Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo

Será que é possível listarmos as maiores ilhas do mundo? Com certeza, sim. Ainda mais quando a gente considerar a área por extensão territorial, o que facilita ainda mais o nosso ranking. Existem ilhas tão grandes que são vistas como verdadeiros continentes. 

Aliás, para começarmos do jeito certo considere que ilhas são quaisquer porções de terras emersas cercada por águas de todos os lados. No entanto, estipulou-se que ilhas maiores do que a Austrália são continentes. Já os lugares menores que a Groelândia são ilhas. Nesse texto, você vai conhecer todas elas.

ANÚNCIO
Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

As massas continentais

A gente conhece hoje os continentes do mundo, como Ásia, Europa, América e outros, correto? No entanto, vamos pensar agora em territórios. Assim, os continentes são agrupados em grandes massas continentais. Vamos explicar em exemplos.

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A Eurafrásia é a massa que compõe a Europa, a Ásia e a África. Já a América inclui a América do Norte, a América Central e a América do Sul. Enquanto isso, não há estados, em termos de território, na Antártida. Mas tem a Austrália, que é outra massa continental de um país só. 

Para se ter uma ideia, a área da Austrália, que é uma massa continental, é de 7.600.000 km². Ela é a menor massa continental que se tem conhecimento. Depois, vem as ilhas, sendo que a maior é uma que tem 2.175.600 km² e você vai conhecer nos próximos tópicos. Vamos lá. 

ANÚNCIO

As maiores ilhas do mundo

Entendido o que são continentes e massas continentais, já podemos falar das ilhas. Atualmente, elas são divididas por tamanhos territoriais. Por exemplo, o ranking das maiores é aquele que possui ilhas com mais do que 250.000 km². Aqui existem só 6 ilhas no mundo.

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Aí vem as ilhas que possuem entre 25.000 km² e 250.000 km². Nesse grupo há mais de 40 delas. Curiosamente, elas estão em vários lugares do globo terrestre, do Japão ao Canadá, passando pela Nova Zelândia e Rússia, China, Itália, etc. 

Mas, há ainda divisões menores, abaixo de 25.000 km². Assim, ao todo, são ranqueadas mais de 200 ilhas, sendo que a menor delas tem 2.000 km², sendo Ayon, que fica na Rússia. Outra é a ilha Tenerife, da Espanha, com 2.008 km². Agora, vamos ranquear as 6 maiores de todas. 

ANÚNCIO

5 – Ilha de Baffin, no Canadá (507.451 km²)

Começando o nosso top 5, tem a ilha de Baffin, que faz parte do arquipélago Ártico Canadiano. Lá fica a capital do territória, chamada de Nunavut, Iqaluit. A limitação dela se dá pela Baía de Baffin, pelo Estreito de Davis e pelo Estreito de Hudson, separada de Quebec. 

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A ilha tem esse nome porque vem do explorador britânico William Baffin. A ilha é habitada desde alguns milênios pelos povos indígenas anteriores aos inuítes. As primeiras provas de habitação ali vêm de 2.400 a.C e tem a ver com a cultura Dorset.

Apesar da exploração britânica, acredita-se que o lugar já havia recebido o povo viking, que a chamava de Helulândia, conforme a saga de Leif Erikson, do ano de 986. Foi Martin Frobisher, um navegador inglês, porém, que tornou o lugar documentado pela primeira vez, em 1576.

4 – Madagáscar, em Madagáscar (587.040 km²)

Todo mundo conhece a ilha de Madagáscar, não é? Afinal, uma série de filmes que foi criada a partir dos animais e do território de lá tornaram ele muito conhecido em todas as nações do mundo. E de fato Madagáscar existe além das telonas do cinema, viu.

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O lugar é uma república, que antes era chamada de República Malgaxe. Temos um país insular, que fica no Oceano Índico e ocupa a maior parte do continente africano. Essa é a maior ilha de toda a África e é uma espécie de desmembramento do supercontinente de Gondwana.

Ou seja, Madagáscar se separou do continente indiano há 88 milhões de anos e assim tanto animais como plantas nativos foram evoluindo com base no isolamento. Logo, mais de 90% da vida de lá é considerada selvagem e não encontrada em outros lugares da Terra. 

3 – Bornéu, na Indonésia, Malásia e Brunei (745.561 km²)

Com certeza, não mais conhecida do que Madagáscar, essa ilha tem a sua importância, ao menos em termos de território. Afinal, ela entra no top 3 das maiores do mundo. Ela fica na Ásia e faz parte da região das grandes ilhas da Sonda.

