É impressionante como os jogos de videogame evoluíram nas últimas cinco décadas. Os games se tornaram um dos principais recursos de entretenimento do mundo. Com o passar dos anos, a tendência é que esses programas eletrônicos se tornem ainda mais relevantes nas próximas gerações.
Ainda que os games atuais sejam mais intuitivos e avançados em termos de tecnologia, existe uma evolução por trás. Alguns jogos foram essenciais para esse processo. Há quem diga que os games antigos eram muito melhores, mas essa conclusão você pode tirar depois de conferir esses 13 jogos que marcaram a história do videogame.
13. Angry Birds
O Angry Birds não é um jogo antigo, na verdade já é um game da idade contemporânea. Mas ainda assim muita gente não presenciou sua expansão. Nessa fase, os produtores de games implementaram seus programas no computador para depois lançá-los nas versões consoles e smartphones.
O sucesso de Angry Birds foi tão grande que virou até desenho animado. Apesar de ter versão para videogame e computadores, foi na versão para smartphone que o jogo viralizou. Nesse game, porcos podem roubar ovos dos pássaros e pássaros podem revidar com ataques suicidas. Incrivelmente rápido, Angry Birds promete uma experiência viciante aos gamers.
12. Pokémon
Voltando um pouco no tempo, a geração dos anos 90 se divertiu bastante com Pokémon. O que muita gente não sabe é que os “monstros de bolso” com super poderes começaram no Game Boy. O Game Boy era um console portátil da Nintendo, que rodava diversos games bastando trocar os cartuchos.
Depois do jogo, a animação do Pokémon se tornou uma verdadeira febre entre a garotada. Posteriormente, o game ganhou diversas adaptações, tanto para computador como para videogame. Inclusive, há pouco tempo os smartphones ganharam uma versão do game com realidade aumentada, o Pokémon GO.
11. Spacewar
O Spacewar é de uma época em que não tinha movimento de tela, só existia um fundo preto. O público só podia contar com gráficos, que tinham formas geométricas, sem qualquer coloração. Foi em 1961 que o norte-americano Steve Russell criou um jogo simples, o Spacewar. O programa foi o primeiro a ser comercializado em toda a história.
Russel, que era engenheiro, declarou que demorou 200 horas para desenvolver o game. A dinâmica do jogo exigia que dois jogadores controlassem naves no espaço. Os carros espaciais tinham limite de combustível e de munição, o que deixava tudo ainda mais interessante.
10. Tetris
Depois de 13 anos do lançamento de Spacewar, saiu o Tetris. O famoso jogo de quebra-cabeça eletrônico é o pai de jogos como Angry Birds e Candy Crush. Se observar, eles possuem a mesma dinâmica. Quem criou Tetris foi Alexey Pajitnov, um cientista soviético. Tudo começou quando Alexey decidiu testar as capacidades do computador da empresa que trabalhava.
Assim como outros games, Tetris tem versões em videogame, PC e agora smartphones. Entretanto, o jogo realmente estourou na versão console portátil Game Boy. Se a garotada de hoje em dia joga games parecidos, é graças ao criador de Tetris. É bem provável que os criadores se inspiraram no jogo de bloquinhos.
9. Donkey Kong
O Donkey Kong é da mesma época do Tetris, e foi o primeiro game supervisionado por Shigeru Miyamoto. Nesse contexto, o vilão é o personagem principal e o mocinho Jumpman fica em segundo plano. Aliás, o herói reaparece posteriormente com o nome de Mario, personagem que viria a ser a principal figura no universo do videogame.
O enredo do jogo foi inspirado no filme King Kong, o que pode ser confirmado facilmente só pela imagem. Foi a partir de Donkey King que surgiu a categoria de jogos de plataforma, com interações entre pulos e corridas para atingir o próximo nível. Esse formato dominou os videogames por mais de uma década.
8. Sonic
Assim como outros exemplos citados, Sonic começou no universo dos games para depois virar desenhos e filmes. A primeira versão do game surgiu em 1991, como uma alternativa ao concorrente Mario. As outras duas versões saíram em 1994 e 1999. Um fato interessante de Sonic é que diferente do rival, ele não podia nadar.
Assim, para sobreviver debaixo d’água, o Sonic precisa pegar bolhas. Caso contrário, morria por lá mesmo. Segundo a Sega, empresa que criou o game, o personagem não foi criado para nadar, pois ouriços não nadam. Na verdade, os desenvolvedores erraram feio tendo em vista que ouriços podem sim nadar. Para quem não sabia, Sonic não é um porco-espinho.
