8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas

No tempo em que vivemos, sabemos que é necessário atenção dobrada para acabar não acreditando em qualquer coisa que vemos na internet, afinal, as fake news estão espalhadas por todos os lugares. No entanto, e se boa parte das histórias que você ouviu na infância também não passassem de lendas? Aparentemente, foi isso o que aconteceu com bastante gente.

Muitos dos mitos que as pessoas achavam se tratar de histórias reais, na verdade, eram apenas lendas criadas para assustar os mais jovens, ou ainda para acabar fazendo com que maus hábitos não fossem disseminados. De qualquer forma, se você quer saber que histórias são essas, confira a lista que fizemos em nosso artigo.

ANÚNCIO
8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

Usamos apenas 10% do nosso cérebro

Teoria que acabou se tornando verdade entre os populares é a de que, na verdade, utilizamos apenas 10% do nosso cérebro. De acordo com essa hipótese, algumas pessoas ainda conseguem utilizar mais, o que faz com que sejam mais inteligentes do que a média geral, como foi o caso de Albert Einstein.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, isso está longe de ser verdade. Apesar de ainda não conhecermos todo o funcionamento cerebral, já sabemos que os seres humanos utilizam 100% do cérebro. Cada região do nosso órgão acaba sendo responsável por alguma tarefa específica no nosso corpo, mesmo que não saibamos ao certo o funcionamento de todas.

Porém, a crença já se espalhou ao redor de todo o mundo, e se você perguntar para alguém, ela vai te afirmar que só usamos 10% do cérebro. Até mesmo filmes já foram feitos tendo essa teoria como base, como é o caso de Lucy, onde Scarlett Johansson interpreta uma pessoa que consegue utilizar mais do que os 10%.

ANÚNCIO

O consumo de álcool mata seus neurônios

Criou-se uma lenda de que o consumo de álcool acaba fazendo com que os neurônios do seu cérebro acabassem morrendo. Para a sorte dos pinguços de plantão, isso não passa de uma lenda, criada, muito provavelmente, para tentar diminuir o consumo de álcool entre os cidadãos, afinal, a bebida realmente não faz bem para o corpo.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

Apesar disso, não chega a matar partes do nosso cérebro, como muitos acreditam ser verdade. No entanto, ainda assim é preciso ficar atento, já que o consumo em excesso danifica as conexões entre os neurônios, o que pode causar a atrofia dessa região do corpo. Porém, o quadro é reversível.

O que não quer dizer que você deva exagerar quanto a isso. Lembre-se sempre que o álcool, além do cérebro, também danifica outras regiões do nosso corpo, sem falar no perigo que é dirigir enquanto ingerimos qualquer bebida alcoólica. É preciso ter moderação sempre quando for beber.

ANÚNCIO

Cabelo e unhas nunca param de crescer

Existe uma lenda muito forte que diz que os cabelos e unhas de uma pessoa morta não param de crescer. Porém, para deixar as pessoas um pouco mais tranquilas quanto a isso, saiba que é mentira, e não há qualquer risco de você abrir um caixão e encontrar o local cheio de pelos e unhas gigantes.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

É impossível que um corpo morto produza novas células, o que também torna impossível que os cabelos e unhas continuem crescendo. O que acontece é que, no caso das unhas, o ressecamento da região acaba fazendo com que elas fiquem mais longas, o que faz parecer com que cresceram de verdade.

A mesma coisa acontece com a pele na região do queixo, o que faz com que a barba presente na região pareça maior do que já foi um dia, o que não necessariamente significa que ela cresceu. De qualquer forma, a figura de uma pessoa morta com pelos maiores ainda causa medo em muita gente.

O chiclete não vai grudar no seu intestino

Todo mundo, quando é criança, escuta os pais falando para não engolir chiclete, já que o alimento pode acabar grudando no seu intestino ou no seu estômago, o que pode fazer com que você tenha problemas graves de saúde. Isso não é verdade, no entanto, também não é motivo para engolir chiclete à vontade.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

Os chicletes não grudam em qualquer órgão seu depois de ser engolido, passando diretamente pelo sistema digestivo. Eles sequer demoram mais para serem processados dentro do seu organismo, já que eles praticamente não contam com nenhuma modificação desde o momento que entram no seu corpo.

E é aqui que mora o problema de se engolir chicletes. Eles praticamente não alteram a forma quando são ejetados do corpo, o que faz com que se torne perigoso ir até o banheiro em certas ocasiões. Por conta disso, caso você tenha o hábito de engolir o alimento, ao menos faça isso com pedaços bem pequenos.

