13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia

Muitas pessoas sofrem de fobias e muitas vezes nem sabem disso, já que imaginam que não existe um medo irracional relacionada a algo tão estranho como um balão de festa, por exemplo. Porém, já é bom ficar ciente de agora que até mesmo os temores mais bizarros se classificam como fobia.

E quem sofre com isso acaba tendo que lidar com diversos outros problemas, como crises de ansiedade, sensação de pânico ou qualquer outro sintoma que o deixe extremamente desconfortável com a situação. Fique aqui para conferir as 13 fobias mais estranhas já registradas pelo homem.

ANÚNCIO
13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/pt.thpanorama.com)

Aritmofobia - Explicando o medo de muita gente

Com certeza você já conheceu alguém por aí que disse que não gostava de matemática e não conseguia se dar bem com os números, mesmo fazendo muito esforço para isso. Porém, quando falamos de quem tem aritmofobia, a situação fica consideravelmente mais séria.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução.cliquesim.com)

Eles não tem problema em lidar com números, eles têm um verdadeiro pavor em fazer operações matemáticas, chegando a desencadear crises de ansiedade no indivíduo. Ainda existem aqueles que ficam com medo de numerais específicos, como 5 ou 8, dependendo da pessoa em questão.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

A pessoa portadora dessa fobia teve um grande desconforto ao ler a palavra acima. Pode parecer piada para alguns, porém, realmente existem indivíduos que têm hipopotomonstrosesquipedaliofobia, que nada mais do que o medo de palavras grandes. E como toda fobia, ela pode ser bem séria.

ANÚNCIO
13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/internet)

Porém, o medo não se encontra apenas no momento da leitura. O medo irracional também aparece no momento da pronúncia dessas palavras grandes, colocando o indivíduo sob grande estresse e nervosismo. Também pode se manifestar no momento de se pronunciar um vocabulário muito coloquial.

Nomofobia - O maior medo da modernidade

Esta daqui é uma fobia moderna, e apesar de ainda não ser muito conhecida, é bem provável que já atinja um número considerável de pessoas. A nomofobia nada mais é do que o medo irracional que as pessoas têm de ficar sem o celular hoje, de estarem desconectadas do mundo.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/inpaonline.com.br)

Sabemos que algumas pessoas gostam de passar boas horas do dia no celular, porém algumas delas, caso sejam privadas de ficarem em contato com a internet, como sem bateria no dispositivo, podem acabar apresentando níveis de estresse e nervosismo que não são comuns para a situação.

ANÚNCIO

Catisofobia - Os inimigos dos sofás

Ficar em pé é bastante cansativo durante o dia a dia e, por isso, sentar-se, quase sempre, acaba sendo uma escolha melhor, certo? Errado. Algumas pessoas têm medo genuíno de sentar, e sentem até certo alívio quando entram em um estabelecimento e percebem que não há lugares vagos.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/flickr.com)

Não se sabe o porquê desses indivíduos sentirem tanto medo apenas em ficarem sentados, porém, como toda fobia, isso pode acabar desencadeando situações desconfortáveis, logo, para as pessoas que sofrem disso, a melhor alternativa é ficar de pé ou deitado, quando possível.

Ablutofobia - Um medo nada higiênico

Muitas pessoas vão alegar ter ablutofobia só para escapar de algumas horas de higiene básica, no entanto, quem tem ablutofobia realmente tem medo de tomar banho. Por isso, somente a ideia de ter que ir até o chuveiro e se molhar completamente para isso, já é motivo de pavor e horas passando mal.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/internet)

Por conta disso, os portadores de ablutofobia passam dias sem tomar banho, mas isso não significa necessariamente que isso seria prejudicial para a saúde deles de alguma forma, já que alguns cientistas defendem que banhar todos os dias pode fazer mal para o corpo. Bizarro.

Espectrofobia - Nem pense em se arrumar para sair

Bem rara de se ver por aí, a espectrofobia é o medo irracional que algumas pessoas têm de olhar para o próprio reflexo. Isso causa um desconforto tremendo no indivíduo, que evita a todo custo, correr o risco de acabar se vendo em qualquer tipo de superfície. O problema é que isso pode afetar em outras áreas.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/maestrovirtuale.com)

A autoestima do sujeito pode ficar prejudicada dessa maneira, o que não é nada bom para a saúde como um todo. A origem desse medo remete à épocas antigas, já que muitas pessoas acreditavam que o reflexo em si era ligado ao misticismo, além de carregar muitas outras superstições.

Cromofobia - Esse post pode estar sendo tortura

Para os portadores de cromofobia, o mundo seria muito melhor se fosse como um filme de Charles Chaplin, com tudo em preto e branco. O grande motivo disso é que os indivíduos que sofrem com essa fobia tem um medo extremo de cores, e isso pode ser um problema gigantesco atualmente.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/replicario.com.br)

Isso porque o mundo todo é colorido, tudo tem cor, não tem um minuto em que essa pessoa vai ter sossego para descansar disso. No entanto, existem indivíduos que têm medo apenas de algumas cores específicas, como o branco ou o preto, e por isso, tentam evitá-la a todo custo.

