Alguns filmes fazem tanto sucesso que logo se tornam objeto de videogame. Afinal, quem é que não quer estar na pele daquele personagem principal ou vencer as missões mais difíceis? São muitos os jogos que vieram da inspiração dos filmes.
Um detalhe importante é saber que essa prática de criar jogos a partir de personagens e de filmes é bem antiga, ao passo que sempre trouxe ótimos resultados para criadores, adaptadores e produtores. Obviamente, nem todo jogo dá certo, mas alguns ficam perfeitos. Conheça os melhores!
Batman
O Batman para videogame é de muito tempo atrás. Ele foi inspirado no filme do Homem-Morcego e o jogador pode comandar o lutador que tem que vencer os adversários enviados pelo Coringa. A fase final é justamente contra esse inimigo inesquecível.
Atualmente, muita gente tem procurado emuladores online só para jogar o Batman de tão nostálgico que ele se tornou. Dessa forma, dá para sentir o apelo retrô que tem, se divertir e ainda ouvir uma música clássica desse jogo de 8-bits.
É importante notar que estamos falando do primeiro jogo do Batman, chamado de Batman: The Video Game. Depois, ainda tivemos novos lançamentos e um monte deles com sucesso, como o Arkham City, que se tornou um dos melhores jogos de vídeo game da atualidade.
X-Men Origins
É possível notar que ao longo do conteúdo vamos linkar vários temas e gêneros. Por isso, como falamos do Batman acima agora é hora de lembrar do X-Men Origins. Porém, ele não está aqui apenas para dizer que é um personagem da Marvel e contrapor o Batman, da DC.
Na verdade, não é raro encontrar quem diga que esse é uma das poucas vezes que será possível notar que um jogo de videogame é melhor do que o filme, acredita nisso? Primeiro porque o filme foi um fracasso. Depois, porque o jogo é bem divertido.
Nele, o jogador assume a pele de Logan e deve lutar contra os inimigos. O curioso é que não é um jogo fácil de ser vencido. Assim, é uma espécie de primórdio para quem ama jogos como God of War e Devil May Cry. A história é linear.
Esquadrão Suicida
Seguindo nessa trajetória de heróis (embaixo vamos ter outros gêneros também), agora é a hora de falar do Esquadrão Suicida. Em um primeiro momento, os fãs não gostaram do filme. Seja pela atuação ou pela história, ele não foi um sucesso.
No entanto, o game que foi lançado na versão mobile e de graça agradou muita gente. Isso porque é um jogo em primeira pessoa com elementos de tiro. Assim, dá para escolher a querida Arlequina, o Pistoleiro ou até o El Diablo.
A história é bem fiel aos quadrinhos, sendo que existe o jogador líder que monta uma força tarefa de anti-heróis para lutar contra vilões perigosos. Os gráficos são bons e existe uma boa reprodução dos personagens. Logo, acabou sendo um jogo melhor do que o filme, também.
Toy Story
Vamos viajar para a época do Mega Drive e do Super Nintendo. Para quem conseguiu fazer essa viagem no tempo fica claro que estamos diante de um jogo que conta com gráficos incríveis e essa novidade veio logo após os primeiros lançamentos das animações em 3D.
Então, o que jogador faz é controlar o caubói mais famoso da época, chamado de Woody, um brinquedo que tem vida própria. Em sua jornada, ele tenta impedir o astronauta Buzz Lightyear de fazer suas loucuras. Bom, a história é bem conhecida.
Agora, em termos de jogos, sem dúvidas, foi uma variedade bem legal para os games porque além desse filme ter sido um clássico de sucesso, o jogo também permitia se colocar no lugar do personagem, como na hora de controlar carrinhos em pistas e muito mais.
Aladdin
Como estamos em um tempo antigo, vamos aproveitar a viagem para falar de outra animação que todo mundo que nasceu na década de 1980 e 1990 vai se lembrar: Aladdin. O jogo ficou bem próximo do filme, inclusive, com uma trilha sonora parecidíssima.
Sendo assim, quem tinha em Mega Drive na época conseguiu aproveitar para ver o príncipe na tela da TV por muitos dias. O jogo entrou na categoria de ação e plataforma, onde tornou possível controlar o protagonista da história e atacar com a sua espada mortal.
O enredo do jogo foi apenas adaptado do filme, mas que tentou seguir o mesmo roteiro. Assim, se tornou um jogo fácil, onde era possível chegar nas fases finais sem ter que ficar longos meses na tentativa. Mais tarde, a Capcom fez o Aladdin para o Super Nintendo.
