Rock in Rio: esses foram os shows mais marcantes do festival

O Rock in Rio é o festival de música mais famoso no Brasil, aguardado não só por fãs do gênero Rock, mas amantes da música em geral. Os maiores astros passam pelo palco do evento e levam milhares de fãs ao delírio com canções que marcaram gerações. Com tantos artistas convidados para se apresentar, existem bandas e cantores que se destacaram com o passar dos anos. 

A line-up com o nome das bandas e cantores que vão marcar presença costuma ser liberada com antecedência de quase 1 ano. Lembrando que o festival acontece todo ano, geralmente no mês de setembro. A primeira edição aconteceu em 1985 e contou com artistas como AC/DC, Queen, James Taylor, Iron Maiden, entre outros. Confira quais apresentações foram históricas.

ANÚNCIO
Rock in Rio: esses foram os shows mais marcantes do festival
Fonte: (Reprodução/Internet)

Beyoncé

Embora o nome do festival faça referência ao gênero Rock, grandes estrelas da música Pop passaram pelo palco. A Beyoncé é um grande exemplo disso. A cantora norte-americana se apresentou no Rock in Rio no ano de 2013. Com um show impecável, cheio de dança e de figurinos brilhantes, sua apresentação foi considerada a melhor da noite, segundo o G1. 

A cantora começou a performance com o hit “Run The World (Girls)”.Para deixar o evento com mais diversidade musical, a diva dançou funk ao som de “Passinho do Volante”, de Os Lelek. Colocar o funk carioca em uma apresentação no Rio de Janeiro fez o público de 75 mil pessoas ir à loucura. Inclusive, foi assim que Beyoncé encerrou sua passagem na Cidade do Rock.

Bruce Springsteen 

Em 2013, o rockeiro Bruce Springsteen abalou as estruturas do Rock in Rio com um super show. A apresentação durou quase 3 horas. Bruce é conhecido pela sua energia no palco e pelo seu carisma, no festival não foi diferente. Não foi à toa que foi considerada a melhor apresentação de todo o RIR naquele ano. 

ANÚNCIO

Springsteen tocou todas as músicas do álbum “Born in the Usa” e outros grandes clássicos. O artista também ousou e cantou a música “Sociedade Alternativa”, do cantor Raul Seixas. Ao mandar o bom e velho rock nacional, o norte-americano surpreendeu o público. Principalmente porque não era o artista mais popular na noite de apresentações. 

Red Hot Chili Peppers

A primeira vez que a banda californiana Red Hot Chili Peppers tocou no Rock in Rio foi em 2001. Apesar de já ser a segunda vez que os músicos vinham ao Brasil, o show na Cidade do Rock foi considerado o mais impactante entre os fãs brasileiros. A vinda do RHCP aconteceu quando o grupo tinha acabado de lançar o famoso álbum “Californication”

Inclusive, esse álbum foi o responsável em colocar a banda de volta ao topo das paradas musicais. O show foi histórico para muitos fãs, pois marcou o retorno do guitarrista John Frusciante ao RHCP. O vocalista Anthony Kiedis ainda fez graça durante a performance, falando em português com a plateia. 

ANÚNCIO

Iron Maiden 

A famosa banda de heavy metal Iron Maden não podia ficar de fora, não é verdade? Os rockeiros eram figurinha carimbada no Rock In Rio, mas o show mais époico foi o de 2001. Isso porque o vocalista Bruce Dickinson retornou à banda durante a temporada de shows  da turnê Brave New World. 

Para quem não acompanha muito a banda, Bruce Dickinson entrou para o Iron Maiden em 1981 para substituir o vocalista Paul Di’Anno. Em 1993, deixou  a banda para seguir carreira solo. Após quase 6 anos, o música retornou à banda de heavy metal. Então, a apresentação no Rock In Rio foi um marco para os fãs que aguardavam pela volta de Dickinson. 

Capital Inicial 

O rock nacional não podia estar melhor representado nessa lista do que pelo Capital Inicial. A banda fez diversas apresentações na Cidade do Rock, mas foi em 2011 que fizeram o show considerado histórico. No repertório cantado por Dinho Ouro Preto, constaram clássicos do Aborto Elétrico e do Acústico MTV. 

A banda se apresentou para um grupo com mais de 100 mil pessoas. O ápice do show foi quando o vocalista dedicou a música “Que País É Este” a José Sarney, presidente do Senado na época. Os músicos e o público protestaram contra o político ao cantarem a canção. O tempo no dia foi de chuva, mas nem assim o público desanimou.

A-ha 

A passagem de A-ha no Rock in Rio de 1991 foi época. A banda norueguesa cantou clássicos como “Cryin in the Rain” e “Take on Me”, músicas que marcaram uma geração. O show foi marcante por reunir um público mais experiente e jovem no mesmo lugar, todos cantando as canções. Além de bater recorde de plateia, com 200 mil pessoas. 

