Existem fotografias que são realmente de cair o queixo, mas você já viu imagens ampliadas por um microscópio? Esse equipamento consegue deixar em evidência os mínimos detalhes do registro.
O mais interessante é que se pegar essas imagens e tentá-las ver a olho nu o resultado não será o mesmo. Coisas do dia a dia que podem passar despercebido viram verdadeiras obras de arte. Confira 21 fotos incríveis tiradas com o microscópio.
21. Células capilares
O Dr. Michael Perny captou uma foto espetacular de células capilares sensitivas, na cor vermelha, e neurônios, na cor verde. A imagem ficou em formato de espiral deixando o registro ainda mais único.
Calma que essa é só a primeira foto do ranking de registros que provavelmente você nunca veria a olho nu. Normalmente, as imagens de coisas que envolvem o corpo humano e a natureza são as mais surpreendentes. Vejamos nos próximos tópicos.
20. Colônia de algas
É fato que existe um universo praticamente invisível aos olhos humanos, mas incrível de ser explorado. Veja que interessante a abertura dessa colônia de algas analisada com o microscópio eletrônico.
Essa imagem concorreu ao concurso Nikon Small World que reúne as fotografias mais impressionantes de pesquisadores. Esse lembra o jogo Pac-Man ficou em terceiro lugar na competição. Foi captada por Jean-Marc Babalian.
19. Embrião de rato
Quem diria que um embrião de rato poderia ser tão bonito através das lentes de um microscópio. Perceba que ele é composto por diversas cores e desenhos diferentes. Essa fotografia foi tirada pelo Dr. Dylan Burnette.
Essa não é a primeira imagem registrada por Dylan. O médico reúne fotografias incríveis dando ênfases na análise de células. Ele participou do mesmo concurso que Jean-Marc, mas não ficou entre os três melhores.
18. Aranha-bode
Esta é a aranha-bode ou também conhecida como aranha-fedorenta. A fotografia foi tirada por Charles Krebs e é um pouco assustadora. Com esse ângulo parece até que esse aracnídeo está olhando dentro do seu olho.
Como o conhecimento nunca é demais, então vamos falar um pouquinho sobre esse animal. Apesar da aranha-pode ter patas gigantes e soltar uma secreção ao sentir-se ameaçada, ela não é ofensiva para os humanos.
17. Nó em cabelo
Sabe quando o cabelo dá aquele nó que você acha que vai quebrar ele todo? Então, é assim que ele fica no microscópio. Essa foto mostra o nó de um cabelo tingido, o que parece muito com a amarração de cordas.
Outras imagens ampliadas de fio de cabelo também podem chocar, principalmente se ele estiver sujo. O microscópio capta todas as impurezas capilares. O crédito da foto selecionada é de Harald K. Andersen.
16. Cérebro de embrião de pintinho
A próxima imagem é uma foto colorida incrível registrada pelo Dr. Ryo Egawa. Trata-se do cérebro de um embrião de pintinho. Para ganhar toda essa coloração foi utilizada o Brainbow, ou arco-íris cerebral em português, que é uma técnica genética.
Com o Brainbow o médico conseguiu colorir as células com uma tonalidade diferente. Outros profissionais também tiram fotos de suas análises no microscópio e o resultado é de tirar o folego.
15. Mini besouro
Aqui nessa foto, é possível ver dois insetos sendo um em cima do outro. O Dr. Csaba Pinter conseguiu captar e ver com a ajuda de microscópio dois mini besouros cruzando.
Ao olho nu, esses besouros são imperceptíveis já que possuem menos de 6 milímetros. Apesar de serem tão pequenos são capazes de destruírem plantações. Os agricultores consideram esses insetos como verdadeiras pestes.
14. Queratina
No concurso do Nikon Small World, citado anteriormente, essa foto ficou em primeiro lugar. De fato é uma foto que reúne elementos interessantes, além de trazer cores com uma combinação surpreendente.
Essa foto é de estruturas de queratina presentes nas células da pele. O registro é tão trabalhoso que foi feito por mais de um profissional. O crédito da imagem foi dado pelos Drs. Andriy Volkov, Kees Jalink, Bram van den Broek, Reinhard Windoffer e Nicole Schwarz.
13. Planta Tasneirinha
A foto de uma planta Tasneirinha também é para deixar qualquer um admirado. Essa espécie não é comum no Brasil, mas sim em Portugal. Cientificamente, ela recebe o nome de Senecio vulgaris.
A planta foi analisada com o microscópio e registrada por Jean-Marc Babalian que participou da competição de fotografias mais impressionantes captadas por pesquisadores.
12. Ovos da borboleta
Também faz parte da lista de 21 fotos mais incríveis tiradas com microscópio esses ovos da borboleta Maestra em cima de uma folha. É um registro cheio de detalhes feito por David Millard.
Os ovos de borboleta são bastante procurados para fotografias da natureza. Prova disso é que o fotógrafo suíço Martin Oeggerli já tirou muitas fotos que foram parar em uma das edições da revista National Geographic.
