Durante anos, a Marvel tem alimentado a imaginação de crianças, jovens e adultos com seus quadrinhos, desenhos e filmes. Provavelmente, a nova geração só conhece os super-heróis que tiveram mega produções cinematográficas como Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América… ou seja, Os Vingadores.
No entanto, a editora norte-americana tem muitos outros personagens que muita gente nem faz ideia. Já parou para se perguntar qual foi o primeiro herói da Marvel? Se acha que foi um dos mais populares dos cinemas, está enganado. A verdade é que as histórias de aventura e de superpoderes começaram muito antes que isso. Veja só na continuação deste conteúdo.
Marvel, como tudo começou
Antes de ser a Marvel dos cinemas, a empresa se chamava Timely Comics tendo sido fundada por Martin Goodman em 1939. Antes disso, Goodman era um editor de revistas que vendia histórias sobre o faroeste. A primeira publicação da Timely Comics aconteceu em 1939, com o primeiro herói da futura Marvel.
Depois do sucesso da primeira edição, a equipe decidiu lançar a segunda com o nome de Marvel Mystery Comics. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensal, Stan Lee não foi o primeiro editor dos HQs, mas sim Joe Simon que criou o Capitão América, juntamente com Jack Kirby. O Capitão América se tornou o primeiro herói patriota de toda a história.
Como já sabem, o herói foi um verdadeiro sucesso nos anos 40. Já em 1939, Goodman contratou Stanley Marin Lieber, Stan Lee, que era primo de sua esposa. Stan Lee foi auxiliar do escritório e depois passou a ser o editor provisório dos quadrinhos. Depois de enfrentar anos de crise e ampliar as histórias para outras vertentes, Goodman decidiu focar em heróis.
Rivalidade com DC Comics
Quem é fã de quadrinhos sabe que sempre teve uma competição entre os super heróis da Marvel e os da DC Comics. Inclusive, isso não é de agora. No início dos anos 60, a DC teve sucesso ao investir nas histórias de super-heróis em HQs, principalmente com os personagens da Liga da Justiça. Este movimento fez com que a Marvel trilhasse o mesmo rumo.
Stan Lee e Jack Kirby foram os responsáveis por dar a vida ao Quarteto Fantástico. A edição fez sucesso na época, motivando a Marvel a criar outros títulos de super-heróis. O personagem que teve destaque na revista foi o Homem-Aranha. Ainda, a Marvel tinha um diferencial quando comparada às empresas rivais, que era a proximidade das histórias com a realidade.
Dessa forma, as tramas e os personagens eram mais humanizados. A caracterização dos personagens era explorada sobretudo em problemas pessoais comuns. Um grande exemplo foi a criação do grupo X-Men, o qual a história tinha o objetivo de retratar os preconceitos daquela década. Já o Homem-Aranha era um adolescente que sofria de problemas com a autoestima.
Origem e história do Tocha Humana: primeiro herói da Marvel
Como pode ver, a Marvel teve diversos altos e baixos. Prova disso foi a venda da marca para a Walt Disney Company em 2009, pelo valor de US$ 4 bilhões de dólares. Ainda assim, os personagens se mantiveram em alta com as super produções da Disney. Desde então, os filmes têm atingido recordes de bilheteria nos cinemas.
Entretanto, a Disney ainda não criou versão cinematográfica para o primeiro herói da Marvel. Se pegou a referência no começo deste artigo, notou que ele foi criado em 1939 quando a Marvel ainda era Timely Comics. Curiosamente, a figura não aparece em nenhum dos Vingadores, nem mesmo em Ultimato.
O super-herói número 1 foi Tocha Humana ou Jim Hammond, criado pelo desenhista e escritor Carl Burgos. A história do personagem foi lançada na primeira revista em quadrinhos da Timely, nos anos 40, época que fãs e historiadores chamam de Era de Ouro dos Quadrinhos. A versão mais popular do Tocha Humana é a do Quarteto Fantástico, interpretada por Chris Evans.
Personagem na versão em quadrinhos
O Tocha Humana visto no Quarteto Fantástico não é 100% fiel aos primeiros quadrinhos da Marvel. Jim Hammond, na verdade, era um androide desenvolvido pelo cientista Phineas Horton. O personagem podia voar e inflamar o seu corpo. Nas primeiras aparições na revista, o androide era mencionado como um monstro de experimento científico, mas logo virou um herói.
O super-herói formou o trio de personagens principais da Timely Comics, junto com Namor e o Capitão América. Mas afinal, o que aconteceu com o Tocha Humana? Quando a Marvel e outras revistas caíram no esquecimento, na década de 50, o personagem de Jimm Hammond também ficou apagado.
Todavia, em 1961, a Marvel reviveu o herói. Agora com o nome de Johnny Storm e como membro do Quarteto Fantástico. Um detalhe interessante é que na segunda versão ele não era mais androide, mas humano. Provavelmente é essa versão que você conhece do Tocha Humana.
