Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755

O assunto causa curiosidade nos brasileiros porque nunca se ouviu falar de tsunami aqui no Brasil, não é verdade? Mas houve um raro acontecimento que foi datado em 1755 que prova o contrário. 

Aliás, a informação vem de um estudo bastante recente, feito em 2021, que diz que o Brasil já foi atingido por um tsunami no ano de1755. O motivo teria sido um forte terremoto que sacudiu Lisboa, em Portugal, naquele mesmo ano. Mas, é mito ou é verdade? Continue lendo para saber a resposta.

ANÚNCIO
Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nessa matéria vamos falar desse estudo através dos seguintes pontos:

  • O estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro;
  • O terremoto que aconteceu em Lisboa, Portugal;
  • A comprovação de um maremoto no Brasil;
  • Por que não é comum ter tsunamis no Brasil;
  • As previsões de terremotos e tsunamis no Brasil.

Teve um tsunami no Brasil em 1755?

O estudo da UERJ é de 2020 e mostra que o Brasil já foi atingido por um tsunami. No entanto, há alguns detalhes que precisam ser considerados aqui. Por exemplo, ao contrário dos tsunamis mais comuns, esse aqui foi causado por um terremoto que aconteceu bem longe.

Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755
Foto: (reprodução/internet)

Estamos falando de tremores que acometeram em Lisboa, Portugal, que aconteceu no mesmo ano, bem do outro lado do Oceano Atlântico. O assunto gerou polêmicas no país todo e se disseminou na internet também.

ANÚNCIO

Inclusive, a Rede Sismográfica Brasileira divulgou um vídeo de um professor aposentado do Instituto de Geociências e do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, José Alberto Vivas Veloso, que comentou sobre o fato. 

O que diz o tweet da Rede Sismográfica Brasileira

A informação que a Rede lançou no seu Twitter diz o seguinte: “no dia 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste brasileiro, destruindo habitações modestas e desaparecendo com duas pessoas”. Essa informação percorreu a internet toda.

A publicação dizia que o maremoto nasceu do Terremoto de Lisboa, que hoje faz 265 aniversários. O vídeo que foi divulgado tinha menos de 50 segundos e mostrava o professor comentando sobre o fatídico acontecimento. 

ANÚNCIO

A divulgação foi feita em novembro de 2020 e já tem mais de 4,3 mil visualizações. Ao todo, mais de 350 pessoas curtiram e mais de 15 comentaram. O vídeo é apenas uma prévia, que serve como convite para quem quiser saber mais do assunto. 

O terremoto que aconteceu em Lisboa, Portugal

Como o assunto passa todo pelo terremoto de Lisboa, em Portugal, vamos considerar aqui que esse foi um evento importante. De fato, ele foi o maior terremoto já registrado na Europa, sendo que teve magnitude de 8,7 e destruiu uma boa parte do Sul da Espanha e do Marrocos.

Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, fez surgir tsunamis não apenas no Brasil, mas também na Irlanda e no Caribe, o que levou a mais destruição. Há alguns registros da época que estimam que as vítimas possam passar o número de 30 mil. Mas, alguns estudiosos falam em mais de 100 mil mortos.

Outra coisa curiosa é que foi a partir desse acontecimento português que estudos sismológicos começaram a ser criados e usados de forma mais intensa. Foi assim que se formou uma onda gigante em Portugal que chegou até a costa brasileira.

A pesquisa do Cepedes

Para complementar a informação e não dizer que se trata de um boato, leve em conta que há diversos estudos que mencionam o tema. Outro deles é o do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres, o Cepedes, que foi assinado pelo professor Francisco Dourado.

O estudo foi feito com base em dados históricos do próprio professor Veloso, já citado aqui. Eles criaram um livro, chamado de “Tremeu a Europa e o Brasil também”. Os pesquisadores fizeram um trabalho de campo ao longo de 270 quilômetros e em mais de 20 praias. 

A partir de cartas da época, eles conseguiram comprovar o maremoto no Brasil. As cartas são, em sua maioria, do arcebispo da Bahia, feitas também pelos governantes de Pernambuco e da Paraíba. Além de um militar ultramarino de Lisboa. 

A comprovação de um maremoto no Brasil

Se unidas as 4 cartas encontradas, os pesquisadores conseguem provar de que se tratam de um mesmo acontecimento em águas marítimas. Para se ter uma ideia, alguns relatos foram divulgados mais tarde ao público. Vamos mencionar alguns deles.

Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, esse aqui, de uma carta de 10 de maior de 1756: “as águas transcenderam os seus limites e fizeram fugir os habitantes das praias”. Isso considerando o episódio que aconteceu em 1 de novembro do ano anterior, na Paraíba. 

Outra carta, também de 1756, diz que em Lucena e Tamandaré, a enchente do terremoto entrou pela terra adentro coisa de uma légua e levou algumas casas de palhoça e falta um rapaz e uma mulher. E há relatos disso até no Rio de Janeiro.

