Coulrofobia: por que alguns têm medo de palhaços?

Quando alguém pensa em palhaço, normalmente remete a um personagem infantil engraçado e que conta piada no circo. No entanto, nem sempre essa imagem é a mesma para todos. Para algumas pessoas, a roupa cheia de cores extravagantes, os cabelos coloridos e a maquiagem exagerada pode ser algo assustador. 

Sem contar que certos filmes de terror usam o palhaço como uma ameaça, um personagem mau capaz de fazer coisas terríveis principalmente para as crianças. Esse pavor de palhaços recebe o nome de coulrofobia. Por incrível que pareça, muitas pessoas sofrem dessa fobia.

ANÚNCIO
Coulrofobia: por que alguns têm medo de palhaços?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os conteúdos que irá encontrar neste artigo:

  • Afinal, o que é coulrofobia?
  • O que desperta o medo de palhaços;
  • Tem como tratar?;
  • Filmes de palhaços para nunca assistir.

O que é coulrofobia?

A coulrofobia é o medo que alguém tem de palhaços, no entanto não é qualquer medo. Trata-se de um pavor incontrolável que gera reações externas. Em entrevista para o portal Extra, a psicóloga Claudia Melo explicou que o medo de palhaço está ligado àquilo que parece ser desconhecido por uma determinada pessoa. 

Coulrofobia: por que alguns têm medo de palhaços?
FOnte: (Reprodução/Internet)

Para alguns, a caracterização do palhaço pode não despertar sensações ruins. Entretanto, para outros, a pintura do rosto pode impedir que terceiros percebam suas reações mascarando de alguma forma o que há por trás do excesso de maquiagem.

ANÚNCIO

Também, o sapato com tamanho exagerado e a roupa colorida podem fazer com que o cérebro acenda um alerta vermelho. Então, esses pontos associados até mesmo a traumas de infância envolvendo o personagem podem acarretar no desenvolvimento da fobia de palhaços. 

O que desperta o medo de palhaços

Muita gente não sabe, mas a coulrofobia é uma doença reconhecida pela Classificação Internacional de Doença como uma espécie de fobia. Diferente da claustrofobia, o medo de palhaço costuma não ser levado a sério pela maioria das pessoas que não tem problema com o personagem.

O psicólogo André Assunção, do Hapvida Saúde, afirmou que na verdade se trata de um sentimento individual e que deve ser respeitado. Mas como alguém desenvolve esse pânico de palhaços?

ANÚNCIO

Algumas pessoas relatam que assistiram filmes com palhaços malvados, como It: A coisa, durante a infância, fazendo com que ficassem traumatizadas com o personagem. Enquanto outras crianças já crescem com esse medo por associar a fantasia a algo ruim. Conforme dito anteriormente, a caracterização exagerada pode ser um dos problemas. 

Como tratar a fobia 

A forma ideal de tratar a doença é procurando a ajuda de um psiquiatra e psicólogo. Cada profissional tem uma abordagem diferente e a depender do paciente irá definir a melhor forma. As características do indivíduo e da fobia influenciam diretamente no tratamento. 

Coulrofobia: por que alguns têm medo de palhaços?
Fonte: (Reprodução/Internet)

O objetivo final é fazer com que a pessoa consiga visualizar o palhaço como um personagem comum, sem vinculá-lo a práticas ruins ou como sendo algo ameaçador. Mas, se você convive com alguém que tem esse problema, algumas práticas podem ajudar a evitar ou amenizar as crises

Exemplo, se a pessoa próxima viu um palhaço seja em filme ou até mesmo na rua e entrou em crise, afaste-a do personagem. A distância tem que ser suficiente para ela perder o palhaço de vista, afinal, quem sofre dessa fobia pode ter crises mesmo estando longe. Também, não diga que o problema é uma bobeira e que é “apenas um palhaço”. 

Ajudando a superar o medo 

Outra forma de ajudar quem sofre de coulrofobia é não colocar a pessoa cara a cara com o palhaço, achando que para superar o problema ela precisa enfrentar o medo. Só quem pode realizar esse enfrentamento é um profissional, após todo um processo evolutivo no tratamento.

Quem não tem a devida capacitação deve tentar apenas acalmar a pessoa. Afinal, se continuar insistindo em fazer com que o terceiro lide com o problema pode alimentar uma crise de pânico ainda pior. A melhor forma é aconselhar a procura pela ajuda de um profissional. Esse problema pode ser resolvido com o devido acompanhamento. 

A última dica é conversar com a pessoa tentando acamar seus ânimos. A estratégia é mudar de assunto, conversar sobre outras coisas que a estimule ter outro foco. Dê preferência para assuntos que não envolvam traumas ou medos. 

