Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil

O Brasil é conhecido por ser um país de clima tropical, ou seja, se divide entre duas estações: seca e úmida. Sabe aquela canção que fala “moro num país tropical abençoado por Deus”? Nem todo o ano, o clima obedece essa regra. Apesar de ser um país que não neva, de vez em quando a natureza faz algumas surpresas. 

Alguns brasileiros já foram pegos de surpresa com alguns fenômenos inesperados. Exemplo disso foi uma tempestade de neve que aconteceu há muitos anos atrás. Inclusive, foi considerada a maior do Brasil

ANÚNCIO
Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil
Fonte: (Reprodução/Youtube Canal Top Melhores)

Neste texto você vai poder conferir os seguintes assuntos:

  • Quais são as cidades mais geladas do Brasil
  • Entenda se nevou ou não em quatro estados brasileiros em 2019;
  • Como, quando e onde aconteceu a maior tempestade de neve do país;
  • Outras nevascas que aconteceram por aqui.

Quais são as cidades mais frias do país

Apesar do inverno brasileiro não ser nada comparado com lugares como Nova York e Moscou, algumas cidades daqui surpreendem quando o assunto é a baixa temperatura. Ainda que a maior parte do país seja mais quente, algumas regiões enfrentam frios intensos e até mesmo neve. 

Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Uma das cidades mais frias do Brasil é Campos do Jordão, São Paulo. Não é atoa que ela é conhecida como a Suíça brasileira. A baixa temperatura dessa região é justificada pelo fato da cidade ser a maior do país quando o assunto é altitude em relação ao nível do mar. 

ANÚNCIO

Campos do Jordão tem 1.628 metros de altitude, o que facilita a chegada de frente fria no inverno. Nessa época do ano, a cidade já registrou temperaturas abaixo de 0. A menor temperatura já registrada foi de -7ºC. 

Urupema em Santa Catarina 

O sul é conhecido como sendo a região mais fria do Brasil, prova disso é a quantidade de cidades sulistas que são consideradas as mais geladas do país. A cidade de Urupema, Santa Catarina, é uma delas contando com uma altitude de 1.450 metros acima do nível do mar

Como temperatura normal, Urupema tem em média 17ºC. Já no inverno, a temperatura é ainda mais baixa podendo chegar a -8ºC. Essa cidade é uma das mais prováveis para nevar durante essa estação. 

ANÚNCIO

Um dos pontos turísticos de Urupema é a Cachoeira que Congela. No inverno, ela fica totalmente congelada, por isso recebeu esse nome. Na temporada invernal, esse fenômeno atrai muitos turistas. 

Lugares mais frios do país: São Joaquim e outras cidades

Outra cidade brasileira muito fria é São Joaquim, popularmente conhecida como a Terra da Maçã, também em Santa Catarina. Inclusive, voltaremos a falar sobre essa região, você saberá o porquê no decorrer do texto.

Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Enfim, São Joaquim tem altitude de 1.360 metros acima do nível do mar. A cidade chama atenção pela serra coberta de neve e o solo branco, sendo uma das poucas regiões capazes de nevar por conta de sua baixa temperatura. 

A temperatura normal da Terra da Maçã é de 13ºC, mas no inverno esse número pode cair para -9º. A região é atrativa para turistas que procuram por uma temporada invernal com cara de Europa. 

Inácio Martins e São José dos Ausentes

Uma pequena cidade chamada Inácio Martins, situada no Paraná, é a mais fria do estado. A região já registrou uma temperatura de -10ºC, sendo que a média é de 15ºC no decorrer do ano, exceto no inverno. 

Outra cidade também bastante fria é São José dos Ausentes, no norte do Rio Grande do Sul. Este pequeno município enfrenta frio intenso durante o inverno, sendo considerada a cidade mais fria do país

São José dos Ausentes apresenta temperatura baixa até mesmo no verão, a menor temperatura registrada pela cidade foi de -11ºC. Durante o inverno, os habitantes vivenciam dias de geadas e de neve. O município está a 1.200 metros acima do mar. 

Entenda como quase nevou em 4 estados brasileiros

Agora que já falamos sobre cidades mais frias do Brasil, é hora de matar a curiosidade sobre um fenômeno que quase aconteceu por aqui. Em 2019, saiu uma notícia que existia a possibilidade de nevar em 4 estados brasileiros

Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

O que surpreendeu o público é que a neve visitaria esses estados no mês de agosto, período em que a maioria das cidades brasileiras já começa a esquentar. Seria um evento climático muito raro acontecendo no país. 

A verdade é que a neve não é uma novidade em alguns lugares brasileiros, conforme vimos no tópico anterior. Principalmente na região sul, onde as pessoas já estão acostumadas a enfrentar um frio mais severo. 

