A Vivo é uma empresa que oferta, diariamente, os mais variados cargos de emprego no Brasil. São oportunidades para trabalhar em escritórios, na área técnica, com tecnologia, na instalação e manutenção de redes, entre outras. É um lugar que oferece conforto e segurança para seus colaboradores.
Quem diz isso são os próprios funcionários. Além dos benefícios previstos em Lei, também se preocupa com o bem-estar e as finanças das equipes. Por isso, oferece além da carteira assinada, como subsídios para quem tem filhos e planos para praticar exercícios físicos.
Muitas dessas coisas você já sabia, devido à fama da empresa no mercado de trabalho. A pergunta é: como conseguir um emprego na Vivo? A ideia deste conteúdo é responder essa dúvida e trazer outras dicas, como referência ao estágio, o currículo online e o processo seletivo.
Quais os cargos que tem na Vivo?
As vagas de trabalho na Vivo são distribuídas em categorias. O que é interessante já que a companhia tem oportunidades para escritórios, para manutenção, na área de tecnologia, no comércio e muito mais. Logo, há vaga de primeiro emprego até para os mais experientes, sêniores.
Veja alguns exemplos. Na área técnica, a empresa tem ao menos uma dezena de empregos abertos no país todo, a maioria na região sudeste. Como para instalador. Para atendimento, a maioria é com foco no call center e uma boa parte para PcD, inclusive no Nordeste.
A área tech é uma das que mais tem oportunidades para quem tem ou não tem experiência no mercado, como para administrador de banco de dados e analistas. No corporativo, tem vagas na Vivo para analistas e assistentes. E as lojas estão com mais de 200 vagas para trabalhar em todo o país.
O que é o estágio da Vivo
Algumas das vagas de trabalho na Vivo são para programas de incentivo e entrada no mercado de trabalho. Geralmente, para pessoas que possuem baixa renda e que não tem as melhores condições de conseguirem acesso ao mercado trabalho. O estágio da Vivo é o principal deles.
O público-alvo são alunos da graduação, isto é, pessoas que estão na faculdade. Mas, de qual curso? São vários, como auditoria, comercial, negócios, engenharia, experiência do cliente, finanças, jurídico, marketing, produtos, recursos humanos, sustentabilidade e tecnologia.
A partir disso, vem os requisitos. Além da parte educacional, é preciso estar em uma das sedes da Vivo, como Distrito Federal, Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina e outros locais. Por fim, basta aguardar o período de inscrição e se candidatar a uma das bolsas.
Os benefícios de trabalhar na Vivo
Os benefícios de conseguir uma das vagas da Vivo vão depender do cargo. Porém, no geral, os funcionários são CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), ou seja, carteira assinada. Isso inclui: FGTS, pagamento de impostos, férias remuneradas e 13º salário, por exemplo.
Entre os diferenciais, que costumam ser muito bem-avaliados por quem está dentro da empresa, temos: Academia, Vale Refeição ou Vale Alimentação, Auxílio Farmácia, Assistência Médica, Assistência Odontológica e Seguro de Vida. Tudo isso está no contrato de trabalho.
Se acha que acabou, ainda não. Alguns cargos, como de gerentes e vendas, também possuem mais algumas vantagens. Entre eles, o celular corporativo com plano de dados ilimitado. Além disso, o bônus ou participação no lucro anual. E para quem tem filhos, subsídios nas despesas.
Tem trabalho home office na Vivo?
Esse é um assunto que precisa ser discutido com cuidado. O fato é que durante a pandemia e um pouco depois disso, muitos colaboradores puderam optar pela modalidade home office. Atualmente, ela é flexível, porém, não indica que todas as vagas da Vivo são nesse formato.
Vamos usar o exemplo de funcionários da tecnologia, como o administrador de banco de dados. Neste caso, ele tem o Day Off no dia do aniversário. Assim como pode trabalhar de casa, remoto, em até 3 vezes na semana. É a ideia do work mobility, incentivado pelo RH.
No decorrer do texto, vamos ver como encontrar e se candidatar às oportunidades. Será possível ver que tem o campo de “locais de trabalho”. E lá tem opções de “trabalho híbrido” e “trabalho remoto”, que podem ser escolhas de quem gosta da ideia de trabalhar de casa.