O homem não veio do macaco

Quem gosta de ler sobre o assunto já sabe que isso aqui é mentira, porém, não custa reforçar que o homem não veio do macaco. Apesar de ter se perpetuado entre as massas de que isso é verdade, essa afirmação não passa de lenda, e já foi explicada por diversos cientistas ao redor do mundo.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

O que acontece é que, no passado, compartilhamos um mesmo ancestral, e por isso temos tantas semelhanças com nossos parceiros primatas. O mais próximo de nós, os chimpanzés, cresceram no oeste da África, enquanto nós, seres humanos, nos desenvolvemos no leste e no sul da região.

Por conta das diferenças ambientais, a evolução nos forçou a mudar e acabou nos transformando no que somos hoje. Porém, cerca de 99% do nosso genes ainda é igual ao deles, o que mostra que, por mais que sejamos bem diferentes de aparência atualmente, somos muito parecidos na questão genética.

Você não engole aranhas enquanto dorme

Criou-se uma história que dizia que, durante o período de 1 ano, as pessoas acabavam engolindo 8 aranhas enquanto dormiam, já que os animais acabavam entrando em nossas bocas durante as horas de descanso. Porém, para o alívio de quem tem fobia do inseto, saiba que nada mais é do que lenda.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

Contudo, esse boato já foi desmentido diversas vezes, com Snopes até mesmo escrevendo um livro sobre ele em 1954. Na obra, ele ainda cita um artigo publicado na revista Scientific American, que diz que as aranhas, muito provavelmente, acham um humano dormindo aterrorizante demais para se aproximar.

Não sabemos o porquê da história ter sido inventada, mas, muito provavelmente, foi para evitar que pessoas dormissem de boca aberta. De qualquer forma, se você dorme dessa maneira, fique tranquilo, pois é bem improvável que alguma aranha vá se aventurar a entrar dentro da sua boca enquanto isso.

Você pode acordar um sonâmbulo sem maiores preocupações

Várias histórias já relataram que os sonâmbulos, quando são acordados, acabam tendo um infarto ou até mesmo entrando em coma apenas por terem sido acordados, o que deixa muitos pais de crianças com isso preocupados. Contudo, pode ficar tranquilo que esse tipo de história não passa de lenda.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

Não existe risco em acordar um sonâmbulo, sendo até mesmo o mais recomendado, pois, dessa forma, é possível evitar que ele sofra uma queda e acabe se machucando gravemente sem perceber. Ele não vai ter um infarto ou ficar hospitalizado por ter sido acordado por você.

O máximo que pode acontecer é ele se sentir desnorteado e incomodado com o acontecido, o que é bem compreensível. No mais, caso consiga, tente conduzi-lo até à cama novamente, pois assim, você não precisa acordá-lo e nem mesmo se preocupar com a possibilidade dele acabar se machucando.

Infelizmente, a regra dos 5 segundos não é válida

Se você pegar uma comida do chão, antes dos 5 segundos, infelizmente, ela vai ficar tão suja quanto se estivesse lá por mais tempo. A regra dos 5 segundos não é válida, e pode te fazer ingerir algumas bactérias bem desagradáveis caso o local onde ela caiu esteja sujo ou se o alimento estiver muito úmido.

8 histórias que todos pensam ser reais mas não passam de lendas
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com um artigo publicado pela Scientific American (em inglês), as condições do ambiente podem acabar influenciando na quantidade de bactérias que um alimento contrai ao cair no chão. Os chãos de madeira são os piores, e a umidade do alimento também influencia diretamente no quanto a comida fica suja.

De qualquer forma, quando o alimento cai no chão, ele já fica sujo imediatamente, sendo impróprio para consumo. Se ele ficar lá apenas 3 segundos, é o mesmo dele ter ficado 15, já que todas as bactérias já conseguiram subir a bordo da comida. Em todo caso, o mais recomendado é que você não coma nada do chão.

Boa parte de histórias não fazem o mínimo de sentido

Apesar da história do álcool e do chiclete até fazerem certo sentido, boa parte dessas lendas não tem o mínimo de lógica se pararmos para pensar melhor, sendo até engraçado nós acreditarmos nelas mesmo sendo, em alguns casos, bem irracionais, como é o caso da pessoa entrar em coma caso seja acordada durante um episódio sonâmbulo.

No entanto, algumas delas foram criadas para proteger os seres humanos, como é o caso da história do álcool, que realmente faz mal para o corpo quando ingerido em excesso, além do chiclete também não ser um dos alimentos mais saudáveis de se engolir. De qualquer forma, agora você já sabe a verdade sobre essas histórias.

Não há posts para exibir