Nos últimos anos, a humanidade passou por mudanças incríveis em relação a tudo. Estamos sempre contando com inovações tecnológicas surpreendentes, que buscam sempre facilitar a nossa vida de uma maneira que, há pouco tempo atrás, julgávamos ser impossível de acontecer. Basta comparar os celulares antigos com os novos para atestar isso.
Várias invenções surgiram desde a virada do século, o que fez dos anos 2000 um período especial na história da humanidade, promovendo uma evolução tecnológica nunca antes vista. Se você quer relembrar quais foram as invenções mais revolucionárias do mercado, confira em nosso artigo para ficar por dentro de tudo o que rolou de mais importante nos últimos anos.
Pendrives vieram para tirar os disquetes do mercado
Hoje, muita gente nem mesmo usa pendrives, já que o próprio celular, com grande memória, já é o suficiente para se guardar qualquer tipo de arquivo que seja necessário. Porém, nem sempre tivemos tanta facilidade assim, e em 2000, a situação era bem diferente para quem precisava de espaço online.
A Trek Technology resolveu inovar e colocou os pendrives no mercado, um pequeno dispositivo, do tamanho de um polegar, onde era possível armazenar incríveis 8 MB de memória. Hoje isso pode ser pouco, mas vamos lembrar que a maioria dos disquetes passavam longe disso.
O pendrive guardava praticamente 6 vezes mais arquivos do que um disquete, sem falar que era bem menor do que o seu concorrente. A novidade veio para ficar, é utilizada por milhões de pessoas todos os dias, e se tornou item essencial para pessoas que precisam enviar arquivos entre computadores.
BlackBerry inovou no campo dos smartphones
Se você utiliza o celular mais do que qualquer outro dispositivo atualmente, você tem muito a agradecer ao BlackBerry, responsável por fazer com que os celulares se tornassem mais do que um aparelho de receber e fazer chamadas. A inovação veio no início dos anos 2000, com o lançamento do BlackBerry 5810.
O modelo veio para fazer com que o celular, além das ligações, servisse como um organizador de datas, sendo possível fazer anotações. Sem falar na troca de mensagens com outros contatos. Outro ponto a ser destacado é que era possível ouvir músicas pelo dispositivo, coisa inédita para os celulares.
O telefone foi o primeiro smartphone a realmente fazer sucesso, já que contava com diversas funcionalidades interessantes e muitos diferenciais para a época. Depois disso, inspirou muitos outros modelos a seguirem os seus passos, fazendo com que o cenário se desenvolvesse até o que se tornou hoje.
iPod era a salvação dos amantes de música
Todo jovem hoje só sai de casa acompanhado de um fone de ouvido, afinal, é impossível sobreviver ao barulho da cidade sem uma trilha sonora de fundo. Antes, isso era bem mais trabalhoso, afinal, os dispositivos móveis não eram tão avançados quanto hoje, e poucos também tocavam música.
No entanto, o iPod surgiu para mudar tudo isso. O dispositivo, lançado em 2001, permitia que pessoas conseguissem escutar música onde quer que quisessem, como acontece com os celulares atuais. Os aparelhos da época tinham entre 5 e 10 GB de memória, espaço mais que suficiente para a época.
Sabemos que isso não é basicamente nada atualmente, porém, para a época de lançamento, era espaço que não acabava mais, o que fez a alegria de muitos amantes de música que tinham o sonho de escutá-las em todo lugar. Hoje, a prática se tornou comum, e para a alegria de todos, cabem muito mais músicas nos aparelhos.
Wikipédia, a salvadora dos estudantes
Se existe um site que ajudou os estudantes de todo o mundo a conseguirem realizar suas tarefas de casa, sem maiores complicações, esse portal foi a Wikipédia. Hoje, o site é um dos mais acessados do mundo, perdendo apenas outros nomes conhecidos do mercado, como Facebook e Google, por exemplo.
Foi inventado em 2001, tendo como premissa funcionar como uma forma de complemento da Nupedia, que funcionava de maneira online, e nada mais era do que uma enciclopédia gratuita, disponível apenas em língua inglesa. Porém, a Wiki acabou tomando o protagonismo disso tudo e virou o carro chefe da organização.
Hoje conta com artigos em vários idiomas diferentes, e funciona como um domínio sem fins lucrativos, que tem como missão apenas ajudar as pessoas a se conectarem aos mais diferentes tipos de conhecimentos através do portal. Veio para revolucionar o mundo da informação.
