Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo

Quem nunca ficou irritado com um som extremamente irritante e desconfortável para os ouvidos? Além dos barulhos do dia a dia como de buzinas de carro, do rugido dos metrôs ou dos trens e do próprio fone de ouvido, existem ruídos que podem ser letais fazendo seus ouvidos explodirem.

Dentro desses barulhos perigosos à saúde do sistema auditivo dos seres humanos, separamos os 10 sons mais fortes do mundo, conforme os estudos que alguns cientistas fizeram ao longo do tempo. Sabe aquele barulho de furadeira? Pode parecer pequeno perto dos ruídos que serão citados por aqui. 

ANÚNCIO
Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

10. Show de Rock 

O show de Rock é o décimo som mais forte do planeta. Na verdade, quanto mais perto estiver do palco de um evento de música ao vivo maior serão as ondas sonoras emitidas. O que acaba virando um desafio e tanto para o aparelho auditivo. Existem shows que os ouvidos sofrem mais, como por exemplo as performances de Heavy Metal.

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo especialistas, o volume de 110-120 decibéis é o máximo que o ser humano pode suportar sem sentir dor. A banda norte-americana Kiss já desafiou esse limite sonoro em um de seus shows realizados no Canadá, em 2009. Os músicos atingiram 136 decibéis durante a apresentação.

Um barulho como este pode prejudicar não somente o aparelho auditivo como também as células nervosas em pessoas que trabalham na engenharia do som todos os dias. Para quem é fã da banda, não tem problema em se divertir nesses shows já que só o barulho só traz prejuízos à audição se for contínuo.

ANÚNCIO

9. Trovão 

O estrondo do trovão pode assustar muita gente. Não é para menos, já que ele faz parte da lista dos sons mais altos e fortes do mundo. Inclusive, é comum pessoas terem medo desse barulho e correrem para debaixo das cobertas durante um temporal. Afinal, quem nunca fez isso quando era criança?

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

O barulho do trovão pode ser mais alto do que o som de um show de Heavy Metal, o volume dele pode chegar a 120 decibéis. Em certas circunstâncias, esse som pode oferecer perigo aos ouvidos de humanos. A dinâmica do trovão é que, embora esteja longe, o som reverbera pelo espaço em onda enquanto suas moléculas seguem em linha reta. 

Assim, ajuda a transferir o impulso até ele retornar ao seu lugar de origem. Isso explica o seu potencial de alcance no corpo humano, podendo até mesmo levar pessoas a óbito. Na verdade, fatos como esse são comuns de acontecerem.

ANÚNCIO

8. Disparo de artilharia 

O disparo de artilharia, popularmente conhecido como canhão, não é apenas prejudicial ao exército inimigo nas guerras. O seu som é extremamente agressivo. O canhão pode ser utilizado até mesmo para causar trauma acústico nos adversários.

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pela capacidade de não causar vítimas fatais, alguns países preferem usar essas bombas acústicas. Os atiradores se valem de algumas estratégias para diminuir o impacto deste em seus aparelhos auditivos, como utilizar aparelhos de proteção.

O volume do disparo de uma arma desse equipamento pode chegar a 130 decibéis, ou seja, ultrapassa o limite suportado pelos ouvidos de humanos. Por isso, é comum militares terem problemas de audição, já que os ruídos desse tipo de arma podem causar lesões. 

7. Prova de arrancada

Os telespectadores de corridas podem afirmar que os sons dos carros podem ser altíssimos durante a corrida, devido à velocidade. Agora, se multiplicar esses ruídos por 2, chegará no barulho emitido nas provas de arrancada

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

A prova de arrancada é considerada a competição com mais ruídos do planeta. Assim, como as competições famosas como a de Fórmula 1, ela é realizada nas pistas próprias para corrida. O volume é infinitamente maior que o de 90 decibéis de um Boeing 747 de 400 toneladas durante a decolagem.

Os carros das corridas de arrancada atingem volume de 150 decibéis, bem acima do limite suportado pelo aparelho auditivo. Essa intensidade é capaz de causar a ruptura do tímpano, comprometendo a audição dos competidores. 

6. Lançamento de foguete

Segundo especialistas em Física, o ruído de 165 decibéis do lançamento de um foguete pode causar surdez irreversível e danos mecânicos ao ser humano. Bem como, a vibração desse barulho despertam irritabilidade, enjoo e, consequentemente, desconforto. Confira no vídeo abaixo:

Em alguns casos, as pessoas sentem até mesmo medo e ansiedade. O som do lançamento de foguete também pode causar impactos físicos como dor de cabeça, dor nas costas, no abdômen e falta de ar. Então, como os astronautas fazem para evitar esse tipo de reação? Calma! A audição deles não é comprometida. 

