O universo dos skatistas está se tornando cada vez mais popular. A tendência é que isso aumente ainda mais nos próximos anos, já que o esporte até mesmo foi incluído nas Olimpíadas. As manobras de skate deixam os telespectadores de queixo caído, afinal, quando vemos especialistas, estamos presenciando algumas das tricks mais difíceis do mundo naquele momento.
Algumas das manobras são quase impossíveis, com pouquíssimos skatistas em todo o mundo conseguindo fazer elas, com até mesmo as lendas do esporte falhando nessa missão. Se você quer saber mais sobre esse universo, e ficar por dentro das manobras mais difíceis do mundo do skate, confira o nosso artigo e não perca nada do que rola nesse universo.
SS Flip
O Flip é a manobra básica do skate, com muitos skatistas, mesmo que não muito talentosos, conseguindo fazê-la sem maiores dificuldades. Porém, quando estamos falando do SS Flip, a situação fica um pouco mais complicada, pois são poucos os que conseguem fazer isso sem acabar dando de cara no chão.
Para realizar a manobra, é preciso que o skatista esteja em switch, ou seja, ao contrário da sua base tradicional. Caso você use o pé esquerdo na frente do direito geralmente, então o seu switch é com o pé esquerdo atrás e o direito na frente. Somente após a mudança, você deve tentar fazer o flip.
Antes de tentar colocar em prática pode não parecer tão desafiador, porém, é realmente difícil fazer o SS Flip com sucesso, já que a base do seu corpo está totalmente trocada. Caso queira se arriscar, recomendamos que faça isso utilizando todos os equipamentos de segurança possíveis, pois, até conseguir, vai acabar indo ao chão algumas vezes.
Switch
Você já viu que fazer um Flip enquanto está em switch é difícil, porém, poucos sabem o quão desafiador isso realmente pode ser. Já imaginou ter que, em um momento de prova, ter que escrever todas as respostas usando a sua mão que não é dominante? É isso o que acontece quando skatistas tentam andar em switch.
Nosso corpo acaba criando memória muscular da maneira certa de realizar as manobras, e quando tentamos fazer as coisas com a base trocada, tudo se embaralha, o que torna ainda mais difícil com que as manobras sejam realizadas. Ainda assim, há quem ouse tentar fazer manobras difíceis em switch.
Foi assim que nasceu o Switch Varial Flip, por exemplo, onde o skatista precisa chutar o tail do skate, para conseguir um shove-it, além de deslizar rapidamente para fora do board, sendo a única maneira de acertar o Flip. Confuso? Realmente é, mas acredite, existem pessoas que conseguem fazer isso sem maiores dificuldades.
Darkslide
O Darkslide pode ter saído de moda, mas não deixa de ser uma das manobras mais complicadas de se realizar com o skate. Muito popular nos anos 90, não passava de um slide, porém, realizado de forma diferente, onde a parte do skate que entrava em contato com a superfície sendo, na verdade, a lixa.
Muitos skatistas famosos já tentaram realizar a manobra e falharam nas competições, o que demonstra o nível de dificuldade. Geralmente, um slide é feito com a parte inferior do skate em contato com a superfície, porém, no darkslide, a situação é mais difícil, já que a parte superior que acaba entrando em contato.
Após o atrito, o skatista deve colocar os pés apoiados dentro ou fora do truck. Se tornou extremamente famosa após Geoff Rowley ter realizado a manobra no vídeo da Flip, o que fez com que o movimento se tornasse internacionalmente conhecido. Até hoje muitos ossos quebrados foram frutos de Darkslides mal sucedidos.
Ollie 360
Quem anda de skate sabe que o Ollie é uma das manobras mais simples do esporte, bastando que você pule com o skate para realizar o movimento. Nenhum truque especial é necessário para fazer a manobra, e por isso, muitos acabam deixando a manobra de lado, afinal, todo mundo sabe fazer isso. É aí que está o erro.
O Ollie pode não ser tão simples quanto parece em um primeiro momento, já que existe uma variação da manobra original, chamada Ollie 360, ou ainda “três meia", para quem é mais íntimo do esporte. Nela, além do pulo, é preciso realizar uma série de movimentos que tornam o tradicional Ollie mais complicado do que se imagina.
Para isso, é preciso fazer com que o skate gire em dois eixos: no vertical e no horizontal. A manobra se torna extremamente difícil de ser realizada por conta disso, e não é todo mundo que consegue fazer isso sem acabar com ossos quebrados. Porém, quando bem sucedida, é fantástica de ser acompanhada pelas câmeras.