The Lord of the Rings
É isso mesmo: estamos falando da saga de “O Senhor dos Anéis”. Na verdade, o jogo é baseado em dois filmes da série: A Sociedade do Anel e As Duas Torres, lançados em 2001 e 2002. Assim, quem joga acompanha a história de Frodo.
A base do jogo parte dos botões que servem para ganhar pontos. Então, o enredo permite o uso de Aragorn, Gimli e Legolas, que possuem variadas armas para participar dos eventos que acontecem durante a trajetória do personagem principal.
Os níveis são inspirados nas cenas dos filmes e essa ligação emociona os amantes da série. O destaque final a ser lembrado é sobre os gráficos. Eles são bem interessantes e fieis aos filmes, sendo que tem até uma trilha sonora que nos remete às telonas do cinema.
Jumanji
O filme é um verdadeiro clássico dos cinemas que foi gravado e teve uma nova gravação, tipo reboot. Assim, Jumanji já se tornou conhecido entre as pessoas e isso fez com que os criadores pensassem em um game para o celular.
A versão grátis para iOS e Android agradou. Ele tem um modo história completo onde oferece experiência para os jogadores além do que tem no cinema. O jogador é um aventureiro que tem que vencer desafios a partir de um jogo de cartas e decks de ataque ou defesa.
Goldeneye 007
Um pouco mais tarde do que a década de 80, a gente teve um jogo que foi lançado no Nintendo 64 e fez bastante sucesso. O clássico de tiro em primeira pessoa se tornou uma lenda porque foi um dos primeiros a aparecer nesse formato.
Ou seja, já tinha o viés de vir de um filme famoso, só que como ajudou a revolucionar o setor de games ganhou ainda mais sucesso. Aliás, o jogo era para ter sido lançado bem antes, só que atrasou na produção e foi lançado 2 anos depois do que era esperado.
Ainda assim, popularizou-se, ainda mais nos Estados Unidos. Logo, quem conseguiu tirar uma licença para ordenar o James Bond no seu tiroteio ficou bem feliz naquela época. Hoje, várias empresas lutam para ter o direito, mas até aqui ele só existe no Nintendo 64 mesmo.
Mad Max
Puxando o tópico anterior, outro jogo de tiro de videogame que um monte de gente gosta. Inclusive, o game foi inspirado na obra de George Miller para o cinema e tem um enredo bem legal, sendo divertido ao mesmo tempo que é descomplicado.
Uma parte legal é que ele consegue pegar o conceito do personagem principal, o protagonista. Então, além de derrubar vilões insanos em um mundo pós-apocalíptico, o jogador pode usar um mapa gigante para fazer suas missões, encontrar as armas e muito mais.
Contando que há um monte de atividades no Mad Max, ele entrou na lista de jogos mais extensos também. Assim, o jogador precisa ocupar, no mínimo, 80 horas da sua vida para passar as fases, entre corridas, acampamentos, descobertas e muito mais.
Maze Runner
O último jogo que vai vir aqui é o que vem do filme The Maze Runner: Correr ou Morrer. O jogo é versão mobile, isto é, para celulares e totalmente gratuito para o iOS e para o Android. Assim, ele tem um estilo próximo aos jogos de corrida, como Temple Run.
O objetivo do jogo é explorar vários cenários e desvendar vários mistérios de um labirinto. O game segue a trajetória do filme, com os mesmos personagens. A adaptação deu tão certo que teve uma continuação, chamada de Prova de Fogo, no mesmo estilo “runner”.
Em termos gráficos, o jogo é realista, com alta qualidade e fidelidade à história. Por isso, para quem viu o filme e gostou parece não haver motivos para não baixar o jogo agora mesmo e começar a jogar. Há elementos fundamentais que conquistaram os fãs.
Os jogos que não tiveram tanto sucesso
Como a gente sabe: nem sempre uma ideia dá certo quando é colocada na prática. Isso acontece com o jogo Robocop, baseado no filme de mesmo nome. Assim, são apenas 9 fases bem sem graça e com diferentes armas, mas sem muita emoção. Os gráficos são ruins.
O mesmo vale para o Rambo, que ganhou cenário ao ser interpretado por ninguém menos do que o Sylvester Stallone. Já no videogame, ele é em um estilo de rail shooter, onde o jogador precisa derrotar adversários no caminho. É um jogo frustrante.
Versión en Espanõl: Estos son los mejores juegos inspirados en películas