O programa em formato de reality show que mais faz sucesso no Brasil parece que estreou ontem. No entanto, a verdade é que ele está no ar há mais de duas décadas. E entre tantos participantes, considere que muitos deles já morreram, mesmo que você ainda não saiba.
O assunto apareceu na mídia nos últimos meses, quando a psicóloga Josy Oliveira foi assunto da mídia. Ela morreu após complicações cirúrgicas necessárias para o tratamento de um aneurisma. Mas, esse foi apenas um dos casos, conheça ex-BBBs que faleceram.
As mortes de BBBs entre todas as edições
Aqui, antes de começar, vamos aos números. Até aqui foram 21 edições do BBB, sendo que o programa começou em 2000 e tem uma edição a cada calendário anual. No total, ao que se tem notícia, entre mais de 300 participantes, nós já tivemos 4 mortes anunciadas.
A gente vai falar de todas elas e de como aconteceram. Nesse texto, você vai ver algumas curiosidades, como o fato de que a maioria das mortes de ex-BBBs aconteceram com relação aos participantes da edição 9.
2021 - Josy Oliveira (BBB 9)
Vamos começando falando do acontecimento mais recente, que foi quando Josy Oliveira, que participou da 9ª edição do Big Brother Brasil morreu. O assunto foi notícia no começo de setembro de 2021, sendo que a morte foi anunciada no dia 5.
Ela tinha 43 anos e passou por uma cirurgia para tratar o aneurisma. A confirmação da morte foi feita pelo Hospital Santa Catarina, em São Paulo. A irmã, Jeanne, usou as redes sociais para anunciar a morte e dizer que os órgãos seriam doados.
2017 - Norberto Carias dos Santos, o Nonô (BBB 9)
A morte de Nonô também foi marcante para familiares, amigos e todos os fãs do Big Brother Brasil. Ele morreu em São Paulo (SP), aos 72 anos em uma luta contra o câncer. Ele também era um participante do BBB 9, como Josy e o André, que citaremos abaixo.
Até essa data, ele era o participante mais velho ao entrar na casa mais famosa do Brasil. Curiosamente, em 2009, a Globo inovou ao adicionar na casa dois participantes da “Terceira Idade”. Alegre, ele ficou conhecido como o avô da turma.
2011 - André de Almeida, o Caubói (BBB 9)
Se a gente falar em André é bem possível que você não tenha lembrança dele, ainda que tenha participado do reality show de número 9. Mas, quando a gente menciona caubói, possivelmente, você sabe de quem estamos falando, não é? A morte dele foi bem trágica, já que ele foi vítima de uma emboscada na chácara onde morava, em Alumínio, no interior de São Paulo.
Ele deixou a mulher e mais 4 filhos. Para quem não lembra da história, ele foi integrante do programa após receber votação da casa de vidro, ao lado de Mayra Cardi. Na época, era um cantor sertanejo aspirante e tinha 37 anos quando foi morto, em junho de 2011. Foi o 6º eliminado no paredão com Naiá e Josiane.
2006 - Edilson Buba (BBB 4)
Edilson talvez seja o menos conhecido entre todos porque ele foi quem participou da edição mais antiga, a de 2004. Ele morreu em 2006, isto é, dois anos após a sua participação no reality show. Ele tinha apenas 34 anos e estava internado há mais de 60 dias em Curitiba (PR).
Após a passagem pelo BBB, Edilson se tornou ainda mais famoso ao ter posado nu para a revista G Magazine. Mais tarde, ele ainda fundou a ONG de assistência a dependentes químicos e acabou deixando uma história marcante além da Rede Globo.
O Buba entrou no reality quando tinha 32 anos e foi o 6º eliminado do programa, que teve a Cida como campeã da edição. Ele era um empresário que morreu de câncer no abdômen.
As quase mortes de ex-BBBs
A gente criou mais um tópico para mencionar outros casos de ex-participantes desse programa que chegaram a ser notícias de morte, mas fato que não aconteceu. É o caso de Diego Alemão, que foi mencionado como morto por muitos blogueiros e até mesmo sites grandes.
O motivo é que ele se envolveu em um assunto grave. Continue lendo para descobrir outras histórias, como a do Alemão, que deixou muita gente com frio na barriga, mas não passou de “fake news” – ainda bem!
