Lady Gaga, também conhecida como Stefani Joanne Angelina Germanotta, é uma cantora norte-americana e estrela da música pop. A artista ficou famosa não só por sua voz poderosa, mas também pelo seu jeito peculiar que pode ser notado nos videoclipes, shows e nas suas próprias roupas. A musa chama a atenção pelos looks para lá de estranhos usados em premiações e apresentações.
Embora a cantora tenha diminuído o nível de esquisitice em seus figurinos, alguns trajes ficaram para a história dos tapetes vermelhos. Definitivamente, a cantora foge do tradicional, lembrando a também diva Madonna, com quem já foi comparada no início da carreira. Confira neste artigo os 7 looks bizarros da Lady Gaga. Entenda também o conceito por trás de cada figurino.
7. Look do Bob Esponja
Em 2013, Lady Gaga apareceu com esse look inusitado em Berlim, na Alemanha. Ao deixar o hotel que estava hospedada, a cantora foi fotografada com um capacete gigante na tonalidade pastel. O que chamou atenção do público foi que o acessório só tinha dois buracos pequenos para os olhos. A cantora estava de passagem na cidade para divulgar o álbum “ARTPOP”.
O figurino escolhido pela Mother Monster, apelido dado pelos fãs, logo foi comparado com a roupa do personagem Bob Esponja na internet. O capacete esquisito foi feito pelo haristylist Charlie Le Mindu, de sua coleção outono/inverno daquele ano. No entanto, a peça foi criada exclusivamente para Gaga passear pelas ruas da cidade alemã.
O ano de 2013 marcou algumas das últimas aparições de Lady Gaga na sua famosa estética do exagero. Inclusive, o álbum de divulgação, o ARTPOP, foi criticado pela mídia e considerado o maior fracasso da carreira da diva. Ao que tudo indica, o público estava cansado da versão extravagante da loira. Após essa fase, a norte-americana apareceu com visual mais “clean”.
6. Look de Princesa das Galáxias
No Grammy de 2010, Lady Gaga, artista escolhida para abrir a premiação, surgiu no tapete vermelho com uma roupa brilhosa num estilo futurista com um ar de “Princesa das Galáxias”. Além do vestido cósmico do estilista Giorgio Armani, os sapatos também foram bem estranhos, desenhados pelo britânico Alexander McQueen.
Em sua performance no Grammy, a artista foi rejeitada, jogada no fogo e aplaudida. Foi a primeira vez que Gaga é indicada à premiação e foi a estreante mais vencedora até então. O público esperava ansiosamente pela cantora, que no evento passado fez uma performance chocante do hit Paparazzi. Naquela noite, a loira ainda cantou com ninguém mais e ninguém menos que Elton John.
Os cantores ressurgiram sujos de fuligem, enquanto eram cercados por manequins sem braços. Juntos, eles cantaram os sucessos Your “Song” e "Speechless". Engana-se quem pensa que o look do tapete vermelho foi o mais bizarro usado por Lady Gaga naquela noite.
5. Look de raio
Ainda no Grammy de 2010, Lady Gaga usou uma fantasia de raio enquanto sentava com outras celebridades que estavam no evento. A artista causou ao utilizar meias brilhantes e transparentes e o que parecia ser um blazer prateado. O chapéu tinha vários raios como decoração, também na cor prateada. Assim como o look cósmico, esse figurino foi desenhado por Giorgio Armani.
Quem estava sentado atrás da cantora deve ter amado, né? Embora pareça estranho, todos os figurinos da diva foram pensados para a proposta que ela tinha a oferecer naquela noite. De acordo com a revista People, Armani reuniu estéticas diferentes para cada momento da premiação. O estilista chegou a declarar que Gaga era um ícone da moda moderna.
Antes do evento, a loira chegou a dizer que as pelas de Armani eram icônicas e que a representavam como artista. Na época, o estilista estava lançando uma coleção inspirada no tema celestial de sua marca Armani Privé. Então, para compor o figurino da cantora, o italiano seguiu o estilo de Lady Gaga e inseriu elementos do último lançamento.
4. Look de sapo dos Muppets
Lady Gaga já se mostrou uma grande fã de Os Muppets, mais precisamente do personagem sapo Caco. Em uma entrevista feita na Alemanha, a cantora apareceu com um casaco cheio de sapinhos e com um acessório no cabelo com o mesmo animal. A paixão pelo desenho não parou por aí, a cantora foi acompanhada pelo sapo no Video Music Awards (VMA) de 2009.
