Existiu um tempo em que os paparazzi registravam momentos inusitados dos famosos. Esses profissionais costumam ficar à espreita, esperando uma oportunidade para flagrar as celebridades. Hoje em dia, esse assédio diminuiu, já que qualquer pessoa do público que tenha celular com câmera pode tirar foto de um artista.
Algumas perseguições causaram mortes de grandes personalidades. O que levam esses profissionais a serem cruéis durante o seu trabalho? Tudo por dinheiro. Afinal, os cliques mais inéditos podem ser vendidos por preços mais caros aos tabloides. Em diferentes gerações, 10 celebridades podem ser consideradas como as mais perseguidas pelos paparazzi.
10. Kanye West
Kanye West é um compositor e rapper americano que ganhou visibilidade ao participar do disco "The Blueprint" do também rapper Jay-Z. O artista sempre foi conhecido pela mídia pela sua personalidade marcante e irreverente. Isso pode ser notado em suas próprias composições e em seus pronunciamentos.
A personalidade explosiva de Kanye lhe rendeu diversos desentendimentos na indústria da música. Seu temperamento refletiu na sua forma de lidar com os paparazzi. Como a mídia já sabia que o rapper é um cara de pavio curto, caem matando em cima dele esperando a bomba explodir. Bom, foi isso que aconteceu.
Em um dos episódios de perseguição, Kanye se irou e agrediu o fotógrafo que estava fazendo cliques dele. Como se não bastasse, o artista ainda tentou roubar a câmera do paparazzi. O episódio de agressão aconteceu outras vezes. Durante alguns pronunciamentos, o rapper confessou ter sido diagnosticado com bipolaridade.
9. Marilyn Manson
Brian Hugh Warner ou Marilyn Manson é um cantor e compositor americano que é conhecido pela sua aparência e personalidade exótica. O artista é um prato cheio para os curiosos de plantão. Por ter um discurso revolucionário e muitas vezes controverso, Manson já foi acusado de ser satanista e até de cometer crimes.
Um dos momentos polêmicos de sua carreira aconteceu em 2012, quando Manson utilizou uma estratégia para lá de inusitada para afastar um paparazzi. O cantor escreveu o palavrão “fuck” no rosto enquanto estava na fila do aeroporto. De acordo com o Huffpost, o norte-americano esclareceu que a mensagem não era para ninguém que estava na fila, mas para os fotógrafos.
Em outra situação com os paparazzi, o músico jogou bomba de fumaça para afastar os fotógrafos. Como parecia que algo estava pegando fogo, se afastaram com medo. Pelo visto a estratégia de Marilyn deu certo, já que conseguiu passar com o carro. Apesar de ter sido inusitado pra muita gente, essa já é uma marca do cantor.
8. Justin Bieber
Justin Bieber é um cantor canadense que ficou famoso quando ainda tinha 16 anos. O jovem recebeu apadrinhamento do cantor Usher, tornando- se uma verdadeira febre entre o público adolescente. O sucesso foi tão grande que Justin marcou o que a cultura pop chamou de “Bieber Fever”, “Febre Bieber”.
No começo da carreira, Justin aparecia como um adolescente simpático e cheio de carisma. Entretanto, conforme foi ficando mais velho passou a conhecer o gosto amargo de ser uma celebridade de Hollywood. Com uma postura mais rebelde e irreverente, os paparazzi notaram que o garoto seria um alvo fácil.
Bieber se estressou com fotógrafos e chegou a agredir alguns deles mais de uma vez. Justin já discutiu com os paparazzi e até deu dedo. Mesmo depois de adulto, o cantor já teve que expulsar os curiosos da porta da sua casa. Em uma de suas saídas com a esposa Hailey Bieber, o artista acusou um fotógrafo de mirar a câmera debaixo da saia da moça.
7. Macaulay Culkin
Macaulay Culkin é ator e cantor que ganhou fama quando ainda era criança ao estrelar o filme Esqueceram de Mim. Sempre tido como um garoto prodígio, Culkin cresceu sob os olhos das câmeras de paparazzi. O cantor, que dividia o quarto com seis irmãos, viu sua vida mudar completamente com cachê de R$ 200 milhões num período de cinco anos.