Além desses profissionais contarem com roupas e aparelhos de proteção auditiva, as naves espaciais são desenvolvidas de forma que ao passarem pela carcaça, o volume externo é reduzido. Assim, o ruído cai de 165 para 20 a 30 decibéis, equiparando-se ao som do ronronar de um gato.

5. Fogos de artifício 

Achou que os fogos de artifício ficaram de fora da lista dos 10 volumes mais fortes do mundo? Não só está presente, como é o 5º ruído mais alto do ranking. Esses explosivos são capazes de causar queimaduras em ferimentos e queimaduras nas mãos, além de serem o terror dos cachorros. 

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

O volume dos fogos pode ficar entre 140 a 170 decibéis, esse nível pode causar danos irreversíveis ao sistema auditivo. Como medida de proteção, os especialistas aconselham que as pessoas estejam afastadas 15 a 20 metros do local da queima de fogos. 

Também é importante, principalmente para as crianças, utilizar protetores de ouvido. Assim como outros barulhos citados anteriormente, o ruído como o dos fogos de artifício pode causar estresse e até mesmo afetar o coração.

4. Baleia Azul 

Os cantos das baleias em geral podem gerar uma ruptura do tímpano e dos pulmões, a depender da proximidade entre um ser humano e o mamífero. No entanto, o som emitido pela Baleia Azul é o mais alto e forte do mundo. O volume do animal pode atingir até 189 decibéis. 

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Não é só o seu canto que é poderoso, a audição das baleias é super aguçada. Elas escutam umas às outras até 1.500 quilômetros. Com essa distância, a mensagem de uma baleia leva mais de mil segundos, equivalente a cerca de 30 minutos, para chegar até a outra.

3. Terremoto

Outro fenômeno da natureza também entra na lista dos sons mais fortes do mundo. Não é novidade que o terremoto é capaz de gerar estragos desastrosos e causar muitas mortes, como já aconteceu em diversos países principalmente do continente asiático.

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Um terremoto com magnitude de 5.0 aconteceu no Japão na ilha Honshu, em 2011, matou aproximadamente 16 mil pessoas e deixou 6 mil feridos e outros desaparecidos até hoje. Esse desastre natural propagou ondas sonoras de 235 decibéis, ou seja, muito acima do nível suportado pelo corpo humano.  

2. Bomba Nuclear

Em segundo lugar, a bomba nuclear protagonizou um dos sons mais fortes do mundo. Os cientistas estimam que as bombas lançadas pelo exército americano sobre as cidades Hiroshima e Nagasaki, no Japão, atingiram 250 decibéis. 

Conheça quais são os 10 sons mais fortes do mundo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Desenvolvido há muitos anos atrás e pouquíssimo utilizado, esse dispositivo explosivo não é o maior causador de mortes. Todavia, o nível de barulho causado pela bomba pode sim despertar diversas reações e levar o ser humano a óbito não só pelo impacto físico, mas também pela letalidade ao sistema auditivo.

1. Erupção vulcânica 

No primeiro lugar do pódio, temos a erupção vulcânica. Sem dúvidas, esse som é o mais alto e estrondoso deste ranking, ultrapassando facilmente o barulho de uma bomba nuclear. Em 1883, na Indonésia, aconteceu a erupção do vulcão Krakatoa. Esse desastre afetou a Austrália, causando o maior Tsunami da história. Veja uma das erupções do Krakatoa:

O som da explosão pôde ser ouvido pelos habitantes da Austrália e chegou até Ilha de Rodrigues que ficam a 3.500 quilômetros e a 5.000 quilômetros de distância, respectivamente. Segundo estudiosos, o volume chegou a 162 decibéis. Mas no local do epicentro da explosão foi registrado um volume com nível de 300 decibéis.

Este foi o maior barulho já ouvido pela humanidade. Ainda, há relatos de que marinheiros que estavam próximos ao local da explosão sofreram rompimento no tímpano. Em 2020, o vulcão começou a entrar em erupção novamente. Cientistas afirmaram que uma eventual explosão pode ser ainda mais perigosa que a primeira. 

Lugar mais silencioso do mundo  

Depois de tanto barulho, já parou para pensar qual seria o som mais silencioso do mundo? Segundo matemáticos, o maior silêncio que existe é o movimento das partículas em um gás ou em um líquido, conhecido por Movimento Browniano. Já o lugar mais silencioso do planeta fica na sede da Microsoft em Washington.

Em uma sala, localizada nas profundezas do edifício da companhia, fica armazenada uma câmera anecoica que serve para aprimorar os produtos da marca. As paredes do ambiente absorvem até 100% do som. A título de curiosidade, esse método é antigo e já foi utilizado como forma de torturar psicologicamente os inimigos do exército dos EUA.

Não há posts para exibir