O corpo humano possui uma infinidade de mistérios, os quais boa parte deles a ciência já desvendou. Ainda assim, existem segredos que o homem não foi capaz de descobrir. Algumas das informações que os cientistas revelaram chegam a ser engraçadas, o que leva muita a gente a pensar: Como isso tudo pode estar no organismo?
Dessas milhares de descobertas, listamos 17 curiosidades sobre o corpo humano espetaculares. Já parou para pensar quantos fios de cabelo têm na sua cabeça? Ou quantos ossos têm no corpo? Essas e outras respostas você vai encontrar neste artigo.
17. Quantas vezes o coração bate por dia
Acredite ou não, mas o coração de um adulto bate aproximadamente 100 mil vezes por dia. Ou seja, o principal órgão do corpo bate 36,5 milhões de vezes em apenas um ano. Ainda, o tamanho do coração equivale ao tamanho do punho quando está fechado e pesa somente 340 gramas.
Para ter noção da importância deste órgão, o coração é responsável pelo bombeamento de 84 gramas de sangue a cada batimento. Isso equivale a impressionantes 9 mil litros de sangue por dia. Já o coração de um bebê bombeia 30 litros de sangue por dia.
16. Quantos fios de cabelo tem na cabeça
Já parou para olhar seu cabelo no espelho? Pode não parecer, mas os adultos têm cerca de 150 mil fios de cabelo na cabeça. Enquanto bebê, os recém-nascidos têm 150 mil folículos capilares para a produção de fios ao longo da vida. A preocupação da mulherada é quando os cabelos estão caindo demais, mas não se preocupe pois é normal cair cerca de 100 fios diariamente.
A queda desses 100 fios é ocasionada de forma natural ao pentear ou lavar o cabelo. Quando o fio cai durante essas atividades, os folículos estão trabalhando a renovação capilar. O normal é que nasça outro fio no lugar deste que caiu, o seu crescimento é aproximadamente de 0,34 milímetros por dia.
15. Qual é a quantidade de sangue que tem no corpo
O corpo do ser humano possui em torno de 5 litros de sangue. Com essa quantidade, todas as partes do organismo são irrigadas de sangue, exceto as córneas, as unhas e os cabelos. No caso das córneas, elas absorvem oxigênio para depois extraí-lo. Uma curiosidade ainda mais interessante é que ao doar sangue, o ser humano cede no máximo 450 ml.
Em algum momento da vida, pode ter se perguntado o porquê do sangue ter a cor vermelha. Isso acontece em razão dos glóbulos vermelhos ou hemácias presentes no sangue. A composição dessas hemácias é composta por hemoglobina que tem pigmentação rica em ferro. Quando o ser humano respira, o oxigênio que entra “enferruja” o ferro da hemoglobina e cria o tom vermelho.
14. Qual é a maior célula
Um estudo feito pelo Institute of Science apontou que o corpo humano tem 30 bilhões de células e aproximadamente 40 bilhões de bactérias. A maioria dessas bactérias se concentram no sistema digestivo. Dessas 30 trilhões de células, o óvulo é a maior de todas, medindo em torno de 0,1 milímetro.
Inclusive, o óvulo é a única célula que pode ser vista sem a ajuda de um microscópio. Em contrapartida, o espermatozoide é a menor célula do corpo humano. De uma forma geral, as células costumam ser bem espertas, viu? Algumas delas se movimentam sobre a superfície ou até mesmo nadar em líquidos.
13. Qual é a maior molécula
A maior molécula da natureza é a do corpo humano. Prova disso é que para guardar os códigos do DNA no cromossomo 1 são necessários 10 bilhões de átomos. Então, já dá para ter uma noção do quão grande é a molécula dos seres humanos. Caso tenha faltado às aulas de biologia, saiba que todas as células do corpo são compostas por moléculas pequenas.
Essas moléculas presentes nas células são conhecidas como biomoléculas que são as DNA, RNA, proteínas, açúcares, sais e lipídeos. Embora sejam pequenas, quando algo de errado acontece podem ser extremamente danosas.
