Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde

Às vezes a rotina é tão puxada que as pessoas nem percebem que tem manias que podem prejudicar a sua saúde. Alguns especialistas apontam que para uma prática virar hábito é necessário fazê-la repetidamente por pelo menos 21 dias. Ou seja, se tornou uma rotina de comportamento que o subconsciente já entendeu que deve se repetir regularmente. 

O pior é quando está iludido achando que o hábito é saudável, quando na verdade só traz prejuízos a pequeno, médio e longo prazo. Por isso, separamos 7 hábitos diários que são prejudiciais à saúde e que você não fazia ideia. Chegou a hora de se livrar deles!

ANÚNCIO
Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

7. Segurar o espirro 

Quem nunca sentiu muita vontade de espirrar, mas segurou porque estava em um lugar silencioso com muita gente? Isso é comum de acontecer para evitar aquele barulho um tanto escandaloso. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabem é que segurar o espirro faz mal à saúde.

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quando alguém segura espirro, acontece o aumento da pressão intracraniana podendo afetar a circulação do cérebro e de seus vasos sanguíneos. O resultado disso são problemas vasculares, problemas auditivos, como lesão do tímpano, e dores de cabeça. Para quem tem problemas de saúde, esse hábito pode ser ainda mais prejudicial.

Por exemplo, pessoas que sofrem de glaucoma podem ter o aumento da pressão dentro dos olhos ao segurar o espirro, chegando a acarretar hemorragia na retina. Indivíduos que têm osteoporose podem ter fratura de costelas. Resumindo, evite segurar o espirro e no máximo controle o barulho na hora de espirrar. 

ANÚNCIO

6. Usar perfume 

Essa é uma notícia triste para quem gosta de colecionar fragrâncias. A verdade é que usar perfume pode ser prejudicial à saúde. Por se tratar de aromas sintéticos e manipulados muitas vezes com substâncias artificiais, os perfumes podem causar tontura, irritação da pele e dos olhos e náuseas. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

Isso acontece pela mistura de elementos que são inalados ao usar o perfume. Então, a melhor forma seria optar por óleos naturais e perfumes orgânicos. Todavia, os preços desses produtos costumam ser mais altos do que os dos perfumes convencionais. 

Uma pesquisa feita pela ONG Defesa Ambiental constatou que diversas empresas de perfume apresentaram pelo menos 10 elementos químicos prejudiciais à saúde. De acordo com o estudo, a junção dessas substâncias pode gerar perturbação do funcionamento endócrino e causar reações alérgicas. 

ANÚNCIO

5. Guardar alimentos em recipientes plásticos

Não é novidade que o material plástico por si só é prejudicial tanto para a natureza quanto para a saúde dos seres humanos. Entretanto, a maioria dos recipientes para guardar alimentos é feita de plástico, logo muita gente opta por armazenar comidas e líquidos nesses objetos. Todavia, esses recipientes são cheios de elementos químicos tóxicos utilizados para tornar o plástico flexível. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

Caso guarde muito tempo os alimentos nessas vasilhas ou caixas, eles começam a absorver essas substâncias se tornando altamente prejudicial à saúde. Pior do que utilizar os recipientes plásticos é colocá-los no micro-ondas para esquentar a comida. 

Esse hábito acelera ainda mais o processo de absorção das substâncias pelos alimentos. Então, como armazenar as comidas sem prejudicar a saúde? Os profissionais recomendam o uso de recipientes de vidro ou de cerâmica. 

4. Escovar os dentes logo após a refeição

Todo mundo sabe que o ideal é escovar os dentes conforme for comendo durante o dia. Mas o que muita gente nem imagina é que essa limpeza não pode ser feita logo após a refeição. Isso mesmo, faz mal à saúde escovar os dentes menos de 30 minutos após se alimentar. Os alimentos e bebidas costumam ficar sob os esmaltes dos dentes logo depois de ingeri-los. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim, a remoção imediata dessas sujeiras com o movimento da escova nos dentes pode causar a destruição do esmalte. Consequentemente, isso gera a hipersensibilidade. Outra consequência é que o pH de todos os líquidos e sólidos ingeridos leva um tempo para se equilibrar. 

Quando esse prazo não é respeitado, o pH se torna ácido aumentando a proliferação das bactérias. Ao invés de limpar os dentes, você está aumentando a possibilidade do aparecimento de cáries. Logo, lembre-se de esperar pelo menos 30 minutos antes de fazer a higienização bucal. 

3. Usar sabonete antibacteriano 

A  pele tem impurezas que devem ser retiradas. No entanto, a mesma derme possui bactérias boas que ajudam na proteção do corpo contra doenças. Ao utilizar sabonete antibacteriano, o produto remove tanto as bactérias ruins quanto as boas, com substâncias que eliminam uma camada da pele chamada de hidrolipídica. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

Apesar da tecnologia está avançada, ainda não existe um sabonete capaz de diferenciar esses micro-organismos. Dessa forma, o sabonete antibacteriano tende a deixar as pessoas mais expostas à alergia já que retira a proteção natural da pele. Os dermatologistas aconselham o uso desse produto apenas quando recomendado por profissionais da área. 

