Sabe quando a gente vê aquele filme ou série e fica imaginando como seria o lugar se ele existisse mesmo? Na verdade, muitos deles existem, sim. E nós vamos mostrar aqui algumas dessas casas, mansões e castelos que foram usadas para as gravações.
Você vai se surpreender com o fato de que em alguns filmes até mesmo os elementos originais, como a decoração, foram usados. Em outros casos, algumas adaptações digitais precisaram ser feitas. Vamos falar de cada uma das casas mais famosas da ficção.
A Noviça Rebelde (1965)
Para se ter uma ideia geral, a gente tem esse tópico que mostra que usar casas, casarões e castelos é um hábito antigo dos produtores de cinema. Em A Noviça Rebelde, que é de 1965, o Palácio Frohnburg serviu como entrada para a família Von Trapp.
Atualmente, o lugar é conhecido como Schloss Leopoldskron e é usado como ponto turístico. Assim, dá para alugar os jardins e a vistas para produções ou para passar alguns dias. O lugar fica em Salzburg e recentemente foi usado como cenário para o filme “The Sound of Music”.
Salzburg ou Salzburgo é uma fortaleza alemã que está localizada na Áustria, que hoje se comporta como cidade e fica na fronteira com o estado da Baviera. Curiosamente, o lugar é conhecido por ter sido berço, ou cidade natal, de Mozart.
Esqueceram de Mim (1990)
Um dos filmes de comédia mais comentados, vistos e icônicos da década de 1990 é o Esqueceram de Mim. E se você se lembra do cenário onde Kevin montava as suas armadilhas vai saber que aquela casa tem muita história para contar.
A casa tem 14 quartos e isso facilitou muito a vida do menino que montou várias armadilhas para pegar ladrões que entraram nela. Isso porque ele só tinha 8 anos naquela época. O imóvel real fica em Winnetka, em Illinois e foi vendido em 2012.
Na época, o que chamou a atenção foi o valor, pouco mais de 1,5 milhão. Já no ano de 2015, o imóvel se valorizou e estava valendo acima de 2,4 milhões. Sorte de quem fez o investimento, não é mesmo? E isso porque ainda estamos na década de 1990, hein.
Downton Abbey (2010)
Essa é uma série de época que foi uma das primeiras a fazer sucesso na TV. Ela foi gravada no Castelo Highclere, que é lar da família Carnarvon desde 1679. Por lá é possível encontrar várias obras e antiguidades que foram usadas nas cenas gravadas ali. Inclusive, a decoração é incrível.
O castelo é uma casa senhorial, criada por Charles Barry e tem um parque projetado pelo Capability Brown. A propriedade tem 2 mil hectares e fica na cidade de mesmo nome, Highclere, na Inglaterra, perto de Berkshire. Ou seja, um lugar bastante visado.
O castelo também foi usado para filmagens da série de comédia Jeeves and Wooster, que tinha Hugh Laurie e Stephen Fry como protagonistas. O lugar tem um grande salão, sala de jantar, biblioteca, sala de música, sala de estar e muitos quartos.
Game of Thrones (2011)
Há muitas histórias que valem a pena conhecer sobre os bastidores de GoT, que é uma das séries de maior sucesso do mundo. Em termos de cenários, por exemplo, as gravações aconteceram em diversos pontos europeus, africanos e até mesmo na Islândia.
Mas, o que queremos destacar hoje é o King’s Landing, que foi gravado em um lugar chamado Dubrovnik, que fica na Croácia. E lá tem um castelo real que serve de lar para a família real da série em Game of Thrones. E tem um ponto curioso.
A curiosidade desse tópico está no fato de que esse lugar não é bem uma casa, mas sim uma cidade inteira, que fica na costa do mar. Hoje, é um destino turístico dos mais concorridos do mundo e um ótimo lugar para se gravar cenas, né.
O Grande Gatsby (2013)
Essa é uma mansão que existe de verdade, porém, há ressalvas. Para as imagens, o lugar foi melhorado digitalmente, ainda que tenha sido usado como base a versão original. É a propriedade Gold Coast de Long Island, em Nova Iorque.
Em 2017, o lugar se popularizou ainda mais porque foi colocado à venda. E mansão luxuosa tem mais de 17 mil metros quadrados e estava à venda por R$ 52 milhões. A residência foi usada por Leonardo DiCaprio durante o filme.
Ao todo, são 13 quartos, 8 banheiros, uma quadra de tênis, a casa de hóspedes, uma garagem para 6 carros e uma cesso a uma praia privada também. A casa tem assinatura de McKm, Mead & White, que foi quem desenhou a Estação Pensilvânia, em Nova Iorque.
