Essas são as cidades mais antigas da América Latina

A América Latina é uma região que abrange os países onde as línguas são derivadas do latim, como por exemplo, português, espanhol e línguas românicas. Então, já tira da cabeça a ideia de que a América Latina é um continente. Só existem 6 continentes e são eles: América, Ásia, Europa, Antártida e Oceania. 

Pode-se dizer que 20 povos são considerados latinos, dentre eles estão os brasileiros, os mexicanos, os argentinos, os paraguaios e os venezuelanos. A América Latina conta com muita diversidade cultural, territorial e com uma vasta história sobre o registro das primeiras povoações. Saiba quais são as cidades mais antigas da região.

ANÚNCIO
Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Santo Domingo, República Dominicana

Santo Domingo é a capital da República Dominicana, sendo a maior cidade do país e uma das mais antigas da América Latina. A região tem 2.253.2437 habitantes e é caracterizada por ser banhada pelas lindas águas do mar caribenho. Santo Domingo foi fundada em 1496 e tem o título do mais antigo assentamento da Europa de ocupação contínua da América.

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, na época do Novo Mundo, a cidade foi a primeira sede do governo colonial espanhol. Por isso, a cidade recebeu o nome Santo Domingo em homenagem ao fundador do assentamento, que era irmão de Cristóvão Colombo, chamado São Domingos de Gusmão. A cidade é tão histórica que foi intitulada como patrimônio da humanidade pela Unesco.

São Vicente, Brasil

São Vicente é uma cidade brasileira que fica no estado de São Paulo, sendo considerada a mais antiga do país. Assim, também é uma das primeiras regiões a ser fundadas na América Latina. É uma cidade populosa, com apenas 368.355 habitantes. Existe uma rixa entre Cananeia e São Vicente pelo título de primeira cidade do Brasil. 

ANÚNCIO
Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Entretanto, dados apontaram que realmente foi São Vicente, com uma diferença de 5 meses entre as duas regiões. A cidade foi a primeira vila a ser fundada sobre as diretrizes do rei de Portugal, D. João III. A região foi oficialmente fundada em 1532 e recebeu esse nome em homenagem a São Vicente Mártir.

Mérida, Venezuela 

Mérida é uma cidade renomada na Venezuela, conhecida por sediar a Universidade de Los Andes e por ter o teleférico mais alto do planeta. Mérida foi fundada em 1558 e hoje conta com mais de 300 mil habitantes. Além disso, a região se destaca por ter o maior centro turístico e estudantil do território venezuelano. 

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

A região foi fundada por Juan Rodríguez Suárez, que nomeou a cidade com o nome do lugar onde nasceu, Mérida, Espanha. O significado vem da palavra latina emérita, que traduzido para o português significa “quem tem mérito”. Assim como as cidades brasileiras, Mérida tem clima tropical, ficando longe das costas marítimas e mais no interior do país.

ANÚNCIO

Izamal, México

Izamal consegue ser mais antiga que todas as cidades citadas até então. O sítio arqueológico foi fundado em 750 a.C. Izamal é uma cidade pequena do estado de Yucatán e fica a 72 quilômetros da capital do estado Mérida, localizada no sul do México. Antes de ser liquidada até a Conquista Espanhola, a cidade tinha 13 mil habitantes.

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Izamal ficou conhecida como a Cidade Amarela, devido os prédios serem todos pintados de amarelo. Também, tem o título de Cidade das Colinas, pois até nos dias atuais estão preservados os restos de pirâmides dos templos antigos. A cidade foi fundada pelos maias, mas segue como um lugar de peregrinação pelos católicos do país. 

Tula de Allende, México

As cidades mexicanas dão um show de história antiga em relação a outros países da América. Latina. Tula de Allende é outra região do país bastante velha, tendo sido fundada 400 a.C. Entre os séculos X e XII, o lugar foi capital real do povo pré-colombiano mesoamericano que exerceu domínio sobre a maioria das cidades do México.

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

A cidade tem 10 mil habitantes e fica a 70 quilômetros da capital mexicana. Os principais pontos turísticos de Tula de Allende são as ruínas e arquitetura da cidade antiga, bem como a Catedral de San José de Tula. Sem contar os monumentos históricos por todos os lados como as estátuas de guerreiros e esculturas de sacerdotes. 

Cuenca, Equador

Outra cidade latino americana muito antiga é Santa Ana de los Ríos de Cuenca, situada no Equador. A região foi fundada 500 d.C pelo povo Cañari da vila Guapondeleg, que anos depois foi conquistada pelos povos incas. Cuenca é a terceira maior cidade do país, além de ser a capital da província de Azuay. A região chama atenção por estar situada na serra. 