Como acontece a neve no país tropical

Para que a neve acontecesse em 4 estados brasileiros, a temperatura deve estar abaixo de 2,5 ºC e a precipitação de água a partir de uma nuvem. Esses dois fatores normalmente se juntam quando acontece a frente de ar frio. 

Assim, resultaria no que os meteorologistas estavam esperando em 2019. A massa polar estava vindo da Argentina, o que seria sentido pelos habitantes do Rio Grande do Sul, das cidades do oeste de Santa Catarina, do sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. 

No final das contas, apesar das estimativas, nevou apenas em cidades do sul do Brasil. As regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul enfrentaram frio rigoroso, mas sem neve. Em São Joaquim, Santa Catarina, a temperatura foi de 0ºC chegando a nevar no começo de agosto. 

Como aconteceu a maior tempestade de neve no Brasil

Não é atoa que citamos a cidade de São Joaquim neste texto, na serra catarinense. Afinal, foi lá onde se passou a maior tempestade de neve no Brasil. Em julho de 1957, os meteorologistas já tinham emitido um alerta sobre uma grande massa de ar polar que se aproximava da região. 

Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme o previsto, às 10h00 do dia 10 começou a cair os primeiros flocos de neve em São Joaquim e dentro de poucos minutos o fenômeno ficou mais intenso. Foram 7 horas ininterruptas de nevasca, abando apenas às 22h. A neve foi tão forte que cobriu os campos catarinenses por 15 dias.  

Em alguns lugares de São Joaquim, a neve foi tão forte que atingiu 1,30cm. Segundo a técnica de meteorologia, Bianca Souza, a tempestade de neve fez com que a Força Aérea Brasileira lançasse medicamentos e alimentos em um campo de futebol a fim de ajudar os afetados. 

Padre que saiu em meio à nevasca histórica

Em meio à maior tempestade de neve do país, existiu a interessante história de um padre que enfrentou o fenômeno climático. O padre Blévio Oselame, já falecido, era um jovem líder religioso em São Joaquim. 

Mesmo após os meteorologistas alertarem sobre a frente de ar frio, o jovem padre resolveu sair de casa para celebrar alguns casamentos e batizados que estavam marcados para aquele dia. Com os primeiros flocos de neve caindo logo pela manhã, Blévio pediu um jipe emprestado para chegar até seu destino. 

Sem saber que enfrentaria uma nevasca daquelas, o carro em que o padre dirigia encalhou na neve. Um detalhe é que faltavam apenas 5Km para ele chegar na igreja. O que ele fez? decidiu percorrer o caminho a pé mesmo, se escorando nos muros das casas.

Como ficou a cidade depois da tempestade?

Apesar dos habitantes precisarem de reforços para ter acesso à água e aos alimentos, a tempestade de neve não deixou feridos. No entanto, muitas pessoas ficaram desabrigadas já que o peso da neve acaba derrubando os telhados das casas.

Essa foi a maior tempestade de neve no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em entrevista ao Portal G1, Vidal Cândido da Silva, trabalhador rural relembrou sua experiência com tamanha nevasca daquela época. Ele descreveu o acontecimento como emocionante e lindo, apesar de tudo.

Vidal afirmou que achava que iria ver animais mortos em razão da neve, mas no dia seguinte viu que eles conseguiram sobreviver. Enquanto as galinhas não conseguiam se mover, pois ficavam os pés na neve. Então ele teve que carregá-las pela fazenda. 

O que os especialistas falam sobre o fenômeno

Segundo Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, afirmou que esse fenômeno climático como aconteceu em São Joaquim é raro no Brasil. Isso porque ele precisa dos critérios: ar polar e temperaturas baixas. 

Assim, as nuvens se formam em uma determinada altura de modo que quanto mais gelado estiver entre o solo e a base da nuvem, mais inteiro o floco chegará ao chão. Quanto mais tempo durar essa combinação, maior será a duração da nevasca. 

Outras nevascas que aconteceram no país

A última tempestade de neve que aconteceu no Brasil não faz tanto tempo assim. Em julho de 2013, 107 cidades amanheceram cobertas de neve e não foi só na serra catarinense viu? Naquele ano, a neve chegou até mesmo no litoral de Santa Catarina em Florianópolis. 

Além disso, 35 municípios enfrentaram chuva de gelo. Não há dúvidas de que Santa Catarina é a região mais provável de enfrentar temporadas de neve. Isso é explicado pela localização do estado que fica em zona temperada, recebendo influência de fenômenos climáticos vindos da Antártida.

Não há posts para exibir