50 Tons de Cinza (2015)
O filme foi feito a partir de uma trilogia de grande sucesso. E o que pouca gente sabe é que a mansão onde aparecem as cenas realmente existe e fica em Vancouver, no Canadá. Depois das gravações, o lugar ficou aberto para a visitação e esteve à venda, mais tarde.
O imóvel faz parte do Vancouver Heritage House Tour, um projeto que é focado em casas históricas e importantes da região toda. A residência que pertence aos pais de Christian Grey na ficção é uma construção de 1932 e tem um estilo colonial incrível da Espanha.
O teto é folheado a ouro, a torneira de cisne também é de ouro e há um viveiro pintado a mão por artistas da Disney. Obviamente, os diretores e produtores fizeram bem de escolherem o lugar para as cenas, você não acha? E há outros objetos de ouro espalhados por todo ambiente.
O Lar das Crianças Peculiares (2016)
O ano de 2016 parece ter sido um dos mais incríveis para obras cinematográficas gravadas em casas reais. O Lar das Crianças Peculiares, por exemplo, é um deles. O filme usou o Castelo Torenhof, que fica na Bélgica, para gravar uma boa parte do roteiro.
O filme de Tim Burton queria um lugar que parecesse uma casa e esse castelo tinha esse requisito. O castelo é muito incrível e dependendo das fotos ou dos ângulos, realmente parece assustador. Mas, ele não é assim de verdade, já que está mais para uma obra da arquitetura.
Atualmente, não se tem muita informação sobre quem é o dono do castelo. Porém, o que se sabe é que ele aceita visitação e tem um café da manhã para lá de delicioso. O lugar fica bem no coração de Dendermonde. E ainda tem mais casas reais. Veja só.
Victoria (2016)
A Duquesa de Kent, que é a mãe da Rainha Victoria, apareceu em várias cenas dentro da Casa Harewood, que existe de verdade e fica na Inglaterra. A série foi transmitida na PBS e um fato curioso é que eles mantiveram quase todas as características originais, como pinturas e livros.
Para quem não se ligou ainda, a gente tem a Harewood House como um palácio real que fica na zona rural da Inglaterra, bem próximo de Leeds. Ele foi construído a partir de 1759 para Edwin Lascelles. Hoje, a casa faz parte do Treasure Houses of England.
Além do mais, possui uma série de elementos Grau I, isto é, que são originais. No interior dá para encontrar espaços bastante incríveis, como antessala, salas chinesas, galeria, sala de vestir, cozinhas, biblioteca espanhola, sala do mordomo e muito mais.
Animais Noturnos (2016)
Esse é um filme do diretor Tom Ford e que teve Susan Morrow como protagonista. Entre as cenas, a gente pode notar a casa Malibu, que é de Scott Mitchell. Obviamente, houve modificações para as gravações, especialmente no interior dela.
Essas adaptações ficaram sob a responsabilidade de Shane Valentino e a decoração contou com móveis mais escuros, além das obras de artistas de Los Angeles. Para quem não entendeu ainda, o Scott é um produtor de cinema muito conhecido e que adora histórias em quadrinhos.
Com as filmagens, a casa dele ficou sendo chamada de Estúdio Scott Mitchel. Do ponto de vista arquitetônico, temos uma casa elementar e monástica, toda linear e que fica escondida entre penhascos. Ela usou concreto, madeira e vidros na construção.
Absolutely Fabulous: O Filme (2016)
Esse não é o filme mais famoso de todos. No entanto, há uma história por trás dele que impressiona bastante. A casa usada como cenário existe de verdade e é de ninguém menos do que o fashion designer Pierre Cardin. Ela aparece em várias cenas do filme.
Na vida real, ela é chamada de The Palais Bulles. A casa foi construída em 1989 pelo arquiteto Antti Lovag. A casa fica em Théoule-suer-Mer, perto de Cannes, na França. A construção foi assinada por Pierre Bernard e é um item arquitetônico de muito respeito.
Atualmente, a casa tem 13 mil m². Só que o mais curioso vem lá dos tempos do projeto. O Antti Lovag fez a casa com vários círculos e bolas porque dizia que as retas era uma agressão contra a natureza. Assim, montou a casa como forma de brincar.
Um dos locais mais usados em filmes
Vamos terminar com uma notícia que não é muito alegre. Recentemente, o ator Alec Baldwin matou acidentalmente uma diretora durante a gravação de um filme. Halyna Hutchins morreu no local. Mas, viemos contar o caso para falar de uma coisa.
O acidente aconteceu no Bonanza Creek Ranch, que é um rancho que já serviu de base para dezenas de filmes. Acredita-se que mais de uma centena deles tenham sido gravadas lá. Inclusive, foi lugar onde muitas estrelas de Hollywood estiveram durante as cenas.