O jovem começou a estudar Medicina aos 14 anos após uma série de polêmica. Assim, entrou na faculdade bem cedo, com todos os seus direitos respeitados. Aos 20 anos, ele se formou e hoje atua na linha de frente no combate ao novo vírus.
Abaixo, você vai conhecer a história desse jovem médico, que “pulou” o ensino médio e estudou a graduação em Sergipe. Sendo que durante esse período ele fez de dois a três plantões médicos de 12 horas na semana em áreas como obstetrícia, cirurgia geral e urgência.
O começo do estudante na vida acadêmica
Antes de entrar na faculdade, que vamos contar abaixo como isso aconteceu, o Victor Teles chegou a representar o estado de Sergipe como um dos delegados da IV CNIJMA. Trata-se da Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente.
Depois, ainda foi medalhista na OBMEP, que é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. E foi nesse embalo que ele foi aprovado no curso de Medicina. O restante dessa história, você acompanha no próximo tópico.
Ah, e antes de ir para esse assunto, saiba que no fim do texto vamos trazer também algumas curiosidades. Por exemplo, será que o Victor Teles é o médico mais jovem do mundo? A resposta é negativa e você vai saber quem é que ocupa esse cargo.
A entrada do aluno mais jovem no curso de medicina
O nome dele, que ainda não foi mencionado nesse texto, é José Victor Menezes Teles. Ele surpreendeu a todos quando foi aprovado no curso de medicina da UFS, a Universidade Federal de Sergipe. Isso porque não tinha concluído o ensino médio.
O resultado foi que ele precisou entrar com uma ação judicial para pedir a autorização para cursar medicina, com base na sua proficiência educacional. Ele conseguiu êxito e seis após entrar na graduação ele se formou e se tornou o médico mais jovem do país, com 20 anos.
Para chegar até a faculdade, ele disse que precisou comprovar o conhecimento através de medidas liminares, com provas de proficiência. Ao todo, foram 13 provas e em nenhuma ele poderia tirar menos do que a nota 5. Ele teve sucesso, com a média geral de 8.
Do ensino fundamental para a faculdade
Com todos os testes de proficiência, e a nota média 8, ele conseguiu que a Secretaria de Educação do Estado desse a ele a conclusão do ensino médio. A partir disso, ele conseguiu se matricular na UFS, mesmo com a idade abaixo do que é “comum”.
Antes do curso se iniciar, a Universidade ainda passou por uma greve de 6 meses. E nesse tempo, o estudante fez outra prova do Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio. Ele conseguiu uma nota ainda maior do que na prova passada.
Também foi nesse tempo de greve que ele escreveu o livro “Como Vender aos 14”, onde conta a sua trajetória até a universidade. Já dentro da UFS, ele disse que não sofreu preconceito e conseguiu adiantar algumas matérias, como no programa federal “Brasil Conta Comigo”.
Na linha de frente no combate à pandemia
Como conseguiu adiantar as matérias, Victor disse que foi convidado para a linha de frente do combate ao vírus que assombra o mundo. Isso porque ele se candidatou para esse tipo de vaga. Assim, passou 19 semanas na linha de frente, o que serviu como aula prática para ele.
Fez o trabalho na cidade de Itabaiana, perto de Aracaju, que é onde mora atualmente e é onde quer trabalhar nos próximos anos. Agora, após esse período de plantões, que passou por várias áreas, está se dedicando a escrever um próximo livro: “O Médico Mais Jovem do Brasil”.
Nessa obra, o médico afirmou que vai contar a sua trajetória no ensino superior. “Eu falo das dificuldades, do detalhe do curso, especialmente para quem não sabe como isso é. E também crítico algumas áreas para que o curso melhore sempre. Estou procurando uma editora”.
A especialidade de Victor, o médico mais jovem
Victor diz que não sabe ainda qual será a sua especialidade. Porém, isso tem um motivo: “no momento, eu não posso me dar ao luxo de dar um veredito sobre a minha especialidade. O foco está no combate ao coronavírus. Eu quero fazer parte dessa luta”.
Depois disso, Victor declarou que vai pensar mais sobre a especialização que quer seguir, mas acredita que pode ser a área cirúrgica. Os professores da faculdade foram procuradores e todos disseram que ele é um aluno comum, “cheio de vida” e que é muito dedicado. “Ótimo profissional”.
