Sabe aquele tipo de imagem que deixa o nosso coração apertado? Chega a dar um nó no estômago, não é verdade? Se você não gosta de cenas fortes, melhor nem ver as imagens abaixo, viu. Porém, se gosta de surpresas boas, então, vale a pena.
Isso porque a gente fez uma seleção de um antes e depois de vários animais que foram adotados e tiveram uma mudança de vida radical, no bom sentido. Você vai ver que com os devidos cuidados e muito amor. É possível que eles sobrevivam e vivam mais felizes.

Clyde
A gente vai começar com a história de superação do Clyde por um motivo: ela não é tão assustadora em termos de imagens, como as que vão vir abaixo. Além do mais, tem um resultado que impressiona porque o cão parece um astro cinematográfico, amigos.

Foi assim que tudo aconteceu: o Clyde foi encontrado atrás de um hotel em Las Vegas, nos Estados Unidos. Sem identificação, ele ficou no abrigo local. Mas, uma semana após isso, ninguém apareceu para busca-lo.
Assim, uma pessoa que vive no Arizona adotou o filhote, que hoje vive com dois irmãos e tem esse estilo todo que você pode ver na fotografia da direita. É um galã com pelos, não é? Ficou completamente renovado.
Olive
É verdade que essa não está entre as imagens mais chocantes de hoje. Porém, a foto da esquerda pode deixar você com o coração apertado, tamanho o sofrimento que é visível da cadela, a Olive. Ela foi adotada depois de ter sido resgatada após ter vivido longo tempo em um porão.

Acredita-se que tenha sido mais do que 5 anos. Isso porque ela é de uma raça valiosa e foi usada para reprodução ou como isca para outros cães. Acredita nisso? Muito medrosa, ela começou a se enturmar na casa nova e deixou de ser tímida para se tornar uma das cadelas mais carinhosas que a família já viu na vida.
Chico
Esse é outro dos “antes e depois” que mais enchem nossa vida de amor. A história aqui contada agora é do Chico. E se você ver a imagem da esquerda, já sabe: magrelo, fraco, pelos ruins. Ou seja, o Chico era o tipo de animal que não recebeu o amor que precisava.

Porém, vamos falar de coisas boas: na imagem ao lado direito você vê um cenário diferente. E não estamos falando do gramado verdinho, hein. Mas, o Chico agora é um cão muito saudável, de porte que dá a impressão dele ser maior do que realmente é. Mas, o pelo prova o cuidado.
Checks
O que mais surpreende na história do Checks é a forma com que os cachorros usam para tentar sobreviver. Esse é só um exemplo entre vários, mas que vale a pena conhecer. Após a mudança de uma família para outro lugar, ele foi, simplesmente, abandonado.

O que ele fez? Após alguns dias sozinho e sem ter muita experiência para viver nas ruas, ele cavou um buraco para se proteger. Assim ficou ali no chão por vários dias até que uma família o encontrou e trouxe a mudança de vida que ele tanto esperava.
Pablo
Vamos tentar descrever a imagem da esquerda sem chorar e você tente ler sem chorar também: há um cachorro que aparenta ser de pequeno porte. Ele está com a cabeça baixa e amarrado pelo pescoço em uma corda, sem qualquer cuidado ou proteção.

Agora, vem a descrição mais leve: o mesmo animal, que apresenta uma pelugem muito mais cuidada, está com a língua de fora, olhos bem abertos e parece estar brincando. Com feições completamente diferentes.
Se você olhar bem afundo cada imagem nem vai parecer se tratar do mesmo cão, mas é o mesmo. O Pablo foi encontrado na rua e a foto é um antes e depois de apenas alguns dias, o que prova como o cuidado pode fazer toda a diferença na vida dos bichos, né.
Margarida
A Margarida nasceu em um abrigo. O problema é que esse lugar não tinha condições plenas de alimentar todos os bichos que chegavam ali. O resultado foi péssimo: sem alimentação adequada, ela ficou desnutrida e perdeu partes da coordenação motora.

Por sorte ou destino, ela encontrou alguém com o coração cheio de amor. Assim, ainda que mal conseguisse andar, ela teve um tratamento contínuo e com muito foco, sendo que em 14 meses e 3 cirurgias conseguiu se recuperar por completa. Hoje, vive feliz, que é o que importa.
Bella Magrella
É uma fêmea, uma cadela que foi encontrada muito fraca, desidratada e “esquelética”. Se você olhar bem a foto do lado esquerdo dá para ver até os ossinhos da costela dela. O motivo não deve impressionar você: maus-tratos.

