As 7 séries de livros mais vendidas do mundo

É algo inacreditável pensar que algumas séries de livros já foram vendidas em mais do que 500 milhões de exemplares. E o mais interessante ainda é ver que nesse top 7 tem vários tipos de gênero, que vai do infantil ao terror, passando pela fantasia e pelo mangá. 

Ficou curioso para saber quais é a série que mais vendeu em todos os tempos? Considere que ela soma apenas 11 volumes, dá para crer nisso? Em 11 volumes foram 500 milhões de vendas. Depois, temos outros sucessos, com mais dezenas de publicações e alguns lá da década de 30.

ANÚNCIO
As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

7 – Sweet Valley High (Francine Pascal e anônimos)

Vamos começar com essa obra de 400 volumes, em inglês que teve publicações feitas entre 1983 e 2003. Assim, conseguiu um número incrível de 250 milhões de vendas aproximadas. A criação se divide entre Estados Unidos e França, ao menos, na série de TV.

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Os livros contam sobre a vida de gêmeas idênticas, a Jessica e a Elizabeth Wakefield. Elas vivem em um lugar fictício, na Califórnia. Elas estão na segunda série e as obras são divididas entre os livros principais e as edições especiais. 

Já sobre a autora, Francine é norte-americana e muito conhecida por criar séries. Inclusive, esse título é visto como uma “espinha dorsal” para o sucesso dela, que viria a acontecer mais tarde, quando os livros se tornaram série de TV. As publicações são da década de 1980 e 1990.

ANÚNCIO

6 – Choose Your Own Adventure (vários autores)

Choose Your Own Adventure, é uma série de 185 volumes, que foi feita por vários autores. Os textos originais também estão em inglês e foram feitos em 1979 e 1998, chegando a incríveis 250 milhões de vendas, como a série que acabamos de mencionar acima. Ou seja, temos um empate técnico aqui.

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Essa é uma série clássica que retornou ao mercado recentemente. Assim, dá para comprar um box com 6 títulos, que continuam narrando a história de heróis. Nessas novas caixas há títulos como “o abominável homem das neves” e “jornada sob o mar”. 

A indicação de leitura é para crianças que tenham entre 9 e 12 anos. Em sites que fazem a venda desses livros, as notas de recomendações são boas, sendo que a maioria das pessoas dão a nota máxima, falando sobre a originalidade da história, por exemplo. 

ANÚNCIO

5 – Berenstain Bears (Stan and Jan Berenstain)

Berenstain Bears talvez seja uma das grandes curiosidades que nós temos aqui. Mas, não porque é um tipo de história para crianças, para o público infantil, mas porque no Brasil não fez tanto sucesso como em outros países. O incrível é que a marca se tornou um grande negócio.

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Hoje, além dos livros, os irmãos ainda vendem roupas, como camisetas dos personagens. Agora, chamada de franquia de literatura infantil, a gente tem o filho Mike tomando conta de tudo, especialmente após a morte de Jan, em 2012.

A estreia foi em 1962, com o livro intitulado de “The Big Honey Hunt”. Hoje, ele está disponível em 23 idiomas, sendo que tem até série de TV e produtos licenciados. Para quem nunca ouviu falar, os irmãos vivem em uma casa na árvore em uma estrada de terra em Bear Country. 

4 – Perry Mason (Erle Stanley Gardner)

O Perry é o nome do personagem principal. Ele é um advogado fictício de Stanley Gardner, que apareceu em mais de 80 histórias. Ele defendia os clientes de acusações de assassinato. Se tornou conhecida através da série de TV com o mesmo nome, vivido por Raymond Burr.

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Quanto aos livros originais, eles venderam mais de 130 milhões de exemplares apenas nos Estados Unidos até 1970, quando o autor morreu. Está na quarta posição desse texto porque tem um total de 300 milhões de obras vendidas no mundo. 

Ao todo, são 82 volumes, sendo mais 4 histórias curtas. Isso tudo entre 1933 e 1973. O curioso é que o livro se torna atrativo no idioma português também, com histórias como a “O Caso das Garras de Veludo”, “O Caso da Jovem Arisca” e “O Caso da Lata Vazia”, entre outros. 

3 – Goosebumps (R. L. Stine)

Entrando no top 3 da série de livros mais vendidas do mundo, em todos os tempos, temos Goosebumps. Não identificou? No Brasil, a publicação apareceu com o título original, mas em Portugal foi como “Arrepios”. Isso já indica o gênero dos escritos né: terror. 

