Bebidas alcoólicas são populares em todo o mundo, ganhando o coração de muita gente que gosta de descontrair e se divertir com pessoas próximas enquanto degusta o sabor delas. São várias as bebidas que se tornam as favoritas do povo, porém, algumas delas acabam conseguindo se destacar por um aspecto bem curioso: os nomes engraçados.
Não são poucos os casos de bebidas com nomes engraçados disponíveis por aí. E se engana quem acha que apenas os brasileiros conseguem fazer essa proeza, com algumas opções gringas também se destacando nesse quesito. Se você quer conferir algumas das bebidas alcoólicas com nomes mais exóticos do mundo, dê uma olhada em nosso artigo sobre o tema.
Amansa Corno
De nome bem sugestivo, a premissa dessa cachaça é acalmar os homens que acabaram sendo traídos por suas mulheres. Amansa Corno já ajudou muito sujeito a superar alguns traumas amorosos, tornando-se conhecida (e necessária!) em boa parte do nosso país.
A cachaça ainda faz algumas brincadeiras em seu rótulo, dizendo ser feita de cana-de-açúcar e raspa de chifre de bode. Ainda é indicado qual a dose indicada para cada caso: 1 para abrandar, de 2 a 5 para deixar manso e de 6 a 10 para “espritar”. Passando disso, a bebida não se responsabiliza mais pelo freguês.
Consola Corno
Se tem um pessoal que gosta de tomar uma bebida alcoólica e que, consequentemente, recebe mais produtos feitos especialmente para eles nesse meio, essa é a instituição dos cornos no Brasil. Como se já não bastasse a Amansa Corno, também existe a Consola Corno.
Trazendo uma imagem que pode ser gatilho para muitas pessoas por aí, a bebida promete te ajudar a lidar com as dores de uma traição. Cheia de ironia em seu rótulo, a Consola Corno é uma das bebidas de nome mais engraçado e, por isso, acabou se popularizando em todo o país.
Além do nome divertido, e da imagem bem sugestiva sobre o ato, a garrafa ainda conta com piadas na embalagem, como ter sido engarrafada por um sujeito chamado “Levanta Saia”. No entanto, se estiver precisando de consolo, não custa nada tomar algumas doses.
Amansa Sogra
Se existe uma bebida para amansar corno, também existe uma para deixar as sogras mais calmas. Tema de stand ups em todo o Brasil, a relação de sogras com seus genros tem tudo para melhorar após tomar alguns goles da bebida feita em Pernambuco. Ao menos é isso o que a cachaça promete.
De acordo com a própria bebida, quando tomada corretamente, a cachaça é capaz de amansar qualquer sogra, deixando ela em “ponto de bala”. Se você não tem uma relação muito boa com sua sogra, não custa muito dinheiro investir na compra da Amansa Sogra para checar se funciona realmente.
Cabeça de Burro
Aparentemente, não existem muitos critérios para se batizar uma batida. Do contrário, duvidamos muito que alguém fosse aprovar chamar um vinho de Cabeça de Burro. A bebida, por incrível que pareça, não é invenção dos brasileiros, com os créditos ficando com o povo português.
O vinho é feito em Douro, e contém alguns ingredientes bem inusitados, como casta de tinta barroca e roriz, além de touriga franca. Se é bom ou não nós ainda não sabemos, mas o nome realmente instiga um pouco da curiosidade de provar a bebida para sabermos se o nome faz ao menos um pouco de sentido.
Atrás do Saco
“Se deseja uma boa aguardente, tome Atrás do Saco”, é assim que a bebida se apresenta aos seus admiradores. O trocadilho divertido faz muito sucesso em todo o Brasil, com seu rótulo sendo bastante conhecido em qualquer barzinho de esquina que você entre.
É originária de Minas Gerais, se tornando parte do arsenal folclórico de bebidas da região, que conta com alguns dos maiores representantes na lista de nomes engraçados para batizar bebidas alcoólicas. De longe o estado mais criativo para isso, realmente, é o mineiro.
Chora no Pau
De nome bem sugestivo, a Chora no Pau é produzida em Pernambuco, estado em que mais faz sucesso. Porém, não é exclusivo de lá, já que não é muito difícil encontrar a bebida disponível por aí. Feita de cana-de-açúcar, tem gosto forte, mas há quem diga que fica suave após alguns goles.
No entanto, o grande destaque da bebida fica por conta de seu rótulo, cheio de trocadilhos divertidos. Como se já não bastasse o nome sugestivo, ela também conta com algumas piadas estampadas, como o fato de ter sido feita, de acordo com a própria bebida, no município de “Cacete Armado”.
