Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica

A energia elétrica é um recurso que usamos todos os dias, mas muita gente sabe pouquíssimas coisas a respeito. O que algumas pessoas têm ciência é que no tempo das cavernas o ser humano batia pedras umas nas outras para gerar fogo. Consequentemente, ele iluminava os ambientes. 

Muitos anos depois, a energia foi descoberta. Hoje em dia, é um recurso essencial e há quem diga que será o substituto de outros recursos como a gasolina. Os carros movidos à energia elétrica são bons exemplos disso. Continue lendo esse artigo e veja 9 curiosidades sobre energia elétrica que você não pensava que precisava saber, até saber. 

ANÚNCIO
Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

9. Deixar plug na tomada sem utilizar o aparelho não gasta energia?

Se você é aquele tipo de pessoa que deixa o carregador do celular plugado na tomada, achando que não está gastando energia, está redondamente enganado. Acredite se quiser, mas ainda que o aparelho não esteja conectado, o modo stand-by pode equivaler a 12% do consumo mensal de energia da sua casa.

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Explicando de forma mais técnica, quando o carregador fica conectado na tomada sem o dispositivo, o consumo médio fica aproximadamente em 0,26 Watts. De forma diferente acontece no quando o smartphone está completamente carregado, o consumo pode atingir os 5 Watts. 

Deixar o carregador na tomada pode ser um hábito em casas que têm famílias grandes. Afinal, se todo mundo tiver o mesmo celular, é prático deixar já à disposição da próxima pessoa que for usar. Entretanto, caso queira economizar energia, fica a dica de tirar o carregador da tomada depois de usá-lo.

ANÚNCIO

8. O horário de verão diminuía o consumo de energia?

O horário de verão foi implementado no Brasil com o objetivo de promover a redução do consumo da energia. Os horários eram adiantados em 1 hora  a fim de incentivar a economia da energia, sobretudo entre 18 e 21 horas, que é o período de maior consumo no país. Todavia, a medida se mostrou ineficaz durante vários anos. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em 2019, foi a primeira vez que a medida não foi aplicada. Para a surpresa de muita gente, o Ministério de Minas e Energia declarou que o setor elétrico não sentiu impactos sobre a retirada do horário de verão. Logo, mesmo que a população tivesse mais luz solar no final do dia, as pessoas não demorariam mais tempo para acender as luzes em casa. 

Especialistas ainda acreditam que com o horário de verão o consumo de energia diminuiria apenas de 1%. Ou seja, um percentual inexpressivo frente à crise hídrica que o Brasil enfrenta há algum tempo. Algumas explicações para isso seria o uso de aparelhos como o ar condicionado, que gasta muita energia elétrica e não segue um padrão de horário para ser acionado. 

ANÚNCIO

7. Quem descobriu a energia elétrica?

Quando viemos ao mundo, a energia elétrica já existia, né? Mas não era bem assim antes do século 18. Benjamin Franklin teria descoberto a energia enquanto empinava pipa em meio à tempestade de raios. Franklin fez um experimento usando pipa de seda com um metal em sua lateral. Desse modo, identificou que os raios tinham cargas negativas e positivas. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Benjamin Franklin não foi o único a contribuir para o desenvolvimento da energia elétrica. Agora, quem inventou a lâmpada que você acende todo dia em casa foi Thomas Edison, em 1847. Embora diversos cientistas tenham facilitado esse processo, foi com o conhecimento de Thomas que o recurso passou a existir. 

Outro nome que é muito falado é o de Nikola Tesla. Foi um engenheiro mecânico sérvio que ficou mundialmente conhecido pelo fornecimento de energia através de corrente alternada. Não é à toa que a gigante de carros elétricos tem o nome de Tesla em homenagem ao gênio. Também é responsável pela criação do motor de indução. 

6. Qual é o lugar que mais tem descargas elétricas?

Você sabia que de todos os lugares do planeta, é no Brasil que acontece a maior incidência de raios? Por ano, são aproximadamente 80 milhões de raios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE). O raio é o resultado de uma descarga elétrica de alta intensidade na atmosfera. Assim, atinge o solo das regiões que são carregadas eletricamente. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Outra curiosidade é que o Brasil está em sétimo lugar no ranking global de mortes causadas por raios. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), desde 2000 foram reportadas mais de 2.000 mortes e em torno de 110 casos por ano. A nível nacional, São Paulo é a região com mais mortes provocadas por descargas elétricas. Anualmente, 300 pessoas são atingidas.

De cada 50 mortes causadas por raios que acontecem no mundo inteiro, pelo menos uma acontece em território nacional. Ainda conforme outros dados do INPE, foi identificado o aumento de ocorrência de raios em locais urbanos. Isso se deve à poluição e à ilha de calor. Bom, quando o assunto é poluição, sem dúvidas São Paulo tem o maior nível de concentração.