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

As publicações aconteceram entre 1992 e 1997 e muitos se tornaram filmes ou séries de TV. Foram mais de 60 volumes e agora a produção voltou, acredita? Até aqui, a soma é de 350 milhões de obras vendidas no mundo.

Os livros são divididos entre Goosebumps, Goosebumps HorrorLand, o Castelo dos Horrores e Os Mais Procurados. Isso porque tivemos editoras como a Fundamento e a Scholastic por trás das edições em português. São livros para jovens e adolescentes que gostam do gênero. 

2 – One Piece (Elichiro Oda)

A segunda série de livros mais vendidas do mundo, de todos os tempos, é um anime ou mangá, como queira chamar. Ela é de um autor e ilustrador japonês. Os capítulos aparecem em revistas desde 1997. Até hoje já foram 99 publicações e 490 milhões de vendas.

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

A série conta sobre um jovem que sai para uma jornada para encontrar um famoso tesouro e se tornar Rei dos Piratas. O mundo One Piece é povoado por seres humanos e outras raças, como os homens-peixe, os anões, os minks e os gigantes. 

Oda disse que começou a escrever em 1996 enquanto trabalhava como assistente. Mais tarde, ele viria a criar o volume com o título atual. Ele também disse que planejou as histórias para durar por 5 anos, porém, ele descobriu que isso levaria mais tempo do que imaginava. 

1 - Harry Potter (J.K. Rowling)

Agora, o que parece não ser problema e nem surpresa para ninguém é que os 7 volumes iniciais e mais 4 especiais da escritora Rowling seria o maior de todos, né. A famosa saga do menino-bruxo, que virou filme de sucesso também, teve 500 milhões de vendas.

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Isso vem desde 1997 e a autora diz que pode vir mais. O resultado é uma série de romances da escritora britânica, que narra sobre o jovem Harry James Potter, que descobre que é um bruxo, ao ser convidado para estudar em Hogwarts, uma escola de bruxos.

Um dos fatos mais curiosos é que a autora chegou a dizer que foi negada a publicar seus textos por diversas e dezenas de editoras e hoje bate o recorde de vendas. Ela contou também que teve a ideia quando estava em um trem, indo de Manchester para Londres. 

Outras séries de livros que ficaram fora da lista, inacreditavelmente

Um dos fatores curiosos é, na lista das séries de livros mais vendidas do mundo, você estava esperando algum resultado que não apareceu, não é mesmo? E nós vamos lembrar de alguns deles. Mas, você sabe que são obras que venderam muito, mas não o suficiente para estar no top 7, né. 

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

O Diário de um Banana, por exemplo, que foi escrito por Jeff Kinney, teve 12 obras desde 2007. Ele vendeu 164 milhões. Já Star Wars, de vários autores, tem mais de 300 publicações, sendo que vem desde 1977 e soma mais de 160 milhões de vendas no mundo todo.

Até Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, ficou de fora. Mas, teve um ótimo resultado: 4 livros entre 2001 e 2015 com 125 milhões de itens vendidos. E as Crônicas de Nárnia, que é de C. S. Lewis, teve 7 livros, entre 1949 e 1954 e com 120 milhões de vendidos. 

Os livros em volumes únicos mais vendidos do mundo, de sempre

Acima, a gente viu uma listagem bem bacana com livros que fizeram parte de séries, como trilogias ou várias obras lançadas. Agora, você pode estar curioso para saber qual foi a única publicação em volume único que mais vendeu, não está?

As 7 séries de livros mais vendidas do mundo
Foto: (reprodução/internet)

Saiba que a obra é a de Miguel de Cervantes, chamada de Don Quixote, que foi publicada pela primeira vez em 1612. Ao todo, foram 500 milhões de vendas. Depois, vem Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens, de 1859, com 200 milhões de exemplares comercializados.

E aqui a curiosidade maior: o livro O Alquimista, de Paulo Coelho, vem logo na sequência, sendo que foi publicado a primeira vez em 1988 e até aqui soma a venda de mais de 150 milhões de unidades. Bacana, não é?

Os mangás mais vendidos do mundo, de todos os tempos

E para fechar essa lista de curiosidades, considere que se a gente estudar a história das publicações e vendas, a gente também chega aos mangás. Porém, infelizmente, você já sabe a resposta porque ele já foi citado acima. É o One Piece, um mangá de Elichiro Oda.

Aliás, ele ainda está sendo publicado, o que prova que vai continuar batendo recordes. Ele já está no seu 99 volume e vem sendo escrito desde 1997. Até aqui foram mais de 490 milhões de vendas. Depois, vem Dragon Ball, de Akira Toriyama, com 300 milhões. 

Não há posts para exibir