12. Quantas células existem no corpo
Como foi dito anteriormente, o corpo humano possui 30 bilhões de células e 40 trilhões de bactérias. Sendo que essa quantidade de bactérias representam até 2 quilos do peso de uma pessoa. Já as células são conhecidas por serem a menor parte de todos os organismos viventes. Embora sejam pequenas, possuem funções essenciais no corpo.
Um desses superpoderes das células é que elas podem curar. Exemplo disso são as células-tronco que podem transformar qualquer célula do corpo, incluindo os neurônios. Com essa habilidade de multiplicação e transformação, elas podem curar o corpo de diversas doenças. Conforme alguns estudos, as células-tronco podem ajudar a tratar mais de 80 doenças.
11. Qual é a velocidade do cérebro
Pode parecer que em algumas partes do dia, principalmente pela manhã, que o seu cérebro está lento. Porém, a ciência descobriu que os impulsos nervosos trabalham no cérebro em uma velocidade de 270 quilômetros por hora. Essa ainda não é a velocidade máxima registrada. Alguns estudos apontaram que os impulsos nervosos já atingiram 288 quilômetros por hora.
Quanto à capacidade de armazenamento do cérebro, cientistas revelaram que o órgão tem em torno de um trilhão de ligações entre os neurônios. Essa quantidade de ligações equivaleria a um potencial de armazenamento de aproximadamente 2,5 petabytes ou 1 milhão de gigabytes. Comparando a computadores, a velocidade de processamento seria de 16,7 mil GHz.
10. Qual é a velocidade de um espirro
Quem nunca deu aquele espirro libertador que quase deixou o colega surdo? Saiba que as partículas expelidas ao espirram alcançam velocidade em torno de 160 quilômetros por hora. Como já deve ter percebido, espirrar de olhos abertos é praticamente impossível. De modo automático, costumamos fechar os olhos ao espirrar. Por que isso acontece?
O espirro nada mais é que uma reação a alguma irritação. Essa reação costuma ser tão violenta que faz com que todos os músculos da face fiquem contraídos. Consequentemente, os olhos se fecham involuntariamente. É uma questão de reflexo.
9. Qual é o comprimento dos vasos sanguíneos
Sem dúvidas, o corpo humano é um universo e características inimagináveis se reúnem dentro do organismo. Como por exemplo os vasos sanguíneos, que possuem surpreendentes 100 mil quilômetros de comprimento. Isso inclui veias, artérias e vasos capilares.
A título de comparação, a Terra tem circunferência de 40.075 quilômetros. Caso os vasos sanguíneos sejam alinhados, eles dariam duas voltas e meia no planeta. Não é impressionante?
8. Qual é o comprimento do intestino
Já o comprimento do intestino pode chegar a 9 metros, se for delgado. O intestino grosso é um pouco maior, podendo ultrapassar 10 metros de comprimento. É dentro desse espaço do organismo que é produzida a maior parte do humor do bem-estar, a serotonina. Este hormônio está ligado diretamente ao apetite, ao sono e à temperatura corporal.
Outra curiosidade interessante é que o intestino possui o seu próprio sistema nervoso. Por esta e outras razões, algumas pessoas podem desenvolver gastrite nervosa com o estresse excessivo. O intestino delgado e grosso possuem neurônios próprios, além de terem mais células nervosas do que a coluna vertebral. Ainda, o intestino é independente do sistema nervoso central.
7. Quantas costelas têm no corpo
Alguns anos atrás era comum ver artistas, cantoras e modelos famosas retirarem uma das costelas para ter uma cintura mais fina. Embora seja um procedimento de alto risco, o que muita gente perguntava era “como isso é possível se só temos duas costelas?''. Acontece que na verdade o ser humano tem 12 pares de costelas.
Surpreendentemente, 0,5% da população tem 13 costelas. Então, acredita-se que o corpo humano não precisa de tantas costelas. Todavia, a retirada de costelas é uma cirurgia arriscada apesar de retirar apenas costelas flutuantes, que são as que ficam mais na parte inferior. O procedimento não é mais recomendado pela maioria dos médicos por ser agressivo.