Isso porque aonde ela mantida não havia preparo, nem amor e nem carinho. Ela era amarrada e ficava a maior parte do tempo sem alimentação e sem água. Mas, alguma alma caridosa a adotou e ela ganhou uma nova vida, uma nova chance.
Em 3 semanas de tratamento, ela voltou a comer bem e hoje tem todo cuidado e amor que merece. Curiosamente, ela recebeu o tratamento através de uma casa de abrigo, que é conhecida como AdoteDog.
Don
A história do Don é outra que impressiona muito. Ainda mais quando você compara as fotos de antes e depois. O Don era um filhote quando foi atropelado. O problema é que ele ficou dias e dias sem receber cuidados, o que piorou a saúde dele.

Mas, o resgate foi feito por um abrigo, o Abrigo Animais Aumigos. Aí ele passou a receber cuidados especiais e logo foi adotado por uma família. Hoje, ele recebe muito carinho em sua nova casa e parece um astro de filme, você não acha?
Sardinha
Aqui, a gente começa a falar das histórias que mais podem impressionar você. A do Sardinha é uma delas. Ele era um filhote e tinha só 4 meses quando foi resgatado das ruas. Se você ver a foto pode até se assustador pelo fato de como ele estava malcuidado e maltratado.

A boa notícia vem agora: ele recebeu a sua recuperação merecida e em poucos dias curou a anemia e a erliquiose, que é a doença do carrapato. Fala sério: existem ou não anjos que são verdadeiros guardiões desses pets? O Sardinha é um caso vivo disso, amigos.
Gus e Gabby
Se você está olhando a imagem de cima primeiro, não se engane. Ela é um resultado de muito tempo de trabalho e dedicação, mas que deu um resultado incrível e muito satisfatório e enche nossos olhos de água e o coração de alegria.

Agora, olhe a imagem debaixo e cuidado para não chorar. A situação dos irmãos peludos era bem triste quando uma família os encontraram. Com medo e sem forças, eles foram resgatados para hoje serem garotos propaganda de uma pessoa com alma iluminada.
Juno
Em outro país, nos Estados Unidos, a gente tem a história da Juno. Ao olhar na primeira imagem, do lado esquerdo, é possível ver um pouco de como era a vida dela lá na Colômbia, enquanto vivia “mendigando” pelas ruas.

Mas, o resgate foi feito um pouco mais tarde, junto com os seus 9 filhotes. Assim, na foto da direita dá para como ela se recuperou rápido e bem na família norte-americana. Hoje, ela é uma estrela que vive em Seattle.
Boni
A gente falou que ia começar a parte que é mais triste desse texto, não é? São histórias comoventes que nem precisam de muito texto para provar. As imagens valem mais do que mil palavras nessa hora. O Boni é um cachorro que é original do México.

Ele foi abandonado pela família, só que antes disso foi muito negligenciado também. Ou seja, não recebeu praticamente nenhum cuidado. Foi adotado por uma família do Canadá e se uniu a mais dois irmãos de pelo. Hoje, ele tem como resultado uma deformidade cerebral e alguns problemas neurológicos. No entanto, faz parte de uma família que dá total apoio e amor.
Larry
Apesar de termos mais histórias de cães do que de felinos aqui, essa aqui merece estar na lista porque é outra das que surpreendem pelas imagens. Larry é um gato que chegou ao hospital veterinário quando pessoas descobriram que os donos dele jogavam água fervendo no animal.

Por sorte, encontrou por lá uma pessoa de um coração imenso, que junto com a polícia fez um relatório para identificar as doenças dermatológicas dele. Assim, os ferimentos foram tratados, minuto a minuto.
O dono foi considerado culpado por maus tratos. Já o Larry, ah o Larry, vive com duas enfermeiras em casa e está em total segurança. O que ele ganha todos os dias? Abraços, beijos e muito carinho.
O que saber sobre adoção de animais
É muito importante que você considere que adotar um animal, seja cão ou gato ou outro, não é tão simples quanto ir lá e pegar ele e levar para casa. Ainda que você tenha a melhor das intenções, o mais aconselhável é seguir passos que garantam os devidos cuidados.
Por exemplo, nem sempre a gente tem o conhecimento necessário para os cuidados com eles. Por isso, recomenda-se que na hora de adotar você entre em contato com as ONGs ou com o Centro de Controle de Zoonoses da cidade. Eles informam sobre procedimentos e tudo mais.