Veja quais são os animais mais velhos do planeta

O tempo de vida de um ser humano já foi mais curto do que é hoje. Prova disso é que não é mais surpreendente ver alguém vivendo mais do que 100 anos. Será que no caso dos animais tem algum que passa do centenário?

Se para o ser humano passar dos 90 anos já é sinal de longevidade, considere que para alguns animais nem tanto. Enquanto há alguns que vivem dias, outros podem passar sim dos 100 anos. Para se ter uma média, lembre-se que cachorros vivem em média 16 anos. Confira a lista de animais mais velhos do mundo.

ANÚNCIO
Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Tuatara

A taturana vive muito, mesmo que você nem saiba disso. Estudos apontam que ela passa, facialmente, dos 100 anos. A média é de 110 anos em vários casos estudados. A taturana é um tipo de réptil comum na Nova Zelândia. Ela faz parte da linhagem dos dinossauros, acredita?

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Porém, tem um tamanho bem menor. O pequeno animal é grande na expectativa de vida. Agora, se há uma curiosidade aqui é que esse bichinho tem vários “apelidos”. E até com dragão de cômodo ele já foi confundindo. Mas, é um tipo de lagarto mesmo, então, tudo bem.

Sobre a história do dinossauro, saiba que ela vem do período triássico, isto é, a cerca de 240 milhões de anos. Hoje, é vista como um elo importante entre dinossauros, répteis e até mesmo as aves. Por isso, mesmo com mais de 2 séculos de história, continua sendo um animal interessante.

ANÚNCIO

Peixe-Relógio

É óbvio que esse peixe não teria esse nome por algum acaso, viu. O peixinho pode até parecer frágil na imagem. No entanto, ele consegue chegar a 149 anos, o que prova que ele não é tão frágil assim, né. Mas vamos ao que interessa.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, 149 anos não é a média de idade da espécie. Mas, um peixe-relógio de 149 anos já foi encontrado. A idade avançada corresponde a um desenvolvimento mais lento que ele tem. Ele vive no oceano profundo e tem aproximadamente 40 centímetros.

Por outro lado, com o excesso da pesca focada nele, hoje ele está em extinção. Ele tem um valor bem alto em áreas da Austrália, Nova Zelândia, Japão, Europa e alguns países da América do Norte. Geralmente, é vendido fresco ou congelado e pode ser consumido frito ou assado.

ANÚNCIO

Esturjão-de-lago

Com 150 anos, temos um peixe de água doce que vive na América do Norte. Ele pode chegar a 100 quilos e 3 metros de comprimento. As fêmeas são as que vivem mais, sendo essa média de 150 anos. O peixe é bastante estudado e não está em extinção.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Há pelo menos 20 espécies dele, sendo que vive no fundo de lagos e rios. Curiosamente, ele é uma fonte de caviar e o óleo dele já foi usado como combustível de embarcações. Ele tem alto valor culinário e hoje tem uma rota migratória confusa por conta da pesca. 

Por isso, ainda que tenha essa idade possível, nos dias atuais, poucos são os que conseguem a façanha. Mas, alguns órgãos têm criado medidas protetivas para eles, inclusive, com monitoramento do estado de conservação, que mudou de vulnerável para pouco preocupante.

Tartaruga-gigante-de-Galápagos

A gente vai citar outra tartaruga aqui é verdade. No entanto, antes disso, saiba que essa daqui também tem uma alta expectativa de vida. Ela pode chegar a 400 quilos e isso já impressiona. Só que mais do que isso, e dos mais de 2 metros de comprimento, tem outra coisa.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Quando ela foi descoberta havia mais de 250 mil indivíduos da espécie. Hoje, são menos de 3 mil deles. E ela ainda sobrevive porque vive muito, acima dos 170 anos. É considerada a maior espécie de tartaruga terrestre que existe e o 10º réptil mais pesado do mundo.

O mais legal é que a história dela vem desde a época de Charles Darwin, que conheceu as ilhas e datou tudo isso em livros. Veja só o que ele disse: “esses animais podem crescer até tamanhos enormes. São tão grandes que precisam de seis homens para erguê-las do chão”.

Ouriço-do-mar

Há um tipo de ouriço-do-mar, que é o strangylocentrotus fransicanus, que vive no Oceano Pacífico e tem uma idade nada comum para um animal. Mas antes disso, saiba que ele tem uma proteção que se dá por espinhos que cobre o corpo todo.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Será que é por isso que ele vive muito? Os estudiosos dizem que ele vive mais do que dois centenários, isto é, mais do que 200 anos. Ah, e sobre os espinhos, eles podem chegar a 8 centímetros e são muitos. A alimentação dele se dá por algas marinhas e sementes do mar.

