Provavelmente você já ficou horas assistindo o mesmo vídeo em um looping eterno ou pelo menos conhece alguém que fez isso. Com a tecnologia, vídeos aleatórios viralizaram dentro de poucos segundos e de repente todo mundo só fala disso. Existem pessoas que foram descobertas no Youtube com milhões de visualizações em seus conteúdos.
O humorista Whindersson Nunes é um desses exemplos. O piauiense já tem mais de 40 milhões de inscritos em seu canal. Além deles, existem outras figuras que tomaram conta da internet nos últimos anos. A maioria deles podem ter passado pela tela do seu computador ou celular. Confira 17 vídeos virais que bombaram nas redes.
17. Senhor Trololó
Eduard Khil ou Mr. Trololo foi um barítono da antiga União Soviética que teve seu vídeo viralizado na internet em 2010 ao cantar a música “Estou Feliz Porque Finalmente Voltei Para Casa”. Pelo fato do conteúdo da canção falar de um vaqueiro norte-americano, a música não podia ser cantada em seu país. Veja só:
Então, foi quando ele decidiu vocalizar apenas duas sílabas e utilizar a melodia. Sem explicação alguma, a canção da década de 70 bombou na internet em 2010 deixando o barítono conhecido no Brasil como o “senhor Trololó”. Para ter noção do sucesso, o vídeo alcançou 35,50 milhões de visualizações.
16. Evolução da Dança
Evolution of Dance, do americano Judson Laipply, foi o primeiro vídeo a viralizar no Youtube. Inclusive, ele é chamado de “pai dos virais”. A dança do comediante bombou na internet depois de nove meses do lançamento da plataforma Youtube. Atualmente, o vídeo tem 309,2 milhões de visualizações. Confira isso:
Judson Laiplly postou a “Evolução da Dança” em 6 de abril de 2006. Em uma entrevista à revista Galileu, o comediante afirmou que ensaiou a coreografia por 4 anos antes de publicar o vídeo. A ideia do artista foi mostrar como as coisas evoluem com o decorrer do tempo. Para alcançar mais pessoas, ele preferiu usar a dança dança por ser uma língua universal.
15. Chocolate Rain
Em 2007, Tay Zonday subiu o vídeo Chocolate Rain e “quebrou a internet” com a música. A canção virou um verdadeiro meme entre os internautas, o que fez Zonday ser convidado para diversas entrevistas e receber propostas de contrato em muitas gravadoras. O artista revelou em entrevista ao BT News que chegou a fazer 30 entrevistas em uma única semana.
O sucesso de Zonday foi estrondoso principalmente pela mensagem que a música tinha. A letra da canção chama a atenção do público para as questões raciais. Diferente de outras personalidades da época, ele preferiu compartilhar a música como download grátis. Anos depois, ele se arrependeu pois não tinha dimensão do dinheiro que poderia ter ganhado.
13. Rap Bed Intruder
Bed Intruder foi o vídeo mais visto de 2010. Tudo começou quando um caso de estupro foi noticiado em Lincon Park, nos Estados Unidos. Na época, a NBC foi chamada para entrevistar tanto a vítima como seus familiares. O que parecia ser apenas uma notícia policial se tornou um vídeo viral.
Antonie Dodson, irmão da vítima, foi considerado uma pessoa muito caricata em suas falas. Isso foi o suficiente para um rapper fazer um remixado com o pronunciamento do rapaz, se tornando um verdadeiro protesto contra o crime. O vídeo passou a marca de 150 milhões de visualizações. Em determinadas falas, Antonie disse que a família iria achar o criminoso.
12. Rap do arco-íris
Paul L. Vasquez teve sua reação ao ver um arco-íris remixada por um rapper. Desde então, sua vida nunca mais foi igual. O vídeo rendeu boas gargalhadas dos internautas, se tornando viral no mundo inteiro. O sucesso foi tão grande que Paul foi chamado para comerciais, propagandas de grandes marcas como Microsoft e Delta. Olhe só:
O vídeo tem quase 41 milhões de visualizações no Youtube. Durante entrevista à CNN, Vasquez brincou que era impossível as pessoas olharem para um arco-íris e não lembrarem dele. Em 2020, ele faleceu aos 57 anos. A causa da morte não foi revelada.
