Essa é a quantidade exata de países no mundo

Saber o número de países que existem no mundo parece fácil, mas não é. Existe uma diferença no resultado que pode vir por motivos variados, como a definição do que é um país, de fato. Além disso, alguns países estão unidos a outros países, o que também dificulta a conta.

Mas, pode ficar tranquilo porque não vamos deixar nenhum leitor nosso sem respostas. Aqui vamos ter o número de países exatos no mundo atualmente e considerando as variações. Inclusive, vamos trazer uma lista de países não conhecidos ou não somados, mas que existem. Bora lá!

ANÚNCIO
Essa é a quantidade exata de países no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Para entender perfeitamente o texto, leia os seguintes tópicos:

  • Os países que não existem;
  • Quantos são os países no mundo;
  • O número de países no mundo conforme a ONU;
  • Os mais novos, mais velhos, maiores e menores países do mundo.

Os países que não existem

Vamos começar com um tópico que parece confuso. No entanto, algo aqui faz muito sentido: esses países existem como nação. No entanto, eles não são reconhecidos como tal até o momento. Ou podem ser reconhecidos por um único país. É o caso do Chipre do Norte.

Essa é a quantidade exata de países no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Ele fica entre a Europa e a Ásia e foi fundado em 1983. Assim, a Turquia é o único país que reconhece o Chipre do Norte como país. No caso da África tem a Saara Ocidental, que não é conhecido por todo o mundo, apesar de que 84 países o reconhecem como país sim. 

ANÚNCIO

Na Ásia, a Palestina passa por situação parecida. Oras, a Palestina é um país? Mais de 130 países acreditam que sim. Mas, nem todos. Na Europa a história se repete: Ossétia do Sul é reconhecido por apenas 5 países e Kosovo por mais de 100 países.

Outros países que não existem

Nessa lista de países que ainda não existem de modo oficial no mundo, temos a Abecásia, que também fica no continente europeu. Além dele, Camarões do Sul, na África, que é um dos mais recentes, sendo criado em 1999. 

A Catalunha fica na Europa e tem o reconhecimento internacional da independência, mas ainda não foi oficializado. O país existe desde 2017 apenas na teoria. Chechênia é outro país da Europa, só que bem mais velho, com mais de 30 anos e sem reconhecimento. 

ANÚNCIO

Ainda na Europa: Nagorno-Karabakh, Sealand e Transnístria. Ambos países com mais de 30 anos e sem reconhecimento. Para fechar, voltamos para a África, onde tem a Venda (Vhavenda), que entra na lista, ao se tornar independente da África do Sul.

Quantos são os países no mundo

Tudo vai depender do critério que a gente utiliza. O fato é que o número pode variar entre 193 e 206 países que existem. Logo, a definição do que é um país também entra na jogada para dificultar as contas. Mas, vamos considerar o que diz a Universidade inglesa de Leeds.

Essa é a quantidade exata de países no mundo
Foto: (reprodução/internet)

“Para que se possa considerar um país, uma região precisa ter território definido, ser habitado com grau de permanência, ter instituições políticas e governo próprio, ter independência reconhecida por outros Estados e interagir diplomaticamente com outros países”.

O problema maior está quando o país se autodeclara como independente, mas sem soberania reconhecida pela comunidade internacional. Isso porque o reconhecimento de um país passa por negócios e interesses. É o caso de Taiwan, que era país, mas se tornou parte da China. 

O número de países no mundo conforme a ONU

Se a gente levar em conta o que a ONU (Organização das Nações Unidas) diz, então temos 193 países-membros, sendo chamados de Estados Soberanos. E depois tem mais dois que são países-observadores, sendo Vaticano e Palestina. O que daria um total de 195 países.

Lembrando que na carta de fundação, a ONU diz que podem ser membros quaisquer Estados amantes da paz que aceitem as obrigações da carta. No entanto, é preciso passar pela Assembleia Geral, isto é, ser aprovado por ao menos 15 países-membros.

Curiosamente, Espanha, Rússia, China, Irã e Paquistão costumam, culturalmente falando, não reconhecer outros países. Isso porque resistem ao fortalecimento de grupos separatistas em seus territórios. É o exemplo de Kosovo, com vimos nos tópicos acima.

O número de países no mundo conforme as Olimpíadas

Agora vem outra curiosidade: nas Olimpíadas são 206 nações que aparecem na cerimônia de abertura dos Jogos. Ou seja, bem mais do que as 193 nações que a ONU considera como oficiais, não é? Nesse caso, a história muda de figura.

Essa é a quantidade exata de países no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque o reconhecimento de um país em eventos esportivos ou culturais passa a ser visto como símbolo de existência da nação e não apenas de reconhecimento. Logo, se há uma bandeira, então, há um país. É mais ou menos assim.

