Esses foram os maiores tornados da história

Você com certeza já deve ter ouvido falar de cidades destruídas por fenômenos atmosféricos chamados de tornados.

Esse é um dos fenômenos meteorológicos mais devastadores e letais do planeta, sendo formado por ano em média 2000 deles ao redor do mundo, mas especificamente nos Estados Unidos.

ANÚNCIO

Os tornados são resultado da instabilidade atmosférica de ventos de diferentes altitudes e padrões que se chocam, formando um redemoinho que gira fortemente em nuvens verticais.

Nesse artigo, você conhecerá os tornados que causaram as maiores destruições do mundo, além de suas principais características.

O que são os tornados?

O tornado se forma a partir de uma nuvem de tempestade, o chamado Cumulonimbus ou, de forma abreviada, como é mais conhecido, o Cb. O início do fenômeno ocorre na base da nuvem expandindo-se até o chão. O movimento rotativo tem origem no encontro de fortes correntes de ar em direções opostas.

ANÚNCIO

Eles podem ser também considerados tempestades tropicais, que equivalem a ventos extremamente fortes, formando cones de vento em determinadas condições, devido às diferenças de temperaturas.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Eles acontecem no momento em que uma coluna de ar girando muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo.

Os ventos que formam esta coluna podem atingir uma velocidade de até 500 km/h! Dependendo de sua intensidade, os tornados podem destruir propriedades públicas, privadas, além de acabar com várias vidas.

ANÚNCIO

Os tornados são os mais destruidores de todas as perturbações atmosféricas, mas a área afetada por eles é limitada a questões geográficas. Os mais intensos costumam acontecer no centro-oeste dos Estados Unidos e na Austrália. A diferença entre tornados e furacões é que o primeiro se forma sobre o continente.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Formas e dimensões de um tornado

A maior parte possui a forma de um estreito funil, com centenas de metros de comprimento e  uma pequena nuvem de detritos e pó próxima ao solo, em sua base.

Os tornados podem ficar indetectáveis devido à chuva ou aos dejetos por ele levantados. Se acontecer dessa forma, eles são particularmente perigosos, considerando que até mesmo os melhores meteorologistas não poderiam vê-los.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Os tornados podem apresentar várias formas e tamanhos. Pequenos e relativamente fracos, mais robustos e fortes, com um comprimento maior, outros com o comprimento menor. Ainda que o funil de condensação possa não ir até o solo, quando associado aos ventos de superfície, superar os 64 km/h, a circulação é sim considerada a de um tornado.

Os vários tipos do fenômeno

Você pode pensar que tornados são todos iguais, porém, existem vários tipos, variando sua altura, comprimento, velocidade, entre outras coisas. Abaixo, vamos te mostrar os principais tipos de tornado.

Tornado de vórtice múltiplo

Tipo de tornado no qual as colunas de ar giram ao redor de um centro comum. Podem ocorrer em quase qualquer circulação, mas é mais frequentemente observada em tornados mais intensos.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Tornado satélite

O tornado satélite pode parecer estar orbitando o tornado maior (e daí o nome), dando o aparecimento de um grande tornado de vórtices múltiplos. Ele apresenta um funil diferente e é muito menor que o funil de condensação principal.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Tromba de água

Semelhante a uma nuvem em forma de funil, ocorre ao longo do corpo d’água.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Landspout

Tornado de curta duração e ventos fracos. Devido a essas características, ele pode ser chamado de "tromba de terra", pois este sistema se baseia em tromba d' água de tempo razoável sobre a terra.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Como se forma um tornado?

Os meteorologistas ainda não sabem ao certo como ocorre a formação de um tornado, porém, estudos estimam a possível formação desse fenômeno tão devastador.

Os piores tornados da história, surgiram a partir de super células, que são um tipo de tempestade de trovões que se movem em círculos. Essas super células também formam muitos granizos, relâmpagos e enchentes, o que para alguns cientistas, ajudam na formação dos tornados.

De forma geral, o fenômeno ocorre quando grandes nuvens carregadas sugam o ar de regiões mais baixas; mudanças de velocidade  e de direção do ar, podem causar redemoinhos. A coluna de ar, ao largar a nuvem e correr para o solo, forma o tornado.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Classificação dos tornados

Um tornado é classificado pela escala Fujita, que leva em conta os danos causados pelos mesmos em estruturas e vegetações. Esta escala varia de zero a cinco. Quanto mais intenso, maior esse número na escala.

A maior parte dos tornados (70%), é classificado entre F0 E F1, segundo a média de velocidade de seus ventos. Apenas 2% deles atingem o nível de destruição máxima, sendo classificados como tornados F5, onde os ventos superam 400 Km/h.

