Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos

Os gatos são os animais mais fofos da internet, e não é por acaso que eles têm uma quantidade gigantesca de vídeos todos os dias se tornando virais por aí. Seu comportamento peculiar, além da forma singular com que se relacionam com os seres humanos, fazem desses bichinhos seres especiais na vida de qualquer um.

Tanto é que os donos de gatos são chamados de “pais de pet”, já que tratam seus animais como se fossem verdadeiros filhos. Mesmo quando os gatos já estão com a idade avançada. Se você quiser conhecer alguns fatos curiosos sobre a vida desses animais tão queridos, confira em nosso artigo tudo o que precisa saber sobre eles.

ANÚNCIO
Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Gatos sabem o próprio nome

Muitas pessoas acham que os gatos não sabem qual é o próprio nome deles, já que, na maioria das vezes, os bichanos escolhem ignorar quando são chamados. Porém, para a frustração dessas pessoas, eles sabem sim o nome deles, e não “respondem” simplesmente porque não querem.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Um estudo japonês recente, feito com cerca de 77 gatos, mostrou que os animais sabem sim qual é o nome deles. No entanto, nem sempre estão interessados em irem para o colo de seus donos, logo, acabam fingindo que não estão escutando nada. Sabemos que é duro, mas essa é a verdade com eles.

Eles sabem tanto reconhecer certos barulhos, que toda vez que escutam o som da ração deles, mesmo que não estejam vendo, acabam correndo para o local. Logo, já dá para imaginar que sabem sim quando estão sendo chamados. Só não respondem ao chamado porque somos menos interessantes do que a ração deles.

ANÚNCIO

Um casal pode gerar milhares de filhotes em pouco tempo

Sabemos da capacidade reprodutiva dos coelhos, porém, pouco se fala em quanto os gatos têm facilidade em aumentar o número de seus familiares. A castração se faz importante para impedir que esse tipo de situação aconteça, ainda mais depois que os números de um experimento foram analisados.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Durante o período de apenas 7 anos, um casal de gatos pode acabar fazendo com que mais de 420 mil filhotes de gatinhos cheguem à Terra. Claro que eles não serão os responsáveis por todos eles. Mas seus filhotes e os filhotes deles têm a capacidade de fazer com que esse número assustador seja alcançado sem maiores problemas.

Já imaginou ter apenas um casal de gatos morando em sua rua, e, em pouco tempo, mais 420 mil deles apareceram? Esse é o resultado dessa conta caso a castração não seja feita, o que acabaria ocasionando em um desequilíbrio ambiental e uma grande quantidade de animais vivendo na rua.

ANÚNCIO

Gatos castrados tendem a ganhar peso

A castração dos gatos é extremamente necessária para evitar que o fenômeno citado no último tópico aconteça. Todavia, saiba que isso acaba afetando diretamente no gato. Isso porque a castração afeta o metabolismo do animal, o que, em alguns casos, pode fazer com que ele desenvolva obesidade.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, outro ponto a ser citado é que, ao ser castrado, o animal tende a ficar mais tempo dentro de casa, mudando o seu comportamento. Isso acaba fazendo com que ele fique ocioso por um período de tempo maior, e muitos dos bichanos podem encontrar um hobby ao esvaziarem a ração em seus potinhos de comida.

Por conta desse ponto, é importante comprar rações específicas para animais castrados. Dessa forma, eles conseguem manter a saúde em dia sem maiores dificuldades. Esse processo pode ser trabalhoso (e caro), mas faz valer a pena ao você garantir que o seu animal de estimação está saudável dentro de casa.

Gatos não odeiam água

Apesar de se criar um mito de que todo gato odeia água, isso nem sempre é verdade. Como você já deve imaginar, diversos fatores influenciam nisso, como a criação dele, o quanto ele é acostumado com esse tipo de contato, além de outros pontos. Até mesmo a raça pode influenciar na afinidade do animal com o contato líquido.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Algumas raças específicas, como o Angorá Turco e o Maine Coon, adoram o contato com a água. Você não vai ter qualquer tipo de problema em dar banhos neles quando desejar. A grande questão é que eles gostam tanto de água que podem acabar até mesmo mergulhando dentro de vasos sanitários em algumas ocasiões.

No fim, tudo vai depender da maneira como são criados. Se você não promove nenhum contato com seu gato e a água, e resolve banhá-lo de uma hora para outra, é bem improvável que ele vá gostar de sentir o líquido correndo em seu corpo. É tudo questão de costume.