O trio se mostrou um pouco frustrado pela falta de mídia na cobertura de sua apresentação. Afinal, A-ha tinha levado 200 mil pessoas a cantarem suas músicas durante o festival. Pelo menos o erro não se repetiu quando os noruegueses voltaram ao Rock in Rio, em 2015. Diversos críticos consideram a apresentação de 1991 uma das melhores da carreira da banda.

Guns N’ Roses 

A primeira vez que a banda Guns N’ Roses veio ao Brasil foi em 1991, ano em que se apresentou na Cidade do Rock.  O show significou muito para os fãs porque marcou a estreia do baterista Matt Sorum e do tecladista Dizzy Reed. Sem contar que a banda estava no auge do sucesso, mas se via envolvida em polêmicas de drogas. 

Prova disso é a substituição de Steven Adler em 1990. O então baterista enfrentava problemas com drogas e, segundo boatos da época, não conseguia mais tocar as músicas do último álbum. Assim, Sorum foi convidado a ocupar o seu lugar. Com a nova formação, a banda liderada por Axl Rose e Slash superou as expectativas do público. 

AC/DC

A famosa banda de rock AC/DC participou da primeira edição do Rock in Rio, em 1985. A apresentação foi marcante pela vinda dos músicos ao Brasil e por um episódio inédito. O vocalista Brian Johnson tinha o costume de usar um sino gigante e pesado para a música “Hells Bells”. Inclusive, exigiu que o objeto estivesse na performance da banda. 

A equipe do festival teve que se virar nos 30 e providenciar o sino, que veio em um navio. Parece que o problema tinha sido resolvido, não é mesmo? Todavia, na hora de montar o objeto de meia tonelada no palco, a estrutura não suportou. No final das contas, a banda utilizou um sino improvisado feito de gesso. Ainda assim, a apresentação foi inesquecível para os fãs. 

Queen

Como falar de Rock In Rio e não citar o concerto épico de Queen? Assim como AC/DC a banda participou da primeira edição do festival. A performance comandada pelo icônico Freddie Mercury é toda até hoje como uma das mais emocionantes de toda a história do evento. A banda realizou dois shows na Cidade do Rock, o primeiro teve um público recorde de 300 mil pessoas

Foi no RIR, que Queen fez uma multidão de gente cantar à capela o clássico “Love Of My Life”. Esse momento é considerado o mais marcante para os fãs brasileiros, mesmo depois de anos. Outras músicas de sucess como “I Want to Break Free”, “We Are the Champions”, “Bohemian Rhapsody” e “We Will Rock You” também fizeram parte do reportório. 

Há mais de 30 anos, acontecia o show que consolidou ainda mais a banda e transformou o conceito dos eventos musicais no Brasil. Mercury tinha unma presença de palco que poucos artistas tinham na época, o que fez toda diferença no RIR.  Por essas e outras razões que a performance de Queen é considerada a mais icônica da história do festival. 

Os piores shows do Rock in Rio 

Por outro lado, também tiveram as piores performances do Rock in Rio. Afinal, é praticamente impossível em quase 40 anos, os artistas que passaram terem agradado todos os públicos. Selecionamos dois shows que foram considerados ao menos decepcionantes por parte da audiência que estava presente. 

A primeira foi a apresentação da princezinha do pop Britney Spears, em 2001. A norte-americana estava no auge de sua carreira e pisava pela primeira vez em solos brasileiros. A responsabilidade era grande já que se tratava de um evento tradicionalmente do rock n’ roll, e a cantora era do gênero pop. 

No entanto, a apresentação de Britney foi duramente criticada por vários motivos. A estrela não cantou ao vivo, usando playback na maioria das músicas. Sem contar que deixou um áudio vazar ao público se queixando de suas calças. Por fim,  a plateia vaiou a americana após aparecer a bandeira dos EUA no telão.  

Rihanna

Todavia, o título de apresentação mais criticada e considerada ruim fica com Rihanna. A cantora de Barbados se apresentou no festival em 2011, ano em que outras grandes estrelas do pop marcaram presença, como a americana Katy Perry. Uma das artistas mais esperadas da noite, Riri, apelido dado pelos fãs, decepcionou a plateia ao subir no palco aparentemente bêbada.

A cantora não concluiu praticamente nenhum de seus hits, e sempre jogava para a plateia cantar. Acontece que não parecia uma forma de interação, pelo contrário Rihanna não conseguia sustentar os refrãos. Os fãs lamentaram a performance, pois tinha tudo para ser uma das melhores apresentações do pop no festival daquele ano.

Não há posts para exibir