Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes

Em Hamlet, de William Shakespeare, é possível encontrar a seguinte frase “há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonhava a nossa vã filosofia”. E isso a gente pode provar porque até hoje há perguntas sem respostas e mapas incríveis, monumentos sem explicação. 

A gente trouxe aqui os 5 mistérios da humanidade que ninguém conseguiu resolver até agora. E apesar de termos indicações da arqueologia, que vem de muito tempo, também há relatos recentes, que aconteceram como mágica e deixou todos sem respostas. Continue lendo para saber!

ANÚNCIO
Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

1 - O mapa de Piri Reis

Talvez você tenha ouvido falar dessa história, só que perdeu o interesse porque ser complexa demais. A nossa ideia aqui é trazer ela de volta, de um modo mais simples. E você vai ver porque esse mapa está entre os maiores enigmas da humanidade. Leia o próximo tópico também para saber tudo.

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

O mapa foi descoberto em 1929 em um lugar que pode ter sido do Império Otomano. Assim, estima-se que o mapa seja de 1513 e tenha assinatura do Almirante Piri Reis. Daí o nome do mapa. O fato é que ele é muito preciso, avançada demais para a época.

Assim, traz as Américas, o Oceano Atlântico, a Península Ibérica, a África e a Antártica. Portanto, fica a curiosidade. Como Piri Reis sabia disso tudo? Apesar das suposições, nada consegue resultar em uma boa resposta, que seja aceita, confiável e fazem sentido para a história.

ANÚNCIO

As anotações do mapa de Piri Reis

E para quem acha que acabou, saiba que o mapa traz anotações que deixa tudo ainda mais confuso e complexo. Assim, há referências as descobertas de Cristóvão Colombo e de monstros marinhos, além de unicórnios e criaturas sem cabeça. Afinal, será que eles existiram ou é só mitologia?

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

Uma frase que chama a atenção é: “Este país é inabitado. A população inteira nada nua”. E tem outra: “Eles dizem que há quatro tipos de papagaios, branco, vermelho, preto e verde. As pessoas comem as carnes dos papagaios e enfeitam suas cabeças com penas”.

2 - O caso de D.B. Cooper

D.B. Cooper é um nome fictício. Mas, conhecido. Quem está por trás é um sequestrador do Boeing 727, da Northwest Airlines. O fato aconteceu em 1971 e é considerado o único até aqui, de toda a aviação mundial, que não teve solução. E você vai entender isso.

ANÚNCIO
Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

Depois que sequestrou o Boeing, o Cooper pediu um resgate de US$ 200 mil. Quando conseguiu o dinheiro, ele pulou de paraquedas do avião. A partir disso, ele nunca mais foi identificado. É assombroso, mas é real. Para muitos, um crime perfeito.

O que se acredita hoje, que também é o que se acreditava por parte dos agentes do FBI, é que Cooper não sobreviveu ao salto. No entanto, a agência ainda mantém o caso, com mais de 60 volumes, permitindo que novas teses sejam criadas a cada momento.

A investigação

Vários relatos foram considerados desde essa época. Inclusive, partindo de testemunhos. O que pouca gente sabe é que D.B. Coopera era o nome de um dos testemunhos, mas não o criminoso. O nome foi usado erroneamente por um repórter inexperiente.

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

Mas, como uma notícia que se dissemina rapidamente, todo mundo ficou chamando o sequestrador de D.B. Coopera. Fim da história: até hoje não se sabe quem é o homem que sequestrou o avião e muito menos qual é o seu nome verdadeiro.

3 – Stonehenge (As Pedras Gigantes)

Com certeza, você já viu esse verdadeiro monumento histórico que fica no Reino Unido. A escultura tornou o lugar um ponto turístico dos mais procurados na Europa. Assim, ele ainda esconde muitos mistérios até hoje. Inclusive, isso vai deixar você sem saber o que pensar. 

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

A obra é formada por círculos de pedra com cerca de 5 metros de altura e quase 50 toneladas cada uma. A pergunta é: quem as colocou ali? A outra pergunta é: como fizeram isso? E uma última pergunta sem resposta que segue é: por quais motivos fizeram isso?

O curioso é que por conta disso até mesmo uma nova ciência foi criada, a arqueoastronomia. Assim, a ideia é estudar o conhecimento astronômico das civilizações antigas. Esses círculos de pedra poderiam ser explicados por essa ciência. Mas, até agora sem respostas. 

De qual período é Stonehenge

Um dos pontos mais curiosos dessa história toda é que três períodos diferentes possuem ligação com essa escultura. O primeiro é o Período I, de 3.100 a.C. O círculo se alinhava ao pôr do sol e com um santuário de madeira.