O que fazer para trabalhar na Vivo?
O processo para trabalhar na Vivo é muito parecido com o de outras companhias. Tudo começa com a abertura de novas vagas, disponibilizadas em canais de comunicação oficiais, como no LinkedIn e no Gupy. Depois, iniciam-se as candidaturas dos interessados.
As pessoas que conhecem colaboradores da Vivo também devem participar dessa seleção. Claro que a indicação contribui, no entanto, a empresa se dedica a ser fiel aos seus valores. Logo, apenas conhecer alguém lá de dentro não indica a contratação. É preciso passar pelo processo todo.
E as etapas variam conforme a necessidade e urgência das oportunidades. Algumas vagas são abertas e preenchidas em dias. Outras podem durar meses. Inclusive, as lojas da Vivo possuem mais liberdade para contratar seus técnicos e vendedores. Até porque possuem horários diferenciados, como dos shoppings.
Vale a pena trabalhar na Vivo?
Em todo mercado de telecomunicações, a Vivo é uma das melhores empresas para trabalhar. A começar pelo prêmio Great Place to Work. Depois, tem o Fia Employee Experience e o TOP Companies Brasil pelo LinkedIn.
Além disso, a informação é mencionada pelos portais de vagas, como o Glassdoor e o Catho. Assim como pelos próprios colaboradores. No site da companhia tem vários deles, como do Amilton Gonçalves, coordenador de projetos.
Ele diz que “temos agilidade, diversidade, curiosidade e protagonismo”. Já a Thamires Balbino fala sobre as histórias de liderança que conheceu lá dentro. Para o Samuel Batelochi, o mais interessante é que a companhia estimula a participação de atualização do profissional.
Como funciona o processo seletivo na Vivo?
Ao acessar a página de Trabalhe Conosco da empresa, a primeira coisa é informar qual é a sua cidade. Porque a partir desse dado, a plataforma consegue indicar as melhores vagas de emprego na Vivo, considerando a sua região. Afinal, são cargos disponíveis no país todo.
Na sequência, vem uma série de tópicos relacionados ao histórico e desenvolvimento do grupo, desde os programas de incentivo aos valores que a empresa possui. É no meio da página, no entanto, que aparece o tópico Trabalhe Conosco, com a divisão das vagas na Vivo por categorias.
Atualmente, são 5 categorias, sendo: vagas de tecnologia, vagas administrativas, vagas de lojas, vagas de atendimento e vagas de campo. Mais para baixo, também tem os programas de trabalho, como trainee, o estágio, o jovem aprendiz e o “mulheres de fibra”.
O envio do currículo online para trabalhar na Vivo
Após acessar a plataforma e buscar as vagas conforme sua experiência ou interesse, vem a parte do envio do currículo online. Portanto, note que primeiro se busca a vaga e depois se cadastra nela, finalizando o processo seletivo inicial para ser um colaborador da empresa.
Vamos a um exemplo. Ao clicar na categoria de vaga da Vivo de tecnologia, dá para buscar por tipo, local de trabalho ou área. Atualmente, são mais de 20 oportunidades de emprego nesse setor. Na sequência, é preciso clicar naquela de maior interesse e ler o conteúdo.
Na página seguinte, aparecem campos como: descrição, responsabilidade, atribuição, requisito, qualificação, informação a mais e nossa história. Se concordar com tudo, basta ir em “candidatar-se”. Aí, o candidato cria o cadastro no Gupy e envia seu currículo pela plataforma.
Os cuidados ao se candidatar em uma vaga na Vivo
Por um lado, conseguir um emprego na Vivo é uma ótima notícia para todo mundo, seja para quem busca uma nova colocação ou para quem está desempregado. No entanto, essa busca pode resultar em problemas, caso o interessado não tome os devidos cuidados.
O que seriam esses cuidados? Na internet, existem pessoas mal-intencionadas que criam ofertas de empregos falsas para roubar dados dos usuários. Para não cair nesses golpes, a dica é sempre usar os canais de comunicação oficiais, como o LinkedIn e o Gupy da Vivo.