O Plantão da Globo é uma espécie de noticiário que acontece em formato extraordinário na TV Globo, que é o canal aberto mais conhecido do país. Ou seja, a emissora para a programação para transmitir o plantão quando algum fato muito importante acontece.
Por isso, a trilha sonora do plantão remete as pessoas à ideia de fato importante ou de urgência. O plantão é apresentado por jornalistas e apresentadores que estão de plantão naquele momento dentro da emissora. Por isso, o nome.
O primeiro plantão da Globo
O primeiro plantão da Globo foi um dos que mais chamaram a atenção porque ele deixou muita gente sem saber o que estava acontecendo ali. Afinal, até aquele dia não era comum que a emissora pausasse a sua programação para algum fim.
O fato foi em 2 de abril de 1982, quando a emissora optou por transmitir as informações sobre a Guerra das Malvinas. O formato atual mudou bastante desde aquele dia, seja na vinheta ou no tempo. O novo formato existe desde 1991 e se mantém em boa parte.
Hoje, o Plantão da Globo tem por trás apoio da Globo News, que é focada em notícias em tempo real. O plantão acontece ao vivo para o país todo. Teve um “protótipo do plantão”, em 1976, quando houve um Jornal Nacional Extra para falar da morte de Juscelino Kubitschek.
O dia com mais plantões da Globo
O dia 1º de maior de 1994 foi um dos mais marcantes na história dos plantões da Globo e, de fato, pararam o Brasil. Essa data não parece estranha para você, não é? Foi o dia da morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, que chocou não apenas o Brasil, mas o mundo.
Nesse dia, a Globo parou a programação 9 vezes durante todo o dia para falar sobre o acidente e a consequente morte do piloto automobilístico brasileiro. Aliás, a morte dele foi anunciada na emissora às 13h40 através da voz e da imagem de Roberto Cabrini.
Já se a gente pudesse criar um ranking com a lista dos dias com mais plantões, saiba que o dia 7 de abril de 2018 seria o segundo colocado. Afinal, foram 8 plantões da Globo naquele dia em que o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi preso.
O ano com menos plantão da Globo
Ainda falando da parte histórica dos plantões da Globo, saiba que o ano de 2014 e o de 2019 foram os que menos tiveram plantões. Em 2014 foram dois, sendo falou da prisão de um homem suspeito de acender o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, da Band.
O outro foi em setembro, quando falou do termino do sequestro no hotel em Brasília. Já o ano de 2019 foi marcado por poucos plantões porque a Globo adotou medidas focadas em ter jornais extras em uma espécie de teste da programação jornalística.
Nesse ano, o primeiro plantão foi sobre a extradição do contraventor italiano Cesare Battisti e o outro foi no primeiro semestre também quando noticiaram a morte do ator Lúcio Mauro. Todos aconteceram durante a madrugada.
Os plantões mais chocantes do Brasil
Bom, agora que você conhece um pouco da história dos plantões da Globo é hora de a gente relembrar aqueles que de fato pararam o país. E não vamos mencionar aqui aqueles já citados, como da morte do Ayrton Senna ou da prisão do Lula, ok?
A ideia é fazer um apanhado geral desde aquele ano de 1982 contando sobre os principais fatos que fizeram com que muitos brasileiros ficassem com frio na barriga ao ouvir a vinheta do Plantão da Globo. Vamos ver se você se lembra de alguns deles, combinado?
A morte de Tancredo Neves (1985)
O Plantão da Globo de 1985 foi chamado de JN Extra, em uma espécie de Jornal Nacional Extra. No entanto, mais tarde o JN Extra viria a se chamar Plantão Globo. Por isso, é que ele está aqui agora. E você pode imaginar o quanto a notícia foi traumatizante, certo?
A informação surgiu durante os intervalos da programação em 14 de março e 16 de março, período em que o Tancredo esteve internado e passando por operações cirúrgicas. Mais tarde, em 21 de abril, um novo plantão, só que para falar da morte do presidente recém-eleito.
Fim da União Soviética (1991)
Seguindo uma linha histórica, a gente tem um dos plantões que mais chocaram as pessoas, ainda que ninguém tinha certeza no que isso poderia resultar. Foi em 25 de dezembro de 1001 que eles anunciaram, com surpresa, o fim da União Soviética.
O apresentador chamou Pedro Bial, que estava em Moscou e falou desse fato. Relembre o que ele disse em uma das suas passagens: “Acabou. A União Soviética, criada em 1922, como primeiro estado comunista da história, agora é apenas uma história”.
A renúncia de Collor (1992)
O ano de 1992 foi marcante na história dos plantões da Globo porque a emissora entrou em um só boletim com duas notícias bombásticas. A primeira é sobre a renúncia do presidente Fernando Collor de Melo. E essa foi só a primeira notícia.
