Esses acidentes de avião nunca foram explicados

O avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, ainda que esteja nos ares e sem qualquer suporte para segurá-lo. Embora as aeronaves tenham avançado muito no quesito tecnologia, segurança e conforto, ainda existem alguns mistérios por trás dos veículos aéreos. 

Os números não mentem quanto à confiabilidade desses transportes. De acordo com pesquisa publicada pela Folha UOL, para cada 1,4 bilhão de voos acontece 1 acidente. Normalmente, colisões, problemas técnicos e outros contratempos são investigados e desvendados. Porém, separamos acidentes de avião que nunca foram explicados

ANÚNCIO
Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

Voo 967 Varig

Os brasileiros presenciaram um dos piores pesadelos da aviação do país. Em 30 de janeiro de 1979, um Boeing 707 da Varig simplesmente desapareceu após decolar de Tóquio com rumo ao Rio de Janeiro. O mais aterrorizante foi que o desaparecimento aconteceu somente após 22 minutos de decolagem. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Youtube Canal D-ART Curiosidades)

Ao passarem 8 dias de buscas sem sucesso, os investigadores chegaram à conclusão que a aeronave passou por uma despressurização. Por esta razão, o avião caiu depois de 45 minutos da decolagem. Estima-se que os destroços estejam no profundo do mar, o que dificultou a localização do veículo aéreo e dos tripulantes, que foram dados como mortos.

Embora o caso tenha sido concluído, não foram divulgadas informações precisas já que nada foi encontrado. A ausência dos destroços foi o suficiente para o surgimento de teorias da conspiração. Conspiracionistas chegaram a declarar que a aeronave invadiu o espaço aéreo da União Soviética, tendo sido abatida. 

ANÚNCIO

Voo 739 Flying Tinger Line 

No dia 16 de março de 1962, o voo 739 da Flying Tiger Line decolou da base da Força Aérea na Califórnia com destino a Saigón, no Vietnã. Em viagem para uma missão secreta, estavam 93 soldados do Exército dos Estados Unidos, 11 indivíduos da tripulação civil e 3 sul-vietnamitas. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

Durante o percurso, o avião simplesmente desapareceu enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico. Pelo fato da viagem ter sido em caráter sigiloso, pouco se sabe sobre o que causou o acidente. Ao menos, não foi divulgado pelos canais de comunicação. Até mesmo os nomes dos norte-americanos que estavam a bordo não foram incluídos em um memorial de Washington. 

O desaparecimento da aeronave e dos tripulantes provocou uma das maiores buscas marítimas e aéreas do Oceano Pacífico. No total, foram analisados mais de 520.000 km² em 8 dias. Membros de um navio-tanque civil declararam ter visto a explosão de um voo. Todavia, nenhum sinal dos destroços foi identificado. As 107 pessoas foram consideradas mortas.

ANÚNCIO

Voo de Vittorio Missoni 

Em janeiro de 2013, Vittorio Missoni, dono da marca de grife italiana Missoni, foi dado como desaparecido após o sumiço do avião em que estava viajando. Junto com o empresário, estavam a esposa e mais quatro pessoas. De acordo com as investigações, o desaparecimento da aeronave particular aconteceu na costa da Venezuela. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

O avião decolou do arquipélago Los Roques, em direção a Caracas. Antes de sumir do radar, o avião perdeu a velocidade e altitude de forma rápida. Depois de passados 6 meses, a aeronave foi encontrada e mergulhadores conseguiram fazer o resgate dos corpos. Entretanto, até hoje não se sabe ao certo o que causou o acidente. 

A área onde o avião sumiu passou a ser considerado o novo Triângulo das Bermudas, pois já era a segunda vez que acontecia algo assim. Posteriormente, foi descoberto que a empresa aérea e o piloto que conduzia a aeronave não tinham licença para voo. Para piorar, o piloto estava com sua licença vencida há mais de um mês. 

Voo Stardust

Já o voo Stardust, da companhia aérea British Avro Lancastrian, ficou destruído após colidir em uma montanha nos Andes da Argentina em 1947. Se tratava de uma viagem comum entre Buenos Aires e Santiago, no Chile. Mesmo com tantas buscas envolvidas, nenhuma delas tiveram respostas sobre detalhes do acidente. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com a ausência de informações, teorias da conspiração começaram a surgir. Alguns apontaram que aliens ou sabotadores teriam provocado a colisão. A última mensagem enviada pelo rádio do avião levou muita gente a acreditar que uma palavra estranha teria sido dita. O código “STENDEC” dito pelo piloto nunca foi entendido.

Após 50 anos, escaladores encontram destroços da aeronave. Após este episódio, outros dois aviões da mesma empresa. Em janeiro de 2000, alpinistas encontraram restos humanos no vulcão argentino Tupungato. Como os vestígios foram encontrados a mais de 80 quilômetros do aeroporto de Santiago, onde a aeronave iria pousar? Até hoje não tem qualquer explicação.