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

O Período II é de 2.150 a.C. e tem uma realocação do santuário, com novos círculos de pedras azuis. E depois vem o Período III, sendo de 2.075 a.C, que considera o fim das pedras azuis e a substituição pelas grandes pedras com 5 metros de altura.

Aí aumenta o problema.Tudo isso deve ter demorado 30 milhões de horas para acontecer. O que torna a escultura um grande mistério da humanidade. Os estudos mais recentes indicam a existência de um povo chamado Durrington, que podem ter sido os responsáveis. 

4 - O Disco de Festos 

Esse é um disco de cerâmica que foi encontrado na ilha de Creta, na Grécia. Até aqui, parece mais uma descoberta de arqueólogos, certo? O problema é que esse objeto jamais foi identificado. A única coisa que se sabe ou se imagina é que vem da Era do Bronze. 

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

Logo, a civilização minoica estaria por trás da criação. Para a Universidade de Nevada, a civilização criou vários sistemas de escrita e pictografia. Mas, todas já foram decifradas, exceto o disco, que foi descoberto em 1908 por Luigi Pernier.

Considerado um dos únicos artefatos arqueológicos sem explicação da ilha de Creta, ele é datado em 1.700 a.C. Assim, a escrita minoica não era comum. O que ele significa ninguém sabe, mas de fato é algo legitimo para comprovar a humanidade antiga.

A inscrição no Disco de Festos

Se você não entendeu a parte de cima, considere que a curiosidade ou o enigma não está na criação do disco em si, mas sim na inscrição. Ela é composta por 61 códigos ou palavras, ao passo que 31 está de um lado e outras, de outro lado. 

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

A palavra mais curta tem apenas 2 símbolos enquanto que a mais longa tem 7 símbolos. Entre os signos ou desenhos que aparecem ali, a gente considera figuras, faces, animais, humanos e outras coisas que não parecem ser do Egito Antigo, o que impressiona ainda mais.

Um professor brasileiro, Alberto Mendes de Oliveira, na década de 1970 tentou decifrar o Disco e diz que conseguiu. Mas, a comunidade internacional não aceitou. Na tradução dele, é um texto religioso, que menciona um “senhor todo poderoso”. 

5 – A Grande Esfinge de Gizé

E para terminar, como era de esperar, as pirâmides do Egito. Porque passe o tempo que for, cada vez mais parece estarmos distantes da verdade sobre essa construção incrível. A história do país é rica, da cultura mais ainda. E quando vem as pirâmides, ninguém tem respostas concretas.

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

Considerada a maior estátua feita de monólito do mundo, ela possui mais de 70 metros de comprimento e deve ter sido construída há mais de 4.500 anos. Bom, a pergunta todo mundo sabe: como? Mas, a resposta ninguém tem até hoje.

E é legal de saber que seja no interior da Esfinge ou de pirâmides, ainda há um trabalho árduo e lento sendo feito para preservar os monumentos. Por isso, ninguém sabe exatamente o que se encontra lá dentro, além das tumbas, das múmias e dos artefatos históricos dos Faraós.

As suposições sobre a construção de pirâmides

O que existem são suposições sobre as pirâmides, as suas construções, os seus usos e tudo o que as cercam. Até aqui, o que se imagina é que ela foi construída em um único bloco de pedra, o que torna o trabalho praticamente desumano ou sobrenatural.

Descubra 5 mistérios da humanidade impressionantes
Foto: (reprodução/internet)

As patas são de tijolos, o que deixa tudo mais humanizado, mas ainda assim impossível de ser imaginado. Apesar da tonelada cor de areia, o que se imagina é que ela tenha sido colorida no passado. O rosto da esfinge é o Faraó Quéfren (2.575 a.C).

Outra informação atual é que a esfinge indicava poder e sabedoria. Daí dá para entender porque o rosto é de um Faraó, certo? A função da esfinge era a de proteger templos e pirâmides, por isso, ela tem a forma de um leão, com cabeça de falcão.

Curiosidade: Tombuctu

E para terminar o texto, Tombuctu, conhece? Fica no Mali e a curiosidade está no fato de que é uma cidade que ainda não foi totalmente descoberta. Isso porque mesmo sendo patrimônio da humanidade pela Unesco, acredita-se que a maior parte dela seja subterrânea.

Assim, Tombuctu estaria escondida no deserto do Saara. A história conta que o lugar foi fundado em 1.100 por ser próximo ao Rio Niger. Assim, servia de caravana para quem trouxesse sal das minas. Em 1.330 foi importante para o império Mali.

Não há posts para exibir