Gatos podem ser adestrados

Por serem animais mais independentes do que os cachorros, e obedecerem os seres humanos com uma frequência bem mais baixa, muitas pessoas imaginam que os gatinhos não podem ser adestrados. No entanto, saiba que isso não é bem verdade, e se você pretende fazer isso com seu pet, saiba que é possível.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Todo animal pode ser adestrado, até mesmo os mais ariscos e as espécies mais inusitadas. Claro que os gatos não são como os cachorros, apresentando alguns comportamentos diferentes, porém, eles são animais diferentes. Logo, esperar o mesmo comportamento entre eles é erro dos donos.

É preciso criar treinamentos próprios para os gatinhos, que conseguiram aprender a alguns comandos, e em breve devem começar a respeitar mais a sua autoridade dentro de casa. Porém, frisando mais uma vez, não espere dele o mesmo comportamento de um cachorro, pois são animais diferentes.

Alguns gatos já nascem surdos

Assim como os humanos, alguns gatos já podem nascer surdos. Porém, isso acaba afetando diretamente um grupo bem específico de pets: os que são brancos e de olhos azuis. Isso acontece por conta do gene W (White), responsável por alterar a cor do pelo do gato, e também alguns aspectos físicos dele.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Esse gene também acaba afetando o organismo desses gatos, que os fazem perder a capacidade de escutar mesmo antes de nascer. Sabemos que isso mais parece uma lenda urbana do que algo real, porém, diversos estudos já afirmam que esse tipo de situação realmente acontece com os bichanos.

No entanto, se você tem um gatinho dessa cor, não é preciso se desesperar e ter a certeza de que ele é surdo. Alguns gatos acabam escapando dessa condição, porém, destacamos de agora que isso é incomum. Porém, nada exime a possibilidade do seu gatinho de escutar e estar apenas te ignorando durante todo esse tempo.

Gatos sabem que são fofos e vão usar isso contra o dono

Que gatos são fofos todo mundo sabe, mas você sabia que eles também sabem disso? Não só sabem como fazem questão de utilizar isso contra o dono, e por isso, acabam ronronando toda vez que estão querendo algo. E o pior de tudo é que isso é culpa da humanidade, pois eles convivem conosco há mais de 9 mil anos.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Estudos apontam que os gatos, por tanto tempo de convivência, perceberam quando os humanos emitem sons mais finos. Isso acontece quando estamos falando com bebês. Os pets entendem que é sinal de que vamos dar atenção para algo, ou ainda premiar alguém. Por conta disso, acharam a própria maneira de emitir o som.

É por isso que os bichanos ronronam quando querem carinho, comida, ou qualquer coisa do tipo. O pior dessa história é que, mesmo depois de sabermos disso, acabamos fazendo a vontade deles, afinal, como resistir? Eles sabem que estão em suas patinhas e parecem gostar disso. E nós também.

Gatos pretos são mais sortudos do que azarados

Por alguma razão, criou-se a lenda de que os gatos pretos dão azar, o que faz com que muita gente má intencionada crie raiva do animal, fazendo com que ele sofra apenas por existir. No entanto, segundo alguns estudos recentes realizados nos EUA, a situação é bem diferente para esses bichanos tão especiais.

Conheça 8 fatos curiosos sobre os gatos
Foto: (reprodução/internet)

Segundo os dados apresentados pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde do país estadunidense, a coloração escura dos gatos pretos é a grande responsável por fazer com que esses pets sejam imunes ao HIV felino. Trata-se de uma doença que acaba atingindo uma boa porcentagem dos animais que tenham outras colorações.

Isso acaba sendo uma grande ironia do destino com esses animais, que, durante muito tempo, foram perseguidos por, supostamente, trazer azar para a humanidade. Esse tipo de superstição não passa de crendice infundada, e não há razão para continuar a perseguição que os pobres gatinhos pretos sofrem por conta disso.

Muitos gatinhos estão precisando de ajuda

Hoje, infelizmente, existe um número grande de gatos que estão vivendo nas ruas, tendo que comer lixo para sobreviver e escapar maus-tratos. Muitos deles precisam de ajuda, já que não tem um lar e acabam sofrendo com a violência das ruas.

Por conta disso, os movimentos de adoção de gatos vêm se tornando cada vez maiores na internet, ganhando mais força com o passar do tempo. Caso tenha espaço em casa e tempo livre para dedicar para um gatinho necessitado, não perca tempo e procure o centro de adoção mais próximo que tenha de sua casa.

Não há posts para exibir