7. Call of Duty
Já o Call of Duty (CoD) faz parte do que os especialistas chamam de Idade Média dos videogames. Nessa época, os jogos já podiam contar com maior processamento dos computadores e consoles. Foi nesse período que foram criados os primeiros games com gráficos 3D, ainda amador, porém melhor do que antes.
Call of Duty foi um sucesso entre os amantes de jogos, afinal tinha contextos contemporâneos em seus roteiros. Desde então, os jogos de guerra dão o que falar pois foi através desse game que os enredos passaram a ser mais realistas. Por outro lado, a violência em excesso também foi introduzida aos games. Fãs de Free Fire podem agradecer ao criador de CoD.
6. Street Fighter
No ano de seu lançamento, Street Fighter fez um sucesso significativo. Entretanto foi na versão de 1991 que o jogo virou febre e revolucionou os roteiros de game de luta. Os jogadores puderam mergulhar no universo das artes marciais com super poderes, múltiplos competidores, jogabilidade certeira e combates de três rounds.
Os principais personagens eram Blanka, Ken e Ryu. Se você viveu nessa geração, Street Figther certamente ficou em sua memória. O jogo fomentava revanches acirradas e competições constantes. Depois dele, outros jogos com lutas urbanas foram lançados nos anos seguintes.
5. The Sims
The Sims causou histeria entre os adolescentes dos anos 2000. O jogo marcou a idade moderna dos videogames, com o amadurecimento da tecnologia 3D. A atração também marcou o período em que os jogos se tornaram mais acessíveis com a expansão da internet em banda larga.
O jogo retratava o dia a dia comum dos seres humanos, com a construção de casas, cuidados do lar, personalização dos personagens com características reais, entre outros. Embora pudesse ser um pouco entediante, o jogo fazia qualquer um ficar viciado facilmente. A versão para computadores foi a mais popular.
4. Resident Evil
Resident Evil roubou a atenção do universo dos videogames. O jogo foi lançado em 1996, tendo um sucesso tão grande que ganhou versão cinematográfica. O game dava a experiência de jogar sozinho e enfrentar zumbis no escuro. Para quem gosta de filme de terror, é uma atração imperdível.
O game foi desenvolvido por Shinji Mikami e a franquia pertence à empresa japonesa Capcom. Resident Evil faz parte do gênero survival horror. Diferente de outros jogos citados, Resident foi lançado exclusivamente para PlayStation. Só depois teve adaptações para computador e outras marcas de videogames.
3. The King of Fighters
The King of Fighter deu seguimento à popularização dos jogos de luta urbana. O jogo foi lançado em 1994 pela empresa japonesa SNK. O objetivo da SNK era ter uma série com seus principais personagens do mundo dos games. Assim, com o King of Fighter, o jogador contava com um sistema de embate entre os lutadores.
Três membros lutavam entre si. A cada luta os personagens de cada time se enfrentavam, como se fosse um duelo. Para vencer, a equipe precisava ter três vitórias e assim seria considerado o “Rei dos Lutadores”. O game oferecia diversos personagens, homens e mulheres.
2. Pac-Man
O Pac-Man marcou a Pré-História do videogame, junto com Donkey Kong. O jogo esteve entre os primeiros consoles de videogame para ser conectado à televisão. A apresentação cheia de cores veio em um momento em que a tecnologia estava avançando. Lançado em 1980, a proposta do Pac-Man era de que o jogador pudesse se relacionar com o protagonista.
A decisão foi acertada e fez de Pac-Man o maior sucesso. O público estava acostumado com personagens anônimos, então o jogo com as bolinhas vivas mexeu com a imaginação dos gamers. O jogo foi criado por Töru Iwatani para a companhia japonesa Namco. Posteriormente, chegou ao mercado americano através da Midway Games.
1. Super Mario Bros
É praticamente impossível falar da história dos jogos de videogame sem citar Super Mario Bros. O personagem com sotaque italiano foi criado em 1985, como um possível sucessor de Donkey Kong. A Nitendo procurava uma forma de reviver o mercado de consoles e conseguiu com o encanador preferido de muita gente.
Shigeru Myamoto revolucionou o universo de videogames com o jogo de plataforma. Com o Mario, o jogador pode explorar diversos cenários, níveis e desafios diferentes. O game agradava a todos os tipos de pessoas, devido à sua fácil jogabilidade. Super Mario Bros marcou tanto a história que serviu de inspiração para outros jogos de ação.