Maria Melilo (BBB 11)
Um dos casos mais recentes é de Maria Melilo, que foi a campeã do BBB de 2011. Ela tinha 36 anos quando recebeu alta do hospital após ser internada com o novo coronavírus. Muita gente pressupunha a morte de Maria.
No entanto, antes disso, lá em 2013, ela também passou por situação delicada. Foi quando precisou retirar 70% do fígado devido a um câncer. Para ela, o motivo pode ter sido o uso de anabolizantes. Mais tarde, a atriz disse que “não ia ficar na cama esperando a morte”.
Diego Alemão (BBB 7)
O acidente do Alemão aconteceu em abril de 2020 em Curitiba (PR). A Polícia Civil o indiciou por lesão corporal consumada, embriaguez ao volante e outros delitos. Foi preciso e solto um dia depois, com a fiança de R$ 7 mil.
O acidente foi na rua Alencar Guimarães e envolveu também um motorista de aplicativo. Alemão se recusou a fazer o exame do bafômetro. Apesar da notícia sobre a morte dele, o acidente não foi tão grave. Alemão foi o vencedor do BBB 7.
Marielza de Souza Dantas (BBB 5)
Talvez você também não se lembre dessa história. Porém, ela foi uma das mais “graves” em reality shows. Aliás, esse tipo de programa ainda não teve mortes no Brasil e tomara que isso continue acontecendo.
Porém, em 2005, a Marielza sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o programa. Ela desmaiou e foi removida às pressas para um hospital. Durante o programa, ela foi substituída.
Quando participantes perdem parentes e não sabem
Outro fato comum de acontecer é quando o participante está isolado na casa ou no lugar e algum parente ou amigo próximo morre. É comum que a produção não informe o motivo para não causar problemas no jogo. Isso tudo é um acordo feito inicialmente com participantes.
Para quem não se lembra, a gente teve alguns casos como esses. Em 2002, a Cida perdeu o irmão enquanto estava confinada. A produção, nesse caso, optou por avisar a participante, que preferiu continuar no programa.
Em 2018, o Ayrton perdeu o irmão enquanto participava do jogo. O homem tinha problemas de saúde. A morte foi em janeiro e Ayrton soube em abril, no fim do programa. A família optou por poupar o participante da notícia. Em 2009, Max perdeu a avó para o câncer.
Outros participantes de reality show que morreram
Além do BBB, você sabe que a gente tem outros eventos como esse que acontecem no Brasil e no mundo, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos ir atrás de outras histórias que são comoventes, seja pelo tipo da morte ou por estar relacionada a famosos desses reality.
Sendo assim, sem pensar muito na ordem de datas ou tipo de evento, a gente buscou esses eventos bastante tristes para quem gosta de se lembrar da participação dessas pessoas nos programas de TV. Infelizmente, isso é algo que não vai acontecer mais nessa vida.
Cecília Ramos (Masterchef 2020)
Cecília morreu no meio de 2021, vítima da Covid-19. Ela participou do Masterchef de 2020 e tinha 41 anos antes da morte. Ficou chamada no programa de Cissa Pretinha e foi uma das personagens de estreia da última temporada.
A morte foi confirmada pelo marido da cozinheira por meio das redes sociais. Ela deixou um filho, o Emmanuel. Após a passagem pelo programa, ela abriu um salão de beleza no Parque América, zona sul de São Paulo.
Rafael Dias (The Voice 2015)
O cantor de 37 anos morreu em fevereiro de 2021 em Belo Horizonte (MG). Ele estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento na capital mineira. Conforme a prima do cantor, ele foi ao hospital com dores fortes no abdômen.
Ele não resistiu. E a morte não foi informada até a data. Durante a edição de 2015, ele fez parte do grupo do cantor Lulu Santos. No entanto, não venceu porque naquele ano quem ficou com o título foi o Renato Vianna, do time do Michel Teló.
A morte durante um reality show
Recentemente, no fim de 2020, a gente teve um primeiro caso mundial de morte de participante durante um reality show. O fato aconteceu durante o “Wipeout”, que é uma maratona de obstáculos que acontece nos Estados Unidos, feita pela TBS. A emissora disse que todos os participantes passam por exame médico antes dos eventos.
O competidor morreu após completar um desafio. Ele não foi identificado, mas a emissora garante que ele recebeu tratamento médico no local, antes de ser levado para o hospital. O programa foi ao ar entre 2008 e 2014. Em 2020, ganhou um reboot com John Cena e Nicole Byer, sucesso no país.