A história de Annabelle: verdade ou ficção?

Annabelle é uma das histórias mais famosas dos filmes de terror. A obra cinematográfica narra experiências sobrenaturais envolvendo uma boneca possuída por um demônio. Desde o lançamento do filme, sempre existiu a curiosidade do público em saber se os relatos sobre Annabelle eram verdadeiros ou falsos.

Não é de hoje que são contadas histórias assustadoras sobre bonecos. Outro clássico dos filmes de terror é Chucky, o Brinquedo Assassino. No entanto, o caso de Annabelle chama atenção pois envolve forças malignas que podem ter de fato existido. E você, acha que a história é verdade ou ficção? Descubra ao ler este artigo.

ANÚNCIO
A história de Annabelle: verdade ou ficção?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Leia nos tópicos abaixo os principais temas deste conteúdo:

  • Explicação sobre o contexto do filme;
  • Como surgiu os relatos aterrorizantes sobre Annabelle;
  • A boneca realmente era possuída por demônios?
  • A história é real ou inventada?

Filme Annabelle e semelhança com fatos reais 

O filme Annabelle é um spin-off de outra obra assustadora, Invocação do Mal. A primeira parte foi lançada em 2014, tendo sido dirigida por John R. Leonetti. Ironicamente, a produção foi estrelada pela atriz com o nome de Annabelle Wallis e o ator Ward Horton. Quase três anos depois, estreou Annabelle 2: A Criação do Mal.

A história de Annabelle: verdade ou ficção?
Fonte: (Reprodução/Internet)

A segunda parte do filme conta o que aconteceu 12 anos atrás, antes do surgimento da boneca misteriosa. Em 2019, veio Annabelle 3: De Volta para Casa. Se não soubesse o que está por trás desses filmes, diria que se trata apenas de uma história fictícia. Acontece que o enredo foi baseado em uma boneca, que tem o mesmo nome.

ANÚNCIO

Até hoje o brinquedo é investigado pelos demonologistas, especialistas em estudos de demônios, Lorraine e Ed Warren. O casal de investigadores não estudaram apenas o caso de Annabelle, mas outros eventos paranormais como a casa mal assombrada da família Perron. Os Warren também estiveram envolvidos em casos de possessão demoníaca.

Enredo do primeiro lançamento

Um fato curioso é que a primeira parte do filme Annabelle começa mostrando Lorraine e Ed Warren. Duas mulheres e um homem contam aos demonologistas sobre as experiências sobrenaturais com uma boneca, cujo nome é Annabelle. Para eles, o brinquedo seria mal assombrado.

Em outra cena mostra o casal Mia e John Form, que está à espera do primeiro filho. O Sr. Form deu à sua esposa uma boneca, a qual a mulher colocou junto com uma coleção de bonecas. Durante a noite, Mia escuta barulhos do que parece ser um assassinado na casa de seus vizinhos.

ANÚNCIO

Logo em seguida, ela é atacada por um homem e uma mulher que está segurando a boneca que Mia tinha ganhado. John chega a tempo de salvar sua esposa e matar o homem violento. Em seguida, a mulher se mata. O casal vê na parede um símbolo desenhado com sangue e uma gota dele cai em cima da boneca. Detalhe, a mulher se chamava Annabelle Higgins.

Como tudo começou 

Coincidência ou não, existe uma boneca de pano no Museu Oculto de Lorraine e Ed Warren. A Annabelle da vida real tem aparência ainda mais assustadora que a do filme, mesmo com o aspecto mais simples. A boneca tem cabelos tingidos de vermelho e partes costuradas como o nariz triangular de cor laranja e o meio sorriso.

A história de Annabelle: verdade ou ficção?
Fonte: (Reprodução/Internet)

No museu oculto, a boneca fica sentada em uma caixa de vidro. Até parece ser inofensiva. Na caixa existe uma oração escrita à mão e na parte inferior está escrito “Cuidado, não abra”. Os demontologistas Warren e seus seguidores acreditam que Annabelle causou a quase morte de duas pessoas e um acidente fatal.

A boneca também seria responsável por experiências demoníacas que perduraram aproximadamente 30 anos. Em 1968, teria acontecido o primeiro episódio assustador quando a boneca ainda era nova. Inclusive, este ano bate com as informações do primeiro filme que retrata como tudo começou.

Surgimento de Annabelle

Na vida real, o acontecimento foi relatado por duas jovens De acordo com os relatos, o brinquedo tinha sido um presente de aniversário de uma mãe para sua filha, que tinha 28 anos na época. Donna teria levado a boneca para o apartamento em que morava com uma amiga chamada Angie.

Donna deixou a boneca sentada na sala de estar. Com o passar dos dias, os colegas notaram que o brinquedo parecia mudar de lugar. Um dia, a moça percebeu que tinha colocado a boneca no sofá e, quando chegou do trabalho, ela estava jogada em sua cama. Detalhe, a porta do quarto estava trancada.