11. Fungo em um tomate
Sabe quando aquele tomate que está na sua geladeira começa a ficar velho e a criar fungos? Então, é exatamente assim que ele fica quando analisado por um microscópio.
Uma observação é que nessa foto o fungo é minúsculo. Imagina quando ele se desenvolve completamente no fundo, deve parecer um monstro na lente do microscópio. O crédito da imagem é de Dean Lerman.
10. Cílios
Olhando a olho nu, os cílios parecem ser lindos e limpinhos, né? Mas dá uma olhada nessa imagem ampliada por um microscópio eletrônico. Calma que a cor real dos cílios não é verde, só foi editada dessa forma para ficar mais evidente.
Essas casquinhas ao redor dos cílios são peles mortas. Em outros registros semelhantes, é possível ver até alguns vermes laranjas ou ácaros que naturalmente ficam nessa região. Qualquer ser humano pode ter já que eles se alimentam de células mortas.
9. Escama de tubarão
Um tubarão já chama atenção por si só, agora imagina quando visto pelas lentes de um microscópio? A imagem abaixo é das escamas do animal, que parecem muito com ferro ou carvão.
Milhares de escamas cobrem a pele dos tubarões e possuem tamanhos variados, desde pequenas a grandes envolvendo todo o corpo. Alguns estudiosos avaliam até a utilidade dessas escamas na projeção de drones e turbinas eólicas.
8. Camarão
Também conhecidos como baratas do mar, os camarões fazem parte do grupo de frutos do mar mais consumidos no mundo. Ao olhar sem equipamentos avançados, pode parecer um pequeno artrópode, nome dado à classificação científica dele.
Entretanto, quando a sua imagem é ampliada no microscópio pode facilmente enganar como sendo pena de pássaro. Se visse o camarão dessa forma a olho nu, teria coragem de comê-lo mesmo assim?
7. Borboleta
Olhando essa imagem abaixo, você diria que é de uma cobra, borboleta ou lagartixa? Se pensou em borboleta, acertou. Esses pequenos filamentos fazem parte das asas desse inseto, que podem ser de diversas cores preto, laranja, azul, entre outras.
As asas da borboleta analisadas por um microscópio revelam formatos e cores tão incríveis que parecem uma pintura. Esse tipo de inseto já é bonito sem qualquer instrumento ampliador, imagine vendo todos esses detalhes através das lentes.
6. Língua do beija-flor
Se olhasse essa imagem jamais imaginaria que é a língua de um beija-flor, não é mesmo? O beija-flor costuma ser visto como um símbolo de delicadeza. Não daria para imaginar que a sua língua pareceria com a garra de outro animal.
Pode parecer estranho, mas o beija-flor ele tem essa língua que se abre para fazer a captação do néctar das flores. Assim, essa ave também consegue se alimentar mais rápido, tendo em vista que precisa comer a cada 15 minutos.
5. Ovo
Quando ampliada no microscópio pode parecer uma esponja, mas na verdade essa imagem é de um ovo. Esses pequenos furinhos ficam na casca do ovo. Inclusive, eles ajudam o pintinho a receber oxigênio.
Tem gente que come ovo todos os dias e nem imagina que este é o real aspecto do alimento. Claro que sem ajuda de lentes como as de um microscópio, esses furinhos são impossíveis de serem percebidos.
4. Fio dental
Não é novidade que a boca do ser humano não é a parte mais higiênica do corpo, por isso a importância de escovar os dentes sempre que comer. Mas olha só essa imagem de um fio dental. É no mínimo chocante.
Esses pedaços rosas em cima dos tubos azuis são os restos de comida retirados ao fazer a higienização bucal. Claro que na foto as cores foram modificadas. Na realidade, um fio dental usado é bem nojento.
3. Álcool
Essa imagem é colorida e pode parecer uma obra de arte psicodélica, mas na verdade é álcool. De forma mais precisa, esse registro é de um copo de tequila. Depois dessa imagem, nunca mais nossos leitores irão olhar para um copo de vodka ou tequila com os mesmos olhos.
O cientista norte- americano Michael Davidson ficou conhecido por analisar bebidas alcóolicas com o microscópio e fazer o registro tirando fotos. Essa explosão de cores acontece devido os reflexos de luzes nos vidros do laboratório.
2. Corda de violão
Essa imagem pode ter várias interpretações. Ao olhar essa foto pela primeira vez provavelmente as pessoas iriam dizer que é semelhante a um fio elétrico ou a uma antena de televisão.
Mas, para a nossa surpresa, se trata de uma corda de violão. As cordas de violão são formadas por pequenos fios no seu interior e são envoltas por um fio de cobre. Essa imagem não aborda as cordas de nylon.
1. Unhas
Em primeiro lugar no ranking de 21 fotos incríveis tiradas com microscópio está esse registro de unhas. Essa parte grossa no tom marrom é uma cutícula e a parte cinza é a unha. Convenhamos que não é muito bonito, né?
Depois de ver essa imagem, dificilmente quem roe as unhas vai permanecer com esse hábito. Sem contar as inúmeras sujeitas que ficam concentradas debaixo das unhas, que se eu fosse você não avaliaria em um microscópio.