No Grab 720
Manobras No Grab são difíceis por natureza, porém, elas podem se tornar ainda mais complicadas quando lendas do esporte resolvem complicá-las. Foi assim que nasceu o No Grab 720, considerada impossível por algumas pessoas, mas que já foi realizado por quem realmente entende do assunto.
O No Grab 720 consiste no skatista dar duas voltas no ar enquanto não toca as mãos no skate. Dar um giro desses, sem perder o equilíbrio ou o contato com o skate, já é extremamente complicado, porém, existem aqueles que conseguem fazer isso como se fossem a coisa mais natural do mundo, arriscando até mesmo uma segunda volta.
É o caso de Jake Brown, que, no X Games de Foz de Iguaçu, realizou a manobra em uma mega rampa, deixando as pessoas presentes incrédulas sobre o que tinha acabado de acontecer. Para isso, ele precisou de muita velocidade, afinal, é impossível dar tantos giros sem que se tenha bastante impulso para isso.
Heelflip 720
Fazer um flip, na direção do dedão, já é tarefa difícil demais para a maioria das pessoas, porém, tem quem resolva tornar isso ainda mais difícil. Com o surgimento do Heelflip 720, ao menos pudemos ver surgir um novo segmento cinematográfico: o de quedas de grandes nomes do esporte tentando realizar a manobra.
Além do flip, o skatista precisará dar duas voltas no próprio eixo, o que torna a missão praticamente impossível de ser realizada. Porém, acredite se quiser, existem aqueles que conseguem fazer isso sem parecer que é tão difícil quanto realmente é. A prática, aparentemente, realmente leva à perfeição.
Para isso, os skatistas que conseguiram utilizaram um half-pipe, afinal, precisavam de mais tempo no ar do que o habitual. Porém, além da velocidade, é preciso ter uma precisão que poucos profissionais em todo o mundo tem, o que torna tudo isso ainda mais surpreendente. É uma das manobras mais difíceis de toda a história.
Salto de 900 graus
Essa manobra é tão difícil que dá para contar nos dedos de uma mão a quantidade de skatistas que já conseguiram esse feito. O salto de 900 graus é quase impossível de ser completado, e apenas algumas lendas do esporte já realizaram a manobra sem acabarem dando de cara no chão. E existem um brasileiro entre eles.
A manobra consiste em dar duas voltas e meia enquanto está no ar, e em uma mega rampa. Muitos já tentaram, mas são poucos os nomes do esporte que já conseguiram. Entre eles está o nome do brasileiro Bob Burnquist, que conseguiu o feito em 2010, na mega rampa que tem dentro da própria casa, onde já promoveu eventos.
A realização da manobra foi tão simbólica que grandes personalidades do skate parabenizaram o feito de Bob, mostrando o quanto é raro que esse salto de 900 graus seja bem sucedido. O primeiro a realizar o feito? Ninguém menos que Tony Hawk, considerado o maior skatista de todos os tempos por grande maioria dos especialistas.
Jogo do Tony Hawk pode ser fonte de inspiração
Parte da popularidade conseguida pelo skate nos últimos anos se deve ao lançamento do jogo de Tony Hawk, onde os jogadores podem ter o prazer de controlar os maiores skatistas do mundo enquanto realizam as manobras mais iradas de todas. Apesar de parecer infantil em um primeiro momento, é uma fonte de inspiração gigante para os jovens.
Isso porque, o jogo pode servir para que cada um consiga memorizar os movimentos para a realização de manobras, conseguindo se adequar mais rapidamente, e desenvolvendo novas manobras após o domínio das citadas. Porém, é claro, sempre será necessário muito treino e empenho entre os envolvidos.
Popularidade deve aumentar ainda mais nos próximos anos
Graças à inclusão do skate nas Olimpíadas, é bem provável que o esporte se torne mais popular do que já é em todo o mundo. Sendo visto como esporte marginalizado, agora que trouxe medalhas para os países, vai contar com investimentos e patrocinadores, o que vai acabar fortalecendo a cena global em sua volta.
Com mais fãs surgindo, e mais gente praticando, aos poucos o universo do skate vai se expandindo, e as novas manobras, consequentemente, vão acabar surgindo. Cada vez mais tricks impossíveis vão aparecer no universo skatista, e nos resta saber se as lendas do esporte vão continuar conseguindo fazer a mágica que fazem no pequeno objeto de rodinhas.