5. Para que servem as bolas laranjas nos fios elétricos?

Provavelmente já tenha visto algumas bolas laranjas nos fios de eletricidade em algum lugar. Mas já parou para se perguntar por qual motivo elas estão lá? Não é nada de tão mirabolante, na verdade as bolas laranjas servem para sinalizar os fios de alta tensão. Os responsáveis pela distribuição de energia optam pela cor laranja pois chama mais atenção. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ainda, as esferas contam com recursos que evitam ameaças externas. Assim tem mecanismos de escoamento de água, pinturas resistentes aos raios ultravioletas, revestimentos específicos e outras coisas. 

É mais comum encontrar bolas laranjas, mas as esferas também podem ser bege ou vermelho. Desse modo, alerta a população para não ter contato com os fios, evitando acidentes. Pense que funciona como uma placa de sinalização. 

4. Qual é a energia elétrica mais cara do mundo?

A energia elétrica do Brasil de fato é uma das mais caras do mundo, ficando entre segundo e terceiro lugar a depender do levantamento de pesquisa. Há quem diga, que a conta no país pode ocupar ainda o primeiro lugar como a mais cara. No primeiro lugar está a Alemanha, país que possui bacia hidrográfica menor quando comparada com a nossa. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme especialistas do Instituto Ilumina, as estimativas não são boas para o país, já que daqui há algum a tarifa brasileira pode ser a mais alta. Isso não é uma boa notícia, já que vai dificultar o acesso à energia por parte das populações mais carentes. Outros dados mostram a Índia como país mais caro para gerar energia, a um preço de R$ 596,96 por MWh.

3. Qual é o país com a maior usina hidrelétrica?

Se acha que é o Brasil possui a maior usina hidrelétrica, está equivocado. Esse posto é da China, com a usina de Três Gargantas, situada no Rio Yang Tsé. Não é à toa que levou longos 19 anos para ser construída. Acredita-se que a obra demandou US$ 25 bilhões e mão de obra de mais de 40 mil trabalhadores. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

A usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, era a maior do mundo até 2012, ano em que a usina chinesa ultrapassou a brasileira. Um fato curioso sobre a usina de Itaipu é que o Paraguai e o Brasil utilizam a hidrelétrica que tem como característica ser binacional. Isso acontece devido à fronteira entre os dois países, situada no Rio Paraná. 

O acordo entre os países é de que cada um usaria 50% da produção da hidrelétrica. Por maior que seja essa usina, ela abasta somente 19% da população do país. É necessário contar com outras hidrelétricas para atender à alta demanda. A potência instalada na usina de Itaipu é de 14.000 MW. 

2. Quais países mais consomem energia?

Os países que mais consomem energia no mundo conseguem conseguem distribuir energia elétrica para quase 100% da população. Claro, isso conforme dados do Banco Mundial. Em primeiro lugar temos China, em seguida Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha. Na sétima posição está o Brasil. 

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quanto à quantidade de consumo, conforme o levantamento feito os 20 países com maiores economias do mundo representam 80% do consumo mundial. Quando falamos em maiores economias, isso também inclui os países emergentes como é o caso da China, Brasil, Índia e outros. 

1. Qual aparelho mais gasta energia?

O item que mais consome a energia elétrica é o ar-condicionado, se estiver conectado por mais de 7 horas todos os dias, a média é de 190 kw. Se não tem um ar condicionado em casa, o aparelho que mais demanda energia é a geladeira 57kw. O mais difícil sobre o gasto com esse equipamento doméstico é que ele não pode ser desligado da tomada.

Conheça 9 curiosidades sobre a energia elétrica
Fonte: (Reprodução/Internet)

A forma de economizar é não ficar abrindo a geladeira toda hora. Tem gente que faz isso para pensar na vida. Um hábito que deve ser evitado a todo custo é o de usar a parte detrás da geladeira para secar roupas e sapatos. Saiba que isso faz aumentar ainda mais o consumo de energia do aparelho. 

Qual país mais usa energia solar 

Para quem não sabe, a geração de energia elétrica afeta diretamente o meio ambiente. Afinal, emite gás carbônico, elemento altamente prejudicial à natureza, além de causar poluição na região em que é produzido. Assim, diversos países passaram a implementar energia solar e fontes renováveis para conter os dados ao meio ambiente. 

 Hoje em dia, o país que mais tem energia solar instalada é a China. Veja os demais da lista:

  • Japão;
  • Alemanha;
  • Estados Unidos;
  • Itália;
  • Reino Unido;
  • Índia;
  • França;
  • Austrália;
  • Espanha.

Não há posts para exibir