais mais raros do mundo, cita o sengi somali, como esse pequeno mamífero é conhecido. Ele vive em zonas áridas, como no Chipre. Apesar da pequena quantidade de unidades, ele é considerado pelas autoridades como “desaparecido”.

Outros animais em extinção, mas sem número certo de exemplares

Polvo Roxo. Temos aqui um molusco marinho de 8 braços e 3 corações. Você achou incrível? Então, leve em conta que ele foi descoberto em 2010 durante uma expedição para investir o fundo do mar na parte atlântica da costa do Canadá. 

Também tem o peixe-bruxa. Definitivamente, você nunca deve ter visto um desses. Esse peixe se comporta de forma estranha, por isso, não é tão complicado reconhecer um. Ele cola as presas em si e depois entra nelas para desovar a partir do interior. É algo do tipo “de dentro para fora”. 

Não há posts para exibir