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em 1999, o centro histórico da cidade foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Algumas das fortes características de Cuenca são os edifícios antigos, igrejas barrocas e ruas de pedras. Assim, a região e sua cultura América hispânica são preservadas. As paisagens da Cordilheira dos Andes e as fachadas com cores alegres também chamam atenção. 

Quito, Equador 

Também no Equador está Quito, cidade que foi ocupada pela primeira vez cerca de 800 d.C pelos incas. Os incas iniciaram uma guerra civil, após conquistarem o território. Posteriormente, a região foi escolhida para ser a capital do país. A região foi oficialmente fundada em 1534 por Sebastián de Benalcázar, espanhol que batizou a cidade com o nome San Francisco de Quito.

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ainda, Quito é a segunda cidade mais populosa do Equador com 2.239.191 habitantes, de acordo com o último censo. Fica situada em torno de 35 quilômetros a sul da linha do Equador, lugar marcado pelo um monumento chamado “O Meio do Mundo”. Em razão do alto nível de altitude, o clima da cidade é constante e normalmente apresenta temperatura de 21 ºC.

Cholula, México

Cholula é a cidade mais antiga da América Latina, tendo sido fundada em 800 a.C. A região fica localizada no México e é considerada o berço da cultura olmeca, do povo da era  pré-colombiana. Os olmecas viveram nas regiões tropicais do centro-sul mexicana entre o século III e X. O local chama atenção devido à Grande Pirâmide de Cholula. 

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

A pirâmide, construída no século I a.C e uma das maiores do mundo, fez Cholula ter um dos maiores centros turísticos do México. O monumento mede 450 metros de largura e 65 metros de altura. Ao fundo da pirâmide é possível ver o vulcão Popocatépeti. Outro ponto de referência da região é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. 

As cidades mais antigas do mundo 

Além de regiões latinas americanas, existem outras cidades milenares nos mais diversos continentes.  Viajar para grandes centros urbanos para ir às compras é uma experiência divertida, mas já pensou em visitar lugares que respiram história? É provável que já tenha visto essas cidades nos livros, muitas delas marcaram momentos importantes para a humanidade.

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Uma das cidades mais antigas do planeta é Biblos, localizada no Líbano, fundada 5000 a.C. Além disso, Biblos é considerada a região habitada ininterruptamente por mais tempo de toda a história. Os fenícios foram os responsáveis por fundar a cidade, após a conquista do território por parte dos Povos do Mar. Em 1984 foi declarada Patrimônio Histórico pela Unesco. 

Também, tem a cidade de Aleppo, situada na Síria. A região foi fundada entre 5000 e 4300 a.C e hoje tem uma população de 1,8 milhões de habitantes. Durante séculos, Aleppo foi considerada a maior cidade da região chamada Grande Síria, composta pela Jordânia, Isarael, Líbano e Estados da Síria. 

Damasco, Síria 

Outra cidade da Síria muito antiga é Damasco, fundada entre 9000 e 6000 a.C. É considerada a segunda cidade mais velha de todo o mundo. Atualmente, a região conta com uma população de 1,7 milhões de habitantes. Também conhecida como Cidade dos Jasmins, Damasco fica próximo ao famoso rio Eufrates e a 80 quilômetros do mar Mediterrâneo.

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

Devido à sua localização, a cidade é estratégica para rotas comerciais entre Ocidente e Oriente. Alguns historiadores defendem a ideia de que Damasco é a cidade mais antiga do mundo e que é povoada desde 10.000 a.C. Entretanto, não existe unanimidade, e por falta de registros, outra cidade possui o título. 

Jericó, Cisjordânia

Jericó é considerada a cidade mais antiga do mundo, tendo sido fundada entre 96000 e 9000 a.C. A região tem uma localização que chama atenção,  por ficar às margens do Rio Jordão. Diversas vezes na história, a cidade foi destruída, povoada, abandonada e repovoada. Todos os anos, Jericó atrai turistas por ser uma região sagrada para os cristãos. 

Essas são as cidades mais antigas da América Latina
Fonte: (Reprodução/Internet)

De acordo com passagens bíblicas, Jericó é o lugar que marcou o retorno dos israelitas do tempo de escravidão no Egito. Josué teria sido o responsável pela condução deste povo até a cidade. Geograficamente, a cidade fica na região da Cisjordânia, dentro do Território da Palestina. Por essa razão, a autoridade nacional palestina é responsável pela administração.

Não há posts para exibir