11. Panda espirrando
Esse foi um dos vídeos mais fofos que já viralizaram na internet. Logo abaixo, você verá a mãe panda cuidando de seu filho. Enquanto ela come, o bebê dorme tranquilamente. Porém, de repente, o filhote espirra bem alto e acaba assustando a mãe. No Youtube, o vídeo é conhecido como “Sneezing Baby Panda”.
O nome do panda famoso é Chi chi. O momento com sua mãe foi registrado em um centro de reprodução de pandar em Sichuan, uma príncia chinesa. Os autores do vídeo foram Jenny Walsh e Lesley Hammond. O momento viralizou tanto na internet que se tornou filme com o mesmo nome do vídeo no Youtube. A produção foi protagonizada por Amber Clayton.
10. Cachorros jantando
O vídeo de dois cachorros jantando tomou conta da web. Os cães estão comendo com garfo e faca como se tivessem mãos. O vídeo oficial foi tirado do ar, mas a gravação foi postada por outros canais. Na época, os donos revelaram que o vídeo foi produzido sem cortes e edições e que os animais não sofreram para fazer a brincadeira.
Muitos internautas acharam que o vídeo era montagem, mas a cabeça é de fato dos cachorrinhos. As únicas coisas que não pertencem a eles são as mãos, claro. Os donos chegaram a gravar outro vídeo mostrando como fizeram a brincadeira, mas também não está disponível. A razão deles terem tirado do ar não foi revelada.
9. Bebê mordendo dedo do irmão
No vídeo abaixo é possível ver duas crianças sentadas juntas, Charlie e seu irmão. Enquanto o irmão mais velho brinca com o bebê, o bebê morde seu dedo brincando. Acontece que o menino gostou e colocou o dedo novamente na boca do pequeno. Dessa vez, Charlie quase arrancou um pedaço do dedo do irmão. Veja só:
Ao sentir dor, ele começa a gritar e chorar. Depois disso ele falou a frase que viralizou na web “Charlie, that really hurt”, que em português significa “Charlie, isso doeu”. O vídeo fez tanto sucesso que chegou à marca de 885 milhões de visualizações. Isso rendeu uma boa quantia aos pais dos meninos, pois o vídeo foi vendido por US$ 760 mil em um leilão digital da NFT.
8. Morre diabo
Quando o assunto é vídeos polêmicos, os brasileiros dominam. A gravação de um homem sendo entrevistado pela emissora Band fez muita gente ficar chocada. Um rapaz tinha sido preso por assassinar a própria mãe e, durante a abordagem da emissora, foi perguntado o que tinha o levado a fazer tal atrocidade. Veja como o criminoso respondeu:
Claramente irritado, o rapaz deu más respostas aos jornalistas e ainda gritou “Morre diabo” olhando fixamente para a câmera logo em seguida. O homem virou um meme com essa frase, o que fez muita gente criticar o posicionamento dos internautas de acharem graça. No Youtube, o vídeo postado pelo canal Joao35989 tem mais de 3 milhões de views.
7. Dança do quadrado
“Cada um no seu quadrado” foi uma verdadeira febre no país. A música de Sharon e vídeo estrelado por Claudinho Castro, Tião e Ricardo Amaral acumulou mais de 20 milhões visualizações no canal Kibe Loco. As crianças dos anos 2000 provavelmente vão se lembrar dessa dancinha:
Para ter ideia da repercussão, o vídeo ganhou o prêmio de Melhor Webhit no MTV Video Music Brasil em 2008. Durante toda a gravação, os três rapazes cumpriam os desafios da música enquanto dançavam.