Quarqueuma
Essa cachaça foi produzida pensando exatamente naqueles sujeitos mais indecisos quando entram no bar. Se ele falar que quer beber qualquer uma, ou melhor “quarqueuma”, basta servir uma dose para o sujeito e esperar ele adormecer com a bebida, afinal, o teor alcoólico dela não é dos mais baixos.
A embalagem da bebida ainda faz um trocadilho sobre os tipos de mulheres disponíveis, como se o sujeito estivesse em um bordel. A cachaça é muito conhecida em todo o Brasil, e com certeza livra muitos atendentes de ter que ficar oferecendo bebidas por aí, afinal, Quarqueuma serve.
Cuatro Vacas Gordas
Nome bem inusitado para se colocar em uma bebida, o Cuatro Vacas Gordas nos lembra o caso do Cabeça de Burro, afinal, não deve existir o mínimo critério para se batizar um vinho com esse nome. Mais uma vez, não pertence ao Brasil, já que é produzido na Argentina.
É feito na região de Mendoza, na terra de nossos hermanos. É produzido utilizando uvas castas cabernet de dois tipos: merlot e sauvignon. Além do nome exótico, o rótulo também não é dos melhores trabalhados, já que as vacas parecem terem sido desenhadas por crianças, sem contar o fato de que, na verdade, só tem três vacas na imagem.
Flying Pig
Esse vinho italiano é uma das bebidas com nome mais curiosos em todo o mundo. Traduzido para o português, quer dizer algo como “Porco Voador”, como você pode perceber no rótulo da bebida, onde podemos identificar a engraçada imagem de um porco alado.
A bebida se tornou conhecida justamente por conta da sua embalagem divertida, com muitos imaginando de onde ele tirou essa inspiração, se foi da capa de um álbum do Pink Floyd ou de qualquer outro lugar. No entanto, o motivo do nome ser esse já vem explicado na própria garrafa.
De acordo com o próprio Flying Pig, o nome do vinho é esse apenas porque é mais provável você ver um porco voando do que encontrar uma bebida melhor do que essa. Os criadores do vinho realmente sabiam como investir em autopromoção.
Minha Deusa
De Minas Gerais para o mundo, Minha Deus é produzida em Betim, não conta com um nome tão engraçado quanto os outros da lista, mas também não é batizada com o nome mais comum do mundo. A cachaça, hoje, tem reconhecimento até mesmo fora do país.
Tem o gosto agradável, não é muito agressiva ao paladar, e por isso, se tornou uma das melhores cachaças disponíveis para se fazer coquetéis. Já foi premiada fora do país por conta de seu sabor suave e por conta de sua versatilidade, servindo como base para a confecção de vários drinks.
Foi a grande vencedora do concurso Cachaça Masters, em 2010, feito pela The Drinks Business, revista inglesa especializada no assunto. Venceu na categoria de melhor cachaça não envelhecida. Minha Deusa está representando muito bem o Brasil no exterior.
NaBunda
Talvez a cachaça mais conhecida de toda a lista, a NaBunda já vem com a piada praticamente pronta. Não são poucos os casos de amigos que saem para beber e acabam soltando um “você já tomou NaBunda?” para os conhecidos que, claro, acabam caindo na risada por conta disso. A maturidade anda a mil.
Porém, além do nome engraçado, essa cachaça acabou se tornando conhecida também por conta dos vários trocadilhos presentes em sua embalagem. Assim como no caso da Chora no Pau, NaBunda também foi feita no município de “Cacete Armado”.
No entanto, conta com alguns diferenciais, como ter sido produzida pelo saudoso “Thomás Na Bunda”, além de ter sido analisada por uma autoridade no assunto, o famoso “Botelho Pinto”. Como se já não bastasse isso tudo, o químico responsável pelo projeto é ninguém menos do que “Abílio Rêgo”.
Claro que os nomes engraçados não passam de piada
Claro que o nome das bebidas foram feitos apenas para serem engraçados, e não necessariamente para o que propõem a fazer. A de consolar cornos, por exemplo, pode até ajudar a superar uma traição, no entanto, não é a maneira mais adequada para se fazer isso. Vá fazer terapia, ajuda mais do que qualquer cachaça.
No entanto, não deixa de ser engraçado esbarrar com algumas dessas bebidas por aí, ainda mais quando se está acompanhado de amigos, já que as piadas vêm praticamente prontas. Além disso, muitas das cachaças presentes no artigo são deliciosas, apesar de muita gente não querer experimentar justamente por causa do nome.