Confira playbacks que deram errado em apresentações

Músicos dependem do seu próprio talento em toda performance que fazem, sempre dando o máximo para entregar o que seus fãs esperam dele. No entanto, isso não é bem verdade, já que alguns espertinhos acabam fazendo uso de playback durante os shows, para que a apresentação seja feita de maneira mais tranquila.

Porém, playback não é sinônimo de tranquilidade e, muitas vezes, isso acaba dando bem errado para os envolvidos. O som pode ser colocado no momento errado, a música pode apresentar erros, ou ainda pode ser tocada uma canção diferente da combinada, piorando ainda mais a situação. Se você quer conferir os playbacks que deram errado em shows, dê uma olhada em nosso artigo.

ANÚNCIO
Confira playbacks que deram errado em apresentações
Foto: (reprodução/internet)

Milli Vanilli é desmascarado na frente de 80 mil pessoas

Milli Vanilli foi um dos maiores fenômenos da música pop no início da década de 90. Porém, nem tudo sempre saia como esperado pelos cantores. Em um show realizado para mais de 80 mil pessoas, a farsa do grupo acabou sendo revelada, o que fez com que muitos fãs ficassem chocados.

Enquanto cantavam alguns de seus maiores sucessos, o playback acabou dando errado, e o mesmo trecho da música acabou sendo repetido infinitas vezes. Os cantores tentaram disfarçar, chamaram o público para cantar, mas já estava bem claro o que estava acontecendo ali.

Após isso, foi descoberto que, na verdade, a dupla nunca cantou de verdade na vida, e que sempre que iam se apresentar eles estavam apenas dublando outros cantores. A única coisa original em tudo aquilo era a imagem de ambos, pois o talento musical de fato pertencia a outras pessoas.

ANÚNCIO

Mariah Carey deixa escapar playback no fim

Uma das maiores vozes da história da música também já apelou para o playback, apesar de não precisar nem um pouco de fazer isso. Mariah Carey tem um alcance vocal invejável, porém, aparentemente, nem sempre está disposta a usar ele, afinal, é mais fácil apenas mexer a boca do que cantar de fato.

Enquanto fazia sua performance, tudo ia como esperado e, se alguém tivesse percebido que se tratava de playback, essa pessoa estava realmente muito atenta. O grande problema apareceu no fim, após Mariah esquecer completamente que havia um último grito na canção, o que causou todo o constrangimento.

A cantora ainda tentou contornar a situação, levando o microfone à boca, no entanto, já estava claro que não era ela quem estava cantando ali. O caso acabou sendo visto como divertido pelos fãs da cantora, e muita gente não entende até hoje o porquê dela ter feito isso, afinal, ela tinha conhecimento suficiente para barrar um playback, e voz suficiente para cantar também.

ANÚNCIO

Wanessa Camargo fazendo papelão no Gugu

Wanessa Camargo é um dos casos mais recentes da lista, e talvez, o mais conhecido entre eles. A cantora acabou pagando um dos maiores micos para todo o Brasil, enquanto estava se apresentando no programa Gugu, exibido durante muito tempo na Record. Confira o momento no vídeo.

O combinado é que a música Shine It On, um dos maiores sucessos da cantora, fosse performado no programa. O problema é que o som estava disponível apenas para os telespectadores, com o estúdio ficando em completo silêncio. A cantora, não sabendo disso, começou a improvisar.

Cantou fora de tempo, tentou emendar uma outra canção a capella, mas nada disso adiantou. Ela só percebeu o que de fato tinha acontecido depois, pois não sabia que o som estava disponível para as pessoas em casa. Ao ficar ciente disso, Wanessa demonstrou indignação com o ocorrido.

Restart tem o som interrompido no meio da música

Restart foi um dos maiores fenômenos da música brasileira nos últimos anos, fazendo muito sucesso entre o público jovem, mas dividindo a opinião dos mais velhos. O que é inegável é que a banda fez um sucesso estrondoso e isso os levou a fazerem participações em diversos programas de TV famosos.

O problema é que nem sempre tudo sai como esperado. Enquanto estava se apresentando, o som parou de sair, o que causou uma cena constrangedora. A apresentadora logo entrou no meio da performance, para tentar apaziguar as coisas e retirar a culpa de cima dos garotos, até porque, realmente não foi culpa deles.

Porém, a situação foi contornada com muito bom humor por todos eles, com os garotos fazendo graça e até dançando no palco. Contudo, isso virou mais um motivo para os haters de plantão caírem matando em cima da banda, enquanto que os fãs, não se importando muito, se divertiram com o ocorrido.