O artista foi considerado a maior estrela infantil de Hollywood. Aos 14 anos, Macaulay Culkin se emancipou e cortou o vínculo com seu pai. Entende-se que a partir de então, as coisas começaram a desandar na vida do astro. O relacionamento difícil com a família era tudo que a mídia queria para persegui-lo.
Quando mais velho, o jovem chegou a ser preso por estar dirigindo sob efeito de álcool e de drogas. O astro participou de um clipe de Michael Jackson “Black or White” e teve seu nome atrelado como suposta vítima de abuso sexual do cantor. Ainda adolescente, precisou testemunhar no julgamento de Michael, negando as alegações.
6. Lindsay Lohan
Outra artista que precisou lidar muito cedo com o assédio dos fotógrafos foi a atriz Lindsay Lohan. A norte-americana é considerada um dos maiores fenômenos adolescentes da história de Hollywood. No lugar de estrela de filmes populares, Lindsay se tornou o sinônimo ideal de garota problema.
Sempre esperando por um deslize da atriz, por diversas vezes flagraram a estrela em momentos delicados. Uma das vezes Lindsay foi flagrada bêbada pelos policiais. O primeiro episódio de embriaguez ao volante foi em maio de 2007. De acordo com os tabloides, a artista estava sob influência de álcool, entorpecentes, além de estar portando cocaína.
Em outros registros foi possível ver Lohan discutindo com a ex-namorada, jogando bebida em pessoas na festa, furtando em loja de joias e outros escândalos. Durante o relacionamento com o ex-noivo Egor Tarabasov, a atriz arremessou o celular no rapaz e os fotógrafos registraram tudo. Outro episódio de agressão foi contra uma fã que tentava tirar uma foto.
5. Paris Hilton
E o que dizer da socialite Paris Hilton? Também atriz, modelo, empresária e cantora norte-americana vivenciou uma das piores épocas da mídia. Paris Hilton, Lindsay Lohan e Britney Spears (que vamos falar logo mais) eram tudo o que os fotógrafos queriam para vender fotos por preços caríssimos ao tabloide.
Algumas das maiores polêmicas da loira foi um vídeo que vazou dela mantendo relações sexuais com o namorado. Como se já não bastasse, as imagens foram parar em um DVD de filmes pornográficos. O episódio marcou o início da era polêmica de Paris, em seguida foi pega dirigindo bêbada.
As garotas problema de Hollywood, Lindsay Lohan, Paris Hilton e Britney Spears já foram clicadas saindo de uma balada. Se elas sozinhas já atraiam os paparazzi, imagine juntas. Recentemente, Paris declarou que naquele dia estava saindo de uma festa com Britney, quando Lindsay invadiu seu carro para tentar fugir dos fotógrafos.
4. Britney Spears
Sem sombra de dúvidas, a princesa do Pop, Britney Spears, foi uma das estrelas mais perseguidas pelos paparazzi. A cantora é famosa desde criança quando fazia parte do Clube do Mickey, mas viu o sucesso ficar ainda maior após seguir carreira solo e lançar o álbum “...Baby One More Time”.
Com o assédio intenso da mídia e o relacionamento com o seu pai indo de mau a pior, Britney entrou em colapso sob os olhos do público. Um dos primeiros registros polêmicos foi quando Britney estava dirigindo com o seu bebê pequeno no colo. A cantora se defendeu e disse que teve essa atitude após um encontro assustador com um fotógrafo.
Após o divórcio, Britney foi internada em clínica de reabilitação para dependentes químicos. No entanto, ficou menos de um dia no local. Logo em seguida, os tabloides publicam uma foto da cantora raspando o cabelo e vídeos dela batendo no carro de um fotógrafo com um guarda-chuva. O ataque de fúria da loira ficou marcado na história das celebridades.