Um tornado nível F0 é capaz de arrancar pequenas árvores, danificar chaminés e placas. Já os da escala F1 e F2, podem causar danos em telhados, carros, objetos leves e vagões de carga. Um tornado F3, que tem ventos entre 252 km/h e 330 km/h, pode arrancar árvores de grande porte, arrastar e arremessar carros, enquanto o F4 pode destruir casas.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

O F5 é o mais letal. Esse pode destruir por completo casas e prédios, é capaz de lançar objetos pesados a grandes alturas, devido a seus fortes ventos que variam de 417 Km/h a 508 Km/h.

Principais diferenças entre tornados e furacões

Tanto os tornados como os furacões são vórtices atmosféricos, segundo os cientistas, que não é nada além de um redemoinho. Mesmo sendo fortes redemoinhos, esses fenômenos têm poucas coisas em comum.Um tornado pode medir cerca de cem metros e um furacão, mais de cem quilômetros.

Os tornados se formam a partir de uma única nuvem de chuva; os furacões são feitos de muitas delas. Além disso, tornados acontecem principalmente sobre a terra, ao passo que furacões só nascem sobre mares quentes.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Os furacões podem dar início a um tornado quando o mesmo toca o solo em dia com tempo muito ruim.

A maioria dos tornados não vai além dos dez minutos de duração, mesmo que possam durar horas. Sendo assim, mesmo com as grandes velocidades que seus ventos podem atingir, um tornado destrói menos que um furacão.

Locais com maior probabilidade de ocorrer um tornado

Os tornados podem surgir em qualquer área do mundo, porém, existem zonas que são mais propícias para que eles ocorram. Uma das principais áreas atingidas por tornados, é a zona costeira do sudoeste americano, onde já ocorreram grandes tornados, levando a população local a enormes perdas.

Outro local em que os tornados são mais comuns é nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, durante os meses de primavera e verão.

Os Estados Unidos lideram de longe os casos de tornados. Em Maio de 2003 foi um mês recorde, sendo registrados 546 tornados em todo o país.

Outros países como Bangladeche e o norte da Argentina também são lugares ideais para este tipo de formação. No Brasil, ocorrem em média de 10 a 20 tornados ao ano, todos na região Sul do país.

Alguns dos maiores tornados da história mundial

Estar no caminho de um tornado pode ser uma sentença de morte. Abaixo te mostraremos os tornados que causaram as maiores destruições da história. 

Tornado de Oklahama

Esse tornado foi inicialmente classificado como F4, mas após um levantamento de seus estragos, passou a ser classificado como nível máximo (F5). A passagem do tornado, com ventos de até 475 Km/h, destruiu casas, escolas, hospitais, além de fazer vítimas fatais.

Esse também foi o tornado mais extenso já registrado nos EUA, com um diâmetro de 4,2 quilômetros. Ao mínimo18 pessoas morreram em Oklahoma, entre elas cinco crianças e outras seis seguem desaparecidas após a passagem de novos fenômenos no local.

Tornado de Missouri

Esse foi o tornado que mais devastou os Estados Unidos, se estendendo por três estados: Missouri, Illinois e Indiana, no dia 8 de Março de 1925. Embora este tornado tenha registrado apenas dois pontos na Escala Fujita, ele foi forte o suficiente para causar uma devastação pesada,  deixando cerca de 700 mortos.

Tornado de Bashkiria

Na Rússia, eles são relativamente comuns e podem causar danos significativos em cidades pequenas ou grandes. O tornado que passou pela região de Bashkiria deixou a região bastante devastada, deixando pessoas sem casa.

Tornado de Joplin

O violento tornado devastou a cidade do estado de Missouri, matando cerca de 89 pessoas. O tornado passou por Joplin, perto da fronteira com Oklahoma e Kansas, menos de um mês depois de uma onda de tornados que deixou cerca de 354 mortos em sete estados americanos.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Várias pessoas ficaram presas em escombros, com a tempestade derrubando construções e lançando carros a quilômetros de distância.

Tornados no Brasil

Apesar de não ser algo comum e recorrente, no Sul do Brasil já ocorreram alguns tornados causando destruição de casas e do ecossistema da região, além de causar vítimas fatais. Segundo Rogério Rezende, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil por ser tropical e poucas variações no clima apresenta poucos indícios de ocorrência desse fenômeno.

Abaixo veremos os 3 maiores tornados no Brasil

Xanxerê (SC)

Cerca de 2600 casas foram destruídas e 2000 ficaram sem luz. Esse foi um dos tornados de maior intensidade no Brasil, deixando cerca de 120 vítimas fatais.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Limeira (SP)

Tornado classificado como F1, com ventos de até 117 Km/h. Os ventos foram capazes de destruir casas e galpões na zona rural da cidade. Esse tornado não deixou vítimas fatais.

Nova Andradina (MS)

Esse tornado não causou grandes estragos, por ser em uma região de área rural. Mesmo sem causar grandes problemas, o tornado assustou uma população.

Esses foram os maiores tornados da história
Foto: (reprodução/internet)

Quer saber um pouco mais sobre alguns dos maiores tornados do mundo? Assista ao vídeo abaixo.

Não há posts para exibir