Banda Angra no programa TV Mulher

Esse é um dos mais conhecidos entre o público do rock. Angra é uma das bandas brasileiras mais famosas no exterior, tendo seu auge de popularidade alcançado na década de 90. Durante esse período, foi chamado para se apresentar na TV Mulher, e, a partir do minuto 1:20 do vídeo, podemos ver bem o que aconteceu.

Foi combinado o playback com a produção, porém, quando a música começou a tocar, não era a mesma da combinada com a banda. O DJ tocou Wuthering Heights, cover de Kate Bush, e a banda nem sequer tinha os instrumentos presentes na música ali no palco, o que causou uma cena constrangedora.

A música contava com piano e bateria, instrumentos que os membros sequer tocavam. A reação deles foi de se divertir, começaram a rir assim que perceberam o que estava acontecendo, e até trocaram de instrumentos. O baixista tocou guitarra, o guitarrista baixo, e Rafael Bittencourt, que estava de violão na mão, fingiu que nada estava acontecendo.

Katy Perry e sua habilidade em tocar flauta

Katy Perry é uma das cantoras de maior sucesso atualmente, contendo hits como I Kissed a Girl, California Gurls, Roar e Dark Horse como algumas de suas músicas mais famosas. Porém, a diva do pop já pagou um papelão em público, o que acabou não passando despercebido pelos seus fãs durante o show.

A apresentação aconteceu em 2011, e mostrou uma Katy Perry que não estava contente em apenas cantar, mas que também gostaria de tocar flauta durante o show. Porém, a verdade logo veio à tona, com os fãs percebendo que o som não estava saindo da flauta de fato, e que tudo aquilo não passava de encenação da diva.

Perceberam isso ao notarem que o som da flauta continuava saindo mesmo depois dela ter se afastado do instrumento. Katy ficou envergonhada com o acontecido, pediu desculpas para os fãs, e o show continuou normalmente. Levaram o acontecido na brincadeira, porém, o mico nunca foi esquecido.

Sandy & Júnior voltaram a ser crianças no Domingão do Faustão

Dupla de irmãos que fez sucesso entre a garotada, Sandy & Júnior tem algumas canções que fazem sucesso nas festas infantis até os dias de hoje, como Abra a porta, Mariquinha, Imortal e A Lenda. Os dois têm fama até hoje, e por isso, foram chamados para se apresentarem no Domingão do Faustão recentemente.

O grande problema disso tudo é que os dois gravaram a música quando eram crianças, e hoje, a voz é completamente diferente. Ver a dupla fingindo cantar com a voz de anos atrás, enquanto já são adultos formados, fez com que a internet caísse nos risos assim que aconteceu.

Sandy e seu irmão tentam deixar o ocorrido no passado, porém, a performance acabou se tornando meme, o que fez com que viralizasse ainda mais. Até hoje o episódio é lembrado pelos fãs, que, como você deve imaginar, adoraram ver os dois nessa situação.

Nirvana boicotando o próprio playback em Top of the Pops

Nirvana foi um dos grandes nomes do rock, principalmente durante a década de 90, onde emplacaram hits como In Bloom, Come As You Are, Heart-Shaped Box e Smells Like Teen Spirit. Esta última, mais famosa, acabou rendendo um convite para o tradicional programa Top of the Pops, tradicional no Reino Unido.

No entanto, é sabido que Kurt Cobain, vocalista da banda, não gostava nada de playback, assim como os outros membros do grupo. Por conta disso, muito provavelmente por iniciativa da própria banda, eles resolveram boicotar a própria apresentação, fazendo a performance que você conferiu no vídeo.

Kurt cantando de maneira bizarra e praticamente não encostando em sua guitarra, além de Krist, o baixista, apenas ficar pulando no palco com o baixo em mãos, são alguns dos pontos altos dessa performance da banda. Esse foi um playback que deu errado de propósito, por iniciativa dos próprios artistas.

Uso de playback é extremamente comum no meio musical

Apesar de deixar muitos fãs indignados quando acontece, o uso de playback é extremamente comum no meio musical. Britney Spears, por exemplo, já admitiu fazer uso dessa artimanha em seus shows, apesar de ter apresentado a justificativa de que faz isso apenas porque dança demais. Quanto aos outros, não sabemos das desculpas dadas.

Muitos casos são inexplicáveis, tendo em vista que se tratam de pessoas reconhecidas no meio musical, que não precisam daquilo, mas que, ainda assim, o utilizam de vez em quando. A prática, para o azar dos fãs, vai continuar sendo utilizada, e resta a você, internauta, notar se seu artista favorito está de fato cantando ou apenas encenando durante os shows.

References

Wanessa demonstrou indignação - Indignada, Wanessa desabafa sobre gafe no 'Programa do Gugu': 'Constrangedor' - Purepeople

admitiu fazer uso dessa artimanha - Britney Spears admite usar playback em shows: ‘É porque eu danço muito’

Não há posts para exibir