3. Amy Winehouse
Amy Winehouse foi uma compositora e cantora britânica que viu toda a sua vida sendo exposta pela mídia. Como se já não bastasse os conflitos que a artista precisou lidar durante boa parte de sua carreira, ainda teve que suportar o assédio dos fotógrafos. A vida profissional da cantora começou a decair de forma abrupta, quando ainda estava no auge do sucesso.
Especialistas atribuem a queda da estrela ao relacionamento com Blake Fielder. O casal já foi clicado em momentos de brigas violentas e até mesmo usando drogas e exagerando no álcool. Até hoje, o músico é tido como o responsável por apresentar as drogas à ex-mulher. Uma das imagens de tabloide que mais marcou foi uma foto deles ensanguentados depois de uma briga.
Além disso, o próprio pai da cantora usava a carreira da filha para ganhar dinheiro. Enquanto Amy tentava se recuperar do término do relacionamento e do abuso de drogas, ele chamou uma equipe para filmar os momentos de descanso da artista. A britânica faleceu em 2011, aos 27 anos, após intoxicação por álcool.
2. Michael Jackson
Michael Jackson foi um cantor, dançarino e compositor, intitulado como o Rei do Pop. A relevância de Michael Jackson na música repercute até hoje. Além de sua personalidade marcante nos palcos, também é lembrado pelas polêmicas. Por ter sido a maior estrela da música por muitos anos, despertava a curiosidade dos paparazzi.
É difícil resumir a vida do músico nesse breve parágrafo. Mas podemos afirmar que a transição da cor de pele do cantor pela doença de vitiligo definitivamente chamou a atenção da mídia. Ao longo dos anos, Michael mudou de forma drástica, cabelo, nariz e cor de pele. Embora o astro tenha justificado as questões de saúde, os tabloides o acusavam de não querer ser negro.
Ainda, as acusações de abuso sexual que foram levadas ao tribunal, incluindo o caso citado com Macaulay Culkin. O cantor sabia tanto do poder nocivo da mídia, que tentou proteger de todas as formas seus filhos da exposição. Os herdeiros do astro usavam máscaras para sair de casa e nomes diferentes na escola.
1. Princesa Diana
A celebridade que mais sofreu com a perseguição de paparazzi foi a princesa Diana ou Lady Di. Diana era ex-mulher do príncipe Charles, filantropa e muito querida pelo público. Foi capa de diversas manchetes que a ridicularizavam, falavam mal de seu corpo e faziam chacota. O casamento infeliz e a pressão midiática fizeram a princesa desenvolver transtorno alimentar.
Diana Spencer ficou conhecida mundialmente pela sua sensibilidade ainda quando era membro da Família Real Britânica. Ganhou o povo com sua elegância e empatia. Mesmo depois de pedir o divórcio do príncipe de Gales, continuou sendo perseguida pelos fotógrafos. Os tabloides britânicos eram os mais cruéis em divulgar notícias falsas.
No caso da princesa Diana, a perseguição insistente dos paparazzi foi fatal. Durante sua ida a Paris com o namorado Dodi Al-Fayed, se envolveu em um acidente de carro num túnel rodoviário da cidade. De acordo com diversos portais da época, os paparazzi que estavam perseguindo o casal de moto colaboraram para o acidente. Ambos foram declarados mortos.
O que Lady Gaga quis dizer com a música “Paparazzi”
Em 2009, a cantora norte-americana Lady Gaga lançou o single Paparazzi. A canção veio acompanhada de um clipe cheio de conceito, mas que muita gente não entendeu na época. A artista fez duras críticas à mídia e à classe de fotógrafos com o hit. Em entrevista, Gaga declarou que se trata de uma reflexão sobre a perseguição às celebridades.
Gaga praticamente implora na canção para que os paparazzi se apaixonem por ela. Afinal, a artista sempre foi duramente criticada pela mídia, em razão de sua aparência e perfomances consideradas esquisitas. A cantora mostra mais uma vez que as celebridades são escravas do assédio da mídia.