Pogonofobia - Os indivíduos que estão sempre de barba feita

As pessoas que sofrem de pogonofobia podem ter sérios problemas para se relacionar com outras. Isso porque, para os indivíduos que sofrem com isso, qualquer pelo corporal humano é motivo de pavor total. Ela não está tentando lhe adequar a um padrão, ela só tem medo real disso.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/acrediteounao.com)

Barbas, pelos nas axilas ou em qualquer outra região do corpo é motivo de pavor completo desses indivíduos. Existem ainda graus mais elevados da pogonofobia, onde o medo se estende para outros animais, com a pessoa começando a sentir pavor de cachorros, por exemplo.

Globofobia - Onde cada festa se torna um filme de terror

Quem tem globofobia vai evitar a todo custo ir até as celebrações de crianças. Mas isso não é por ter medo dos pequenos, mas sim, porque elas têm pavor de balões de festa. Porém, não é bem essa a condição que afeta de fato as pessoas que sofrem com essa fobia.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/internet)

O grande problema para elas é o barulho que o balão emite ao estourar, e não o balão de festa em si. Logo, a pessoa que tem globofobia, bem antes da festa acabar, vai acabar saindo do local, para evitar que acabe tendo uma crise ao escutar os tão temidos sons de explosão.

Turofobia - Tirando o sabor da vida das pessoas

As pessoas com turofobia nunca vão conseguir comer um mero misto quente. Os indivíduos que sofrem com essa condição alimentam um medo irracional de queijos, e apesar disso parecer engraçado para outras pessoas, isso causa muito sofrimento para os portadores da fobia.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/internet)

Quem sofre com isso não pode nem mesmo olhar para queijos sem sofrer, logo, comer uma pizza está fora de cogitação. As pessoas podem achar que o medo se manifesta apenas com o indivíduo mantendo distância do alimento, porém, isso pode desencadear crises sérias de ansiedade.

Antofobia - Tendo que lidar com pétalas assassinas

Flores são plantas bonitas de serem vistas, e seu cheiro maravilhoso, faz com que sempre queiramos que elas estejam por perto, deixando o ambiente mais agradável. Isso é verdade para quase todo mundo, pois quem tem antofobia vai discordar disso com todas as forças que tiver.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/maestrovirtuale.com)

A antofobia é o medo irracional de flores, e assim como as outras fobias, pode desencadear problemas graves nas pessoas. Existem ainda aqueles que têm medo de apenas um tipo de flor, ou de uma característica marcante de alguma delas, como o formato famoso que os girassóis apresentam.

Siderofobia - O inimigo pode estar no espaço

Olhar para o céu, independente do horário do dia, passa sensação de tranquilidade para a maioria das pessoas, que aproveitam o momento apenas para admirar a beleza do nosso universo. No entanto, nem todo mundo consegue fazer isso sem sentir um medo tremendo, principalmente de noite.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/segredosdomundo.r7.com)

É o caso dos portadores de siderofobia, que nada mais é do que o medo de estrelas. O brilho delas pode ser motivo de verdadeiro pavor para elas, e por isso, é aconselhável não sair de noite com quem sofre com isso. Essa com certeza é uma das fobias mais estranhas já registrada pelo homem.

Aulofobia - A fobia mais estranha já vista

Diferentemente do que o nome sugere, a aulofobia não é medo de assistir aulas ou qualquer coisa relacionada a isso. A fobia, por mais incrível que pareça alguém sofrer com isso, está relacionada ao medo de flautas, e não estamos falando apenas da imagem do objeto, mas também do som.

13 fobias estranhas que você provavelmente não conhecia
Foto: (reprodução/pausadocafe.com)

A pessoa que sofre com isso não pode mesmo ficar perto do objeto, e se alguém tocá-lo perto dela, é bem capaz que ela entre em pânico com isso. Hipócrates, o pai da medicina, já havia deixado registrado que vira um homem com aulofobia enquanto estava em um restaurante, logo, a fobia não é nada nova.

Lidar com fobias estranhas também é de extrema importância

Apesar de muitas pessoas acharem engraçado esbarrar com pessoas portadoras de algumas fobias, a situação é extremamente desagradável para quem sofre com isso. Porém, para quem sofre com qualquer fobia que seja, a melhor forma de lidar com isso acaba sendo com a terapia da exposição.

Dessa maneira, o indivíduo é exposto ao seu maior medo de maneira gradual, entrando em contato com ele de pouco em pouco, aumentando a interação entre o indivíduo e a origem do medo em questão conforme o paciente for se sentindo mais à vontade. O tratamento é indispensável em muitos casos.

Não há posts para exibir