6. Qual é o maior órgão
O maior órgão do corpo humano não é nenhum dos que estão na parte interna do organismo. Na verdade, é a pele. Nos adultos, a pele tem extensão de 2m² podendo pesar 3,5 quilos. Também, neste órgão se concentram milhares de células, chegando a cair 50 mil por minuto. Apesar delas caírem, as células são substituídas por novas a cada 28 dias.
Além disso, ao longo da vida, o ser humano perde cerca de 47 quilos de pele. Depois dos 30, essa perda se torna mais presente principalmente pela lentidão da renovação das células. O potencial de renovação fica 20% mais lento depois dessa idade.
5. Qual é o menor osso do corpo
Pode não parecer, mas o ouvido possui osso. Inclusive é esse osso conhecido como estribo que é o menor do corpo humano medindo 0,25 centímetros. O estribo faz parte do ouvido médio e o mais assustador sobre ele é a impossibilidade de ser reconstituído de forma natural. Quando o estribo quebra, o tratamento é recolocá-lo ou utilizar uma prótese.
O menor osso do corpo humano tem a importante função de conduzir as vibrações do tímpano à orelha interna. Então, o estribo atua na audição humana, junto com outros ossinhos, tendo um papel fundamental.
4. Quantos ossos tem no corpo
Falando em osso, você sabe quantos ossos têm no corpo? Na fase adulta, o ser humano tem exatos 206 ossos, enquanto os nenéns recém-nascidos possuem 300 ossos. Com o desenvolvimento do corpo, muitos desses ossos se tornam e, consequentemente, o número se torna menor.
No tópico anterior falamos sobre o menor osso ser o estribo. Já o maior osso do corpo é o fêmur, com comprimento de 50 metros, em pessoas que têm 1,80m de altura. Ou seja, se a pessoa for menor o tamanho do fêmur também é reduzido.
3. Quantas vezes os olhos piscam
É notório que piscamos muitas vezes ao dia, mas a ciência descobriu a exata quantidade de vezes que o ser humano pisca. O dado é impressionante, pois os olhos piscam 20 vezes por minuto. A cada segundo que a pálpebra é tirada da posição de repouso, o filme lacrimal é renovado trazendo oxigênio e nutrientes para os olhos.
Isso explica o fato do olho lacrimejar quando tentamos ficar de olhos abertos, sem piscar. Isso também acontece quando alguém fica muito tempo no celular, computador ou tablet. A tela desses aparelhos provoca tensão visual, diminuindo a frequência com que o olho pisca. Como resultado, podem surgir vermelhidão, irritação e sensação de que tem areia no olho.
2. Quantos músculos têm no corpo
Falamos dos ossos, mas não foi dito a quantidade de músculos presentes no corpo. Saiba que o ser humano tem 650 músculos. Durante praticamente todo o dia, os músculos estão trabalhando. Em ações simples, eles são acionados. Exemplo disso é o beijo, quando beijamos alguém, 29 músculos se movimentam.
Estima-se que os músculos que mais trabalham são os olhos. Afinal, os olhos se movimentam mais de 1 milhão de vezes todos os dias. Agora, o músculo imbatível e muito trabalhador é a língua. Segundo o portal Scientific American, a língua é o músculo que nunca se cansa.
1. Quantos neurônios têm no cérebro
Para o ser humano ser esse indivíduo pensante e racional, o cérebro teria que ter diversos recursos não é mesmo? Não é à toa que temos cerca de 100 bilhões de neurônios. Isso mesmo! Essa é a quantidade total de neurônios do cérebro humano. Os neurônios são responsáveis pelo processamento das informações.
Um mito que muita gente acredita é o de que o ser humano utiliza apenas 10% do cérebro. A ciência tratou de desmistificar o assunto e revelou que usamos 100% do cérebro. Entretanto, o funcionamento do cérebro não é a mesma coisa que utilizar todas as capacidades cerebrais. Então, esse nível pode variar de acordo com a pessoa.