6. Avaianas de pau
Avaianas de pau foi um clássico da adolescência dos anos 2000. Falando nisso, ele é o único vídeo da nossa lista que não nasceu no Youtube, mas sim em um site Mundo Canibal. A diversão do vídeo era assistir os desenhos dos pais arremessando um chinelo de pau nos filhos desobedientes.
Muitos anos depois, o canal dos Irmãos Piologo passaram a postar desenhos do programa que fez tanto sucesos. Em 2014 subiram o vídeo Avaiana de Pau 2, 10 anos depois. O conteúdo teve mais de 6 milhões de visualizações. Como esquecer o famoso bordão “AAAAAAH MULEQUEEEEE!”?.
5. Tô sem sinal da Tim
As paródias também invadiram a internet. Um dos principais canais que faziam músicas de humor era o Galo Frito que hoje tem 10.8 milhões de inscritos. A paródia mais famosa foi “Tô Sem Sinal da Tim”, usando como base a música Diamonds da cantora Rihanna. O vídeo foi o mais assistido em 2013.
O canal também tem outras paródias com muitos views como Baby do cantor Justin Bieber. Antes de ir para o Youtube, o programa de comédia online fazia parte do canal FizTV, que foi extinto em 2009. Os integrantes são Juliana Medeiros, Tiago Cadore e Mederi Corumbá.
4. Para nossa alegria
Em quarto lugar, temos os dois irmãos que gravaram vídeo cantando a música gospel “Galhos Secos”. O momento engraçado ficou conhecido como “Para Nossa Alegria”. A mãe dos meninos também fez parte do registro, o que tornou tudo ainda mais engraçado. Confira o vídeo abaixo e entenda o porquê esses dois se tornaram populares na internet:
Depois de oito anos do vídeo viral, os irmãos recriaram o meme. Agora, eles já são adultos. A moça chamada Suellen Barbosa se tornou mãe, enquanto Jefferson atualmente é bombeiro civil. Suellen chegou a dizer ao portal Gshow que o sucesso do vídeo mudou para sempre a vida de sua família.
3. Stefhany Absoluta
Quem não se lembra de Stefhany Absoluta com sua versão para o sucesso pop “A Thousand Miles”, de Vanessa Carlton? A música norte-americana também é conhecida por ter integrado a trilha sonora do filme As Branquelas. O vídeo da “menina do Crossfox” não está mais disponível em seu canal oficial, mas outros perfis trataram de publicar.
Com o vídeo não oficial publicado pelo canal Stefhany Sousa Notícias, o conteúdo já reúne 2 milhões de visualizações. Hoje, ela é cantora gospel e já declarou à revista Quem que antigamente vivia em busca da fama. Afirmou também que a imagem de confiança que passava não era real.
2. Dabriu Dabriu Dabriu
Em segundo lugar temos Sonia, a dona do trava-língua Dabriu Dabriu Dabriu. O vídeo se tornou viral quando Sonia tentou falar “www.youtube.com.br”. Com o “Fala, Sônia”, ela se tornou uma das primeiras estrelas da plataforma no Brasil.
Quando gravou o conteúdo, ela era faxineira em um escritório de São Paulo, mas como sucesso do vídeo foi parar em programas de televisão. O vídeo tem mais de 3 milhões de visualizações e mais de 10 anos depois ela continua sendo chamada pela mídia.
1. Gangnam Style
Já em primeiro lugar temos o videoclipe Gangnam Syle do PSY, um rapper sul-coreano. A música bateu todos os recordes da época, se tornando o primeiro vídeo musical a registrar 1 bilhão de visualizações no Youtube. Até 2017, o vídeo era o mais visto da plataforma. O hit se tornou um verdadeiro símbolo da cultura da Coreia do Sul.
Na época de seu lançamento, PSY ultrapassou cantores de ritmos tradicionais do mundo da música como Katy Perry e Justin Bieber. Não foi apenas a canção e a gravação que viralizaram, a coreografia se tornou febre na web. Hoje, o vídeo tem pouco mais que 4 bilhões de visualizações.