Essas foram as maiores enchentes do Brasil

Apesar dos noticiários cobrirem apenas o que acontece no eixo Rio-São Paulo, as enchentes são problemas sérios em todo o país. Causam milhares de mortes de épocas em épocas, além de deixar várias famílias desabrigadas em todo o Brasil. O problema é sério e muitas tragédias aconteceram por conta das fortes chuvas.

Com número alto de mortes todos os anos, e problemas que não acabam mais, o histórico de incidentes do tipo continua aumentando a cada ano. Parece que a situação vai levar tempo para melhorar. Se você quer descobrir quais foram as maiores enchentes da história do Brasil, confira o nosso artigo e não perca nenhuma informação sobre o assunto.

ANÚNCIO
Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em 1855, uma das primeiras enchentes é registrada

Em 1855, Santa Catarina registrou uma das primeiras enchentes documentadas de sua história. Apesar de não existirem gravações ou fotos desse incidente, ela foi muito bem documentada por Bruno Otto Blumenau, em carta enviada para pessoas próximas a ele, para narrar o acontecido.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Na carta, é relatado que o Itajaí-Açu, rio da região, aumentou em 63 palmos o seu volume total, isso em menos de 36 horas de chuva. Para se ter uma ideia do quão grande isso é, 63 palmos é o equivalente a cerca de 15 metros de altura. Apenas imagine um rio indo até a cidade com todo esse volume.

Porém, apesar de documentos da época também relatarem o mesmo, hoje é impossível saber o tamanho do estrago causado pela enchente, não sendo possível nem mesmo descobrir o número de mortes nesse acidente. Contudo, nos mostra que os problemas entre Santa Catarina e as chuvas já são bem antigos.

ANÚNCIO

Enchente atacou São Paulo e Rio de Janeiro ao mesmo tempo

Os dois estados que mais sofrem com enchentes no país são Rio de Janeiro e São Paulo, e para atestar isso, basta checar os noticiários durante épocas de chuva. Em 2010, uma tragédia acabou acometendo os dois estados ao mesmo tempo, causando um grande número de mortes e milhares de desabrigados.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Várias foram as regiões atingidas pelo temporal, porém, como destaque, podemos colocar a região de Angra dos Reis, principalmente no Morro Carioca, onde os deslizamentos de terra foram constantes e atrapalharam a chegada de ajuda para evitar com que as mortes acontecessem.

Em São Paulo, no mínimo, 13 cidades foram diretamente afetadas pela enchente, mas a que mais sofreu com isso no estado foi a do Vale do Paraíba. Ao todo, mais de 75 mortes foram relatadas durante esse período (fim de janeiro e início de fevereiro), sem falar nos milhares que ficaram sem casa depois da tragédia.

ANÚNCIO

Minas Gerais e Espírito Santo sofreram em 1979

Minas Gerais e Espírito Santo são outros estados que sofrem bastante com enchentes, e, em 1979, acabaram contando com alguns de seus piores episódios relacionados a isso. Tudo isso começou depois do registro de fortes chuvas na região do Vale do Rio Doce, o que ocasionou a tragédia em várias cidades próximas a ele.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

A chuva fez com que diversas cidades, de ambos os estados, ficassem completamente alagadas, com a região do Vale do Aço sendo uma das mais prejudicadas quanto a isso. Resplendor, Galileia, Colatina, Governador Valadares e Conselheiro Pena foram algumas das outras que também sofreram bastante.

Ao todo, mais de 4.000 casas foram diretamente atingidas pelas enchentes, e mais de 47.000 famílias ficaram desabrigadas após o temporal. 74 pessoas morreram no meio dessa tragédia, que contou com repercussão mundial, e ficou de alerta para várias regiões do mundo evitarem o mesmo.

Ipatinga foi a cidade que mais sofreu com a enchente

Ainda falando sobre o desastre anterior, o município de Ipatinga, em Minas Gerais, foi o que mais sofreu com as enchentes da época. Registrou a maioria dos números das famílias que tiveram sua vida ceifada ou ainda aqueles que ficaram sem casa. Tudo isso por conta da queda de uma encosta na região.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

A encosta não aguentou a grande quantidade de chuvas e acabou caindo em cima de diversas casas. O que causou a morte de 42 pessoas, mais da metade do número total de 74, registrada pela mesma enchente em outras regiões vizinhas. Ipatinga é localizada no Vale do Aço, uma das áreas mais afetadas pelo ocorrido.

Além do grande número de mortes, cerca de 10 mil famílias da região ficaram desabrigadas, isso de um número total de um pouco mais de 47 mil. Isso mostra o quanto a enchente foi impactante para a região, que ainda tem traumas de ter que passar pela mesma situação novamente.