A comprovação prática, a partir da simulação

Considerando todas as cartas, vem o próximo passo, que é sobre unir elementos químicos, físicos e a prática. Para isso, eles criaram uma simulação matemática de como teria sido o tsunami. A partir disso, foram a campo para comprovar a tese.

Em Pontinhas, na Paraíba, eles notaram que uma camada da areia grossa tinha vestígios do fenômeno. Já em Lucena, também na Paraíba, as ondas são maiores, assim como em Tamandaré, em Pernambuco. Além do grande volume de água.

Com isso, eles disseram que as ondas inundaram até 4 quilômetros terra adentro, especialmente em locais banhados por rios e próximos a Ilha de Itamacará, também em Pernambuco. Em Tamandaré, a inundação deve ter chegado até 800 metros.

Por que não é comum ter tsunamis no Brasil

Ainda com foco nos artigos do professor Veloso, a gente pode comentar sobre a possibilidade pequena de se ter tsunamis no Brasil. Para ele, a falta de terremotos de grande magnitude por aqui, no nosso mar, é o principal “empecilho”.

Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, ele diz que os relatos do passado não garantem que o Brasil jamais terá um tsunami um dia. Ainda que seja uma possibilidade remota, o professor diz que abalos significativos e sismicos ainda mais fortes podem sim resultar em problemas por aqui.

Ele continua esse mesmo pretexto ao afirmar que tem vários relatos no Brasil, de forma ainda mais atual, que cita os famosos “mares violentos” ou “ressacas fortes”. O que acaba provando que abalos sísmicos ou erupções vulcânicas podem chegar até aqui.

Os terremotos que aconteceram no Brasil

Já em termos de terremotos, eles também são incomuns por aqui. No entanto, dá para dizer que já aconteceram de forma mais frequente do que os tsunamis. Alguns foram mais fortes do que outros e tivemos aqueles mais fracos também. 

Em 1955 há dois relatos, um em Mato Grosso e outro no Espírito Santo. O primeiro de magnitude 6,6 e o outro de magnitude 6,3. Ambos fizeram balançar casas e prédios, mas sem mortos ou feridos. De todo modo, a história conta sobre eles.

Depois, tivemos em 1980 no Ceará, outro em 1986 no Rio Grande do Norte, além de mais um entre o Acre e o Amazonas no ano de 2007. No mesmo ano, tivemos um em Minas Gerais. Os últimos foram em 2008 em vários estados do Sul e Sudeste; e 2020, no Recôncavo Baiano.

As previsões de terremotos e tsunamis no Brasil

Já perto de terminar o artigo, vamos considerar que o Brasil fica no centro de uma placa tectônica e isso dá a vantagem de não ter a incidência natural desses eventos. Por outro lado, não está descartada uma possível variação disso.

Tsunami no Brasil: entenda como isso aconteceu em 1755
Foto: (reprodução/internet)

Logo, abalos sísmicos podem acontecer sim, assim como acabar desencadeando em tsunamis. Para os pesquisadores, há a possiblidade de alguma parte do litoral brasileiro sofrer com isso. Um indicativo pode vim da costa noroeste do continente africano.

Outra vem de um estudo britânico, que diz que a erupção do vulcão Cumbre Vieja pode provocar ondas gigantes que vão chegar pelo Atlântico em vários países do continente americano, o que incluiria também o Brasil. 

O vulcão Cumbre Vieja

Esse vulcão fica em La Palma, nas Ilhas Canárias, bem ao noroeste da África. A erupção dele poderia causar o desmoronamento dos flancos, que são paredes laterais. Assim, despejaria rochas e terra no oceano. Além do material, a água ficaria bem mais agitada.

As ondas de grande proporção seriam notadas facialmente em várias áreas litorâneas e poderiam ter alturas que variem de 15 metros até 40 metros. Assim, temos uma possível teoria, o que não é unanimidade entre os estudiosos.

Só para concluir a ideia e o pensamento, saiba que as últimas erupções de Cumbre Vieja são de 1949 e 1971. Depois disso, apenas deslizamentos de terra foram notificados. Há, portanto, chances de o Brasil receber um tsunami, ainda que são ínfimas. 

As maiores tragédias do Brasil

O mais curioso é notar que se por um lado o Brasil não sofre tanto com terremotos ou com tsunamis, por outro lado, considere que os fatores humanos podem ser os causadores principais desses eventos mortais. Por exemplo, no rompimento da barragem de Mariana (MG), que foi em 2015. 

Ele deixou muitas marcas tristes na história do país. Também tivemos o incêndio na boate Kiss (RS) no ano de 2013. E também a colisão do voo da TAM, em 2007. Já no Rio de Janeiro, a gente teve casos de enchentes e deslizamentos em 2011.

Não há posts para exibir