Filmes que são prejudiciais para quem tem coulrofobia

Filmes de terror com palhaços para lá de assustadores são super comuns nos cinemas. Apesar do personagem estar associado com diversão, nas telinhas ele ganha uma nova personalidade. Consequentemente, isso desperta noites em claras de muitas crianças e até mesmo de adultos. 

Coulrofobia: por que alguns têm medo de palhaços?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quem tem coulrofobia deve evitar a lista de filmes com palhaços assustadores que separamos aqui neste tópico. Essas obras de terror conseguiram distorcer o personagem de uma forma macabra e deixá-los aterrorizantes. O mais famoso foi resultado da adaptação do livro do autor Stephen King, o It - A Coisa, que ganhou uma nova versão atualmente. 

Condado Macabro

Condado Macabro é um filme brasileiro lançado em 2015, produzido por Marcos DeBrito e inspirado na obra de puro terror O Massacre da Serra Elétrica. Todavia, ao invés do personagem maléfico ser o Leatherface, um grupo de palhaços é o que aterroriza alguns jovens que viajam de férias. 

Tudo começa quando cinco jovens alugam uma casa, no intuito de curtirem as férias juntos. Entretanto, o lugar vira um palco de vários crimes após um palhaço bizarro aparecer ensanguentado no local. O filme gira em torno de um policial que tenta desvendar o que de fato aconteceu na casa. 

Clown 

O filme é obra do diretor Jon Watts, o mesmo produtor de Homem-Aranha: Longe de Casa, junto com Eli Roth, diretor de Bastardos Inglórios, O Albergue. A atração começa tranquila com um simples pai que usa uma fantasia de palhaço para agradar seu filho em uma festa. As coisas ficam estranhas após ele se dar conta que a fantasia não sai.

No decorrer do filme, o pai descobre que o traje de palhaço é amaldiçoado e feito de pele de demônio e que a única forma de tirá-la é decapitando a pessoa que está usando. O pior é que quanto mais o tempo passa, mais a vítima da maldição se torna violenta chegando ao ponto de assassinar crianças.

A casa dos 1000 corpos 

Outro filme que quem tem medo de palhaço deve correr dele é A casa dos 1000 corpos. A obra se passa na década de 70, retratando dois casais que viajam juntos com o intuito de se divertir. O terror começa quando eles param em uma loja de horrores perto da pista e conhecem a história de um médico, o Dr. Satan. 

Ele era um famoso médico que assassinava suas vítimas lentamente. O Dr. teria sido preso e enforcado, todavia seu corpo nunca foi encontrado. A tensão aumento ao longo da trama após o casal de amigos irem em uma casa da árvore onde aconteceu o suposto enforcamento do médico. 

Ao chegarem na casa da árvore, os amigos descobrem que uma família de psicopatas vivem nela e o seu líder é um assustador e sádico palhaço, o Capitão Spaulding. No filme Rejeitados pelo diabo, esse mesmo personagem aparece chacinando quem aparece pelo seu caminho. 

Palhaços assassinos no espaço sideral 

Este é um dos filmes mais antigos da nossa lista, Palhaços assassinos do espaço sideral lançado em 1988. A trama reúne terror e ficção científica em um único cenário, com a invasão de palhaços que devoram as pessoas no decorrer do filme. 

O ápice da obra cinematográfica é quando um circo voador aterrissa em uma cidade pacata. A nave é recheada de palhaços violentos que vieram diretamente do espaço sideral e que passa a aterrorizar a vizinhança. Os protagonistas da trama são Debbie Stone e Mike Tobacco, um casal de adolescentes. 

Poltergeist

O Poltergeist é uma espécie de Chucky do circo. O filme relata a história de um palhaço-boneco possuído por um espírito do mau que passa a atacar as crianças que fazem parte da família Freeling. Em 2015, a trama ganhou uma nova versão com o palhaço ainda mais assustador. 

A versão atual do filme conta a história de uma menina que é perseguida por espíritos que começam a controlar os objetos da casa. Assim como na obra original, aparecem as cenas famosas do palhaço e da árvore. Sem dúvidas que o Poltergeist de 1982 era bem menos aterrorizante que o boneco da refilmagem.

It - Uma obra-prima do medo 

Por fim, mas não menos assustador: It - Uma obra-prima do medo. O livro de Stephen King tomou as telinhas do cinema com o ator Tim Curry como um palhaço atormentador, que em 1990 foi motivo dos pesadelos de muitas crianças da época. Em 2017, a obra ganhou uma segunda versão intitulada como It: A coisa, protagonizada por Bill Skargard. 

Sem dúvidas, a trama ficou mundialmente conhecida pela interpretação de Tim Curry na pele do palhaço assassino. O filme se passa em uma cidade pequena que é amedrontada durante longos 30 anos por um ser chamado de “A Coisa”. O palhaço Pennywise se apresentava às crianças, atraindo-as para a morte. O palhaço segunda versão conseguiu ficar ainda mais assustador. 

Não há posts para exibir