Skype e a inovação das videochamadas
Outra invenção que revolucionou os anos 2000 foi a criação do Skype. A plataforma, surgida em 2003, se tornou referência em seu meio, já que era um dos poucos locais da internet onde era possível fazer videochamadas de qualidade enquanto estivesse online, tudo isso de maneira gratuita.
Quando surgiu, o MSN era a outra rede mais utilizada, e os dois competiam pelo uso dos internautas. Com o passar dos anos, a situação mudou, com ferramentas do Google surgindo como concorrente, além do Facebook também entrar no ramo. Nada disso fez o Skype ser esquecido.
Após o passar dos anos, WhatsApp e Telegram também investiram no ramo das videochamadas, mas nem mesmo os dois apps mais utilizados da atualidade conseguiram aposentar o Skype. É bem verdade que ele não é tão popular quanto antes, porém, continua sendo referência entre esse tipo de aplicativo.
Twitter inovou a internet como um todo
Não é tão popular no Brasil como é no resto do mundo, mas é impossível falar de coisas que revolucionaram os anos 2000 sem citar o Twitter. Fundado em 2006, a plataforma inovou a internet de maneira poucas vezes vista, fazendo com que cada usuário praticamente tivesse o seu próprio blog.
Sendo possível fazer tweets de maneira simples, interagir com conhecidos através da plataforma, além de ter a oportunidade de conversar diretamente com personalidades da mídia. São algumas das vantagens de se ter uma conta no Twitter, que também pode servir como uma forma de divulgar o seu trabalho.
O site se tornou extremamente popular e logo se tornou uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, ostentando esse posto até os dias atuais. Hoje, o Twitter continua sendo um dos 10 sites mais visitados em todo o mundo, mostrando o quanto essa ferramenta é popular em todo o globo.
YouTube criou um novo hobby para a humanidade
Em meados de 2005, uma nova plataforma de vídeos estava surgindo na internet: o YouTube. Com uma proposta simples, mas muito efetiva, o site dava a possibilidade dos usuários gravarem vídeos e postar no canal, para serem assistidos por terceiros, além, é claro, de poder assistir a outros vídeos.
Foi sucesso imediato, tanto que, já em 2006, o Google comprou a plataforma, enxergando nela a possibilidade de ampliar seus horizontes. Deu certo, no entanto, no início do site, muitos processos de direitos autorais foram movidos contra o portal, afinal, músicas e conteúdos exclusivos eram postados aos montes por lá.
Sobreviveu às turbulências passadas, fez com que todo o mercado se moldasse em volta dele, e hoje, é um dos maiores sites do mundo, ao lado do próprio Google e do Facebook. Milhares de vídeos são postados todos os dias, e o portal se tornou referência de sucesso na internet, se tornando o hobby do público mais jovem em geral.
Facebook mudou a forma de se comunicar
Em 2005, o mundo sofreu uma das transformações mais incríveis da história, pois foi o ano da criação do Facebook. Antes restrito aos estudantes de Harvard, a plataforma foi aberta para o público pouco tempo depois. Chamou a atenção de toda a comunidade pela nova forma de comunicação que estava se criando ali.
O projeto é fruto da imaginação Mark Zuckerberg e seus amigos, que inovaram a forma como o mundo se comunica com sua invenção. Agora, era possível interagir com seus contatos, adicionar amigos, rever pessoas que não via há muito tempo, conhecer gente nova pela internet, além de diversas outras funcionalidades que foram implementadas pelos rivais.
A história se tornou famosa, virou filme, e hoje, o Facebook é a maior rede social do mundo, apesar de não ser tão utilizada pelos brasileiros nos dias atuais. Atualmente, mais de 1,5 bilhão de pessoas utilizam o portal diariamente, só para se ter uma ideia do tamanho da criação de Mark. Revolucionou o mundo como um todo com sua invenção.
Novas revoluções tecnológicas devem acontecer em breve
Apesar de ainda ser cedo para dizer isso, é certo que novas inovações tecnológicas irão acontecer em breve. O mundo está sempre mudando, a tecnologia inova a todo ano, e possivelmente, as coisas ficarão ainda mais práticas no futuro. Assim, deixa para o ser humano apenas a missão de aproveitar o que de melhor a ciência tiver para oferecer.
Videogames, novas ferramentas de chamada de vídeo, além de outras formas de utilizar o celular, isso se ele ainda existir, devem sofrer alterações no futuro. Tudo deve migrar para o meio digital, até mesmo o dinheiro. Portanto, se você é mais antiquado, recomendamos fortemente que você comece a se adequar ao que o mundo vai exigir em um futuro próximo.
Versión en Español: Estas fueron las invenciones más revolucionarias de los años 2000