Em Santa Catarina, o número de mortes foi gigante

Como já dissemos, o problema com as enchentes não fica só restrito ao eixo Rio-São Paulo. Prova disso é o que aconteceu em Santa Catarina, no ano de 2008. Em novembro deste ano, o número de chuvas foi tão grande que acabou fazendo com que um rio transbordasse, anunciando a tragédia.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em números totais, 135 mortes foram contabilizadas, além das mais de 5.617 famílias que ficaram desabrigadas, e os mais de 9.000 moradores que tiveram que abandonar a própria casa para não correrem risco de vida. A quantidade de escombros era tão alta que as pessoas nunca conseguiam entrar ou sair de certas regiões da cidade.

Isso fez com que João Paulo Kleinünbing, então prefeito da cidade de Blumenau, declarasse estado de calamidade pública. O prefeito também criou um grupo de cientistas para que tragédias do tipo contem contem com medidas preventivas para não acontecerem de novo. O trauma deixou cicatrizes terríveis nos que estavam presentes.

Em 1966, um dos episódios mais tristes da história do Rio de Janeiro

As chuvas no início de ano já são tradição no Rio de Janeiro, mas poucas vezes se viu cair tanta água do céu como aconteceu em 1966. A cidade viveu 5 dias do mais puro terror após notarem a grande quantidade de chuvas na região, o que causou desabamentos e várias mortes entre os cariocas.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

A média era de 250 mm de chuva, e essa quantidade foi o suficiente para interromper o abastecimento de água e energia da cidade. O caos estava instaurado, mas a situação piorou com os desabamentos, que causaram, no mínimo, 250 mortes. Até hoje não se sabe o número certo dessa tragédia.

Contudo, além das mortes, é sabido que mais de 1.000 pessoas ficaram feridas durante a chuva, sem falar nas mais de 50 mil pessoas que ficaram desabrigadas após as chuvas. O episódio é relembrado com tristeza pelos cariocas que vivenciaram a situação, e que, com certeza, não querem passar por isso de novo.

Tragédia em Caraguatatuba e o número de mortes desconhecido

Não existem dúvidas de que uma das maiores enchentes da história do Brasil aconteceu em Caraguatatuba, ainda em 1967. A tragédia, que ainda deixa as pessoas da cidade temerosas de acontecer de novo, causou verdadeiro terror em toda a região. O ocorrido foi noticiado em todo o mundo, tamanha a proporção.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Sendo chamada até mesmo de Hecatombe (tragédia onde um grande número de pessoas morre), a enchente inundou praticamente toda a cidade, causando cerca de 436 mortes. As chuvas fortes fizeram com que escombros tomassem conta da região, impedindo qualquer ajuda que viesse através da terra.

Por isso, apenas o ar e o mar estavam disponíveis para levar pessoal para ajudar os moradores da região. O número oficial de mortes da região ficou em torno de 436, porém, os moradores da época afirmam, em sua maioria, que esse número é 2 ou 3 vezes maior. Até hoje não se sabe a quantidade correta de pessoas que morreram nesse período.

Maior tragédia da história aconteceu no Rio de Janeiro, em 2011

O maior desastre ambiental que já aconteceu no Brasil teve registro no Rio de Janeiro, em 2011, após chuvas fortes na região serrana da cidade. O número de mortes foi gigantesco, e, até hoje, 99 pessoas continuam desaparecidas por conta dos deslizamentos da região, que deixou trauma nos moradores do estado.

Essas foram as maiores enchentes do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O governo do Rio de Janeiro divulgou que cerca de 30 mil famílias ficaram desabrigadas após as fortes chuvas na região, que registraram número parecido com os 250 mm da tragédia de 1966. A grande diferença entre as duas é que a mais recente conseguiu ser pior, pelos números registrados.

Ao todo, 918 morreram por conta das chuvas, e, se levarmos em consideração que as pessoas desaparecidas provavelmente estão mortas, esse número ultrapassa a casa dos 1.000 óbitos. As imagens da tragédia são chocantes, e a cidade não parece ter se recuperado totalmente até os dias de hoje.

Problema das enchentes é trabalhoso de se resolver

Apesar de parecer simples, em um primeiro momento, resolver o problema das enchentes, dando novas moradias para as pessoas afetadas por esse acidente, a questão não é tão simples assim. É preciso um bom planejamento urbano para evitar que esse tipo de situação aconteça novamente.

O problema dos rios, além das moradias que são feitas em volta das águas, não podem continuar, mas para isso cessar, é preciso que os governos deem moradias para as pessoas que não têm condições de viverem em outros locais. A questão é bem mais trabalhosa de ser resolvida do que parece.

Não há posts para exibir