O gosto da loira pelos Muppets chegou até a produção do desenho que a artista foi chamada para participar do filme que ia ser lançado na época. Gaga apareceu na produção junto com outros atores famosos da indústria cinematográfica como Amy Adams, Kristen Schaal, Chris Cooper e Zach Galifianakis.
Em entrevista à revista People, alguém fantasiado do sapo afirmou que ele e a artista são bons amigos. O personagem ainda brincou que Gaga o beijou para ter sorte durante a premiação e ressaltou os quatro looks bizarros que a diva usou no evento.
3. Look de embalagem de perfume
Em 2012, Lady Gaga lançou o perfume intitulado como Fame, mesmo nome do seu álbum de maior sucesso. Até aí tudo bem, né? Acontece que a cantora escolheu um visual bizarro para ir ao lançamento do seu produto. A diva pop chegou em uma carruagem toda preta com um enorme laço de presente, nas cores da embalagem do seu perfume.
Logo dava para perceber que o figurino da loira não seria nada convencional. A artista desceu da carruagem com um look todo preto e com uma máscara que cobria completamente seus olhos, também inspirados na embalagem de seu perfume, que chegou a vender 30 milhões de frascos na época.
Nos pés, Gaga usava um salto preto com um salto imenso que inclusive por pouco a machucou. Ao andar, a cantora se desequilibrou e quase torceu o pé. Segundo o estilista José Camarano, a norte-americana procura inspiração no submundo da moda.
2. Look “all red”
Em 2009, a cantora pop recebeu o prêmio de Melhor Artista Revelação no VMA com um look de renda vermelha para lá de esquisito que cobria até o seu rosto. Não satisfeita, a cantora ainda usou uma coroa também vermelha. O rapper Eminem foi quem entregou o troféu para a Lady Gaga e a sua reação ao ver o figurino da artista deu o que falar na internet. Veja a expressão dele:
Enquanto fazia o discurso, a loira chegou a tirar a renda do rosto. Mas o impacto de chegar toda coberta já tinha sido causado na plateia. Naquele ano, Gaga estava no auge de sua carreira com o lançamento do álbum The Fame que teve mais de 12 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro. Singles como Poker Face e Paparazzi marcaram a carreira da artista.
Em 2018, a cantora foi flagrada nas ruas de Nova York com um vestido muito parecido e com os seus saltos super altos. A mídia especulou se era a mesma peça, porém descobriu que era um vestido da grife do estilista Christopher Kane. A loira estava focada em projetos voltados para country e jazz e sua aparição com peças excêntricas marcou seu retorno ao gênero pop.
1. Look de carne
Claro que o icônico look todo feito de carne da cantora não poderia passar despercebido, não é mesmo? O figurino foi utilizado no mesmo VMA do vestido de renda vermelha. Lady Gaga chocou o público ao chegar com o traje no tapete vermelho. Se enganou quem pensou que a roupa era de carne de mentira, toda a composição é de carne real, desde o sapato até o acessório do cabelo.
Em 2019, em entrevista à Oprah Winfrey, a diva pop explicou o contexto por trás da escolha excêntrica. Gaga revelou que não esperava o impacto do seu vestido de carne como aconteceu naquele ano. Afinal, ela tem um gosto excêntrico e ao seu ver parecia fazer total sentido usar a peça no tapete vermelho.
O intuito principal era protestar contra a dispensa de gays do exército norte-americano. Para a cantora, a orientação sexual não é relevante para quem deseja fazer parte das Forças Armadas do país. O que importa é se o indivíduo está disposto a dar a vida pela sua nação. Dentro disso, ela usou a frase “carne é carne”.
Por que Lady Gaga usa roupas esquisitas?
Enquanto lançava o seu álbum ARTPOP, Lady Gaga afirmou, em entrevista à revista Glamour, que recorre às fantasias excêntricas como forma de fugir do que o público espera de um popstar. Também declarou que não acha sua beleza convencional para o show business e, segundo ela está tudo bem quanto a isso.
Para a arista, é mais importante o que sua música e seu trabalho tem a oferecer do que as questões externas. Na moda peculiar, Gaga encontrou uma forma de se aceitar e ser como sempre quis. Ainda relatou que deseja usar a criatividade e a liberdade para mudar o mundo e isso não mudou porque se tornou famosa. Há quem diga que a artista deseja chamar atenção da mídia.