Outras espécies também podem viver muito, como o ouriço-negro, o ouriço-branco, o ouriço-de-fogo, o ouriço-flor, o ouriço-lápis, entre outros. Ah, e se você levar uma “picada” de ouriço, corra para o hospital para retirar o esporão, viu.

Carpa

A carpa é um tipo de animal que chama a atenção pela beleza que tem. Ela é ótima para ilustrar aquários em qualquer parte do mundo. E pouca gente sabe que ela vive muito. Entre os animais mais velhos da espécie, a gente tem um peixe que viveu 225 anos.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

A carpa é um peixe de coloração acinzentada, que é comum em lagos e rios da Ásia, da Europa e da África. Mas, como enfrentava risco de extinção pelas populações selvagens, acabou sendo uma ótima ideia para a criação de ambientes.

Hoje, é um produto comercial porque se desenvolve rápido e é muito belo. O peixe tem a boca pequena, sem dentes, com barbilhões curtos e pode chegar a 100 centímetros. É um dos poucos peixes que não se debatem a ser capturado.

Tartaruga-gigante-de-seychelles

De modo geral, as tartarugas já são vistas com animais que duram muito. Ou melhor, que vivem muito. Nesse caso, a gente tem uma espécie que ganha ainda mais destaque. Isso porque ela bate o recorde. 

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Há um animal dessa espécie que conseguiu viver por incríveis 255 anos, sendo o animal terrestre que viveu por mais tempo ao que se tem notícias. No entanto, ela já se encontra no estágio de “extinta da natureza”, sendo que não se sabe se existe alguma em locais privados.

Antes, elas habitavam as ilhas de Seicheles, mas eram muito caçadas por marinheiros europeus. Já em 1840 era considerada extinta. No entanto, em 1995 ela foi redescoberta. Hoje, acredita-se que exista apenas 100 exemplares dela no mundo todo. 

Tubarão-da-Groenlândia

O tubarão é um animal assustador por si só. Agora, pense em um tubarão grande. Depois, some à isso um recorde de sobrevivência entre os vertebrados. Isso porque esse tipo de tubarão pode viver por até 400 anos, algo inimaginável para um ser humano.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, tem uma curiosidade aqui: a maturidade sexual dele é atingida quando ele faz 150 anos. O tamanho dele pode passar dos 6 metros de comprimento. E do mesmo jeito que citamos acima, a idade de 4 séculos não é uma média e sim o máximo que ele já chegou a viver.

A datação desse tipo de peixe se deu por pesquisas. No mesmo estudo, foi provado que as fêmeas da espécie possuem expectativa de vida de 270 anos. Outro detalhe é que é bem raro encontrar um desses viu, já que eles vivem nas profundezas dos oceanos.

Arctica islandica

E para quem achou que a gente terminaria no tubarão de 4 séculos, não. A gente tem aqui uma espécie de molusco que vive no Oceano Atlântico e pode passar dos 500 anos de vida. A descoberta disso se deu em 2006. Assim, ele entrou para a história. 

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

É um animal que vive muito mais tempo do que é possível imaginar. O que ficou conhecido foi o fato de que os cientistas “mataram” o animal que tinha mais de 5 séculos de vida durante uma pesquisa. E isso aconteceu em 2013.

Era considerado o animal mais antigo que foi encontrado vivo. Ele ficou apelidado de Ming. Ele entrou para o Guinness Book como “o animal não colonial mais velho já descoberto cuja idade poderia ser precisamente determinada”. 

Esponja da Antártida

E para quem acha que não teria um bicho que vivesse mais do que meio milênio, aqui vem a surpresa final. Essa esponja-do-mar é muito predominante na Antártida, bem nas profundezas do Oceano Antártico. Ela cresce lentamente.

Veja quais são os animais mais velhos do planeta
Foto: (reprodução/internet)

A longevidade é o que mais impressiona, já que pesquisas indicam que elas podem viver praticamente 3 vezes a arctica islandica, que acabamos de mencionar. Ou seja, ela pode viver mais do que 1.500 anos, dá para acreditar nisso?

Ah, sem contar que é comum que se encontrem esponjas como essas bem grandes. E como elas crescem com o tempo, isso acaba nos levando a crer que são animais bem velhos também. Os pesquisadores sempre falam em “centenas de milhares de anos”.

Bônus: o animal que nunca morre

Agora sim para terminar o texto vem a maior curiosidade de todas que nós trouxemos aqui. Você sabia que estudiosos estão tentando provar que existe um animal que nunca morre? É isso mesmo e estamos falando de famosa água-viva.

O que eles querem dizer é que ela não morre se não houver causas externas, como violências ou predadores. Assim, teria um animal imortal, que converte células velhas em células novas, tornando a vida útil infinita. Por isso, cada vez mais é estudada.

Não há posts para exibir