Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês

Provavelmente você já se perguntou qual é a diferença entre um japonês e um chinês. Afinal, eles são bem parecidos fisicamente e ambos com os olhos puxados. Mas é bom ter cuidado ao confundi-los por aí, já que eles não gostam muito de serem comparados uns com os outros. 

Inclusive, alguns deles se sentem ofendidos. Há quem diga que japoneses e chineses não se dão muito bem, em razão do histórico de rivalidade em guerras no passado. Aí está mais um motivo para saber como diferenciá-los. Por incrível que pareça, eles não são tão parecidos assim.

ANÚNCIO
Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reprodução/Internet)

Japonês X Chinês- É verdade que eles se odeiam?

Houve um tempo que sim. Há muitos anos atrás o Japão era visto como um país de governo ruim, tendo em vista que promoveram diversas invasões em países como Coreia e China. Em tempos de guerra os japoneses não respeitavam as leis internacionais, o que ainda é ressentido por parte da população chinesa. 

Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reprodução/Internet)

De vez em quando, essas guerras ainda são lembradas durante eventos políticos. Mas o que deixa os chineses e coreanos ainda mais irritados é o fato do Japão parecer excluir os fatos de seus livros de história. 

Dentre os países da Ásia, o que mais tem questões com o Japão é a China. Principalmente pela diferença na abordagem econômica e política. Todavia, essas pendências e desentendimentos não impedem que milhares de chineses viagem ao Japão

ANÚNCIO

Como é o relacionamento nos dias de hoje 

De acordo com o relato de pessoas que já viajaram até a China, do site Se perguntarem por mim, elas ouviram chineses falarem que devido ao Massacre de Nanquim, eles têm muita mágoa dos japoneses. Alguns disseram que nunca aconteceu um pedido de perdão por todo o caos. 

Entretanto, hoje em dia, o relacionamento entre japoneses e chineses é bem melhor, principalmente entre os mais jovens. Quem mais tem ressentimentos sobre o passado são as famílias de pessoas que foram afetadas durante a guerra. 

Ainda assim, não ache que é tranquilo para eles serem confundidos entre si, podendo até se sentirem ofendidos. No fundo existe um certo orgulho de cada um possuir a sua própria identidade. No entanto, o Japão possui uma forte influência cultural da China, mais ainda do que de outros países do continente asiático. 

ANÚNCIO

Curiosidades sobre a cultura japonesa 

Se entre China e Japão existem diferenças, imagine entre a cultura desses países e a cultura brasileira? Um fato interessante é que, diferente do Brasil, no Japão é considerado contato íntimo encostar na mão de outra pessoa. Devido os japoneses serem muito reservados, contato físico não é algo muito característico desse povo. 

Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reprodução/Internet)

Uma curiosidade interessante é que ao pagar qualquer conta no caixa, o dinheiro não é entregue diretamente nas mãos do atendente, ele é deixado em um prato ou bandeja. Além de evitarem o contato físico, os japoneses são extremamente higiênicos. Por isso, preferem não pegar diretamente da mão de alguém.

Considerado um povo muito educado, os japoneses detestam que alguém demore na fila ao realizar pagamentos. Eles consideram como falta de respeito. Inclusive, no Japão é muito comum ver pessoas na fila contando dinheiro já para ser o mais breve possível no caixa.

O que não fazer no Japão

Se um dia for ao Japão, lembre-se de se adequar à etiqueta japonesa. O jeitinho brasileiro pode ser ofensivo para esta cultura. Veja a seguir o que não fazer por lá:

  • Falar alto no transporte público;
  • Falar ao telefone no transporte público;
  • Tirar foto de pessoas na rua;
  • Encarar as pessoas;
  • Entrar na casa de um japonês com sapatos;
  • Esperar a máquina de cartão e a conta na mesa do restaurante.

Curiosidades sobre a cultura chinesa

Só por esses conhecimentos gerais sobre as culturas do Japão e da China já dá para ver como seus respectivos povos podem ter suas particularidades. Agora falando dos chineses, quando comparados com os japoneses, eles possuem alguns costumes que podem ser considerados até falta de educação para outros povos.

Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reprodução/Internet)

Como por exemplo, arrotar e cuspir em público lá é super normal. Em Shangai esse hábito é muito comum, pessoas copes em plena luz do dia e no meio de uma calçada qualquer. No entanto, eles têm um motivo para isso. 

Segundo as próprias crenças chinesas, os cuspes devem ser liberados para evitar acúmulo de poluentes nos pulmões, ajudando a evitar doenças respiratórias. Nos países do Ocidente, essa prática pode ser vista com maus olhos, não é mesmo?

O que não fazer na China

Apesar dos chineses terem algumas práticas bem “diferententonas” de outros países, existem algumas atitudes que devem ser evitadas por turistas ou até pelos japoneses. Confira logo abaixo:

  • Apontar hashis (palitinhos de comida) para alguém;
  • Dar gorjetas;
  • Abraçar para cumprimentar;
  • Falar sobre política;
  • Parar o carro na rua para pedir informações;
  • Participar de apostas ou jogos de azar.

Principais diferenças entre Japão e China

A primeira grande diferença é o próprio país, claro. O Japão e a China possuem diferenças políticas, culturais e ideológicas, mas acima disso se distinguem pela sua culinária. Isso mesmo! Nada de sair por aí confundindo comida japonesa com comida chinesa.

Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os japoneses gostam de temperos e condimentos mais leves como vinagre de arroz e molho de soja. Já os chineses optam por especiarias e sabores mais expressivos como pimenta e mostarda picante.

Além disso, o Japão tem uma culinária voltada mais para frutos do mar com a preparação crua, como sashimi e sushi. Enquanto a China prefere frituras e carnes, o famoso rolinho primavera é uma comida típica de lá. 

Como é o costume do povo 

Os japoneses são conhecidos por serem mais fechados, quietos e até mesmo ranzinzas. Eles também são disciplinados e extremamente organizados. Prova disso é que possuem o hábito de fazerem fila para tudo, desde atrações como teatro e cinema até escadas rolantes. 

Os chineses já não têm tanto esse costume. Quando comparado aos japoneses podem até soar como mal educados. Mas, por outro lado, eles são mais abertos, extrovertidos e tendem a falar mais alto. Então, uma das principais diferenças é no comportamento. 

Então, ao se deparar com algum oriental e não souber distinguir qual é a sua nacionalidade, observe o comportamento. A possibilidade de um japonês dar abertura para conversar e fazer brincadeiras é bem menor do que a de um chinês. Então, já fica a dica. 

É chinês ou japonês?

Essa pode ser a tarefa mais difícil: saber a diferença física entre japonês e chinês. A primeira dica é reparar o formato do rosto. Normalmente, os chineses possuem o formato do rosto mais redondo, enquanto os japoneses têm o rosto mais longos, triangulares e largos. 

Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reparação/Internet)

Outra forma de identificá-los é através da forma de se vestirem. Pelo fato dos japoneses serem mais reservados, normalmente as roupas são uniformes e harmônicas. Optam por cores discretas e simples como os tons neutros.

Quanto aos chineses é mais difícil distingui-los em razão da diversidade cultural que eles possuem. Porém atente-se ao fato que eles gostam muito mais de riqueza em acessórios como joias, do que com as próprias cores e designs. 

Identificando os idiomas 

Além dos costumes, o idioma é o que definitivamente ajuda a não confundir as origens. A aparência talvez seja difícil de distinguir, mas na hora de dialogar certamente dá para descobrir se é japonês ou chinês.

Ainda que não saiba falar nenhum dos idiomas, algumas estratégias podem ajudar. A língua chinesa é recheada de variações silábicas e a entonação varia de acordo com o significado das palavras. Já a língua japonesa não tem mudança de sílabas .

Agora, fica mais fácil ainda distinguir quando os chineses tentam pronunciar o “R” em português. Eles normalmente trocam por “L”. Enquanto os japoneses não conseguem pronunciar o “L”, porque essa letra não existe no alfabeto deles. Por ex: Pastel de Flango (chineses) e Pasuteru de Furango (japoneses).

Dicas para distinguir os olhos puxados chineses dos japoneses

A verdade é que quando nos deparamos com um oriental é muito difícil identificar se é chinês ou japonês, já que ambos possuem os olhos puxados o que faz parecer que são idênticos. No entanto, se reparar bem existem pequenas diferenças sim. 

Aprenda como diferenciar um japonês de um chinês
Fonte: (Reprodução/Youtube Canal Top Melhores)

Os olhos dos chineses são mais fechados do que os dos japoneses e sua lateral costuma ser virada para baixo, conforme a imagem da seta verde. Além disso, a sobrancelha tem um formato de arco. Outro traço que ajuda a identificar é que a boca costuma ser mais carnuda e a pele mais morena. 

Já os japoneses têm os olhos maiores e mais arredondados que os dos chineses e com a lateral virada para cima, igual demonstrado na imagem com seta vermelha. Também, bem como apresentam formato horizontal e reto em suas sobrancelhas. O tom de pele normalmente é mais claro e a boca menos carnuda.

Afinal, por que os orientais têm olhos puxados?

Ao contrário do que muita gente pensa, os olhos dos orientais não são puxados. Na verdade, o que acontece é que eles tem a pálpebra mais lisa e, diferentemente das pessoas do Ocidente, não é arredondada.

Também, a sobrancelha dos japoneses, chineses e coreanos, por exemplo, tende ficar mais afastada da pálpebra. Com isso, chegamos à conclusão de que a pálpebra dos orientais são maiores do que as dos ocidentais. Ou seja, seus olhos não são menores do que os de outras pessoas.

Especula-se que essa característica se trata de um fator evolutivo originado na comunidade de mongóis. Isso porque tanto os japoneses quanto outros povos da Ásia viviam em regiões mais frias. Com isso, o fato do sol refletir na neve fazia com que as pessoas ficassem com os olhos fechados para proteger os olhos da claridade excessiva.

Já consegue distinguir quem é o japonês ou o chinês?

Claro que não é algo tão simples, mas com as dicas que demos aqui possivelmente essa tarefa fique mais fácil. O que pode complicar é quando ocorre a miscigenação, aí a solução vai ser perguntar mesmo. Ainda, especialmente na China, a diversidade cultural é muito grande principalmente por se tratar de um país territorialmente extenso. 

Também, é possível encontrar algumas regiões deste país em que os povos tenham o formato de rosto, olhos e nariz diferentes. De alguns anos para cá, existem até mesmo orientais que fazem cirurgia para aumentar os olhos. Então, treine bastante seus métodos de avaliação e boa sorte!

Não há posts para exibir