Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga

O naufrágio do Titanic ficou conhecido no mundo todo, principalmente após o filme de romance protagonizado pelas estrelas de Hollywood Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Apesar da repercussão, a história verdadeira sobre o acontecimento ainda é um mistério. 

Depois do sucesso do filme, o público ficou ainda mais curioso para saber os detalhes sobre o navio e se os relatos da obra cinematográfica foram reais. Nos últimos anos, fotos foram encontradas em câmeras antigas e até hoje estudiosos analisam se são verídicas. 

ANÚNCIO
Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (REprodução/Internet)

10.  Verdadeiro Titanic 

Esse é o verdadeiro RMS Titanic. Nessa foto ele estava ancorado em Southampton, Inglaterra. O navio foi construído por Thomas Andrews e Alexander Carlisle e tinha como capitão Edward Smith. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

A construção demorou mais de dois anos, sendo que em março de 1090 deram início à criação e teve lançamento em maio de 1911. O trajeto que o navio iria fazer tinha como partida a cidade de Southampton e chegada em Nova York. 

Titanic partiu com tripulantes ingleses em 10 de abril de 1912. Dois dias depois às 23h40, o navio colidiu com um iceberg deixando mais de mil mortos e sendo considerado um dos maiores desastres marítimos da história.

ANÚNCIO

9. Bote salva-vidas

Essa é a foto do último bote salva-vidas que restou para ser lançado ao mar. No filme retratam que o navio não tinha bote salva-vidas para todos os tripulantes. Prova disso é que muitos homens não foram resgatados, tendo em vista que vinham depois das mulheres e crianças.

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

O Titanic tinha apenas 20 botes salva-vidas, sendo 14 com capacidade para 65 pessoas. Agora, como um navio que tinha 2.200 pessoas embarcadas, tinha tão poucos equipamentos? Devido à gravidade do acidente e outras questões, o naufrágio deixou 1.500 mortos.

8. Crianças sobreviventes

Tinham 2.200 pessoas a bordo do Titanic, delas 107 eram crianças. A história de Michel Jr. e Edmond Navratil, duas crianças sobreviventes, chamou a atenção dos jornalistas. Os irmãos estavam juntos com o pai Michel a bordo do navio em direção a América para tentar uma vida melhor. 

ANÚNCIO
Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

No entanto, em 14 de abril de 1912, dia do naufrágio, o navio atingiu o iceberg. Foi quando Michel resgatou os filhos em sua cabine e levou eles para o bote salva-vidas. Mulheres e crianças tinham prioridade, logo, os irmãos conseguiram se salvar. 

O corpo de Michel foi encontrado próximo ao local do naufrágio. Já os irmãos Navratil foram as únicas crianças resgatadas sem a presença dos pais ou responsável. Como os filhos estavam com nomes falsos, a mãe só ficou sabendo do ocorrido depois de reconhecê-los no jornal.

7. Iceberg 

O RMS Titanic foi construído como um navio infundável. No filme, o construtor do navio Thomas Andrews fala que nem Deus afundaria o Titanic. Essa afirmação foi uma invenção do roteirista da obra, mas de fato o navio tinha uma estrutura sólida. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

Entretanto, as medidas surpreendentes e o aço da embarcação não foram capazes de resistir ao iceberg. Durante sete segundos, a ponta de gelo raspou na lateral do navio o que fez com que pedaços da parte superior do iceberg caíssem nos decks. 

A raspagem foi fatal para os motores do Titanic, que pararam de funcionar poucos minutos depois. Segundo estudiosos, o iceberg tinha 125 metros. Apesar da causa do naufrágio já ter sido bem definida, o jornalista Senan Molony declarou que o iceberg não causou o naufrágio sozinho.

6. Pessoas aguardando o retorno de seus familiares

Essa foto foi registrada enquanto familiares esperavam pelo retorno dos sobreviventes em Southampton, na Inglaterra. Para quem não sabe, o Titanic partiu de um dos portos dessa cidade inglesa e estava em direção à Nova York.

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Site Megacurioso)

Alguns sobreviventes voltaram para Inglaterra, enquanto outros seguiram para os Estados Unidos. No total tinham 2.200 pessoas a bordo, mas apenas cerca de 700 tripulantes conseguiram sobreviver ao incidente. 

5. Mulher se afogando 

A autenticidade dessa imagem até hoje é discutida, mas a foto teria sido tirada durante o naufrágio do Titanic. Existe a possibilidade de ser uma foto tirada durante as filmagens do filme, todavia, ainda não foi comprovado se é real.

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Youtube Canal Top Melhores)

É estranho pensar que alguém tiraria fotos em meio a um naufrágio com muitas pessoas desesperadas para salvarem a si mesmos e a sua família. Porém não se pode duvidar de nada, não é mesmo?

4. Proa 

Esse registro foi captado nas profundezas do oceano Atlântico. A proa do navio ficou famosa depois que os atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet gravaram uma das cenas mais aclamadas do cinema. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte:(Reprodução/Internet)

Claro que o local de gravação era completamente fictício e com efeitos cinematográficos. A cena dos personagens Rose e Jack, na prova do navio com os braços abertos, é um dos momentos mais marcantes do filme Titanic.