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Também fica no coração de várias rotas marítimas do sudeste da Ásia, ao norte de Java, oeste de Celebes e leste de Sumatra. E ainda faz divisa com a península da Malásia e o Sul da China. Enfim, é praticamente uma rota da Ásia.

Uma das curiosidades é que o lugar possui uma das mais antigas florestas equatoriais do mundo. Em 2019, o presidente da Indonésia Joko Widodo revelou o plano de tornar a ilha a capital, que hoje em dia é em Jacarta. E isso tornou o lugar mais conhecido.  

2 – Nova Guiné, na Indonésia e Papua-Nova Guiné (808.510 km²)

A nossa medalha de prata vai para a Nova Guiné, que toma dois países. Ela fica no sudoeste do Oceano Pacífico, sendo a leste do arquipélago malaio. É uma região conhecida como indo-australiana. É a segunda maior ilha do mundo em quilômetros de extensão.

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Entre as curiosidades desse lugar, nós temos o fato de que o clima é mais seco do que na Austrália, também é mais plana e menos fértil. Isso porque a geologia de lá é vulcânica e o ponto mais alto é Puncak Jaya, com 4.884 metros de altitude.

O lugar tem uma fauna parecida com a da Austrália, sendo com monotremados, morcegos, roedores, porcos e ratos. Fora isso, é um lugar muito rico sócio-culturamente, já que tem tribos como Arapesh, Mundugumor e Tchambuli. 

1 – Groelândia, na Groelândia (2.175.600 km²)

E para fechar a nossa lista, o nosso top 5 das maiores ilhas do mundo, a maior de todas, a ilha de Groelândia, que significa algo como “Terra Verde”. A região autônoma faz parte do Reino da Dinamarca e o território fica na costa oeste da América do Norte

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Há muito tempo, na pré-história, o lugar foi residência de culturas paeloesquimós. Isso desde os anos de 948 d.C., quando foi colonizada pelos noruegueses em dois assentamentos sobre os fiordes. Conforme estudos históricos, a região tinha clima mais ameno do que hoje em dia.

Inclusive, árvores e plantas cresciam por lá, coisa que hoje é raro de acontecer. Havia até criação de gado na Groelândia. E foi durante a Segunda Guerra Mundial que essa ilha se separou da Dinamarca, aproximando de Estados Unidos e Canadá. Hoje, ela é autônoma. 

A menor das maiores ilhas do mundo

Curiosamente, saiba que a nossa ideia foi a de citar aqui as 5 maiores ilhas do mundo. Porém, na lista das maiores do mundo, que são aquelas que possuem acima do que 250.000 km², ainda tem outra ilha, que fecha o total delas, sendo 6.

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A ilha de Sumatra fica na Indonésia e possui 443.066 km². Acredita que mais de 50 milhões de pessoas vivem na ilha. Em tempos mais antigos, conforme sânscritos de Swarnadwipa e Swarnabhumi, o lugar era referência para vários reinos. 

Depois, a ilha se tornou a Sumatra devido ao povo muçulmano de Samudra. Algumas fontes falam que a etimologia local é obscura. Marco Polo foi um dos exploradores do lugar e conta isso no livro II Milione. Durante a Segunda Guerra, a ilha foi ocupada por japoneses. 

A maior ilha de água doce do mundo

Agora, para terminar o texto, a gente tem outra curiosidade. Você sabia que todas as ilhas mencionadas aqui são de água salgada, né. Da água do mar. Agora, considere que também existem as ilhas de água doce, viu. São aquelas formadas por rios, por exemplo. 

Saiba quais são as 5 maiores ilhas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

E a maior de todas fica no Brasil. A Ilha do Bananal fica entre o Tocantins e o Mato Grosso, sendo a maior ilha fluvial, cerca por rios, do planeta com 20.000 km². Ela é cercada pelos rios Araguaia e Javaés. É uma reserva ambiental desde 1959, considerada pela Unesco.

Uma parte da ilha é ocupada pela Terra Indígena Parque do Araguaia. Para chegar ao interior da ilha é possível ir a partir da rodovia BR-242, chamada de Transbananal. Há ainda a Transaraguaia e uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao sul da ilha.

A ilha fluvial-marinha que tem no Brasil

Também é curioso falar que no Brasil tem a Ilha de Marajó, que é considerada uma ilha fluvial-marítima. Ela tem uma diversidade incrível de fauna e flora, além do fato de que as praias são sempre boas escolhas para os turistas, com águas calmas.

É chamada também de terra do Açaí, do carimbo e do lundu, além de ter a cerâmica como outra atividade comercial. É lá que acontecem as famosas pororocas, que é um fenômeno onde as ondas enormes são formadas pelas águas dos rios e do mar. Bom até para surfistas. 

Não há posts para exibir