Voo 447 Air France

Em 2009, o voo 447 da Air France, com saída do Rio de Janeiro e destino a Paris, caiu enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico. O acidente fez 228 vítimas, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes. O último sinal de contato humano foi através de mensagens destinadas aos controladores terrestres do Brasil. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

A viagem começou a ter problemas quando diversas mensagens do ACARS foram enviadas pela aeronave. Nas notificações tinham informações sobre perda da pressurização da cabine e problemas elétricos. Os sinais foram enviados quando o avião estava cruzando o Oceano Atlântico e passando pelo limite de vistoria dos radares brasileiros. 

Não se sabe ao certo como o avião foi parar numa profundidade de 4 mil metros. Especulou-se que o piloto automático tinha sido desconectado, após o congelamento dos instrumentos de velocidade. Como resultado, o piloto não conseguiu manter a velocidade deixando a aeronave estagnada. A Air France negou as afirmações e outros detalhes do caso não foram divulgados.

Voo 990 EgyptAir 

Outro acidente nunca explicado foi o caso do voo 990 operado pela EgyptAir. Em outubro de 1999, o avião que fazia o percurso Los Angeles-Nova Iorque-Cairo caiu no oceano. A tragédia foi responsável pela morte de 217 pessoas. De acordo com investigações da NTBS, Gameel Al-Batouti, copiloto substituto da aeronave, provocou o acidente. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

Gameel teria desligado o piloto automático como forma de se vingar das autoridades, que tinham o proibido de voar em rotas norte-americanas. Pouco tempo antes do evento, o copiloto tinha sido punido por assédio sexual. Enquanto a aeronave ia em direção às águas, ele teria dito “Tawakalt ala Allah”, que em português significa “Eu acredito em Deus”. 

Apesar da NTBS, que é um órgão dos EUA, ter divulgado a situação, a investigação egípcia concluiu o caso declarando que uma falha mecânica causou o desastre. Ainda, acredita-se que existe muito mais história por trás do acidente e que os investigadores não foram totalmente transparentes. 

Voo Malasya Airlines 370

O voo Malasya Airlines 370 é mais um dos misteriosos desaparecimentos que nunca foram solucionados. A tragédia foi utilizada como um cenário simulado para os criadores da série Manifest: O Mistério do Voo 828. A atração televisionada pela NBC narra a história de uma tripulação que reaparece após 5 anos de um suposto acidente.

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Voo 990 EgyptAir 

Diferente da ficção, o Malasya Airlines nunca retornou com seus passageiros vivos. Em 2014, a aeronave com 239 pessoas a bordo sumiu em direção a Pequim. A última comunicação registrada se deu com 38 minutos de decolagem. O controle de tráfego aéreo rastreou o avião se desviando do percurso planejado.

Conforme o tempo passava, as investigações se tornavam um pesadelo para os familiares. Entre os anos de 2015 e 2016, destroços do avião foram encontrados no Oceano Índico. Não foi possível identificar se o avião se rompeu no oceano ou no ar. Teorias de sequestro e de suicídio dos pilotos foram cogitados, devido o desligamento dos sinais de dentro do avião.

Voo de Amelia Ehrhardt

Junto com a tragédia do voo Malaysia Airlines 370, o desaparecimento de Amelia Ehrhardt é um dos mais inexplicáveis da história. Amelia foi pioneira da aviação norte-americana, sendo a primeira mulher a conduzir uma aeronave sozinha sobre o Oceano Atlântico. Suas experiências no ar eram detalhadas em livros de autoria própria. 

Esses acidentes de avião nunca foram explicados
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em 1937, Amelia foi dada como desaparecida ao sobrevoar o Oceano Pacífico, próximo à Ilha Howland. Em janeiro de 1939, após algum tempo de investigação, a piloto e escritora foi declarada como desaparecida e morta. Apesar de tantos anos já terem se passado, o seu desaparecimento continua um mistério. 

Um fato intrigante é que 1 semana depois de ter sido considerada desaparecida, mais de 120 denúncias foram registradas. Diversas pessoas do mundo todo relataram que ouviram Amelia pedir socorro. Conforme os investigadores, das 120 declarações 57 foram tomadas como válidas. Ainda assim, nenhum destroço do bimotor que conduzia foi encontrado. 

O maior acidente aéreo do mundo 

Com tantos acidentes aéreos citados neste artigo, nenhum deles foi considerado como o mais catastrófico da história. O maior acidente aéreo do mundo foi o que aconteceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias. A tragédia envolveu dois Boeing 747, um do Pan American, dos Estados Unidos, e outro da KLM, da Inglaterra. O episódio causou a morte de 583 pessoas.

Diversos fatores causaram o acidente, erro do controle de tráfego aéreo, clima e erro humano. Para ter noção, o desastre tem sido utilizado para treinar funcionários em companhias aéreas. A colisão entre os aviões aconteceu ainda na pista do aeroporto. Devido a neblina do local, os pilotos não conseguiram ter contato visual e naquela época não tinha radar de solo.

Não há posts para exibir