Só para contextualizar, saiba que com o “Brasil Conta Comigo”, onde ele atuou por 750 horas na linha de frente do combate ao novo vírus, Victor conseguiu adiantar a colação de grau e se tornou o médico mais jovem do Brasil, algo único na vida dele e do país todo.
Onde o Dr. Victor Teles trabalha hoje em dia?
Atualmente, ele está contratado pelo Hospital Nestor Piva, que fica em Aracaju, perto da cidade dele. Logo, ele é responsável pelo atendimento de urgência que acontece em cidades vizinhas, como Itabaiana.
“É necessário colocar em prática tudo o que foi aprendido”, comentou. Sobre o futuro, ele diz que ainda não sabe ao certo, porém, tem gostado muito de atuar no Hospital e no combate a um dos vírus mais fatais dos últimos anos.
Afinal, quem é o Victor Teles?
O médico é filho de professores da rede pública de ensino. E sempre disse que isso lhe serviu como exemplo para buscar o conhecimento. Por isso, ele sempre teve uma rotina de estudos que se tornou hábito. “Estudava 3 horas por dia e resolvia simulados”.
Quando ele chegou a quinta série, que é o atual sexto ano do ensino fundamental, ele foi apresentado a clássicos da literatura nacional. Isso quando ainda tinha 10 anos de idade. Como pode ver, é um garoto prodígio.
O perfil dos médicos no Brasil
Para completar o texto, achamos que vale a pena falar sobre o mercado de trabalho para médicos no Brasil. Isso porque ele tem mudado. Conforme um estudo chamado de ProvMed 2030, que é do Ministério da Saúde, há dados que mostram isso.
O levantamento foi realizado junto com a Universidade de São Paulo e a Organização Pan-Americana de Saúde. E mostrou que a oferta de médicos no país até o fim da década terá um salto no quesito “médicos jovens”. Sem contar que o número de profissionais deverá dobrar.
Estima-se que haverá 815 mil médicos até o fim de 2030 e que a participação feminina e dos jovens devem aumentar. No caso das mulheres, elas já são quase metade do todo e devem ser maioria em breve. Já 80% deles deverão ter entre 22 e 45 anos de vida.
O médico mais jovem do mundo
Agora, se você se encantou com a história do brasileiro que se formou aos 20 anos, considere que ele não é o médico mais jovem do mundo, não. Isso porque o título fica com Joshua Beckford, de 14 anos, que se formou em Medicina pela Oxford.
O nigeriano é um garoto que foi diagnosticado com autismo e se formou pela conceituada Universidade do Reino Unido. A mensagem que surgiu na internet diz que ele iniciou a faculdade com 6 anos e aos 3 anos já falava japonês.
No entanto, há uma certa confusão com essa história, que não se sabe com certeza se é verdade. O que se sabe, de fato, é que quem está no livro dos recordes, o Guinness Book é o norte-americano de origem indiana, Balamurali Ambati, que se formou aos 17 anos.
A história de Balamurali Ambati
O que se sabe é que o Ambati tinha 17 anos e 294 dias quando se formou na escola de Medicina Mount Sinal, em Nova Iorque, no ano de 1995. Em sites confiáveis da internet, a gente pode ver que ele é hoje um neurocirurgião dos olhos, oftalmologista.
Ele nasceu no Sul da Índia e a família foi para Nova Iorque quando ele tinha somente 3 anos. Conforme contam os pais, ele já fazia cálculos aos 4 anos. Aos 11 anos, ele foi coautor de um livro sobre a AIDS e se formou na Universidade de Nova Iorque aos 17 anos.
Já na faculdade, ele teve uma pontuação acima de 99% em todos os Conselhos Médicos e se formou o médico mais jovem do mundo. Nos últimos anos, ele trabalhou no Moran Eye Center e como professor de oftalmologia e ciências visuais na Universidade de Utah.
Para saber mais sobre o Dr. Victor Teles
Quem quiser conhecer mais da carreira do Victor pode fazer isso pela página pública que ele tem no Instagram. Ele tem pouco menos do que 200 publicações e mais de 31 mil seguidores. A sua descrição está como “formado pela Universidade Federal do Sergipe aos 20 anos”.
Por lá, ele posta vários stories sobre a sua vida, desde do famoso “quem sou eu” até mesmo assuntos sobre “saúde”, “postos de saúde”, “atendimento”, “líder Jalecos” e muito mais. Além das publicações, ele possui um guia online, os vídeos no IGTV e fotos atualizadas.