3. Hélice

Nessa foto mostra uma das hélices do navio, também depois do naufrágio. Olhando nessa imagem, não dá para saber precisamente o tamanho da hélice, mas o que se sabe é que elas eram enormes devido a estrutura do Titanic que tinha quase 300 metros de comprimento. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, o navio tinha 53 metros de altura e 28 metros de largura. Em 1912, ano em que o Titanic afundou, sua estrutura era considerada admirável sendo o navio mais seguro e luxuoso daquela época

2. Casal de tripulantes

Esse registro feito dentro do navio é de um casal de tripulantes que estava de lua de mel. A mulher da foto conseguiu sobreviver, mas o seu marido não. Outros recém casados que estavam a bordo do Titanic também viajavam de lua de mel. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Youtube Canal Top Melhores)

Histórias de amor marcaram essa tragédia. Ida e Isidor Straus eram um casal de tripulantes do Titanic viveu de fato o “até que a morte nos separe”. Em meio ao caos do naufrágio, existem relatos de que eles não obedeceram a ordem de saída para ficarem juntos até o último instante.

As ordens eram de que as mulheres e crianças fossem nos primeiros botes salva-vidas, e por último os homens. Ao notar que o seu marido não a acompanharia, Ida cedeu o lugar para a sua empregada. O casal foi visto pela última vez sentados perto do convés, enquanto o volume da água subia.  

1. Capitão Edward Smith 

No centro dessa foto é possível ver o capitão do Titanic, seu nome era Edward Smith. Inclusive, a semelhança dele com Bernard Hill, ator que o interpretou, é impressionante. Existem rumores de que Edward teria dito que aquela seria sua última viagem conduzindo um navio antes de se aposentar. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

O capitão foi reconhecido como um verdadeiro herói. No entanto, um dos sobreviventes relatou em uma carta que Edward estaria bebendo pouco antes do navio colidir com um iceberg. A pergunta que ficou é: essa tragédia foi responsabilidade do capitão ou era um incidente inevitável?

Curiosidades sobre o Titanic 

A história do Titanic se tornou ainda mais intrigante depois do filme e se tornou um dos filmes mais premiados do Oscar. Com tanto sucesso, os telespectadores ficaram ainda mais curiosos sobre os segredos do navio infundável. 

Essas fotos do Titanic foram encontradas em câmera antiga
Fonte: (Reprodução/Internet)

Se em uma roda de conversa você perguntar qual é o navio mais famoso de todos os tempos, sem dúvidas vão te responder: Titanic. Apesar de muitos anos já terem se passado, a tragédia ainda é alvo de estudos e especulações. Por isso, separamos 5 curiosidades sobre a história desta embarcação.

1. Todos podiam ter sobrevivido 

Depois de duas horas da colisão com o iceberg, o navio se partiu ao meio o que tornou o naufrágio ainda mais rápido. A embarcação Carpathia foi a responsável em ajudar a socorrer as vítimas, porém levou 1h30 para chegar. 

A verdade é que todos os tripulantes poderiam ser salvos, pois existia um navio ainda mais próximo ao local do incidente que poderia ter ajudado a resgatar todas os viajantes. No entanto, a embarcação Californian não respondeu o pedido de socorro

2. Nem todas as vítimas foram identificadas

Apesar dos números oficiais apontarem 1.500 vítimas, nem todas elas foram identificadas. O número exato de mortos até hoje é desconhecido, a especulação é que pode ser entre 1490 a 1635. 

Embora tenha sido instaurados comissões de inquéritos na Inglaterra e em Nova York, ninguém descobriu o nome de todas as pessoas que afundaram junto com o navio. Também, muitos tripulantes tinham embarcado com nome falso.

3. Simulações de evacuação foram canceladas

Ao construir um navio, é necessário tomar todas as precauções e antever incidentes marítimos. Para isso é feito uma simulação de evacuação. Ela funciona como a espécie de treinamento, para que a tripulação aprimore a preparação de bote salva-vidas e o seu lançamento ao mar.

Os passageiros também são preparados para uma eventual evacuação e como reagir em uma situação de emergência. Por um motivo desconhecido, o Capitão Smith cancelou a simulação de evacuação.

4. Músicos tocaram até o último instante

No próprio filme Titanic mostra que os músicos tocaram até o fim. Apesar de nem todos os relatos serem verdadeiros, este relato foi real. De acordo com um dos sobreviventes, os músicos tocaram minuto após minuto enquanto o navio afundava silenciosamente no mar. 

5. Titanic poderia ser salvo

David Blair seria o segundo assistente do capitão Smith, porém de última hora ele foi retirado da escala da equipe deixando a tripulação minutos antes do navio partir. Existem algumas especulações de que ele poderia ser o único capaz de salvar o Titanic. 

Há 100 anos atrás, as embarcações ainda não contavam com a tecnologia de hoje. Para detectar uma ameaça no mar, além de muita atenção, precisava ter binóculos. No entanto, o armário em que ficavam guardado esses equipamentos estava trancado e a única pessoa que tinha a chave era David Blair

O iceberg foi o único culpado?

Apesar de já ter sido mais que comprovada a responsabilidade do iceberg no naufrágio do Titanic, existem algumas teorias que afirmam o contrário. Senan Molony, um jornalista irlandês, a colisão do navio no iceberg não foi o principal causador da .

Para o profissional, antes da tragédia ocorreu um incêndio dentro do navio quando ainda estava no estaleiro. O que acabou comprometeu a estrutura do Titanic e reduziu a resistência do aço. Assim, colaborou para a história que já conhecemos. Para Senan, o corrido foi ocultado dos tripulantes.

Não há posts para exibir