A outra foi para falar sobre a prisão do ator Guilherme de Pádua, que foi acusado de matar a atriz da Globo, Daniela Perez, que era filha de Glória Perez, da mesma emissora. O noticiário foi apresentado por Leilane Neubarth, do Rio de Janeiro.
O sequestro do ônibus 174 (2000)
Chocante! Talvez não dê para usar outra expressão para falar desse dia. quem assistiu o plantão ao vivo deve ter ficado com o estômago em nó. Afinal, foi um dos fatos mais marcantes de todo telejornalismo nacional. Ele aconteceu em 12 de junho.
O sequestro do ônibus 174 foi no Rio de Janeiro e levou a Globo a criar dois plantões, ambos durante a tarde. Aliás, muita gente esperava que o acontecimento seria “transmitido” ao vivo. Mas, a Globo não permitiu isso porque poderia ter imagens chocantes demais.
O sequestro do Silvio Santos (2001)
Essa é a prova de que o Silvio é um dos homens mais importantes do país. Em 2011, dois dias após anunciar a libertação de Patrícia Abravanel, o Plantão Globo apareceu durante o programa “Mais Você” para noticiar que havia outro sequestro.
Dessa forma, o mesmo sequestrador da Patrícia havia invadido a casa do Silvio Santos. O programa ficou no ar por longo período, acompanhando cada etapa até a libertação do dono do SBT. O apresentador da Globo que fez o âncora foi Chico Pinheiro, que estava na porta da casa do Silvio.
O atentado das Torres Gêmeas (2001)
No mesmo ano de 2001, a gente teve outro fato marcante para a história do mundo e dos plantões: o atentado terrorista às torres gêmeas. A data é histórica e a Globo não deixaria isso sem dar uma notícia em forma de plantão.
No mesmo dia, várias edições do plantão foram ao ar para falar do evento. Inclusive, as notícias eram bastante chocantes, como falando sobre o choque do avião com os prédios americanos, as mortes, a correria e todo caos que foi causado na cidade.
A morte do Papa João Paulo II (2005)
Nesse ano, foi a Fátima Bernardes que fez um dos plantões que mais chocaram o Brasil, que é um país em maior parte católico. Foi no dia 2 de abril durante a Sessão da Tarde, que ela anunciou a morte do papa, um fato chocante para o mundo.
Na época, Ilze Scamparini entrou ao vivo, depois por telefone e trouxe as informações mais importantes sobre o falecimento do líder religioso. No mesmo dia, outros plantões foram ao ar para falar do assunto, inclusive, para falar do enterro e do novo papa.
A morte de Osama bin Laden (2011)
No dia 2 de maio de 2011, Zeca Camargo e Patrícia Poeta, que hoje são do Fantástico, entraram no plantão ao vivo da Globo para falar sobre a morte de Osama bin Laden. Eles usaram as imagens do presidente norte-americano Barack Obama, que confirmou o fato.
No mesmo plantão, eles também mencionaram a comemoração dos norte-americanos em frente à Casa Branca, em Washington, que vibravam com a morte do terrorista mais conhecido do mundo. Para muitos, sem a imagem do Osama, o fato ainda é contestado.
Os últimos plantões da Rede Globo
A gente comentou alguns fatos marcantes até o ano de 2011, mas saiba que após isso também tivemos outros, só que talvez não com tanto choque na sociedade brasileiro. O motivo é porque as notícias começaram a surgir primeiro na internet.
Ou seja, se antes o Plantão da Globo é que anunciava, em primeira mão, as informações, de algum tempo para cá é a internet que tem feito esse papel de informar primeiro. Ainda assim, existiram vários plantões da Globo que marcaram o dia das pessoas.
Em 2018, foram ao menos 10. E em 2021, até aqui, já foram somados 8 plantões da Globo. Aliás, o último foi em julho, quando houve o anúncio sobre a transferência do presidente Jair Bolsonaro para um Hospital de São Paulo para fazer exames.
Os plantões da Globo que não fizeram sentido
E para fechar o texto com chave de ouro, saiba que os plantões da Globo também tiveram suas edições que parecem não ter feito sentido porque eram notícias não tão chocantes assim. A gente vai trazer alguns exemplos. Aliás, pelo menos 3 exemplos.
Em 1984, anunciaram a vitória do Grêmio contra o Atlético Mineiro. Outro foi sobre a chegada da seleção brasileira ao Aeroporto de Cumbica, após o fim da Copa do Mundo dos Estados Unidos. E em 2021, o plantão surgiu para falar de quase todas as exonerações de ministros feitas pelo presidente Jair Bolsonaro.