Normalmente, ele é indicado para tratar lesões e infecções, limpar cicatrizes ou feridas ou depois de fazer cirurgia tendo em vista que a região fica exposta à contaminação a depender do ambiente, como hospitais, por exemplo. 

2. Usar jeans apertado

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, optam por utilizar peças que modelam o corpo. Mas quando a roupa é jeans alguns cuidados devem ser tomados. Usar calça jeans apertada em excesso pode causar problemas de digestão e circulação. Especialmente nas mulheres, esse hábito pode prejudicar a saúde íntima. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

O que geralmente ocorre e acaba sendo o maior malefício da calça jeans muito apertada é que ela atrapalha a circulação correta do sangue. Isso causa inchaço nas pernas que passa a subir gradativamente para a virilha, acarretando dor e  sensação de formigamento.  

Em 2015, foi noticiado que uma mulher australiana sofreu lesões nos músculos e nervos das pernas por ter ficado muito tempo agachada. Detalhe, ela estava usando calça jeans skinny, aquele modelo que fica mais apertado no corpo. 

1. Beber suco natural 

Por essa você não esperava, né? Provavelmente já ouviu falar que beber suco natural é muito saudável e que poderia fazer a ingestão sem preocupações, diferente do que acontece com refrigerante e sucos industrializados. Mas não é bem assim. Em determinados casos, o suco natural pode causar danos ao organismos e até mesmo doenças. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

A maioria dos alimentos possuem o açúcar natural que tem em todas as frutas, a frutose. Esse elemento é saudável desde que consumido dentro do limite diário de caloria e desde que esteja intacto. Ao fazer o suco dessas frutas, ocorre uma grande remoção de fibras convertendo o doce natural do alimento em açúcar livre, que é composto pelo açúcar comum e pelo mel. 

Assim, a recomendação da OMS é de não consumir mais de 30g de açúcar livre por dia vale para os sucos naturais. O limite de 30g equivale a 150ml de suco de fruta por dia. Quando esses números não são respeitados podem significar perigo à saúde. Profissionais constataram que o consumo de suco tinha relação com o aumento do risco de diabetes tipo 2.

Alimentos que jamais deveria comer 

Além dos 7 hábitos prejudiciais à saúde, separamos 3 alimentos que precisam ser evitados por também oferecerem risco ao bem-estar. Com tanta informação rondando a internet, propagandas e recomendações de influencers digitais ficou cada vez mais difícil discernir o que é realmente uma alimentação saudável. 

Esses 7 hábitos diários prejudicam a saúde
Fonte: (Reprodução/Internet)

Talvez você ingira determinados alimentos todos os dias, achando que está fazendo bem para a sua saúde. Mas na verdade eles estão sendo prejudiciais e precisam ser evitados ao máximo nas suas refeições. Já tem alguma ideia de quais podem ser? Veja só.  

Barras de cereal 

As barras de cereal podem ser uma verdadeira bomba de açúcar a depender da composição. Existem outros tipos como a de proteína que são consumidas por pessoas que precisam comer a cada 3 horas e necessitam de um nível maior de macromoléculas. Ainda assim, a proteína pode ser encontrada em alimentos naturais dispensando a ingestão de alimentos industrializados. 

Apesar das barras de proteína e de cereal terem alguns nutrientes, elas possuem ingredientes que não são saudáveis como açúcar ou adoçantes, aromatizantes artificiais e farinha de trigo a depender da composição. É só dar uma olhadinha na tabela nutricional. 

Cereal em caixa

O cereal é muito comum no café da manhã, principalmente no das crianças. Muitos pais acreditam que é um alimento que reforça a alimentação dos filhos para irem para a escola, por exemplo, mas não é bem assim. Ainda que a embalagem garanta que o cereal não tem açúcar, ele é cheio de carboidratos e açúcar refinada. 

Além disso, a quantidade de grão integral é muito pequena enquanto as vitaminas são sintéticas o que significa que nenhuma delas tem benefícios para o organismo. Portanto, evite o consumo de cereais processados e opte por comida de verdade. 

Cuidado com o sorvete

Há muitos anos atrás o sorvete era feito de forma natural com ovo, creme, leite e adoçantes naturais como o mel. Hoje em dia não passa de um produto altamente industrializado e cheio de açúcar. O leite foi substituído por gordura hidrogenada e óleo de palma ou de coco. Você deve está se perguntando: Ué, mas o óleo de coco não é saudável?

A resposta é sim, desde que eles não passem por processamento como o que acontece na fabricação do sorvete. Quando são aquecidos e processados o óleo de coco vira gorduras trans, um dos maiores vilões da saúde. A ingestão de alimentos com esses componentes podem causar derrame, colesterol alto, doenças cardíacas e até mesmo câncer.