Nessa contagem diferenciada, nos Jogos a gente teria 193 países membros da ONU, 1 país observador da ONU, 2 países com reconhecimentos parciais e mais 10 territórios independentes. Nessa última categoria entram as ilhas, por exemplo. 

O número de países no mundo a partir do futebol

Bom, já que estamos fazendo esse grande paralelo para comparar o número de países a partir de várias métricas, vamos falar do futebol. Pensando só nesse esporte, a gente tem 211 seleções, isso porque as instituições passaram a aceitar os territórios dependentes também.

Logo, temos o exemplo de que Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte foram 4 seleções diferentes e não apenas o Reino Unido. E isso tudo porque nem estamos levando em conta ainda que novos países devem surgir em breve, viu.

Os países mais novos do mundo

Nos anos de 2000, o mundo todo viu novos países surgirem. Ao menos 4 deles se tornaram rapidamente conhecidos. O mais novo, atualmente, é o Sudão do Sul, que surgiu em 2011 após uma decisão popular onde 98% aprovaram essa independência. 

Essa é a quantidade exata de países no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Na Europa, foram dois novos países criados, sendo que eles vieram após movimentos separatistas da Sérvia. É o caso de Kosovo em 2008 e de Montenegro em 2006. Antes disso, ainda tivemos um novo país na Oceania, com o Timor se separando da Indonésia em 2002.

Ainda assim, o número de países por continente continua sendo proporcional. A maioria deles está na África, sendo 54. Depois, vem 48 na Ásia, 44 na Europa, 35 na América e apenas 14 na Oceania, ao menos os oficializados. 

Os países mais antigos do mundo

Já na lista de países mais antigos do mundo, considerando as suas independências, temos uma maioria de Europeus. Será? Na verdade, não. E vale a pena começar com a Etiópia, que conseguiu a sua independência em 980 a.C. Aliás, deve ter sido lá que o Homo Sapiens se originou.

Depois, vem outro que não é europeu, o Japão. A data histórica é 660 a.C. O Irão, visto como lar das civilizações antigas, é outro nome. Ele se tornou independente em 550 a.C. Outro asiático é a China, com independência em 221 a.C. Seguida, da Armênia, em 190 a.C.

São Marino se tornou independente em 301, sendo o primeiro após no d.C. Seguido dele, a Sérvia, que é um caso especial, porque teve influência de vários impérios. Aí chegamos ao país, que de fato é considerado o mais conhecido em termos de independência, a França, em 846.

Os maiores países do mundo

Atualmente, o maior país do mundo é tão grande que ele pode ser considerado que fica em dois continentes, na Europa e na Ásia. Sim, a Rússia é incrivelmente grande, com seus mais de 17 milhões de quilômetros quadrados e mais de 11 fusos horários diferentes.

Essa é a quantidade exata de países no mundo
Foto: (reprodução/internet)

Dizem que por lá o sol nunca se põe. O fato é que a Rússia indiscutivelmente é o maior país do mundo e vem seguida de outros países que estão lutando pela segunda posição é o caso de Canadá, Estados Unidos e China. Em uma quinta posição é que vem o Brasil, perto da Austrália.

Para fechar o top 10 dos maiores países do mundo, ainda temos: Índia, Argentina, Cazaquistão e Argélia. Sendo que esses últimos costumam ser curiosidades para muita gente. E você, sabia dessa lista dos maiores países do mundo?

Os menores países do mundo

Do lado dos menores países do mundo, o que quase todo mundo sabe, é que o Vaticano ocupa esse topo do ranking, com 0,44 quilômetro quadrado. É a sede da Igreja Católica no mundo e, talvez por isso, tenha sido considerado um país. Ele fica dentro de Roma, na Itália.

Além do Vaticano que é o mais conhecido, outros países bem pequenos são: Mônaco, Nauru, Tuvalu, San Marino, Liechtenstein, Ilhas Marshall, São Cristóvão e Névis, Ilhas Maldivas e Malta. Eles não passam de 320 quilômetros quadrados cada um. 

Os países com menos desigualdade social no mundo

Para fechar o tópico, vem aqui uma curiosidade final. Apesar do tamanho, da população ou da história, já pensou quais os países com menos desigualdade no mundo? Existe o Coeficiente de Gini que faz esse tipo de conta e nos permite uma boa resposta.

Hungria ganha, sendo que tem um resultado de 0,244. Depois, vem a Dinamarca com 0,247 e seguido deles o Japão, com 0,249. Já outros países grandes são bem desiguais, como é o Brasil, África do Sul e Namíbia, o que já era de se esperar. 

Não há posts para exibir