Versão quadrinhos X Versão moderna
A história do Tocha Humana criada em 1939 relata um androide que lutou na Segunda Guerra Mundial. O herói tinha um parceiro mutante, conhecido como Toro ou Centelha, no Brasil. Em 1946, o herói tinha a missão de salvar o mundo junto com outros personagens como Bucky, Capitão América, Namor, Miss América e Ciclone. Eles formavam o Esquadrão Vitorioso.
Nos anos 60, o Tocha apareceu como um jovem humano que ganhou superpoderes ao fazer uma viagem no espaço. Simultaneamente, a Marvel trouxe para os quadrinhos Jim Hammond, o que deixou muita gente confusa, já que ele enfrentou os heróis do Quarteto Fantástico depois de ter sido enganado pelo malvado Pensador Louco.
Anos depois, o público passou a especular a possibilidade do personagem Visão, o Androide dos Vingadores, ser o verdadeiro Tocha Humana. Roy Thomas, sucessor de Stan Lee criou uma versão em que um robô renegado teria encontrado o corpo do Tocha e o modificado, com a ajuda de seu criador, para se tornar androide Visão.
Chris Evans é o Capitão América ou o Tocha Humana?
Se você é fã de histórias de super-heróis percebeu que o ator Chris Evans interpretou o Tocha Humana nos filmes do Quarteto Fantástico, certo? Acontece que o mesmo ator também interpretou outro personagem da Marvel, o Capitão América. Afinal, qual herói é oficial de Evans? Calma, isso pode ser explicado.
Quando o Quarteto Fantástico foi aos cinemas, estrelado por Jessica Alba, Ioan Gruffudd, Michael Chiklis e Chris Evans, os direitos dos personagens desta trama eram da 20th Century Fox. O filme foi lançado em 2004, ou seja, 7 anos antes da estreia de Capitão América: O Primeiro Vingador.
Quando o personagem patriota foi aos cinemas, os direitos dos personagens da Marvel já tinham sido adquiridos pela Disney. Isso significa que Chris Evans não tinha mais qualquer ligação com o Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Logo, pode-se dizer que Evans é Steve Rogers e não mais Johnny Storm.
Primeiro anti-herói dos quadrinhos
Depois da estreia do Tocha Humana como primeiro personagem da Marvel, logo em seguida veio o anti-herói Namor, O Príncipe do Submarino. O anti-herói nada mais é que um personagem que por hora é bom e em outros momentos pode ter condutas duvidosas. Namor revolucionou a figura de bom moço e vilão, pela complexidade de sua personalidade.
Também na revista nº 1 da Timely Comics, estreou Namor, personagem criado por Bill Everett. Alguns dizem que ele pode ter sido o primeiro herói da Marvel. No entanto, há controvérsias. Ainda, os fãs da DC Comics defendem que o Príncipe do Submarino é uma cópia de Aquaman. Será mesmo?
Namor possui mudança genética, por vezes é considerado o primeiro mutante da Marvel. O anti-herói é híbrido, tendo DNA humano e atlante. Além de voar, possui estrutura corporal de um anfíbio, tem agilidade, velocidade, força sobre-humana, longevidade e durabilidade. Com sua genética diferenciada pode sobreviver debaixo d’água, com uma super visão.
Origem e história
O personagem é filho de uma princesa atlante Fen, do Oceano Atlântico, e de um humano chamado Leonard McKenzie. Tudo começou em 1920, no Polo Sul, quando um navio de expedição de McKenzie explodiu e destruiu todo o reino da princesa. Fen tinha a missão de ir para a superfície e espionar os humanos, e conheceu o explorador que sobreviveu ao acidente.
Então, Leonard e Fen se apaixonaram e se casaram. Apesar da paixão, a princesa nunca se esqueceu de sua missão e passou os ensinamentos para o filho Namor. O Príncipe do Submarino cresceu culpando a humanidade pela destruição de seu povo. Assim como outros personagens, o anti-herói foi esquecido durante um tempo.
Já na Era de Prata dos quadrinhos, Stan Lee reviveu Namor e o inseriu nas aventuras do Quarteto Fantástico. Ao longo de sua missão, o príncipe travava batalhas contra e a favor do mundo dos humanos visando proteger o povo atlante. Nas novas versões, ele se juntou ao Doutor Destino, X-Men, Vingadores e até ao time de vilões conhecido como Cabal.
Qual é o herói mais poderoso da Marvel?
O universo da Marvel é infinito, diversos personagens ainda nem ganharam suas versões nos cinemas. O que leva o público a aguardar ansiosamente a estreia de cada um desses heróis e vilões. De todo o mundo dos quadrinhos, qual será o super-herói ou super-heroína mais poderoso(a) dos HQs?
Bom, o produtor cinematográfico da Marvel afirmou por muito tempo que a Capitã Marvel era a personagem mais forte. Mas o lugar foi ocupado por Wanda, a Feiticeira Escarlate. A heroína tem o poder de controlar as leis da realidade, manipular o tempo, fazer projeção astral, incluindo viagens no tempo, absorver energia, criar campo de força e muitas outras coisas.