As colegas de apartamento afirmaram que chegaram a encontrar bilhetes espalhados com pedido de socorro. Em um determinado dia, o namorado de Angie estava sozinho no local e ouviu barulhos no quarto de Donna. Ao abrir a porta, se deparou com a boneca virada de bruços para o chão. Logo em seguida, notou marca de garras e sangue em seu peito.

Médium descobre origem da boneca

Depois da experiência do rapaz, Donna e Angie decidiram procurar um médium para ajudá-las a resolver o mistério. A médium fez uma sessão espírita e garantiu às amigas que a boneca era possuída pelo espírito de Annabelle, uma criança falecida. Seu corpo tinha sido encontrado no local em que o prédio onde elas moravam tinha sido construído.

A história de Annabelle: verdade ou ficção?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo a médium, o espírito de Annabelle era benevolente e só queria ser cuidado e amado. Então, as amigas decidiram deixar o espírito na boneca. Na perspectiva dos demontologistas Warren, esse foi o grande problema. Afinal, tinha uma força maligna na boneca que estava à procura de um hospedeiro humano.

Entretanto, Donna e Angie não sabiam qual era a pretensão do suposto demônio. Para se livrar do espírito, as jovens chamaram padre Hegan que entrou em contato com os Warren. Assim, o casal percebeu que não se tratava de um espírito benevolente como teria dito a médium, mas sim de possessão demoníaca.

Sinais de possessão demoníaca

Para o casal de especialistas, os sinais de possessão eram claros. Alguns exemplos foram a materialização que resultou nas anotações espalhadas pela casa e o teletransporte. Isso justifica como a boneca se movia de um lugar para o outro. Sem contar a marca da besta deixada no peito do namorado de Angie.

Os Warren chamaram o padre Cooke para fazer uma sessão de exorcismo no apartamento. Por fim, Annabelle foi levada para o Museu Oculto, lugar que seria seu descanso final e marcaria o fim dos eventos paranormais. No entanto, o casal relatou que não foi bem isso que aconteceu.

Mesmo depois de tirar a boneca do apartamento das meninas, Lorraine e Ed identificaram outras experiências sobrenaturais. A caminho do museu, o casal prendeu Annabelle no banco de trás do automóvel e presenciaram um percurso extremamente conturbado. De acordo com os relatos, os freios do carro falharam diversas vezes e o casal quase sofreu um acidente.

O que aconteceu depois

Quando os Warren chegaram em casa, colocaram a boneca no escritório. Pouco tempo depois, perceberam que ela começou a levitar pela casa. Assim como acontecia no apartamento de Donna e Angie, Annabelle se movia do escritório, que ficava em um imóvel separado, para dentro da residência dos demontologistas.

A história de Annabelle: verdade ou ficção?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por isso, o casal decidiu prender a boneca de forma definitiva. Assim, construíram a famosa caixa de vidro e de madeira, que foi fabricada especialmente para o brinquedo. Ed pediu para que uma oração fosse escrita na caixa para que o espírito ficasse preso. Pelo visto não foi como o esperado.

Durante a visita de um padre no museu, o líder religioso riu sobre as supostas habilidades demoníacas de Annabelle. Ed alertou sobre rir dos demônios. Coincidentemente ou não, o padre se envolveu em um acidente terrível enquanto voltava para casa. De acordo com ele, teria visto a boneca no retrovisor seguntos antes do acontecimento.

Afinal, a história é verdade ou ficção?

Mesmo com tantos relatos contados por Ed e Lorraine, nenhum deles tiveram sua veracidade comprovada. Por exemplo, o nome do padre, que teria sofrido o acidente e sobrevivido, nunca foi revelado para averiguações. Nem mesmo Angie ou Donna se manifestaram para contar suas versões dos supostos acontecimentos.

O silêncio também se estendeu aos padres Hegan e Cook, que não se pronunciaram sobre a sessão de exorcismo. O casal Warren faleceu há algum tempo, mas o legado continuou através da filha Judy e do esposo Tony Spera. Ao marido da herdeira, foram confiados os artefatos do museu, o que inclui a boneca Annabelle.

Se é verdade ou não, nunca saberemos. A menos que queira ir até o Museu Oculto, que fica em Monroe, Connecticut, nos Estados Unidos. Pode fazer um teste tirando a boneca da caixa e levando para casa. Brincadeiras à parte, a história da Annabelle repercute até hoje e é inspiração para várias lendas e contos de terror.

A Maldição do Boneco Robert

Enganou-se quem achou que Annabelle era a única boneca má famosa dos cinemas. Em 2016, o filme A Maldição do Boneco Robert foi lançado com base em uma história supostamente real. Originalmente, o brinquedo fabricado pela Steiff Company era feito de pano, mas foi adaptado para a produção cinematográfica.

A história foi inspirada num caso que aconteceu em 1904, na Alemanha. Um garoto chamado Robert Eugene Otto ganhou um boneco de presente dos seus pais. Animado, o pequeno deu o nome do novo amigo de Robert. Começou a vesti-lo com suas roupas e a levá-lo para onde ia. Com o passar do tempo, o boneco foi associado a experiências paranormais.

Não há posts para exibir